Extrato de semente de uva

10 Benefícios do Extrato de Semente de Uva – Para Que Serve e Dicas

Extrato de semente de uva é um derivado industrial extraído das sementes da uva, extremamente rico em antioxidantes e proantocianidinas oligoméricas – um dos principais constituintes fenólicos presentes nas uvas.

Publicidade

O extrato tem sido associado a diversas propriedades terapêuticas, incluindo a cicatrização de feridas e o tratamento de condições como colesterol elevado, aterosclerose, degeneração macular, má circulação, danos nos nervos, danos na pele e cicatrização de feridas, bem como para prevenir alguns tipos de câncer.

Embora muitos destes benefícios para a saúde ainda não estejam completamente fundamentados por estudos científicos, há fortes evidências de que o extrato de semente de uva pode realmente oferecer benefícios pelo seu valor medicinal e nutricional.

Neste artigo vamos explorar para que serve o extrato de semente de uva e dar algumas dicas de uso deste suplemento.

A composição do extrato de semente de uva

Sementes de uva contêm proantocianidinas e seus extratos são comercializados na França há décadas para tratamento para doenças venosas e capilares como, por exemplo, retinopatias, insuficiência venosa e fragilidade vascular.

A concentração mais elevada deste tipo de flavonoide é encontrada na pele ou membrana que envolve a semente de uva. O teor total de proantocianidinas presente em 100 g de semente de uva seca é de aproximadamente 3.500 mg.

A maioria dos estudos em humanos tem indicado a utilização de extrato de semente de uva como um antioxidante que pode oferecer vários benefícios para condições ligadas a problemas cardiovasculares. Os estudos também sugerem a sua utilização como agente quimiopreventivo e de proteção celular.

Para que serve o extrato de semente de uva

O extrato de semente de uva, derivado das sementes moídas de uvas vermelhas, é relativamente novo nos EUA e no Brasil, mas já é usado há muitos anos na Europa para tratar uma série de doenças, especialmente condições cardiovasculares.

Ele pode ajudar a tratar circulação, insuficiência venosa crônica e colesterol alto. O extrato de semente de uva também reduz o inchaço causado por lesões e traz benefícios no tratamento de doenças oculares relacionadas com o diabetes.

Muitos pesquisadores estão interessados no extrato de semente de uva pelas substâncias antioxidantes que ele possui. Os antioxidantes são substâncias que destroem os radicais livres, compostos nocivos no organismo que danificam o DNA (material genético) e podem até mesmo causar a morte celular.

Embora alguns cientistas ainda digam que é muito cedo para afirmar que as propriedades antioxidantes do extrato de semente de uva podem realmente beneficiar pessoas, novas pesquisas não param de serem empreendidas neste sentido. Atualmente estão sendo feitas investigações sobre a relação do extrato de semente de uva e a redução dos riscos de alguns tipos de câncer.

Qual a quantidade de extrato de semente de uva que você deve tomar?

O extrato de semente de uva é vendido como suplemento dietético em cápsulas, comprimidos e líquido. Independente do estado, o ideal é que contenham entre 40% e 80% de proantocianidinas.

Não existe uma dose firmemente estabelecida para o consumo de extrato de semente de uva. A dose prescrita em alguns países europeus varia entre 100 e 300 mg do extrato por dia.

Ainda não se sabe se é seguro consumir doses mais elevadas.

Quais são os riscos de tomar extrato de semente uva?

O consumo do extrato de semente de uva é geralmente considerado seguro. Os efeitos colaterais podem incluir leves dores de cabeça, coceira no couro cabeludo, tonturas e náuseas.

Pessoas alérgicas a uva não deve usar o extrato das sementes, da mesma forma, pessoas com propensão a sangramento ou pressão arterial elevada devem ouvir as dicas de um especialista antes de começar a usar o extrato de semente de uva.

Ele também pode interagir com drogas diluentes do sangue, analgésicos, certos medicamentos para o coração, para tratamentos de câncer e outros.

O extrato de semente de uva não é recomendado para crianças, mulheres grávidas ou amamentando devido à falta de estudos sobre a sua segurança e para que serve quando tomados por este público.

Possíveis interações com outros medicamentos

Extrato de semente de uva pode afetar a absorção de medicamentos discriminados pelo fígado. Entre eles podemos citar os seguintes:

  • Anticoagulantes (diluidores do sangue): extrato de semente de uva pode agir afinando o sangue e pode aumentar o risco de sangramento, se tomado com outros anticoagulantes como a warfarina (Coumadin), clopidogrel (Plavix), ou aspirina;
  • Fenacetina: A ingestão do extrato, assim como do suco de uva pode diminuir a eficácia deste medicamento.

10 Benefícios do Extrato de Semente de Uva

Estudos desenvolvidos com animais revelaram que o extrato de semente de uva pode ser eficaz no tratamento de doenças cardíacas. Alguns especialistas defendem que o extrato pode ser potencialmente benéfico como quimiopreventivo do câncer, entre outros.

Veja abaixo uma lista detalhada dos 10 principais benefícios para a saúde para que serve o extrato de semente de uva.

1. Age na cicatrização de feridas

O extrato de semente pode curar feridas na pele, de acordo com um estudo publicado na revista Biology Free Radical and Medicine. Segundo a revista, “Há fortes evidências de que a aplicação tópica de extrato de semente de uva é viável e produtiva no tratamento e cicatrização de feridas da pele”.

