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Família relaxando

10 Hábitos Para Diminuir a Ansiedade e o Estresse na sua Vida

O cérebro é sem dúvidas o órgão mais importante do corpo. Esse órgão incrível controla todas as funções do corpo, direta ou indiretamente. É muito essencial tomarmos muito cuidado com nossa saúde mental. Na era atual, cheia de estresse, há inúmeros casos de pessoas que sofrem de problemas de saúde, mas exames revelam que não há nada de errado com elas. Então qual a razão por trás de tais casos?

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Os sintomas estão lá, mas os médicos não podem dar uma explicação racional para eles. É então que eles chegam a conclusão de que esses problemas surgem a partir de questões psicológicas. Doenças cardíacas, pressão arterial, desequilíbrio emocional, diabetes, transtornos mentais e muitos outros problemas de saúde são um efeito da ansiedade e do estresse constante. O que acontece na sua mente acaba mostrando resultados no seu corpo.

Não apenas o estresse afeta sua saúde, ele também atrapalha sua vida social. Pessoas estressadas dificilmente são capazes de passar um tempo harmonioso com a família e amigos. O fato é que o estresse é outro problema que todos encontramos na nossa vida diária.

Há apenas poucas pessoas no mundo que são completamente felizes e contentes com suas vidas e que continuam a alcançar mais. Você sabe por que? Sem estresse. Sim, eles estão livres das cadeias de tensão. Quando você aprende como diminuir a ansiedade e o estresse, mantendo-o longe da sua mente, encontra-se experimentando uma felicidade interior e alcança mais do que sonha. Os 10 passos simples, mas que são hábitos eficazes, a seguir te ajudam a diminuir a ansiedade e o estresse na sua vida.

1. Pare de deixar as coisas para amanhã

É verdade quando dizem “O amanhã nunca chega.” Você tem que fazer alguma coisa importante, mas a preguiça toma conta do seu corpo, você olha para o relógio e decide começar amanhã. Isso leva a problemas indesejáveis. Você sabe muito bem que é uma coisa importante e que quanto antes você terminá-la, melhor, mas assim que você decide adiar, você convida o estresse.

Você irá debater constantemente se deixar para amanhã era a decisão errada. Até você completar a tarefa, você não será capaz de se focar em outras coisas, e antes de perceber, você se encontrará com problemas porque deixou a letargia decidir por você. É melhor fazer o que é preciso e não deixar um dia cansativo fazer com que você deixe uma tarefa crucial para amanhã.

2. Finais de Semana

Uma semana exaustiva drena não apenas suas reservas de força física, mas também sua força mental. O que você precisa é um final de semana para relaxar. Durma por mais tempo do que seus compromissos permitem. É essencial que você passe algum tempo fazendo o que realmente gosta. Lembre-se, há uma semana difícil à sua frente, e você terá que trabalhar muito novamente. Esse final de semana precisa rejuvenescer sua mente e corpo para lidar com o estresse. Leia um livro que você gosta, assista seu programa favorito, saia para dirigir e apenas aproveite!

3. Diga NÃO para álcool e tabaco

O dia foi cansativo. Você está preocupado com o trabalho a fazer. O chefe te deu uma encarada enquanto passava pelo seu escritório. O trânsito no caminho para casa aumentou a frustração. Você chega em casa e se senta no sofá. Você precisa de uma bebida ou um cigarro.

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Mas antes de pegar alguma substância tóxica como essas que te dão uma sensação falsa de relaxamento, lembre-se de dizer não a esses hábitos. Ao invés de reviver o estresse que se acumulou na sua mente, essas substâncias afetam seu cérebro e enquanto elas estão fazendo você se sentir relaxado, elas estão prejudicando seus órgãos vitais e você está apenas aguando as sementes de doenças letais após o estresse plantá-las.

4. Música

Sempre há como diminuir a ansiedade e o estresse colocando sua música favorita para tocar, seja ela romântica, gospel, rap, jazz, apenas veja o estresse desaparecer com as batidas da música. Neurocientistas provaram que ouvir suas músicas favoritas pode te ajudar a se sentir melhor. As músicas que você gosta têm a habilidade de causar a liberação de um neuroquímico poderoso chamado dopamina. É a liberação desse hormônio que causa tais efeitos. A dopamina é um neuroquímico que é amplamente responsável por ativar os centros de prazer e vício do seu corpo. Então, mesmo que você fique viciado, a música não fará mal algum.

5. Hobby

Todo mundo tem um hobby. É uma coisa que te faz se sentir feliz e calmo. Algumas pessoas gostam de jardinagem e da emoção que experimentam quando veem plantas florescerem e flores se abrirem em seus jardins. Fotografia, desenho, pintura, são alguns hábitos que você pode tentar se você ainda não encontrou o seu hobby. Há muitos hobbies, como participar de um clube do livro, que levam a uma vida social mais ativa, que é uma ótima forma de diminuir a ansiedade e o estresse. Além disso, fazer atividades que você gosta durante seu tempo livre traz benefícios positivos como pressão arterial mais baixa, colesterol mais baixo e um índice de massa corporal melhor.

