Abacaxi

10 Benefícios do Abacaxi – Para Que Serve e Propriedades

O abacaxi é uma das frutas mais consumidas no Brasil. Hoje descobriremos quais são os maiores benefícios do abacaxi, para que serve e que propriedades fazem dele uma fruta funcional.

Sobre o abacaxi – origem e características

Também chamado de ananás nas línguas indígenas, o abacaxi é uma fruta originária do Brasil e Paraguai, e foi levado para a Europa em 1493, com a descoberta da América pelos espanhóis. Nos séculos XV e XVI o abacaxi se espalhou pelo mundo todo levado pelos marinheiros europeus. A fruta era extremamente útil na prevenção do escorbuto em alto mar, uma doença bastante grave causada pela falta de vitamina C.

Historicamente, o Havaí é o maior produtor mundial de abacaxi, fornecendo principalmente para os Estados Unidos. Hoje as Filipinas, o Brasil e a Costa Rica também são grandes produtores.

O abacaxi é uma espécie da família das bromélias, umas das únicas dessa classe a produzir frutos comestíveis. A fruta é composta da união de muitos pequenos frutilhos fundidos em torno do núcleo central. A sua polpa é amarela ou esbranquiçada, muito suculenta e carnuda com a haste que serve como apoio fibroso central, aquela parte do abacaxi que algumas pessoas não comem.

A casca externa é dura, áspera e escamosa, podendo ser verde, amarela, laranja ou amarelo avermelhada. Há ainda a coroa de folhas duras e espinhos. Daí entende-se a provável origem da expressão popular “descascar abacaxi”, que significa resolver algum problema difícil.

Cada unidade pode medir até 30 cm e pesar até 4 quilos ou mais.

Para que serve o abacaxi?

O abacaxi é uma fruta tropical e refrescante, muito apreciada no mundo todo nas versões in natura e até mesmo em produtos industrializados. Seu sabor é acentuadamente azedo e vai ficando mais doce conforme a fruta amadurece. Os maiores benefícios do abacaxi podem ser experimentados na versão in natura, sem adição de açúcar.

É uma ótima opção de sobremesa nos dias quentes, podendo ainda ser usado para fazer sucos, saladas de frutas, doces, geleias, em combinação com pratos salgados e até mesmo assado, para acompanhar aquele famoso churrasco.

É rico em água, ajudando a hidratar o corpo, em vitaminas, sais minerais e fibras, essenciais para a promoção da saúde.

Devido à presença de bromelina, uma enzima capaz de digerir proteínas, o abacaxi é muito usado como amaciante para carnes menos nobres. A carne é deixada marinando algum tempo no suco de abacaxi para que fique mais macia pela ação da enzima.

Quais as propriedades do abacaxi?

Uma porção de 100g de abacaxi, o equivalente a uma fatia média, contém aproximadamente 50 calorias, a grande maioria proveniente de carboidratos, aproximadamente 13g deles por porção. Contém ainda quantidades mínimas de proteína e gorduras, mas é rico em fibras solúveis e insolúveis, como a pectina. Em 100g de abacaxi encontramos 1,4g de fibras, o que corresponde a 4% das necessidades diárias desse nutriente. Contém também uma enzima chamada bromelina, cujos ações no organismo humano serão explicadas a seguir.

Quais os benefícios do abacaxi?

Veremos a seguir para que serve o abacaxi e quais são sua principais propriedades para a saúde e boa forma:

1) Ajuda a perder peso

Comer uma fatia de abacaxi após as refeições, na lanche da manhã ou da tarde vai te ajudar a manter a dieta e perder os quilinhos extras. Isso porque o abacaxi contém muita água (cerca de 87% do seu peso é de água) e fibras, além de baixa densidade calórica, apena 50 calorias por fatia. Essa combinação faz com que você se sinta satisfeito por mais tempo, e com poucas calorias. Além disso, ajuda a matar ou pelo menos enganar aquela vontade de comer doces e não fugir da dieta. Assim, você come menos e ainda tem o benefício de todas as vitaminas e minerais da fruta.

