Casal se Exercitando

10 Dicas de Como Aumentar o Metabolismo Naturalmente

Você muito provavelmente já leu ou ouviu coisas como: “Não consigo emagrecer porque meu metabolismo é baixo” ou “Atletas ficam em forma porque têm metabolismo rápido” ou até mesmo “Coma seus cereais e aumente seu metabolismo”. Quantas dessas frases são verdade e, mais importante, o que você pode fazer, em termos práticos, para ter como aumentar o metabolismo naturalmente, sem recorrer a remédios ou a qualquer outro método não-natural?

Publicidade

O que é metabolismo (ou índice metabólico)?

Primeiramente, o que é metabolismo? Em termos simples, é a taxa na qual queimamos calorias. Ela é afetada por um número de fatores, indo desde gênero, idade, peso, altura e níveis de atividade, à genética, quantidade de massa corporal magra e DNA (fatores hereditários). O índice metabólico (esse é o nome científico de metabolismo) de cada pessoa é diferente e depende desses fatores. 

Como é calculado o metabolismo?

De uma forma simples, o metabolismo é a soma de: calorias que queimamos através de qualquer tipo de atividade física + calorias que queimamos para converter alimentos em energia + calorias necessárias para nosso organismo funcionar perfeitamente (BMR). O número resultante (em calorias) é seu metabolismo.

Como aumentar o metabolismo naturalmente?

Essas abaixo são as 10 maneiras mais eficientes de como aumentar seu metabolismo naturalmente. Algumas delas se referem a coisas que você pode fazer diariamente ou coisas que você deve evitar.

1- Construir mais músculos – metabolismo mais rápido

Esta é a melhor maneira de saber como aumentar seu metabolismo. Você sabe que a massa muscular aumenta o índice metabólico em descanso, mas o importante é compreender que a massa muscular pode fazer diferença em como aumentar ou diminuir seu metabolismo. Quanto mais músculos você tem, maior é o número de calorias que vai queimar durante os exercícios e ao fazer atividades normais como caminhar, limpar a casa, etc. Portanto, descubra qual á melhor hora para você fazer exercícios para perder peso e comece a construir musculatura.

2- Reduzir calorias gradualmente

Num esforço de perder peso rápido, você pode reduzir, de repente, o número de calorias que você ingere diariamente. Isso afeta negativamente seu metabolismo, pois o organismo tenta se adaptar à nova situação e entra em “modo de fome”, o que significa que queima menos calorias por dia. Como resultado disso, a perda de peso desacelera. A forma recomendada para diminuir a ingestão de calorias é gradualmente, sempre mantendo-se acima da faixa mínima (1.200 calorias por dia). Essa é a razão pela qual dietas de muito baixas calorias (DMBC) tendem a ser bem sucedidas a curto prazo, mas falham a longo prazo.

Ao se fazer uma dieta, há muitas técnicas que podem auxiliá-lo a reduzir o consumo de calorias, sem diminuir seu metabolismo. Tente a Dieta dos Segredos das Calorias, que é baseada num ciclo calórico (alguns dias você ingere menos do que a faixa recomendada, enquanto que, em outros, você ingere mais) ou o ciclo de carboidratos ou, até mesmo, a Dieta de Baixo IG.

Dica: A ingestão diária de calorias recomendadas para mulheres é de 1.500-2.000 calorias e, para homens, de 2.000-2.500 calorias.

3- Não pule refeições

Pular refeições, especialmente o café da manhã, não faz nenhum bem a suas tentativas de perda de peso. Comer refeições regulares (café da manhã, almoço, jantar), em horários específicos, diariamente, e tomar lanchinhos saudáveis entre elas é importante para ter como aumentar o metabolismo. A quebra de calorias em seu organismo será mais fácil (portanto, menos armazenamento nas reservas de gordura) e você terá mais energia para se manter ativo durante o dia todo.

4- Coma proteínas

Muitos estudos mostraram que a proteína pode aumentar o metabolismo. Fontes de proteína como carne magra, peixe, feijão, lentilhas, ervilhas, castanhas e sementes, ovos e proteínas de soja, não devem faltar em suas refeições diárias.

Dica: A proteína é mais difícil de ser quebrada, portanto, o organismo tem que gastar mais energia durante a digestão.

5- Beba café com moderação

Café e outras bebidas com cafeína são conhecidos por estimular o metabolismo. Embora isso seja verdade, você deve evitar exageros, tanto em termos de consumo (2-3 copos de café por dia é aceitável), mas também em termos de combinações. Por exemplo, se você bebe café com leite integral e açúcar ou creme, as calorias que consumirá são maiores do que o efeito positivo em seu metabolismo. Portanto, moderação é a chave.

6- Durma pelo menos 7 horas por noite

Dormir, entre outros efeitos benéficos à sua saúde, também favorece o metabolismo. Durante o sono, o organismo pode se recompor e melhorar seus processos metabólicos.

7- Evite o stress

A relação entre o stress e o metabolismo não é direta, mas indireta. Se você está estressado o tempo todo, você tende mais a sofrer de condições crônicas ou outros problemas de saúde. Essa situação reduz seu desejo de estar fisicamente ativo ou de preocupar-se com sua dieta ou seus hábitos. Não é segredo algum que as pessoas que conseguem gerenciar o estresse tendem mais a perder peso do que pessoas assoladas por estresse e ansiedade.

8- Beba água gelada

Você provavelmente já sabe da importância da água na perda de peso, mas a água gelada (e temperaturas baixas) pode ser um fator importante de como aumentar o metabolismo. A razão é simples: ao beber água gelada ou ao viver em local com baixas temperaturas, nós, essencialmente, forçamos nosso organismo a trabalhar mais (e a queimar mais calorias), de modo a manter a temperatura corporal em níveis normais.

9- Apimente suas refeições

Aqueles que adoram pimenta na refeição vão ficar felizes com essa. Comidas apimentadas podem estimular seu metabolismo, pois a temperatura corporal é aumentada, resultando em maior queima de calorias.

10- Treinamento Intervalado de Alta intensidade e Cardiorespiratórios

Finalmente, você pode elevar seu metabolismo fazendo exercícios cardiorespiratórios e HIIT (High Intensity Interval Training ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade). Estes tipos de exercícios podem aumentar sua taxa cardíaca, o que faz com que a queima de calorias seja mais rápida. Quanto mais intensamente você se exercitar, melhor o resultado durante e depois do exercício. Combine em um só treinamento o exercício cardiorespiratório e os treinamentos de força, e aumente seu metabolismo para obter excelentes resultados de perda de peso.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Você acredita que talvez tenha um problema de baixo metabolismo? Isso já foi diagnosticado por algum profissional? Ele te recomendou como aumentar o metabolismo no dia a dia? O que você faz? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (16 votos, média: 4,44 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

3 comentários

  1. EU tenho baixo metabolismo, e nao consigo suar!

  2. Achei muito interessanta as informações apresentadas.
    Obrigada

  3. Obrigada pelas informações

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*