Figo

10 Benefícios do Figo – Para Que Serve e Propriedades

Seu sabor é delicioso, e apreciado desde a antiguidade, mas a fruta não é uma das mais comuns em nossa alimentação. A versão seca do figo pode ser facilmente encontrada, mas o que muitas pessoas não sabem, é que a contribuição pode ser muito significativa para o nosso corpo.

Há inúmeros benefícios do figo para a saúde e qualidade de vida, suficientes para você reconhecê-lo com outros olhos, e então aumentar a frequência da presença dessa fruta em seus lanches.

Como deve ser feito com qualquer alimento adicionado às refeições, é válido compreendermos melhor para que serve e quais são os benefícios do figo para o nosso organismo, para que dessa forma optemos pelas melhores escolhas para um corpo sempre em equilíbrio.

Propriedades do figo

Com origem no território da Ásia Menor, ou Turquia, o figo cresceu como destaque entre as frutas importantes do comércio característico da região do Mediterrâneo oriental, Estados Unidos, e ainda na Espanha. Engana-se quem pensa que o sabor do figo é desfrutado há pouco tempo, pois o fruto se mostrava presente desde a Antiguidade romana.

Há uma vasta variedade de tipos desta fruta, e estas são cultivadas nessas diferentes regiões citadas acima. Os benefícios do figo não só incluem fornecimento de Potássio, fibras, como também quantidade significativa do mineral Manganês. O percentual calórico é uma das principais informações convenientes, principalmente para os adeptos de dietas.

Os benefícios do figo ainda se estendem àqueles que desejam manter a boa forma, pois a fruta é livre de gorduras, e 100 gramas da fruta fornecem apenas 74 calorias. O figo ainda possui baixo teor de Sódio, o que evita a retenção de líquidos, característica comum das pessoas que lidam com dificuldade de perda de peso.

Os figos frescos são fontes de poli-fenólico de flavonoides e antioxidantes, tais como caroteno, luteína, taninos, ácido clorogênico, e muitos outros. A função desses antioxidantes é tamanha, que o figo é comparado à maçã. O fruto ainda pode ser reconhecido como fonte de vitaminas de complexo B, como niacina, piridoxina, folatos e ácido pantoténico, contribuindo com o metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos.

Vamos agora conhecer os principais benefícios do figo para a nossa saúde e boa forma de acordo com suas propriedades:

1. Reduz a pressão arterial

Os figos são uma boa fonte de Potássio, que é um mineral que pode ajudar no controle da pressão arterial e batimentos cardíacos. O consumo regular de figo pode auxiliar na deficiência de Potássio, já que o baixo consumo deste, combinado com a ingestão de Sódio, pode levar à hipertensão. Sabemos que há diversas pessoas que não consomem as porções ideais de legumes e frutas, porém, estas consomem alta quantidade de Sódio, que está muito presente em alimentos de fast-food e processados.

2. Ajuda na perda de peso

O figo pode ser considerado uma boa fonte de fibra dietética. É importante que saibamos que os alimentos ricos em fibras podem oferecer efeitos positivos à gestão de peso. Pessoas que consomem figos regularmente podem notar que as fibras podem oferecer sensação de saciedade, o que reduz a fome, assim ingere-se menos porções, não favorecendo ao ganho excessivo de peso. O figo é um dos alimentos indicados para o melhor gerenciamento de peso.

Consumir um ou dois figos antes das refeições pode ajudar você a se sentir saciado, o que o fará ingerir porções menores nas refeições seguintes.

3. Previne o câncer de mama

Sendo o figo uma fruta rica em fibras, pesquisas foram realizadas a fim de estudar a eficiência dessas fibras para reduzir os efeitos no período de pós-menopausa das mulheres. Foi comprovado que o maior consumo dessas fibras pode reduzir até 34% do risco de ocorrência de câncer de mama. Já em mulheres que nunca haviam se submetido à reposição hormonal, a redução do risco foi de 50%.

