Publicidade

 

Chá de cavalinha

11 Benefícios do Chá de Cavalinha – Para Que Serve e Dicas

A cavalinha é uma planta medicinal originária das áreas pantanosas de quase todo o Brasil. Ela também é conhecida pelos nomes de cavalinha-gigante, erva-canudo, erva-carnuda e rabo-de-cavalo.

Publicidade

11 benefícios do chá de cavalinha 

É possível consumir a planta por meio de um chá e é justamente a respeito da bebida que nós falaremos abaixo. Para que serve o chá de cavalinha? E quais seus benefícios? Vamos descobrir isso agora!

1. Combate a retenção de líquido

A retenção de líquido é uma condição caracterizada pelo acúmulo de água no organismo, que causa inchaço no corpo. O chá de cavalinha ajuda a combater o problema porque promove a eliminação desse líquido em excesso através da urina, graças à sua propriedade diurética.

Entretanto, ao usar a bebida é importante tomar bastante água como forma de evitar uma desidratação, já que estará estimulando o corpo a eliminar água.

2. Aceleração do metabolismo

A bebida pode ser utilizada como auxiliar em dietas para emagrecer graças ao seu efeito de aceleração do metabolismo. Quando o metabolismo funciona de maneira mais rápida, o processo de queima de calorias e gorduras torna-se mais eficiente.

Isso é importante para perder peso devido ao fato de que para emagrecer é necessário queimar uma quantidade de calorias maior do que a quantia consumida.

Entretanto, não dá para confiar somente no consumo do chá de cavalinha para eliminar os quilinhos em excesso. Ele pode dar uma forcinha, porém, para alcançar tal objetivo ainda é necessário seguir uma dieta equilibrada, nutritiva, controlada e saudável, além de praticar atividades físicas com regularidade.

3. Pele

A cavalinha possui propriedade adstringente, ou seja, auxilia na redução da oleosidade da pele e combate e previne o aparecimento de espinhas. A planta também colabora com a elasticidade da pele e combate a flacidez.

Publicidade

A erva esmagada pode ser aplicada na pele para ajudar no tratamento de feridas, doenças na pele, queimaduras e frieiras.

4. Unhas e cabelos

A planta medicinal ainda está associada aos benefícios de fortalecimento e crescimento das unhas e dos cabelos. Misturar duas colheres de chá da erva seca com um copo de água e mergulhar as unhas dentro da mistura é uma forma de tratar unhas frágeis e quebradiças.

Estudos mostraram que a sílica presente na cavalinha pode auxiliar a saúde dos cabelos e beneficiar casos de queda capilar e pontas duplas. Acredita-se ainda que tomar o chá da planta e usar shampoos feitos à base do extrato de cavalinha ajuda a rejuvenescer, nutrir, fortalecer e dar brilhos aos cabelos que sofrem com caspa.

5. Ação antioxidante

Um estudo publicado no Journal of Medicinal Food (Jornal da Medicina Alimentar, tradução livre) no ano de 2010 classificou a cavalinha como uma fonte natural de antioxidantes. A ação antioxidante é importante para o organismo humano porque combate a ação dos radicais livres, substâncias malignas que causam doenças como o câncer e promovem o envelhecimento.

6. Propriedade anti-inflamatória

Outra pesquisa, dessa vez publicada em uma edição de 2004 da publicação Pharmacal Research (Pesquisa da Área da Farmácia, tradução livre) apresentou as propriedades anti-inflamatórias da planta medicinal em ratinhos, que auxiliou a redução de inchaço nos bichinhos em 30%.

A ação anti-inflamatória da cavalinha está associada ao alívio da dor e auxílio à diminuição ou prevenção do sangramento causados por hemorroidas.

7. Atividade antimicrobiana

Um estudo de 2006 identificou que a cavalinha possui um óleo essencial que comporta 25 componentes que fornecem ação antimicrobiana contra algumas variedades de germes e fungos.

Sua ação antimicrobiana, ao lado de seu efeito anti-inflamatório, como falamos no tópico acima, também pode auxiliar em relação à irritação e eliminação do pus causados por furúnculos, carbúnculos (infecção de pele de origem bacteriana, que geralmente atinge a nuca e as costas) e feridas. Para isso, é necessário utilizar a cavalinha em compressas e pomadas.

8. Memória e cognição

Pesquisadores brasileiros que fizeram um experimento com ratos descobriram que o chá de cavalinha pode ajudar a melhorar a memória e a cognição tanto a curto prazo quanto a longo prazo. Acredita-se que o efeito seja possível por conta da ação antioxidante da planta medicinal.

