Sorgo

11 Benefícios do Sorgo – Para Que Serve e Propriedades

O sorgo é altamente nutritivo e pode trazer vários benefícios para a saúde. Para pessoas que adotam uma dieta livre de glúten, por exemplo, o sorgo é um grão extremamente indicado por não conter a substância e de quebra ser rico em nutrientes.

Sorgo – O que é?

Pouca gente conhece ou já ouviu falar de sorgo. O sorgo é um grão muito cultivado nos Estados Unidos e em locais de clima tropical e subtropical ao redor do mundo. Existem mais de 30 espécies de sorgo, mas apenas um deles é usado para consumo humano – o restante é apropriado apenas para ração de gado.

A espécie mais importante do sorgo para nós é, portanto, aquela destinada ao consumo humano, que se chama Sorghum bicolor. Essa espécie é nativa da África, mas hoje em dia pode ser encontrada em todo o mundo e pode ser cultivada em diversos países.

Além de alimento na forma de grão, o sorgo é usado na produção de melaço e xarope. Também pode ser utilizado para produzir bebidas alcoólicas e até biocombustíveis.

Para que serve?

O sorgo, por ser livre de glúten, pode ser um substituto ao trigo em diversas receitas, principalmente para pessoas que são intolerantes ao glúten e têm dificuldade para reproduzir certas receitas. Este grão também é capaz de aumentar a ingestão de outros nutrientes.

Os principais benefícios do sorgo para a saúde estão relacionados com sua capacidade de prevenir alguns tipos de câncer, ajudar a controlar a diabetes, oferecer uma opçõa dietética para pessoas com doença celíaca (intolerância ao glúten), fortalecer os ossos, promover o desenvolvimento de glóbulos vermelhos e aumentar a produção de energia para o corpo.

Propriedades

Dentre as propriedades mais interessantes do sorgo temos um alto poder antioxidante e um alto potencial nutritivo.

Cada porção de ¼ de xícara de grãos de sorgo contém cerca de 163 calorias. Se sua dieta é de aproximadamente 2000 calorias por dia, isso representa cerca de 8% da sua ingestão de calorias diária. O sorgo também é rico em carboidratos, apresentando cerca de 36 gramas e rico em fibras, contendo cerca de 3 gramas em sua composição na porção mencionada. O sorgo também apresenta cerca de 5,4 gramas de proteínas e 1,6 gramas de gorduras em sua composição.

Quando incluído na dieta, o sorgo é capaz de oferecer vitaminas como niacina, riboflavina e tiamina, assim como altos níveis de magnésio, ferro, cobre, cálcio, fósforo e potássio.

Benefícios do Sorgo

1. Melhora o processo digestivo

Devido ao alto teor de fibras, cerca de 48% do teor de ingestão de fibras recomendado em uma dieta normal, o sorgo ajuda a melhorar o sistema digestivo. As fibras são importantes pois ajudam na digestão e permitem que o alimento passe suavemente através do trato digestivo, facilitando a eliminação das fezes. Assim, o sorgo melhora a saúde digestiva e é capaz de aliviar gases e tratar condições como diarréia, inchaço, constipação e dor de estômago.

2. Ajuda na prevenção do câncer

O sorgo contém diversas substâncias antioxidantes que combatem o câncer através da eliminação de radicais livres. Alguns desses antioxidantes são exclusivos do sorgo, o que o torna um alimento importante na prevenção contra o câncer. Isso funciona porque os antioxidantes ajudam a eliminar os radicais livres que podem alterar células saudáveis, tornando-as cancerosas.

3. Melhora a saúde do coração

Além dos nutrientes, o sorgo é rico em fibras. A abundância de fibras em sua composição ajuda a reduzir o colesterol LDL (colesterol ruim) do organismo e, por consequência, reduz o risco de ataque cardíaco e desenvolvimento de outras doenças do coração.

4. Substituto ao glúten

Muitas pessoas apresentam doença celíaca, que nada mais é do que uma alergia ou intolerância ao glúten que pode desencadear sintomas desagradáveis. Porém, o glúten é usado em praticamente todo tipo de alimento por se tratar de uma combinação de proteínas naturais encontradas nos grãos de trigo que deixam os alimentos, principalmente pães e massas, mais elásticos e ao mesmo tempo resistentes, facilitando o processo de fabricação. E isso torna a vida de quem é alérgico ao glúten muito complicada.

Neste contexto, o sorgo surge como um grão que pode substituir o trigo em pães e massas em geral e evitar sintomas desagradáveis como inflamações, problemas gastrointestinais e náuseas sentidas por pessoas com doença celíaca.

5. Ajuda no controle da diabetes

A capacidade de controlar tendências diabéticas aparece como um dos benefícios do sorgo. No organismo, os carboidratos ingeridos em excesso são quebrados em açúcares mais simples, aumentando os níveis de glicose sanguínea, o que pode desencadear diabetes do tipo 2.