2. Pode melhorar a resistência óssea

O extrato de semente de uva associado ao cálcio na dieta tem “efeito benéfico sobre a formação e a resistência óssea e pode ser usado no tratamento de debilidade óssea”, de acordo com pesquisa publicada no Journal of Musculoskeletal & Neuronal Interactions.

3. Ajuda potencialmente na prevenção e tratamento do câncer

Estudos feitos em laboratório descobriram que o extrato de semente de uva pode impedir o crescimento do câncer de mama em células do estômago, cólon, próstata e pulmão. Pesquisas agora buscam evidência clara destes benefícios em humanos.

Os antioxidantes encontrados no extrato de semente de uva, por sua vez, podem ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de câncer.

O extrato também pode ajudar a prevenir danos causados às células hepáticas causados por medicamentos quimioterápicos.

Antes de combinar antioxidantes com quaisquer medicamentos de quimioterapia é importante consultar as dicas de um especialista para se certificar de que eles interagem com segurança em conjunto.

Um estudo, publicado na revista Molecular Nutrition & Food Research descobriu que sementes de uva têm propriedades que podem reduzir a gravidade do câncer de pele. Os investigadores concluíram que o extrato de semente de uva “pode ser útil na atenuação dos efeitos adversos induzidos pelos raios ultravioleta do sol na pele humana”.

4. Atua na prevenção do declínio cognitivo

O extrato de semente de uva é rico em proantocianidinas, compostos fenólicos que podem prevenir o declínio cognitivo.

Um estudo recente identificou a proantocianidina contida no extrato de semente de uva como um protetor dos neurônios com papel importante na prevenção da perda cognitiva por envelhecimento.

5. Age na redução de edemas (inchaço)

Tomar extrato de semente de uva pode ajudar a reduzir o inchaço que ocorre após uma lesão ou cirurgia.

De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, “o edema é comum após cirurgia de câncer de mama, e um estudo controlado descobriu que pacientes com câncer de mama que tomaram 600 miligramas de extrato de semente de uva diariamente após a cirurgia por seis meses tiveram menos edema e dor do que aqueles que tomaram placebo”.

Outro estudo descobriu que pessoas que tomaram o extrato de semente de uva depois de sofrer lesão esportiva tiveram menos inchaço do que aqueles que tomaram placebo.

6. Pode ajudar a controlar o colesterol alto

Estudos preliminares mostram resultados promissores na redução do colesterol em pessoas que tomam extrato de semente de uva. Um estudo feito com 40 pessoas com níveis elevados de colesterol mostrou que a ingestão de extrato de semente de uva combinado com crômio durante dois meses diminuiu de forma eficaz o colesterol LDL. A combinação do extrato de semente de uva e crômio foi mais eficaz do que qualquer uma das substâncias ministradas isoladamente.

Outro estudo analisou os efeitos do extrato de semente de uva sobre a quebra de gorduras no sangue em um grupo de fumantes. No estudo, 24 fumantes saudáveis do sexo masculino com 50 anos ou mais tomaram ou placebo ou duas cápsulas de 75 mg de um extrato de uva duas vezes por dia durante 4 semanas.

Os níveis de colesterol LDL foram menores nos que tomaram o suplemento de semente de uva do que aqueles que tomaram placebo.

7. Auxilia no controle da pressão alta

Os antioxidantes, incluindo flavonoides, ácido linoleico, e procianidinas – presentes no extrato de semente de uva – ajudam a proteger os vasos sanguíneos de danos, que podem ajudar a prevenir a pressão arterial elevada.

Isto porque ele pode ajudar a dilatar os vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial em pessoas com síndrome metabólica e pré-hipertensão.

Teoricamente, os antioxidantes presentes no extrato de semente de uva podem ajudar a diminuir a pressão arterial e a proteger os vasos sanguíneos contra danos que podem levar à pressão alta.

8. Pode agir na insuficiência venosa crônica

As procianidinas presentes no extrato de sementes de uva podem trazer benefícios para pessoas com esta condição, caracterizada por insuficiência de fluxo de sangue especialmente nos membros inferiores. Cerca de 80% das pessoas com IVC que consumiram extrato de semente de uva tiveram uma melhoria nos sintomas após os primeiros 10 dias de tratamento. Eles descrevem redução significativa da sensação de peso, coceira e dor causados pela doença nas veias.

9. Ajuda a manter a saúde da boca

Estudos de laboratório mostraram que a aplicação de solução de extrato de semente de uva traz benefícios quando se trata de prevenção das cáries. Especialistas alegam que a solução ajuda a remineralizar os dentes, o que pode prevenir e até reverter formação a cárie dentária precoce.

10. Pode ser empregado no controle das complicações associadas a diabetes

O extrato de semente de uva, quando administrado associado com treinamento físico, melhora o perfil lipídico, ajuda na perda de peso, no controle da pressão arterial e em outras complicações relacionadas com a diabetes.

Segundo pesquisadores, extrato de semente de uva e exercícios físicos pode constituir uma abordagem terapêutica conveniente e barata para controlar as complicações que a diabetes causa.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Referências adicionais:

Você já conhecia o extrato de semente de uva e seus benefícios importantes para a saúde? Agora que sabe para que serve, irá utilizá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Jesús é bom e sua misericórdia dura para sempre

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*