Publicidade

 

Alimentos naturais

10 Alimentos Ricos em Vitaminas

Vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 E B12), vitamina C, vitamina D, vitamina E e vitamina K. Todos esses nutrientes compõe o grupo das chamadas vitaminas que são tão importantes para o corpo humano, tendo em vista que contribuem com o desenvolvimento e funcionamento adequado do organismo.

Publicidade

Elas são importantes para a melhoria do sistema imunológico, ajudam a curar feridas, fazem bem à saúde dos olhos, deixam os ossos fortes e colaboram para que possamos adquirir energia por meio dos alimentos, entre outras funções.

E quando não fornecemos boas doses dessas substâncias podemos sofrer com diversos problemas de saúde como: maior vulnerabilidade a infecções, estado de letargia, doenças cardiovasculares, osteoporose, prejuízos a visão, fadiga, confusão, danos aos nervos e músculos, pelagra (doença que causa manchas negras na pele, diarreia e demência), entre outras condições.

Para não sofrer com essas complicações o ideal é certificar-se de inclui na dieta alimentos ricos em vitaminas. E é justamente sobre eles que nós vamos conversar no artigo de hoje,

Mas antes…

Antes de chegar na lista dos alimentos ricos em vitaminas, nós vamos conhecer maiores detalhes sobre esses nutrientes e descobrir qual a função de cada um deles no organismo:

Vitamina A:

Age na pele, nos olhos, nas mucosas, aumenta a resistência do corpo em relação a agentes infecciosos, fortalece as unhas, os dentes e os cabelos e previne contra doenças respiratórias.

Vitaminas do complexo B:

Atuam na metabolização de gorduras, proteínas, carboidratos, aminoácidos e glicose, têm ação antioxidante, contribuem com o envio de mensagens entre os nervos, ajudam a produzir glóbulos vermelhos, são importantes para a saúde da pele, cabelos e unhas, mantêm os sistemas imunológicos, circulatório e nervoso e contribuem com a formação dos bebês.

Vitamina C:

É importante para a absorção de ferro, age na manutenção dos vasos sanguíneos e tecidos, melhora a resistência contra infecções, ajuda no processo de cicatrização, contribui com o crescimento adequado dos ossos, produz colágeno e diminui a ação de componentes que trazem alergia.

Publicidade

Vitamina D:

Previne a osteoporose, importante para crianças, gestantes e mulheres que estejam amamentando e age na fixação de cálcio e fósforo nos ossos e dentes.

Vitamina E:

Possui ação antioxidante, é benéfica para a fertilidade, contribui com o metabolismo muscular, retarda o envelhecimento, ameniza a fadiga, previne abortos espontâneos e cãibras nas pernas.

Vitamina K:

Colabora com a coagulação do sangue, ajuda em relação à saúde dos ossos e previne o desenvolvimento de osteoporose, reduz o sangramento de pessoas que sofrem com doença hepática, faz parte da síntese das proteínas encontradas no plasma, nos ossos e nos rins, protege contra o endurecimento das artérias e melhora à sensibilidade à insulina, o que protege contra a diabetes e faz parte do processo de formação de algumas proteínas.

Lista de alimentos ricos em vitaminas

Agora que deu para entender bem porque esses nutrientes são tão importantes para a saúde do nosso organismo, vamos finalmente conhecer os alimentos que são ricos em vitaminas, estes são chamados de superalimentos!

1 – Brócolis

O vegetal verdinho é fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6 e vitamina K. Ela ainda contém cálcio, potássio, ferro e zinco em sua composição.

2 – Couve

A couve é outra que entra na lista dos alimentos ricos em vitaminas porque possui vitamina A, vitamina B6, vitamina C e vitamina K, além dos minerais cálcio e ferro.

3 – Abacate

Conhecida como fonte de gorduras saudáveis, o abacate ainda fornece as vitaminas A, do complexo B, C, D, E e K.

4 – Beterraba

A beterraba é rica em vitamina C, mas também possui vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B5, potássio, fósforo, ferro, zinco e manganês.

5 – Cenoura

Vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina K, além de fósforo, magnésio e potássio são encontrados na cenoura.

6 – Laranja

A fruta é conhecida por oferecer vitamina C, mas ela também contém outras vitaminas como a A, a B6, a E e minerais como ferro, zinco, cálcio, potássio, magnésio e manganês.

Publicidade

7 – Figo

O figo apresenta vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina E, ao mesmo tempo em que fornece cálcio, ferro, fósforo, manganês e potássio.

8 – Kiwi

Com mais vitamina C do que a laranja, o kiwi também possui vitamina A, vitamina B6, vitamina B9, vitamina E, cálcio, ferro, magnésio e fibras.

9 – Ervilhas

Fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina K, as ervilhas ainda trazem proteínas, fibras, fósforo, magnésio, ferro, cobre e potássio.

10 – Lentilha

Rica em proteínas e fonte de antioxidantes, a lentilha ainda contém vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio, ferro e potássio.

Como manter os nutrientes dos alimentos ao cozinhar

Para aproveitar bem as vitaminas, assim como os outros nutrientes disponíveis nas comidas que você consome, é importante prestar atenção ao modo como elas são preparadas, pois isso pode fazer com que esses nutrientes se percam.

E as táticas para evitar que isso aconteça são: cozinhar no vapor, não fatiar muito, cozinhar com a casca, não cozinhar por muito tempo, utilizar pouca água, preparar tudo no fogo alto, não armazenar os alimentos por muito tempo na geladeira e reutilizar a água usada no cozimento para preparar outro alimento, pois essa água pode reter vitaminas, que em vez de serem perdidas, serão reaproveitadas em outro prato.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Referências:

Você tem consumido com frequência a maioria destes alimentos ricos em vitaminas? Quais acredita que precisa inserir mais em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×