Publicidade

 

Melão

10 Benefícios do Melão – Para Que Serve e Propriedades

Há diferentes variedades de melão vendidas no Brasil. A mais comum é a variedade amarela, não tão aromática, mas de produção mais simples e consumo garantido.

Publicidade

Ao lado da melancia, o melão é uma fruta refrescante, saudável, cujas propriedades específicas destacam-na entre as demais frutas.

Fruto consumido especialmente durante o verão, muitos dos benefícios do melão advêm de seu alto teor de água, que ajuda a afastar a desidratação e a combater o calor, enquanto seu sabor refrescante proporciona uma sobremesa livre de culpa para as crianças e adultos.

O sabor levemente doce e suculento do melão torna-o uma fruta perfeita para até os paladares mais refinados.

Para que serve o melão?

Consumir frutas e legumes de todos os tipos pode reduzir o risco de muitas condições de saúde relacionadas ao estilo de vida. Muitos estudos têm sugerido que o aumento do consumo de alimentos vegetais como o melão diminui o risco de obesidade, diabetes e doenças cardíacas, promovendo pele e cabelos saudáveis, aumento da energia e redução do peso. Nutrientes e propriedades específicas oferecem diversos benefícios do melão à saúde, de variados aspectos.

Propriedades do melão 

As diferentes variedades de melão contêm poucas calorias, são nutricionalmente ricas, alimentam, são absorvidas rapidamente pelo organismo, são de fácil digestão e ainda muito fáceis de serem preparadas.

O melão contém antioxidantes em abundância, incluindo colina, zeaxantina, e betacaroteno, todos proporcionam proteção contra uma gama de doenças que variam de um simples resfriado até o câncer.

Publicidade

Valores nutricionais do melão

Valores considerados para 1 meia-lua grande, ou seja, 1/8 de melão grande.

Porção por 100 gramas

Energia34 calorias
Carboidratos8,2 g
Proteínas0,9 g
Gorduras0,2 g
Fibras0,9 g

10 Benefícios do melão para a saúde

Veja a seguir como as propriedades do melão proporcionam benefícios para saúde e boa forma. Então, para que serve o melão afinal?

1. Melões são ótimos para manter a saúde da pele e dos cabelos

O melão é uma das frutas mais lembradas quando tratamos da manutenção da saúde da pele. De acordo com Dawn Gallagher, autor de Nature’s Beauty Secrets, ou os Segredos Naturais da Beleza, “O melão é uma das melhores fontes naturais de antioxidantes”. Ainda segundo o autor, “Os melões contêm licopeno e vitaminas A e C, as quais ajudam o corpo a combater os radicais livres que causam danos às células e os sinais de envelhecimento”.

Publicidade

A vitamina é um nutriente necessário para a produção do sebo que mantém o cabelo hidratado e saudável. Ela também auxilia no crescimento de todos os tecidos corporais, incluindo as células da pele e dos cabelos.

A ingestão adequada de vitamina C é necessária para a construção e a manutenção do colágeno, que serve como estrutura para a pele e o cabelo. Um copo de melão fornece 97% das necessidades diárias de vitamina C.

O melão também possui propriedades que repõem a umidade e o brilho dos nossos cabelos quando amassados e aplicados diretamente neles como uma máscara.

2. Melão é uma boa fonte de carboidrato para antes e depois do treino

Devido ao seu relativamente baixo teor de frutose, o melão é uma das poucas frutas que funcionam como um carboidrato de digestão rápida. Isso faz com que seja uma boa opção de carboidrato para ser ingerido pela manhã, depois de uma longa noite de jejum e um dos poucos bons frutos para comer após os treinos.

O melão também possui cobre, um mineral que auxilia na capacidade do corpo em reparar os músculos e tecidos desgastados pelos exercícios físicos.

3. Os benefícios do melão para a perda de peso

Reduzir calorias e limitar a quantidade de doces processados ​​que ingerimos pode ajudar a perder peso. Ao contrário de sobremesas processados, melões têm açúcares que ajudam a satisfazer o paladar ingerindo poucas calorias. O melão serve tanto para perder peso quanto para manter um peso saudável.

Isto se dá também porque a fruta, além de conter poucas calorias, possui alto teor de água, o que dá sensação de saciedade e ajuda a controlar a quantidade de alimentos e calorias que serão inseridos na dieta.

Além disso, alimentos com baixa densidade de energia e baixo teor de gordura como o melão pode ajudar a reduzir o peso e o risco de desenvolver diabetes tipo dois.

4. Auxilia na hidratação 

O melão em suas diferentes variedades possui alto teor de água e eletrólitos e por isso é perfeito para repor líquidos perdidos em temperaturas mais elevadas ou após o treino para evitar a desidratação.

Publicidade

5. Previne a degeneração macular relacionada com a idade

Existe um antioxidante presente em algumas variedades de melão chamado zeaxantina. Ele existe também na retina dos nossos olhos e serve para filtrar os raios de luz prejudiciais à saúde dos olhos.

Um consumo maior de todos os tipos de frutas – três ou mais porções por dia – pode trazer inúmeros benefícios como diminuir o risco e a progressão da degeneração macular relacionada com a idade.

