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10 Dicas de Como Aumentar o Metabolismo Naturalmente

Você muito provavelmente já leu ou ouviu coisas como: “Não consigo emagrecer porque meu metabolismo é baixo” ou “Atletas ficam em forma porque têm metabolismo rápido” ou até mesmo “Coma seus cereais e aumente seu metabolismo”. Quantas dessas frases são verdade e, mais importante, o que você pode fazer, em termos práticos, para ter como aumentar o metabolismo naturalmente, sem recorrer a remédios ou a qualquer outro método não-natural?

O que é metabolismo (ou índice metabólico)?

Primeiramente, o que é metabolismo? Em termos simples, é a taxa na qual queimamos calorias. Ela é afetada por um número de fatores, indo desde gênero, idade, peso, altura e níveis de atividade, à genética, quantidade de massa corporal magra e DNA (fatores hereditários). O índice metabólico (esse é o nome científico de metabolismo) de cada pessoa é diferente e depende desses fatores. 

Como é calculado o metabolismo?

De uma forma simples, o metabolismo é a soma de: calorias que queimamos através de qualquer tipo de atividade física + calorias que queimamos para converter alimentos em energia + calorias necessárias para nosso organismo funcionar perfeitamente (BMR). O número resultante (em calorias) é seu metabolismo.

Como aumentar o metabolismo naturalmente?

Essas abaixo são as 10 maneiras mais eficientes de como aumentar seu metabolismo naturalmente. Algumas delas se referem a coisas que você pode fazer diariamente ou coisas que você deve evitar.

1- Construir mais músculos – metabolismo mais rápido

Esta é a melhor maneira de saber como aumentar seu metabolismo. Você sabe que a massa muscular aumenta o índice metabólico em descanso, mas o importante é compreender que a massa muscular pode fazer diferença em como aumentar ou diminuir seu metabolismo. Quanto mais músculos você tem, maior é o número de calorias que vai queimar durante os exercícios e ao fazer atividades normais como caminhar, limpar a casa, etc. Portanto, descubra qual á melhor hora para você fazer exercícios para perder peso e comece a construir musculatura.

2- Reduzir calorias gradualmente

Num esforço de perder peso rápido, você pode reduzir, de repente, o número de calorias que você ingere diariamente. Isso afeta negativamente seu metabolismo, pois o organismo tenta se adaptar à nova situação e entra em “modo de fome”, o que significa que queima menos calorias por dia. Como resultado disso, a perda de peso desacelera. A forma recomendada para diminuir a ingestão de calorias é gradualmente, sempre mantendo-se acima da faixa mínima (1.200 calorias por dia). Essa é a razão pela qual dietas de muito baixas calorias (DMBC) tendem a ser bem sucedidas a curto prazo, mas falham a longo prazo.

Ao se fazer uma dieta, há muitas técnicas que podem auxiliá-lo a reduzir o consumo de calorias, sem diminuir seu metabolismo. Tente a Dieta dos Segredos das Calorias, que é baseada num ciclo calórico (alguns dias você ingere menos do que a faixa recomendada, enquanto que, em outros, você ingere mais) ou o ciclo de carboidratos ou, até mesmo, a Dieta de Baixo IG.

Dica: A ingestão diária de calorias recomendadas para mulheres é de 1.500-2.000 calorias e, para homens, de 2.000-2.500 calorias.

3- Não pule refeições

Pular refeições, especialmente o café da manhã, não faz nenhum bem a suas tentativas de perda de peso. Comer refeições regulares (café da manhã, almoço, jantar), em horários específicos, diariamente, e tomar lanchinhos saudáveis entre elas é importante para ter como aumentar o metabolismo. A quebra de calorias em seu organismo será mais fácil (portanto, menos armazenamento nas reservas de gordura) e você terá mais energia para se manter ativo durante o dia todo.

4- Coma proteínas

Muitos estudos mostraram que a proteína pode aumentar o metabolismo. Fontes de proteína como carne magra, peixe, feijão, lentilhas, ervilhas, castanhas e sementes, ovos e proteínas de soja, não devem faltar em suas refeições diárias.

Dica: A proteína é mais difícil de ser quebrada, portanto, o organismo tem que gastar mais energia durante a digestão.

5- Beba café com moderação

Café e outras bebidas com cafeína são conhecidos por estimular o metabolismo. Embora isso seja verdade, você deve evitar exageros, tanto em termos de consumo (2-3 copos de café por dia é aceitável), mas também em termos de combinações. Por exemplo, se você bebe café com leite integral e açúcar ou creme, as calorias que consumirá são maiores do que o efeito positivo em seu metabolismo. Portanto, moderação é a chave.

6- Durma pelo menos 7 horas por noite

Dormir, entre outros efeitos benéficos à sua saúde, também favorece o metabolismo. Durante o sono, o organismo pode se recompor e melhorar seus processos metabólicos.

7- Evite o stress

A relação entre o stress e o metabolismo não é direta, mas indireta. Se você está estressado o tempo todo, você tende mais a sofrer de condições crônicas ou outros problemas de saúde. Essa situação reduz seu desejo de estar fisicamente ativo ou de preocupar-se com sua dieta ou seus hábitos. Não é segredo algum que as pessoas que conseguem gerenciar o estresse tendem mais a perder peso do que pessoas assoladas por estresse e ansiedade.

8- Beba água gelada

Você provavelmente já sabe da importância da água na perda de peso, mas a água gelada (e temperaturas baixas) pode ser um fator importante de como aumentar o metabolismo. A razão é simples: ao beber água gelada ou ao viver em local com baixas temperaturas, nós, essencialmente, forçamos nosso organismo a trabalhar mais (e a queimar mais calorias), de modo a manter a temperatura corporal em níveis normais.

9- Apimente suas refeições

Aqueles que adoram pimenta na refeição vão ficar felizes com essa. Comidas apimentadas podem estimular seu metabolismo, pois a temperatura corporal é aumentada, resultando em maior queima de calorias.

Veja também: 10 Incríveis Benefícios da Pimenta para Saúde e Emagrecimento

10- Treinamento Intervalado de Alta intensidade e Cardiorespiratórios

Finalmente, você pode elevar seu metabolismo fazendo exercícios cardiorespiratórios e HIIT (High Intensity Interval Training ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade). Estes tipos de exercícios podem aumentar sua taxa cardíaca, o que faz com que a queima de calorias seja mais rápida. Quanto mais intensamente você se exercitar, melhor o resultado durante e depois do exercício. Combine em um só treinamento o exercício cardiorespiratório e os treinamentos de força, e aumente seu metabolismo para obter excelentes resultados de perda de peso.

Você acredita que talvez tenha um problema de baixo metabolismo? Isso já foi diagnosticado por algum profissional? Ele te recomendou como aumentar o metabolismo no dia a dia? O que você faz? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




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3 comentários

  1. EU tenho baixo metabolismo, e nao consigo suar!

  2. Achei muito interessanta as informações apresentadas.
    Obrigada

  3. Obrigada pelas informações

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