4. Diabetes

Esse efeito não só se limita à ingestão da fruta, mas também das folhas de figueira. Sim, elas são comestíveis e possuem justificativas suficientes para você se sentir convencido de comê-las. É dito que a fruta e as folhas possuem propriedades antidiabéticas, o ácido clorogênico é um dos principais responsáveis por esses benefícios do figo, podendo ser eficiente para o equilíbrio dos níveis de insulina necessários para as pessoas que sofrem com diabetes e necessitam da suplementação desta.

O consumo regular não só pode ser feito ao comer a fruta como sobremesa nas refeições, como também através da extração do líquido contido nas folhas de figueira.

5. Fluxo intestinal

Os figos podem agir positivamente contra constipação intestinal, assim estimulando o funcionamento regular do seu intestino. As fibras contidas no fruto podem manter seu organismo mais limpo através do efeito levemente laxativo, já que haverá a eliminação regular de toxinas. A limpeza do canal anal também pode reverter consequências originadas de hemorroidas.

Para obter esses efeitos, o recomendado é o consumo diário de 2 porções de figo, ou reservar de 2 a 4 figos em um copo de água durante a noite, guardando-os para consumo na manhã seguinte, sem desperdiçar a água. Os compostos fito-químicos ajudam ainda na eliminação de oxigênio prejudicial, o qual é derivado de radicais livres do corpo.

6. Anemia

Os figos são ricos em Ferro, principal mineral para o controle de glóbulos vermelhos e prevenção de anemias. O consumo desse fruto é, principalmente, recomendado para mulheres gestantes e crianças, pois devem manter os níveis de glóbulos vermelhos.

7. Antioxidantes

Pesquisas demonstraram que mais um dos benefícios do figo é auxiliar no aumento significativo na capacidade antioxidante, a qual se estende às 4 horas consecutivas após a ingestão. Essa contribuição permite que o corpo supere estresses oxidativos de consumo de alimentos pouco saudáveis, como aqueles com xarope de milho, rico em frutose, comum em bebidas carbonadas. As opções de figos mais escuros contam com maior capacidade antioxidante e fitonutrientes.

8. Efeito anti-inflamatório

Os legumes e verduras são referências para a manutenção da saúde da visão, mas o que poucas pessoas sabem é que ao consumir no mínimo três porções por dia de figo é possível reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade, que é a principal causa de perda de visão de adultos com idade mais avançada.

Os figos possuem alto nível do flavonoide luteolina, que oferece ações anti-inflamatórias específicas para todo o corpo. A Luteolina possui capacidade antioxidante forte que pode neutralizar radicais livres. Quando comparada, esta pode ser eficaz no bloqueio de crescimento de tumores, além de auxiliar na prevenção e tratamento de cancro da pele.

9. Fortalece os ossos

Os benefícios do figo ainda podem favorecer os ossos, pois a fruta é rica em Cálcio e Potássio, nutriente fundamental para a prevenção de osteoporose, e ainda aumentando a densidade óssea.

10. Reduz fadiga e beneficia os músculos

O consumo de fibras pode ajudar nos níveis de energia. É importante que saibamos que metade das fibras ingeridas são absorvidas por bactérias. As fibras ingeridas podem ser então absorvidas e enviadas diretamente para os músculos, sendo reconhecida como uma fonte de combustível imediato. Essa energia produzida pode combater à fadiga e colaborar com o efeito anabólico, aumentando ainda o rendimento nos treinos.

