Chá de menta

10 Benefícios do Chá de Menta – Para Que Serve, Como Fazer e Dicas

A utilização de plantas e ervas para fins terapêuticos e medicinais é bastante comum desde a antiguidade. Muitos povos aplicavam os conhecimentos sobre as plantas para tratar e para prevenir inúmeras doenças. Com o advento da fitoterapia, muitas plantas passaram a ser utilizadas no tratamento de doenças sob a forma de medicamentos, ajudando a aplicar um conhecimento que era passado de geração em geração.

Vamos conhecer 10 benefícios do chá de menta, saber para que serve esta planta, como fazer para utilizar no dia a dia e entender como o chá de menta ajuda a emagrecer.

O que é o chá de menta?

As plantas medicinais têm grande influência na manutenção da saúde das pessoas e com o aumento dos estudos fitoterápicos houve também a identificação e a comprovação dos efeitos e da ação terapêutica de várias plantas que eram utilizadas de forma popular entre muitos povos.

A menta é uma planta da família Lamiaceae, que é nativa do Oriente Médio. Esta planta foi levada pelos árabes através do Norte da África para a Europa, onde está totalmente adaptada ao clima, sendo possível encontrar a mesma, inclusive, em jardins domésticos. Existem registros de que ela já era utilizada pelos povos da antiguidade, sendo, porém, catalogada somente em 1696 por um botânico da Inglaterra.

Existem diversas espécies de menta e muitas delas ainda não identificadas, pois a polinização das várias espécies ocorre de forma cruzada, gerando novos híbridos. Atualmente são conhecidas em torno de 30 espécies de menta. Esta planta é bastante cultivada em regiões de clima temperado e subtropicais, podendo atingir de 30 a 40 cm de altura.

As folhas da menta possuem um formato serrado e cor verde-escura. Esta planta é bastante conhecida por seu sabor característico e aroma refrescante. As espécies mais cultivadas no Brasil são a Mentha arvensis e a Mentha spicata, pois ambas estão bastante adaptadas ao clima subtropical, principalmente nos estados do Paraná e de São Paulo.

A menta está entre as plantas com propriedades medicinais mais utilizadas tanto na indústria farmacêutica quanto nos remédios caseiros, sendo aplicada na culinária, nos cremes dentais, nos produtos de higiene, em chicletes, entre outros. As folhas da menta são ricas em fibras, nas vitaminas A, B, C, contendo também inúmeros minerais em sua composição, tais como o cálcio, o fósforo, o ferro e o potássio.

A produção mundial de menta gira em torno de 20 mil toneladas e os maiores produtores de óleo essencial da menta são a China, a Índia, o Brasil, o Japão, a França e os Estados Unidos. Em geral, cada quilo de óleo obtido das ramas é capaz de produzir, aproximadamente, 50% de óleo desmentolado e 40% de mentol cristalizado.

Quais são os benefícios chá de menta?

Existem diversos estudos sobre a menta que mostram que esta possui muitas propriedades medicinais. As folhas da menta contêm propriedades anti-cancerígenas, antifúngicas e analgésicas. Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios do chá de menta:

  1. Possui ação tônica e ajuda no processo de digestão. Além disso, a menta ajuda na redução das gorduras ingeridas, podendo ser utilizado como chá quente após as refeições;
  2. Possui efeito analgésico, auxiliando no alívio das dores;
  3. Ajuda a reduzir os sintomas de náuseas e enjoos matinais;
  4. O chá de menta possui propriedades diuréticas, auxiliando na redução dos líquidos retidos e também estimulando a redução das medidas em função da diminuição do inchaço;
  5. O aroma da menta ajuda a descongestionar as vias respiratórias, sendo ótimo no combate à asma e a diversos outros problemas respiratórios;
  6. Estimula a redução do estresse;
  7. Ajuda a melhorar a saúde bucal;
  8. Estimula o fortalecimento do sistema imunológico;
  9. Ajuda no tratamento da tosse, da asma e até mesmo das alergias;
  10. O chá de menta ajuda a emagrecer, pois contém baixas calorias e também estimula o aumento do apetite. Ele também estimula a redução das gorduras em função das suas excelentes propriedades digestivas.

Como fazer o chá de menta?

O preparo do chá de menta é simples e prático para fazer no dia a dia. Ele pode ser feito de forma bem natural, somente com as folhas da menta, ou pode ser acrescentado em inúmeras receitas com outros ingredientes que irão potencializar a função da menta.

Procure sempre utilizar as folhas de menta frescas. Esta planta pode inclusive ser cultivada em casa, facilitando ainda mais a sua utilização.

O chá de menta com limão e o chá de menta com gengibre são excelentes opções tanto para aumentar a hidratação corporal quanto para quem deseja reduzir medidas e potencializar o emagrecimento, pois tanto o limão quanto o gengibre possuem inúmeras propriedades benéficas à saúde.

Veja, a seguir, algumas receitas e dicas de como fazer em casa:

1. Chá de menta natural

Ingredientes: Folhas de menta (higienizadas anteriormente), água filtrada, mel ou açúcar para adoçar;

Modo de preparo: Triture as folhas de menta para liberar os aromas e coloque em um recipiente. Acrescente água filtrada quente e cubra as folhas. Deixe descansar por 3 a 5 minutos. Passe o líquido pelo coador para retirar as folhas e adoce a gosto.

2. Chá de menta com limão

Ingredientes: Folhas de menta (higienizadas anteriormente), água filtrada, mel ou açúcar para adoçar, rodelas de limão.

Modo de preparo: Triture as folhas de menta para liberar os aromas e coloque em um recipiente. Corte o limão em fatias e coloque junto com a menta. Acrescente água filtrada quente e cubra as folhas e o limão. Deixe descansar por pelo menos 5 minutos. Passe o líquido pelo coador para retirar as folhas e o limão. Adoce a gosto;

3. Chá de menta com gengibre

Ingredientes: Folhas de menta (higienizadas anteriormente), água filtrada, mel ou açúcar para adoçar, fatias de gengibre.

Modo de preparo: Triture as folhas de menta para liberar os aromas e coloque em um recipiente. Corte o gengibre em fatias e coloque junto com a menta. Acrescente água filtrada quente e cubra as folhas e o gengibre. Deixe descansar por pelo menos 5 minutos. Passe o líquido pelo coador para retirar as folhas e o gengibre. Adoce a gosto.

4. Chá de menta com laranja

Ingredientes: Folhas de menta (higienizadas anteriormente), água filtrada, mel ou açúcar para adoçar, rodelas de laranja.

Modo de preparo: Triture as folhas de menta para liberar os aromas e coloque em um recipiente. Corte a laranja em fatias e coloque junto com a menta. Acrescente água filtrada quente e cubra as folhas e a laranja. Deixe descansar por pelo menos 30 minutos na geladeira. Passe o líquido pelo coador para retirar as folhas. Adoce a gosto e sirva gelado.

Conclusão

O chá de menta possui inúmeros benefícios à saúde, auxiliando no controle de peso, no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde bucal, na redução do estresse, possuindo propriedades diuréticas e analgésicas, entre muitas outras funções.

É muito simples acrescentar o chá de menta no dia a dia, podendo ser facilmente utilizado por qualquer pessoa.

Você já conhecia o chá de menta e os benefícios que promove para a saúde e boa forma? Já experimentou essa bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*