6. Exercício

Você ouviu muitas vezes que deve se exercitar. Incorporar um bom exercício na sua vida diária é essencial para reduzir o estresse da sua mente. Você não precisa de academia, há várias formas de se exercitar divertindo-se. Uma boa corrida de manhã já te fará muito bem. Exercícios resultam em uma circulação melhor e ajudam a reduzir a gordura corporal, além de evitar a obesidade. Envolver-se em um bom exercício te ajudará a aumentar sua autoconfiança. Exercícios físicos ajudam a melhorar o humor, e isso também faz com que o cérebro libere certos neurotransmissores que aliviam dores físicas e mentais.

7. Yoga

A yoga é ainda mais eficaz e, ainda mais importante, consome menos tempo que exercícios físicos tradicionais. Mesmo controlar seu padrão de respiração é um dos bons hábitos para diminuir a ansiedade e o estresse. Geralmente, as pessoas têm respiração curta e rápida. Respirar fundo e devagar irá acalmar seu corpo e ajudar a manter o estresse longe da sua mente e do seu corpo.

De forma fascinante, respirar rápido reduz os níveis de dióxido de carbono mais do que desejado, e isso leva a um aumento da agitação mental. Respirações longas, lentas e profundas ajudarão a manter os níveis de dióxido de carbono normais. Se você usar essa técnica de respiração, é o bastante para alcançar sua meta de desestressar, mas se você quer chegar ao próximo nível na yoga, é ainda melhor porque ela te ajudará a se manter ágil e é benéfica para a saúde das juntas, já que ela ajuda a evitar artrite e outros problemas nas juntas.

8. Amigos

Não será a primeira vez que você ouve isso. Escolha seus amigos sabiamente. O tipo de pessoa com o qual você se cerca determina como você se sente. Se eles reclamam, só falam de problemas e você fuma/bebe porque seus amigos fazem isso, é hora de mudar de amigos. É melhor estar com amigos que fazem com que você se sinta melhor. Será ainda melhor se eles têm os mesmos interesses que você. Quanto mais tempo você passa com esses amigos, mais conseguirá diminuir a ansiedade e o estresse. Não fique perto de pessoas que espalham hábitos negativos constantemente.

9. Família

Passe um tempo de qualidade com sua família. Saia e visite seus pais de vez em quando. Não importa o quanto seu sogro te odeia, ele ainda ficará feliz ao ver o quanto a filha dele está feliz com você! Saia com seus filhos, também. Leve-os à praia ou a uma sorveteria. Vá ao jogo de futebol dos seus filhos. Assista a apresentação de balé da sua filha. Mime sua esposa com um presente surpresa. Planeje e materialize uma noite romântica só com ela. Uma noite longe das crianças não fará mal a ninguém!

Você precisa cuidar da sua família. É mais saudável para você e para sua família se você os faz se sentirem amados. Tire um tempo para passar com eles. Seu chefe não ficará ao seu lado nos momentos difíceis, mas sua família irá!

10. Espiritualidade

Seja próximo a Deus, ou alguma força maior. Pesquisas demonstram que as pessoas que acreditam na existência de alguma força maior tem menor ansiedade. Isso deixará as coisas mais fáceis.

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

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Você acha que tem passado por momentos conturbados? No que a tensão tem atrapalhado sua vida? O que você tem feito para diminuir a ansiedade e o estresse? Comente abaixo.

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11 comentários

  1. Bons hábitos, ajudam e muito na redução do estresse nesse mundo competitivo e sempre mantenha a fé que é mais importante, não se esqueça ela move montanhas.

  2. Então quem não acredita em Deus não conseguirá seguir em frente? Os itens estavam tão legais mas esse último é bem desnecessário, ainda mais que estamos falando de questões psíquicas, biológicas.
    Passar bem, não se resolve ansiedade com preconceito.

  3. Quanto custa para anunciar em vosso blog, banner e publieditorial?
    Faço parte de uma empresa de saúde.
    Grato,
    Sergio Borges.

  4. Eu concordo sem Deus nada podemos fazer.apenas um boneco de barro com um folego de vida.

  5. quero diminuir as minhas ansiedade

  6. Olá, quando este artigo foi publicado?? 😉

  7. EU ACABEI COM MEU ESTRESSE, QUANDO TIREI DA MINHA VIDA TUDO QUE ME FAZIA MAL, MARIDO MANDEI EMBORA,COMIDA PESADA NA MINHA MESA NÃO ENTRA MAIS,FINAL DE SEMANA É SAGRADO PARA PASSEAR OU DESCANSAR.
    TUDO MELHOROU!!

  8. ESTOU APRENDENDO:
    DOMINAR AS DIVERSIDADES
    ACABAR COM TODAS AS PENDÊNCIAS, DAS MAIS SIMPLES ATÉ AS MAIS COMPLEXAS
    PLANEJE O SEU DIA, SEM PALAVRAS, SÓ MEDITE
    DIANTE OS DESAFIOS, RESPIRE FUNDO, ATITUDE QUE SALVOU A MINHA VIDA

    “DEUS TEM SIDO O MEU SOCORRO, PRESENTE NAS MINHAS ANGUSTIAS”
    NÃO ACREDITA! EXPERIMENTE, CLAME PELO SOCORRO E AGUARDE EM SILÊNCIO.
    VOÇÊ VAI UMA VOZ FALAR CONTIGO!
    APENAS CREIA!!!! O JUSTO VIVERAR PELA FÉ

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