Alimento para acne

11 Alimentos Contra Acne

Terror de grande parte dos adolescentes, a acne geralmente começa durante a puberdade, entre as idades de 10 e 13 anos, e costuma ser pior em pessoas com a pele oleosa. A acne dos adolescentes usualmente dura de 5 a 10 anos e normalmente vai embora durante a faixa inicial dos 20 anos de idade.

Trata-se de um problema que atinge ambos os sexos, ainda que os meninos adolescentes tenham mais tendência a apresentar os casos mais severos.

Engana-se quem pensa que a acne atinge somente aqueles que estão passando pela puberdade: aproximadamente 20% dos casos da condição ocorrem em adultos e as mulheres são mais propensas do que os homens a ter formas leves a moderadas de acne dos 30 anos para a frente.

A acne surge quando secreções oleosas que vêm das glândulas sebáceas tampam as pequenas aberturas dos folículos capilares (poros obstruídos). Quando as aberturas são largas, essas obstruções aparecem na forma de manchas pequenas e lisas com o centro escurecido.

Já quando as aberturas permanecem pequenas, o que se tem são obstruções na forma de protuberâncias pequenas e com cor de carne. Ambos os tipos podem tornar-se inflamações inchadas e macias, espinhas, caroços mais profundos ou nódulos.

11 alimentos contra acne

O tratamento adequado para a acne deve ser feito sempre por um dermatologista, que poderá avaliar o quadro de cada paciente e especificar o que é mais adequado para o caso em particular. Mas será que existe algum tipo de dieta que pode favorecer o combate à acne?

É isso o que vamos aprender na lista a seguir, que apresenta a utilidade de alguns alimentos contra acne:

1. Alimentos ricos em zinco

A lista de alimentos ricos em zinco inclui itens como ostras, feijões, aves e peixes. Acredita-se que o zinco auxilie a controlar a liberação de hormônios masculinos que dão o pontapé inicial para a acne. Além disso, o mineral é conhecido por ajudar o corpo a absorver a vitamina A, que é um nutriente importante para a saúde da pele.

2. Alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3

Alguns deles são o salmão, a sardinha, a cavala, as nozes e a linhaça, por exemplo. Alguns dermatologistas acreditam que os ácidos graxos ômega 3, que ajudam a evitar a inflamação, também podem auxiliar a manter a acne sob controle.

Conforme a nutricionista holística Rachelle Wood explicou, os peixes não possuem somente o ácido graxo ômega 3, como também trazem o ômega 6, e ambos colaboram com essa diminuição da inflamação em nossos corpos.

Wood esclareceu ainda que é essa inflamação que pode estimular as células a obstruir os poros e, consequentemente, provocar a acne.

3. Frutas e vegetais

Quando cientistas analisaram a dieta de adolescentes da Ilha Kitava, na Nova Guiné, e da região dos Aché, no Paraguai, onde não foram encontrados casos de acne.

Esses pesquisadores observaram que as dietas eram ricas em frutas e vegetais, como inhames e verduras, e pobres em alimentos refinados como açúcar e farinha branco, que fazem com que os hormônios entrem em pico.

De acordo com a Best Health Magazine Canada, quando pessoas com patrimônio genético similar ao dessas pessoas começaram a consumir alimentos refinados, eles também passaram a experimentar a acne.

4. Alimentos ricos em vitamina C

Alguns exemplos destes alimentos contra acne são as laranjas, os tomates e os melões. As fontes ricas de vitamina C não irão curar as crises de acne, porém, o nutriente fortalece as paredes celulares, o que pode ajudar a proteger a pele contra as cicatrizes que as manchas podem provocar.

Além disso, os chamados bioflavonoides costumam vir de uma fonte de vitamina C – como a crosta branca dentro das frutas cítricas – e atuam como um anti-inflamatório natural, que pode melhorar o efeito de cura da vitamina C.

A nutricionista holística Rachelle Wood disse que a vitamina C também pode diminuir a inflamação da pele e hidratá-la naturalmente.

5. Alimentos ricos em vitamina E

O papel da vitamina E consiste em colaborar com o processo de cura da pele contra o dano e a cicatrização provocadas pela acne.

Entre os alimentos para acne que são fontes do nutriente, encontram-se: ovos, amêndoas, vegetais verdes folhosos, óleos vegetais não refinados (minimamente processados), nozes e grãos integrais.

6. Nozes

As nozes recebem um destaque a mais na lista de alimentos contra acne porque, além de serem ricas em vitamina E, a maioria delas também servem como fonte de outros nutrientes como selênio, cobre, magnésio, manganês, potássio, cálcio e ferro.

Todos esses nutrientes são fundamentais para a saúde da pele.

7. Abacate

Rico em vitamina E, o abacate é conhecido por poder aumentar a vitalidade da nossa pele.

8. Uva tinta

Ainda de acordo com Wood, tanto a fruta em si quanto as sementes da uva tinta possuem substâncias químicas e antioxidantes que já mostraram tratar condições inflamatórias da pele. Além disso, as uvas também podem ajudar a controlar os efeitos colaterais de reações alérgicas na pele.

9. Funcho 

O funcho pode diminuir o inchaço e auxiliar a eliminar o excesso de fluídos e de toxinas da pele.

10. Arroz integral 

O arroz integral é um dos melhores alimentos para acne por ser fonte rica de vitamina B, que atua combatendo o estresse para a nossa pele, o que pode auxiliar a regular os níveis de hormônios e a diminuir a probabilidade de crises.

11. Brócolis 

Outro alimento apontado pela nutricionista holística como benéfico para a acne foi o brócolis. O motivo? De acordo com Wood, o brócolis é composto por antioxidantes que combate danos dos radicais livres, o que contribui com a luminosidade da pele.

Atenção

Não estamos afirmando que esses alimentos contra acne sejam a cura única e definitiva para o problema. Estamos apenas repassando alguns daqueles que já foram apontados como benéficos para combater a condição. Como já foi dito, se você sofre com a acne, o tratamento apropriado para você deve ser determinado por um dermatologista. Também vale a pena confirmar com ele quais os alimentos que podem beneficiar ou prejudicar o combate à acne.

Você pretende incluir esses alimentos contra acne em sua dieta para combater as espinhas? Sofre muito com essa condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*