Beber água

11 Benefícios de Beber Água Logo Após Acordar

Publicidade

A água é comprovadamente uma das substâncias da natureza mais importantes para o organismo do ser humano. O líquido oferece uma série de benefícios ao nosso corpo como hidratar, proporcionar energia, trazer saciedade, contribuir com a saúde do coração, colaborar com o sistema digestivo e promover uma limpeza.

Tudo isso porque ainda não mencionamos que o seu consumo adequado pode ajudar a prevenir artrite, dor nas costas, angina (dor ou desconforto torácico), enxaquecas, colite (inflamação no intestino grosso), pressão arterial alta, além de auxiliar a diminuir o colesterol.

O que citamos acima já poderia ser suficiente para convencer alguém a beber água regularmente ao longo do dia, mas há indícios fortes de que tomar o líquido pela manhã pode ser ainda mais vantajoso ao organismo.

O método é chamado de Terapia da Água Japonesa, devido ao costume que os habitantes do país têm de tomar dois copos cheios de água ao acordarem. E não seríamos prudentes ao atribuir apenas a uma coincidência o fato de que por lá a taxa de longevidade é alta, com mais de 50 mil pessoas com 100 anos ou mais de vida.

Na lista abaixo você confere uma série de outros benefícios que tomar água logo depois que se levanta pela manhã oferece ao nosso corpo:

1. A água reidrata o seu corpo desidratado

Não importa a quantidade de água que consumimos na noite anterior, o nosso corpo já usou o líquido, está desidratado e quando acordamos pela manhã precisamos nos reabastecer.

Dessa maneira, as suas células recebem a água que elas tanto necessitam logo que você despertou, você ainda terá outros benefícios como ter mais energia ao longo da manhã, se sentir mais refrescado, além de ficar mais saudável e até mesmo mais feliz.

Isso sem contar que se você preferir um cafezinho no lugar da água, o seu corpo que já está com sede ficará ainda mais desidratado.

2. Elimina as toxinas

Outro benefício de beber água logo pela manhã é eliminar as toxinas presentes no organismo. Quando dormimos o nosso corpo continua trabalhando. Ele se repara, reabastece a nossa energia e equilibra os hormônios. O resultado desse processo todo é a liberação dessas toxinas e outros resíduos que precisam ser retirados.

Isso poderá ser feito com o consumo da água, que fará com que o organismo se sinta bem e seja capaz de absorver mais nutrientes obtidos com um café da manhã equilibrado.

3. Acelera o metabolismo

Como a água sacia o corpo e não possui calorias, ela já contribui com a perda de peso. Bebendo o líquido logo pela manhã, nós iremos para a mesa do café da manhã mais satisfeitos e provavelmente faremos melhores escolhas de alimentação e não comeremos em excesso ao longo do dia.

Mas não é só isso. Tomar água assim que acorda também ajuda a acelerar o metabolismo. Aproximadamente 500 ml de água fria aumentam a sua taxa em 24% pela manhã.

Funciona da seguinte maneira: ela trabalha como uma espécie de alarme para o metabolismo. Assim, ele começa a funcionar e faz com que o potencial de queima de calorias durante o dia seja maior.

4. Abastece o cérebro

O nosso cérebro é composto em 75% por água. Isso quer dizer que sem água ele não funcionará da melhor maneira possível. Assim, ao beber os dois copos de água que os nossos amigos japoneses nos ensinaram, certamente começaremos o dia de trabalho ou estudo com a mente clara e conseguiremos nos focar mais nas atividades que temos pela frente.

5. Alivia a constipação

Uma das causas principais para a constipação é a desidratação. Então, ao beber água nosso corpo fica hidratado, previne e ameniza o problema, além de promover o movimento intestinal e ajudar o organismo a ficar em equilíbrio.

6. Água é saúde

No começo do artigo, nós listamos uma série de doenças que a água ajuda a combater, além do fato dela fazer parte da cultura de um país que tem índices tão altos de longevidade. Isso mostra que água é saúde e quem se preocupa em ser saudável não pode deixar de manter o seu corpo hidratado.