Claro que o consumo exagerado e sem encaixar adequadamente na sua dieta pode prejudicar o emagrecimento e até levar ao ganho de peso, pois contém carboidratos. Por isso deve-se sempre consumir o abacaxi com moderação e contabilizar as calorias no seu balanço diário, que deve ter um deficit de calorias caso seu objetivo seja perder peso. O emagrecimento é um dos benefícios do abacaxi mais desejados.

2) Ajuda no alívio das dores pós treinamento

A bromelina, uma enzima presente no abacaxi, possui efeitos anti-inflamatórios e é muito útil para os praticantes de atividades físicas que sofrem com o inchaço e dores após o treinamento, traumas, lesões musculares e dores nas articulações. Portanto, ajuda no rendimento de atletas e não atletas por otimizar o tempo de recuperação muscular e pode ser um excelente aliado para seus treinos.

3) Pode ajudar no ganho de massa muscular

É muito interessante descobrir os benefícios do abacaxi para a boa forma. Pessoas com objetivo de ganho de massa magra geralmente têm dietas ricas em proteínas. A bromelina é uma enzima que atua na digestão das proteínas, melhorando a quebra destas em aminoácidos, que são os componentes absorvidos pelo intestino e que irão ser utilizados como recurso pelos músculos para recuperação e construção de mais tecido muscular. Assim, o abacaxi ajuda a melhorar a digestão das proteínas em aminoácidos, otimizando o valor nutricional dos alimentos ricos nesse nutriente e o suprimento para os músculos.

Quando consumido após o treinamento, o abacaxi também é uma boa fonte de carboidratos para a recuperação muscular imediata, uma vez que o exercício promove o consumo do glicogênio armazenado nos músculos e um treino mais intenso pode, inclusive, levar ao início da degradação de massa muscular como fonte energética.

Além disso o abacaxi também contém potássio. Apesar de não conter quantidades extremamente elevadas – uma porção de 100g de abacaxi fornece cerca de 5% das quantidades diárias recomendadas – ele pode ser um aliado de outros alimentos que também contém esse mineral para que você consiga atingir a ingestão adequada. O potássio tem papel fundamental no equilíbrio de eletrólitos do organismo, na contração muscular e cardíaca, melhorando o desempenho esportivo e evitando a fadiga.

4) Melhora a pele e o cabelo

Por ser extremamente rica em vitamina C, comer abacaxi e até mesmo usá-lo externamente pode trazer muitos benefícios para a pele. Essa vitamina estimula a produção de colágeno e elimina os radicais livres, ambos relacionados à firmeza, hidratação e sinais da idade. Além disso combate a acne e melhora a cicatrização.

Para o uso externo basta aplicar o suco recém feito na pele e deixar agir por 10 minutos, enxaguando em seguida. Não se deve aplicar na região dos olhos para evitar irritação. A vitamina C se oxida rapidamente quando em contato com o ar, por isso não terá ação caso a fruta não esteja fresca.

A bromelina presente no abacaxi também traz benefícios para a pele por ter ação anti-inflamatória, melhorando a acne, problemas no couro cabeludo, rachaduras nos pés, etc.

Uma mistura do suco de abacaxi com óleo de coco também pode ser um excelente alívio natural para rachaduras nos lábios.

5) Ajuda na digestão

Pela ação na quebra de proteínas, a bromelina auxilia o organismo da digestão de alimentos ricos nesse nutriente, ajudando a melhorar a sensação de mal-estar após uma refeição exagerada por exemplo. Além disso as fibras vão ajudar no funcionamento do intestino e aliviar o inchaço e a constipação.

6) Protege contra uma série de doenças

A ação anti-inflamatória da bromelina tem ainda mais benefícios. Estudos demostraram sua ação contra a osteoartrite e o câncer, doenças associadas a excessivas condições inflamatórias. Uma pesquisa identificou que a bromelina foi capaz de prolongar a sobrevida de animais com diversos tipos de tumor. Mais estudos e evidências clínicas são necessárias para comprovar os resultados.