9. Osteoporose

Uma mistura de cálcio com cavalinha pode auxiliar em relação à densidade óssea. A mistura já foi utilizada na Itália para prevenir fraturas melhorar o fortalecimento dos ossos.

Publicidade

Acredita-se que o efeito esteja associado com o alto teor de silício encontrado na planta. O consumo do composto por meio de alimentos já foi relacionado ao efeito de aumento da densidade mineral dos ossos em homens e mulheres na fase da pré-menopausa.

10. Bronquite, tosse, resfriado e gripe

Tomar o chá de cavalinha pode auxiliar a tratar problemas como bronquite, tosse seca, obstrução nasal e alterações na temperatura do corpo, associadas a gripes e resfriados.

Acredita-se que inalar o vapor da bebida pode reduzir a obstrução nasal e que a ingestão do chá de cavalinha duas a três vezes por dia contribui com o tratamento da tosse e outros problemas respiratórios.

11. Amigdalite, gengivite e feridas bucais

Um enxaguante bucal feito com chá de cavalinha pode auxiliar o tratamento de amígdalas inflamadas, sangramentos nas gengivas e feridas bucais. A indicação é fazer o gargarejo com o enxaguante bucal durante um a três minutos.

Receita de chá de cavalinha

Ingredientes: 

  • 2 colheres de sopa de cavalinha;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo:

  1. Colocar a cavalinha dentro de um recipiente;
  2. Ferver a água;
  3. Após, transferir a água fervente para o recipiente da cavalinha;
  4. Deixar abafado por cinco minutos. Coar e servir-se.

Recomenda-se consumir o chá ao longo do dia. A quantidade diária recomendada do chá é de duas a três xícaras.

Cuidados com o chá de cavalinha

A bebida não deve ser consumida por mulheres grávidas ou que estejam em processo de amamentação de seus bebês, crianças e pessoas que sofrem com pressão baixa, deficiência de vitamina B1 e possuem risco de desenvolver deficiência de potássio.

Pessoas com diabetes devem ter cuidado ao tomar o chá de cavalinha e monitorar seus níveis de açúcar no sangue, pois o seu consumo pode favorecer o desenvolvimento de hipoglicemia (taxas baixas de glicose no sangue).

Antes de utilizar a bebida para auxiliar no tratamento de doenças ou emagrecimento, é fundamental consultar o médico de sua confiança para se certificar de que a bebida é adequada para você.

Além disso, é importante não confiar apenas no chá de cavalinha para tratar condições de saúde e seguir todas as indicações do médico em relação ao problema em questão. Caso esteja tomando algum medicamento, questione o seu médico também sobre a possibilidade ou não de interação da cavalinha com o remédio.

O uso da cavalinha deve ser a curto prazo e durar até dois meses. Ao utilizar um suplemento à sabe da planta, recomenda-se fazer uma pausa de uma semana após um mês de uso, antes de retornar ao consumo.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já conhecia todos esses benefícios do chá de cavalinha registrados acima? Tem o costume de tomar este chá? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (93 votos, média: 3,95 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

4 comentários

  1. Arquimedes L Dal Molin

    gostei de saber de vossas senhoria os beneficios da cavalinha ,Pois eu tenho minha prostata aume,ontada,vou faser e usar o cha de cavalinha.Obrigado

  2. PODE-SE TOMAR O CHÁ CAVALINHA GELADO, OU TEM QUE SER QUENTE?

  3. estive com um problema muito grande om a arthose e osteoporose, procurei na internet um meio de curar meu problema, e encontrei a dica do cha de cavalinha; eu comprei e fiz o cha, tomi varias vezes, por incrivel que pareça as dores sumiram mesmo,,,,,,agora vou continuar tomar o cha para curar minha bronquite, pois ja tentei de tudo e nao consigo melhorar nada. tenho certeza que vou ficar curada.

  4. olá,comprei a erva de cavalinha indicado por uma esteticista,e estou adorando os resultados sentia muitas dores nos rins e um odor muito forte na urina,depois que comecei a tomar o chá tudo melhorou o odor acabou e não tenho mais dores nos rins,de resto oque vier é lucro,eu recomendo o chá é barato,paguei 3,50 reais por 70gramas ,deu chá pra mais de uma semana se ajuda a emagrecer não sei! mais estou me sentindo muito bem.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×