7. É refrescante

Pode parecer óbvio dizer que a água é refrescante, mas bebê-la logo pela manhã tira aquela sequidão da boca e faz com que nos sintamos mais revigorados e prontos para o dia que vem pela frente.

8. Purifica o cólon

Tomar água de manhã com o estômago ainda vazio ajuda a purificar o cólon.

9. Estimula as células musculares e do sangue

O hábito ainda aumenta a produção das células musculares e sanguíneas.

10. Deixa a pele mais brilhante

Quem não gosta de começar o dia com uma pele mais vistosa e por consequência bonita? Como dissemos no item 2, a água também ajuda a remover toxinas, inclusive as que se encontram presentes no sangue, e assim contribui para que a pele ganhe uma aparência mais limpa e bonita.

11. Equilibra o sistema linfático

A água equilibra o sistema linfático, cujas glândulas ajudam o organismo a exercer funções diárias, equilibram os fluidos corporais e combatem infecções.

Outras evidências do poder da água

Se esses indícios do poder da água ainda não foram suficientes para você, espere então até conhecer um pouco da história do médico Fereydon Batmanghelidj. Ele ficou 17 anos em uma cadeia do Irã, como prisioneiro político, e durante esse período continuou a exercer a profissão, tratando os outros internos.

O problema é que ele não tinha acesso a nenhum material hospitalar ou medicamentos, somente a água. E ela foi suficiente para que Fereydon conseguisse tratar com sucesso mais de 3 mil presos que sofriam de úlcera péptica – feridas abertas que se desenvolvem no esôfago, estômago e duodeno.

Assim, desde que foi libertado da cadeia, o médico dedicou a sua carreira a estudar os efeitos negativos que a desidratação pode causar ao organismo de uma pessoa.

Quanto de água eu devo tomar por dia?

Além de beber água logo pela manhã, a recomendação geralmente é que se tome no mínimo entre seis e oito copos por dia, ou entre 1 e 1,5 l diariamente. Entretanto, a quantidade exata varia de pessoa para pessoa de acordo com fatores como o corpo, a saúde e o nível de atividade física que ela pratica. Muitos médicos recomendam de 2 a 3 litros por dia para obter todos os benefícios da água.

De acordo com o método japonês, o que deve ser feito é beber os dois copos de água assim que acorda, antes mesmo de escovar os dentes. Só então, a pessoa higieniza a boca e espera 45 minutos para comer ou beber qualquer coisa.

Além disso, depois que se passam 15 minutos do término de cada refeição, eles não comem ou bebem nada durante duas horas. Até podem beber água logo depois que terminam de se alimentar, mas não depois que esses 15 minutos já tiverem corrido.

Quem não consegue tomar tanta água logo cedo, começa aos poucos e vai aumentando a quantidade gradativamente.

Caso você ache essa coisa de esperar 45 minutos para comer de manhã muito drástica ou não tenha tempo de esperar todo esse tempo, o intervalo de espera pode ser diminuído para 15 minutos. Você pode aproveitar para tomar um banho e trocar de roupa, conversar com os familiares e ajudar a arrumar a mesa do café da manhã durante esse período.

Por fim, vale ressaltar que a questão aqui não é colocar a água como um remédio milagroso, mas sim enfatizar que ela é um componente vital para o funcionamento do nosso organismo, assim como sua saúde e bem estar, e por isso ingerir o líquido regularmente todos os dias é algo que não pode ser deixado de lado.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você tem o costume de beber água logo após acordar? Conhecia todos esses benefícios que o hábito traz? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,86 de 5)
Loading...

Publicidade
RECOMENDADOS PARA VOCÊ

ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Excelente artigo. Vamos seguir estas incríveis orientações. Parabéns por este site.
    Nos ajudam muito.
    Levy.

  2. Gostei muito das dicas.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*