7) Ajuda no controle da coagulação sanguínea

A bromelina mostrou ainda efeitos na coagulação do sangue, ajudando na sua redução. Portanto, o abacaxi também pode ser um excelente alimento para quem faz viagens de avião por longos períodos, quando o risco de trombose é aumentado, além de outros pacientes com doenças relacionadas à alta taxa de coagulação.

8) Ossos saudáveis

Dentre os benefícios do abacaxi está o fato de ajudar a ter ossos saudáveis. O abacaxi é fonte de manganês, uma porção fornece até 70% das quantidades diárias necessárias desse mineral. O manganês é cofator de uma série de enzimas no corpo humano, sendo essencial na construção e manutenção dos tecidos ósseos e conjuntivos. Também previne a ocorrência de osteoporose em mulheres pós menopausa. Assim, uma porção diária de abacaxi vai te ajudar a manter a saúde do ossos, sendo também muito importante para crianças e adolescente durante o crescimento.

Além disso, o manganês atua no metabolismo de carboidratos e lipídeos e na reprodução ajudando no bom funcionamento do organismo de maneira geral.

9) Sistema imunológico mais forte e ação antioxidante

Uma fatia de abacaxi de 100g fornece 80% das necessidades diárias de vitamina C. Essa vitamina, também chamada ácido ascórbico, é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados, outros tipos de infecções, doenças cardíacas, protegendo os vasos sanguíneos e auxiliando no funcionamento das células brancas do sangue, que são as principais células de defesa.

Além disso a vitamina C é um potente antioxidante, combatendo os radicais livres internos e externos ao organismo, doenças como aterosclerose e câncer e o envelhecimento precoce.

10) Vitaminas e minerais essenciais

Os benefícios do abacaxi em grande parte de devem a presença de muitas vitaminas e minerais essenciais. Além da vitamina C, potássio e manganês já citados, o abacaxi contém também outras vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo.

  • Vitamina A: atua na saúde da pele e mucosas e é essencial para a visão, protegendo contra cegueira noturna;
  • Betacaroteno: potente antioxidante, proteção contra câncer, degeneração macular, entre outras doenças;
  • Vitaminas do complexo B (folato, niacina, tiamina e riboflavina): muito importantes no metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos.
  • Cobre: ação na formação das células vermelhas e fixação de ferro na hemoglobina para transportar oxigênio por todo o corpo.
  • Zinco: atua no metabolismo de proteínas e ácidos nucleicos, formação de DNA, cicatrização e estimula a ação de mais de 100 enzimas.

Apesar de estarem presentes em menores quantidades no abacaxi, esses micronutrientes são fundamentais para a saúde e o abacaxi pode ser utilizado como uma das fontes, sendo necessário uma alimentação balanceada para completar as suas necessidades diárias.

Dicas para escolher as melhores frutas

No caso do abacaxi, a escolha pela cor da casca não vai ajudar muito, por isso você vai selecionar as frutas no ponto certo seguindo as seguintes dicas:

  • Escolha as unidades mais pesadas em relação ao seu tamanho, independentemente de qual tamanho seja, as mais pesadas, proporcionalmente, serão as mais saborosas;
  • Não leve para casa as frutas que contenham pontos moles, machucados, manchas escuras e até mesmo mofo, elas já vão ter passado do ponto;
  • As frutas que tiverem um som oco quando bater levemente na casca ainda não estarão maduras ou serão menos saborosas;
  • E o principal fator: o cheiro. Escolha os abacaxis com um cheiro adocicado. Evite os que tiverem um cheiro azedo ou de fermentado.

Para que a fruta fique mais saborosa, mantenha em temperatura ambiente por 1 ou 2 dias antes de descascar e cortar. Em seguida, mantenha na geladeira por no máximo 2 dias caso não consuma imediatamente.