6. Consumir melão pode ajudar na prevenção à asma

Os riscos para o desenvolvimento de asma são mais baixos em pessoas que consomem uma grande quantidade de certos nutrientes. Um desses nutrientes é o betacaroteno, encontrado em frutas amarelas e alaranjadas como melão, abóbora, cenoura e folhas verdes como espinafre e couve. A vitamina C é outro nutriente importante que pode trazer benefícios do melão como a proteção contra a asma.

7. Estudos associam o melão à diminuição do risco de alguns tipos de câncer

Dietas ricas em betacaroteno proveniente de vegetais como o melão podem desempenhar um papel protetor contra o câncer de próstata, segundo um estudo realizado pelo departamento de nutrição da Harvard School. Outros estudos feitos no Japão apontaram que o betacaroteno também pode ter uma associação com a diminuição do desenvolvimento de câncer de cólon na população daquele país.

8. Melão ajuda a manter a pressão sanguínea e a densidade da massa muscular

O teor de fibra, potássio, vitamina C e colina presentes no melão ajudam a promover a saúde geral do coração. Consumir alimentos que são ricos em potássio pode ajudar a diminuir a pressão arterial e obter níveis ideais de potássio é quase tão importante como diminuir a ingestão de sódio para o tratamento da pressão arterial alta. Os alimentos que são ricos em potássio incluem melão, abacaxi, tomates, laranjas, espinafre e bananas.

O consumo ideal de potássio também está associado a um risco reduzido de acidente vascular cerebral, à proteção contra a perda de massa muscular, à manutenção da densidade mineral óssea e à redução da formação de pedras no rim, pontos que consequentemente são benefícios do melão à nossa saúde.

9. Ajuda na digestão

O melão é rico em fibras e água. Ambos os elementos ajudam a prevenir a constipação, promovem a regularidade intestinal e mantêm o sistema digestivo saudável.

10. Auxilia na regeneração dos tecidos celulares e no fortalecimento do sistema imunológico

A vitamina C presente no melão é um antioxidante que desempenha um papel importante no crescimento e na manutenção de todos os tecidos no corpo. Ela serve para auxiliar na cicatrização de feridas e na reparação de cartilagem, ossos e dentes.

A vitamina A, por sua vez, é responsável por benefícios do melão para a saúde dos tecidos dos dentes​​, da pele, dos ossos e das membranas mucosas. Ela ajuda o sistema de visão, promove a saúde da retina e reforça o funcionamento do sistema imunológico. O melão é altamente rico em vitamina A, com mais do que 25% da quantidade diária recomendada em uma única porção.

Saiba como escolher o melão na hora de comprar 

Escolher um melão pode ser uma tarefa difícil para os mais inexperientes, isso porque é difícil ver sinais que indiquem que esteja verde demais ou maduro demais. De hoje em diante, no entanto, basta seguir estas cinco dicas para desfrutar de todos os benefícios do melão para a sua saúde:

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

  1. Observe eventuais defeitos: Nódoas escuras, manchas suaves ou rachaduras do lado de fora indicam que o melão não está bom. Escolha um que esteja livre de marcas, manchas, mofos, amassados e rachaduras;
  2. Verifique a cor da fruta: Ao escolher melões e melancias, saiba que a casca muito brilhante é um indicador de que a fruta ainda não está bem madura. Além disso, o melão amarelo, que encontramos com mais frequência no mercado, deve ser amarelo mesmo. Se estiver com tom esverdeado também é melhor evitar. Para as espécies que possuem textura na casca, é preciso que a parte que está sob a textura do tipo rede seja cor de ouro ou alaranjada. Evite os fundos verdes ou esbranquiçados;
  3. Sinta o peso: É importante segurar alguns melões e ver como eles se diferenciam em peso. Escolha o que lhe pareça mais pesado para o tamanho;
  4. Perceba o som: Você precisa bater levemente com a palma da sua mão sobre o melão e ouvir. Se você ouvir um som oco, indica que ele está maduro;
  5. Teste o cheiro: Aperte levemente e depois sinta o cheiro na extremidade do melão onde a rama estava presa. Esta parte deve estar levemente mais macia e deve exalar o perfume da fruta.

O que você achou dos benefícios do melão para a saúde? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-la mais no seu cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (70 votos, média: 4,30 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

10 comentários

  1. Adoro melão, bom saber disso.

  2. Lucilia Felix de Valois Henriques

    Nossa adorei o artigo! Não tinha muito o costume de comer melao,mas agora farei uso sempre!

  3. Melão é tudo de bom!!! E as sementes, podem ser consumidas também?

  4. Gostei de saber, pois passei a consumir mais por agora, ciente dessas informações não vou deixar de comprar, além de tudo isso é uma delicia!

  5. Francisco de Assis Albuquerque

    Já inclui o melão na minha alimentação a tempos, pois acho uma fruta bem refrescante para minha região, pois mora no ceara que é uma região de temperatura bem elevada.

  6. Adorei a informação. Vou comprar uma carroça cheia de melão

  7. Amo melão é uma frita riquíssima pra mim não pode faltar na minha mesa!!! Adoroooooo e uma que faz muito bem a saúde bjssss!!!

  8. sensacional…adorei as informações sobre os benefícios do melão que tanto amo

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×