Publicidade

 

Ameixas

10 Alimentos Para Prisão de Ventre

Prisão de ventre é um mal que atinge grande parte das pessoas, pelo menos uma vez na vida. Sua causa mais comum é a falta de fibras na alimentação, sendo estas as principais responsáveis pelo bom funcionamento do trânsito intestinal. Outra causa bastante comum é a falta de exercícios físicos ou de água.

Publicidade

Porém, há outras causas menos conhecidas e vale a pena conhecê-las antes mesmo de procurar ajuda com certos alimentos para prisão de ventre, principalmente se você já se alimenta com fibras, bebe água e pratica exercícios físicos. Vamos conhecer algumas.

Outras causas da prisão de ventre

A primeira causa mais desconhecida é o hipotireoidismo, quando a glândula da tireoide funciona em um ritmo mais lento, o que afeta o metabolismo e, consequentemente, a digestão.

Analgésicos também podem causar prisão de ventre. Muitos receptores para esse tipo de medicamento se localizam no aparelho digestivo e, por isso, podem ocorrer dificuldades na hora da digestão. Muitos médicos aconselham o uso de laxantes para pacientes que consomem analgésicos com maior frequência. Algumas vitaminas, principalmente as que são ricas em cálcio ou ferro, também podem causar prisão de ventre.

Uma dieta rica em derivados do leite ou com pouca fibra e muita gordura pode retardar a digestão dos alimentos. O importante é não abusar de alimentos gordurosos.

Melhores alimentos para prisão de ventre

Existe uma série de alimentos que podem ser de grande utilidade para quem sofre com a prisão de ventre. A principal ideia é aumentar o consumo de fibras, sendo que o indicado é uma quantidade de 25g a 30g por dia. Uma dica é ir aumentando a quantidade de fibras ingeridas lentamente, para evitar inchaços e cólicas.

A seguir, listamos os principais alimentos para prisão de ventre que certamente irão ajudar o trânsito intestinal.

  1. Ameixas: o alimento mais óbvio indicado para a prisão de ventre é a ameixa. Elas são ricas em fibras, vitamina A e potássio;
  2. Peras: peras são consideradas laxantes naturais e facilitam a movimentação das fezes pelo intestino;
  3. Brócolis: este alimento possui uma lista extensa de benefícios para a saúde, sendo que um deles é o fato dele ser uma excelente fonte de fibras;
  4. Linhaça: a linhaça (não estando em sua forma de óleo) é rica em fibras e em ômega-3;
  5. Cenoura: a cenoura em si não ajuda muito a melhorar a prisão de ventre. No entanto, adicioná-la a uma dieta rica em fibras irá melhorar ainda mais a digestão. Mas cuidado: sempre coma crua, pois a cenoura cozida pode trazer efeitos contrários aos esperados;
  6. Feijão: comer feijão ajuda a evitar a prisão de ventre e a manter um sistema digestório saudável;
  7. Pêssego: tanto os pêssegos secos quanto os frescos são ricos em fibras;
  8. Abacaxi: suco de abacaxi é ótimo para regular o sistema digestório;
  9. Figo: outro alimento que contém muitas fibras;
  10. Grãos integrais: optar por pães integrais, farinha de aveia e farelo de cereal é uma forma fácil de quitar as necessidades do corpo por fibras, melhorando, assim, a prisão de ventre.

Dicas

A dica número 1 é sempre preferir as frutas no lugar dos doces, principalmente os industrializados, que são pouco nutritivos. Muitas frutas, como as tantas citadas acima, são excelentes fontes de fibras e ótimas para melhorar a prisão de ventre. Você pode optar, inclusive, pelas frutas secas.

Publicidade

Como já foi visto, o feijão é um dos melhores alimentos para prisão de ventre – mais ainda que muitos vegetais.

Comece o dia com cereais integrais. O ideal é optar por algum que tenha cerca de 5g por porção, mas se o seu preferido não for tão rico em fibras assim, basta adicionar uma colher de sopa de farelo de trigo ou semente de linho a ele.

Alimentos que devem ser evitados

Nem tudo pode quando se trata de prisão de ventre. Certos alimentos devem ser evitados, pois podem piorar o trânsito intestinal. O chocolate, por exemplo, por ser mais gorduroso, deve ser restringido. Carne vermelha, alimentos derivados do leite, banana e cafeína também devem ser evitados.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você acredita que precisa melhorar sua ingestão destes alimentos para prisão de ventre? Tem sofrido muito constantemente com este problema? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×