Atenção

Apesar de todos os aspectos positivos do consumo de abacaxi citados até aqui, alguns cuidados devem ser explicados. Veja a seguir:

  • Devido à ação enzimática da bromelina e à acidez do abacaxi, ele pode causar sensibilidade na boca se consumido em grandes quantidades, mas essa reação melhora em algumas horas.
  • Quantidades excessivas de bromelina podem também causar erupções cutâneas, vômitos, diarreia e excessivo sangramento menstrual. Nesse caso deve-se procurar um serviço de saúde imediatamente. O consumo em quantidades moderadas não irá causar este problema.
  • A bromelina também pode interagir com alguns medicamentos, portanto pacientes fazendo uso de antidepressivos tricíclicos, barbitúricos, anticonvulsivantes, anticoagulantes e antibióticos devem evitar comer muito abacaxi.
  • O abacaxi verde (antes de amadurecer) é perigoso, sendo tóxico para os seres humanos e causando vômito e diarreia severos.
  • Devido à sua acidez, pessoas com tendência a desenvolver aftas, com estomatite ou outros ferimentos na boca devem evitar o consumo de abacaxi.

Outras referências:

  1. Cho, Eunyoung, et al. “Prospective study of intake of fruits, vegetables, vitamins, and carotenoidsand risk of age-related maculopathy.” Archives of Ophthalmology 122.6 (2004): 883-892.
  2. Maurer, H. R. “Bromelain: biochemistry, pharmacology and medical use.” Cellular and Molecular Life Sciences CMLS 58.9 (2001): 1234-1245.
  3. Walker, A. F., et al. “Bromelain reduces mild acute knee pain and improves well-being in a dose-dependent fashion in an open study of otherwise healthy adults.” Phytomedicine 9.8 (2002): 681-686.
  4. Ströhle, A., and Andreas Hahn. “[Vitamin C and immune function].” Medizinische Monatsschrift fur Pharmazeuten 32.2 (2009): 49-54.
  5. Anderson, James W., et al. “Health benefits of dietary fiber.” Nutrition reviews 67.4 (2009): 188-205.
  6. Visioli, Francesco, and Tory M. Hagen. “Antioxidants to enhance fertility: role of eNOS and potential benefits.” Pharmacological Research 64.5 (2011): 431-437.
  7. Daher, Costantine, Jamil Abou-Khalil, and George Baroody. “Effect of acute and chronic grapefruit, orange, and pineapple juice intakeon blood lipid profile in normolipidemic rat.” Medical science monitor 11.12 (2005): BR465-BR472.
  8. Hale, Laura P., et al. “Dietary supplementation with fresh pineapple juice decreases inflammation and colonic neoplasia in IL‐10‐deficient mice with colitis.” Inflammatory bowel diseases 16.12 (2010): 2012-2021.
  9. Braun, J. M., B. Schneider, and H. J. Beuth. “Therapeutic Use, Efficiency and Safety of the Proteolytic Pineapple Enzyme Bromelain-POS® in Children with Acute Sinusitis in Germany.” In Vivo 19.2 (2005): 417-421.
  10. The World’s Healthiest Foods.
  11. Axe, Food is Medicine.

Você já conhecia todas essas propriedades e benefícios do abacaxi para a saúde? Consome a fruta com frequênca? Irá aumentar o consumo agora que save para que serve? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




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5 comentários

  1. Muito as informações me ajudaram a esclarecer minhas duvidas em relação a minha dieta com abacaxi, mim ajudou muito. Obrigado!!

  2. Francisco de Assis Albuquerque

    Eu não conhecia todos os beneficio, só alguns, mas a partir de agora vou consumir com mais frequência.
    Assis

  3. Bastava deitar e cochilar, acordava com o nariz trancado. Comecei a tomar suco de abacaxi e notei que esse incômodo desapareceu. Não parei mais de comprar a fruta e não tive mais problema.

  4. Elizabeth Bernardes

    O Abacaxi me faz muito bem pra respiração. Tenho asma crônica e comendo abacaxi fico muito bem. Eu consumo muito porque gosto e porque melhora muito o meu pulmão. É muito bom.

  5. Edivaldo de Sousa Santos

    Abacaxi me faz muito bem! Ajuda muito no meu bem estar no dia a dia. Tenho perdido peso e aumento de disposição na saúde.

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