Suco de batata

10 Benefícios do Suco de Batata – Como Fazer e Dicas

Suco de laranja, de morango, de maçã, de mamão, de manga, de abacaxi e até de couve ou espinafre. Essas são algumas variações da bebida que nós estamos acostumados a encontrar, preparar e a consumir, não é mesmo?

Mas você sabia que também existe a possibilidade de fazermos suco de batata? Exatamente, não é somente em uma salada ou como acompanhamento que podemos consumir a batata. E é justamente sobre o suco de batata, seus benefícios para a saúde e boa forma e como fazer que vamos conferir abaixo:

1. É fonte de nutrientes

Consumir o suco de batata é uma forma de auxiliar o fornecimento de nutrientes para o organismo. Isso porque o ingrediente principal da bebida fornece vários dos compostos que o organismo requer para funcionar corretamente.

A batata inglesa crua é fonte de carboidratos, proteínas, cálcio, zinco, cobre, potássio, ferro, magnésio, manganês, fósforo, vitamina B1, vitamina B6 e vitamina C, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO).

Já a batata doce cozida, que também pode ser utilizada no preparo da receita, possui carboidratos, proteínas, cálcio, zinco, cobre, potássio, ferro, magnésio, manganês, fósforo, vitamina B1, vitamina B3 e vitamina B6 e vitamina C. As informações também são da TACO.

2. Efeito anti-inflamatório

Graças à sua ação anti-inflamatória, acredita-se que o suco de batata também possa funcionar como uma espécie de remédio natural para auxiliar o tratamento de condições como gota, artrite, dores nas costas e dores nas articulações. Para bons resultados, aconselha-se tomar a bebida logo de manhã, antes do café da manhã.

3. Fonte de vitamina C

Encontrada tanto no suco com a batata inglesa quanto com no suco de batata doce, a vitamina C é um nutriente importante para a produção de colágeno, que, por sua vez, é utilizado para fazer tendões, ligamentos, vasos sanguíneos e pele.

O nutriente também é importante para a formação do tecido de cicatrização, algo importante para o processo de cura de feridas. Como um antioxidante natural, ele ajuda a combater os radicais livres que prejudicam o organismo e estão associados ao envelhecimento precoce e ao aumento do risco de desenvolvimento de problemas como doenças no coração e câncer.

4. Energia

Outro nutriente encontrado no suco de batata é a vitamina B1 (tiamina), que auxilia o organismo na quebra de carboidratos para serem utilizados como fonte de energia. Mas não é só isso que ela faz: a tiamina ainda ajuda na saúde dos olhos, da pele e dos dentes, além de apoiar o sistema nervoso.

Além disso, o suco de batata é rico em carboidratos.

5. Combate ao inchaço

O suco de batata também é consumido como forma de combater a retenção de líquidos, uma condição que é caracterizada pelo inchaço no corpo.

6. Manchas na pele

O suco de batata pode ser aplicado na pele para auxiliar o tratamento de uma série de condições. Por exemplo, para auxiliar em relação às manchas na pele, é recomendado aplicar uma quantidade generosa da bebida fria na área afetada da pele uma vez por dia.

O mesmo modo de aplicação pode ser utilizado nas queimaduras causadas pelo sol. Nesses casos, o suco de batata serve para fornecer uma sensação refrescante que ameniza a dor e a irritação.

7. Antienvelhecimento da pele

A bebida também pode ser utilizada na preparação de máscaras antienvelhecimento. Misturado com a coalhada, o suco de batata ajuda a hidratar a pele e reduzir sinais de envelhecimento como as linhas finas de expressão. Já a mistura da bebida com o azeite de oliva pode auxiliar a se livrar de pés de galinha e olheiras abaixo dos olhos.

8. Auxílio do tratamento da quelite angular

No entanto, um dos usos mais importantes do suco de batata é auxiliar o tratamento da quelite angular, uma condição caracterizada pela vermelhidão e pelo inchaço nos cantos da boca. Graças ao seu efeito anti-inflamatório, recomenda-se aplicar o suco de batata nos cantos da boca para suavizar a lesão.

A ingestão via oral também é indicada pelo fato da bebida ser fonte de vitaminas do complexo B, que são necessárias para combater a quelite angular. A deficiência desses nutrientes é uma das principais causas para o desenvolvimento do problema. 

9. Crescimento do cabelo

O suco de batata também aparece em receitas para o cabelo. Por exemplo, para ajudar os fios a crescerem mais rápido, a bebida é misturada com clara de ovo e mel. A mistura é aplicada no cabelo e fica nos fios por duas horas. Após isso, é só enxaguar com shampoo suave e água.

10. Brilho dos cabelos

Já para auxiliar os cabelos secos e frisados a ganharem um brilho saudável, a dica é misturar o suco de batata com babosa (aloe vera).

Como fazer suco de batata

1. Suco de batata inglesa 

Ingredientes:

  • 2 unidades de batata crua;
  • De 100 ml a 200 ml de água, aproximadamente.

Modo de preparo:

  1. Descascar as batatas, lavá-las e cortar cada uma delas em quatro pedaços;
  2. Colocar as batatas e a água no liquidificador. Então, bater durante alguns minutos.

2. Suco de batata doce

Ingredientes:

  • 100 g de batata doce cozida (pode estar com casca ou descascada);
  • 1 ½ copos (200 ml) de água gelada;
  • 1 colher de chá de mel (opcional).

Modo de preparo:

  1. Higienizar bem e cozinhar a batata doce no fogão em uma panela cheia de água;
  2. Uma vez que a batata doce estiver cozida, desligar o fogo e esperar ela esfriar. Na sequência, juntar o vegetal com a água e levar ao liquidificador. Bater durante alguns minutos;
  3. Caso achar que o resultado final ficou um pouco grosso, adicionar mais um pouco de água. Caso achar que é necessário adoçar, acrescentar uma colher de chá de mel.

Cuidados 

Percebeu que utilizamos várias vezes a expressão “auxiliar o tratamento” e outras frases similares no nosso artigo? Fazemos isso porque não estamos afirmando aqui que o suco de batata pode ser a cura para alguma condição, apenas que pode dar uma ajuda.

Mas para se certificar de que a bebida é apropriada para o seu caso, consulte antes o médico e nada de deixar as outras orientações passadas por ele em relação ao tratamento para a sua doença, certo.

O que você achou dos benefícios do suco de batata para a saúde e beleza que listamos acima? Pretende utilizá-lo para algum destes propósitos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Publicidade
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Publicidade

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*