Consulte a tabela abaixo para análise detalhada de todos os nutrientes contidos no figo:

Valor nutricional por 100 gramas

(Fonte: USDA National Nutrient)

  • Energia-Kcal 74 4%
  • Carboidratos 19,18 g de 15%
  • Proteína 0,75 g 1,5%
  • Gordura total 0,30 g 1%
  • Colesterol 0 mg 0%
  • Fibra Alimentar 2,9 g 7%
  • Vitaminas
  • Folatos 6 mg 1,5%
  • Niacina 0.400 mg 2,5%
  • Ácido pantotênico 0,300 mg 6%
  • Piridoxina 0,113 mg de 9%
  • Riboflavina 0,050 mg de 4%
  • Tiamina 0,060 5%
  • Vitamina A 142 IU 5%
  • Vitamina C de 2 mg 3%
  • Vitamina E 0,11 mg 1%
  • Vitamina K 4.7 ug 4%
  • Sódio a 1 mg 0%
  • Potássio 232 mg de 5%
  • Cálcio 35 mg 3,5%
  • Cobre 0,070 mg 8%
  • Ferro 0,37 mg 5%
  • Magnésio 17 mg de 4%
  • Manganês 0,128 mg 5,5%
  • Selênio 0,2 mg <1%
  • Zinco 0,15 mg 1%
  • Fito-nutrientes
  • Caroteno-ß 85 mg
  • Luteína zeaxantina 9 mg

Você já conhecia todos esses benefícios do figo para a boa forma e saúde? Com que frequência você costuma consumi-lo e encontrá-lo em mercados e feiras? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




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13 comentários

  1. Eu só conheço , como amo essa fruta ! Mas infelizmente aqui não dá mais para comer frutas ! Custa muito caro , e figos é raro encontrar, e qdo tem , estão feios e custando os olhos da cara. É uma vergonha os governantes do nosso País.

  2. Habito na França e tenho duas figueiras no meu jardim, mas detesto o sabor da fruta. Muito doce e enjoativa. Detalhe: elas são sempre verdinhas e nunca vi um figo roxo no pé. Isso é normal?

    • Olá Andreia,a coloração da fruta é consequência da quantidade de incidência solar que ela recebe, geralmente o clima europeu é muito frio e com pouco sol (para ser honesto não sabia nem da possibilidade de haver o plantio da fruta em países europeus devido a planta e o fruto serem muito sensíveis, principalmente a altas temperaturas e muitas chuvas, não sei se esse é o clima do lugar onde você mora) e por isso seus figos podem estar saindo um pouco mais verdes.

  3. Gostaria de receber receitas, principalmente em como consumir as folhas, já que o artigo diz que as folhas do figo são comestíveis.

  4. Só uma correção… figo não é fruta, figo é uma flor… Pode acreditar

  5. Amo figos! Plantei um pé na minha casa e já colhi vários figos.

  6. Maria Adelia Chaves Souza

    Plantei um pe na minha casa e ja estou colhendo, todo dia como figo .email [email protected]

  7. encontrei nno restaurante Frango frito uma caixa com 1 duzuia e na festa da Uva em Jundiai fica na ate 5/2/2017.Anhaguera

  8. Para ter um figo com qualidade você de envolve-lo com um pacote de por pipoca e grampear,removendo em vinco as laterais do fundo para ventilação.
    Da trabalho mais fica bem roxo e saudável uma delicia.
    Para quem desejar posso enviar fotos pois tenho no quintal um pé.

  9. Maria José Spagnol Nocolini

    Quem tem ferritina alterada , um pouco acima do normal pode comer o fogo? Resultado 320

  10. Adoro e como imensos principalmente no verao, pois a minha figueira fica sempre carregadinha. Nao tratamos com pesticidas , é só regar e apreciar os figos. Casca escura e vermelhos por dentro deliciaaa. E sim há mtas figueiras em Portugal nao sei de onde vem a ideia de que na Europa nao da pra ter.

  11. Noutro tempo haviam muitas figueiras em Portugal.Hoje há menos, os espaços de hortas estão a dar lugar às largas construçoões de cimento, ainda há muitas figueiras e eu costumo viajar para o Alentejo porque há mitas figueiras, kms e kms de estradas de figueiras, e piteiras de figos laranja, têm dono mas eu nunca o vi, gostava de pagar.

    Na cidade já não há figueiras, só no mercado é que aparecem mas muito caros, 2 €s e mais.
    Eu quando encontro começo a comer meio kilo todos os dias de manhã.Sinto-me bem com figos.

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