O sorgo é rico em taninos, substâncias que contém enzimas que evitam a absorção de amido pelo corpo, restringindo assim a quantidade de carboidrato que entra no organismo. Tal propriedade ajuda a regular os níveis de insulina e glicose no sangue e assim controlar a diabetes.

6. Fortalece os ossos

O mineral mais abundante na composição nutricional do sorgo é o magnésio. O magnésio é capaz de aumentar a absorção de cálcio pelo organismo, o que ajuda a manter os níveis de cálcio adequados ao desenvolvimento e manutenção dos ossos. O cálcio e o magnésio ajudam na recuperação de tecido ósseo danificado e também são capazes de acelerar a cicatrização de ossos com danos ou envelhecidos. Assim, a presença de maior quantidade desses minerais pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de condições como artrite e osteoporose com o passar dos anos.

7. Melhora a circulação sanguínea

Rico em minerais como o ferro e o cobre, o sorgo é capaz de melhorar a circulação do sangue. Assim como a presença de magnésio no organismo é capaz de melhorar a absorção de cálcio, uma situação análoga ocorre com o ferro e o cobre. A presença de cobre no corpo aumenta a absorção de ferro e uma única porção de sorgo apresenta cerca de 58% da ingestão diária recomendada de cobre.

Por sua vez, uma maior quantidade de ferro disponível significa uma melhor oxigenação na corrente sanguínea, já que o ferro se liga à hemoglobina, que é a proteína responsável por transportar oxigênio pelo organismo.

Assim, todos os tecidos, músculos e órgãos do corpo recebem uma melhor oxigenação quando esses minerais estão presentes. Além disso, altos níveis de ferro previnem o desenvolvimento de anemia, que pode desencadear dano celular.

8. Dá energia ao organismo

O sorgo contém niacina, também conhecida como vitamina B3, que é responsável pelos benefícios do sorgo para o processo de transformação do alimento em energia no organismo. A vitamina B3 metaboliza os nutrientes obtidos através da dieta e mantém os níveis de energia em equilíbrio durante o dia. Desta forma, incluir sorgo na dieta pode ajudar você a obter mais energia.

9. Melhora o metabolismo

Outro dos benefícios do sorgo importantes devido ao cobre envolve o metabolismo. A presença de cobre melhora o sistema imunológico e promove melhor desenvolvimento dos glóbulos vermelhos. Tanto o magnésio quanto o cobre têm um papel no metabolismo, já que se tratam de minerais que ajudam as células a produzir energia para o resto do corpo.

Uma porção de sorgo oferece cerca de 91 miligramas de magnésio e 518 microgramas de cobre. Pode parecer pouco, mas isso significa 58% de todo o cobre que seu corpo precisa diariamente e 22% da quantidade diária recomendada de magnésio para os homens e 28% para as mulheres.

O ferro e a vitamina B3 também ajudam no funcionamento do metabolismo, já que o ferro ajuda na produção de energia e no transporte de oxigênio para as células, enquanto que a vitamina B3 ajuda a quebrar e metabolizar os nutrientes obtidos pela dieta em energia. O ferro também desempenha papel importante no sistema imunológico.

Cada porção de sorgo é capaz de oferecer 2,1 miligramas de ferro e 1,4 miligramas de vitamina B3, o que representa cerca de 12% da ingestão diária recomendada de ferro e 10% da ingestão recomendada de vitamina B3 por dia para os homens e cerca de 26% de ferro e 9% de vitamina B3 para as mulheres.

10. Ajuda na prevenção de melanomas

O grão de sorgo contém muitos antioxidantes que podem ajudar a tratar células cancerosas. Assim, há benefícios do sorgo também no tratamento de melanoma, que é um tipo de câncer de pele caracterizado pelo crescimento celular contendo pigmento pelo corpo. O sorgo é capaz de produzir efeitos restritivos nas células de melanoma, inibindo seu desenvolvimento e assim prevenindo a doença.

11. Nutritivo

O sorgo é altamente nutritivo e contém diversos nutrientes essenciais que são necessários para o desenvolvimento do organismo e que ajudam a manter o corpo livre de doenças e se manter saudável.

Dicas

Para incluir o sorgo na sua rotina alimentar, seguem algumas dicas:

  • Use farinha de sorgo no lugar da farinha de trigo. Por apresentar um sabor suave, é possível usar o sorgo em receitas de pães, bolos, massas de pizza e etc.
  • Cozinhe grãos de sorgo inteiros em água para usar como substituto de outros grãos em receitas como sopas, por exemplo.
  • Combine sorgo com legumes picados e ervas frescas com um toque de limão para resultar em uma salada deliciosa e altamente nutritiva. 

Referências adicionais:

Você já conhecia o que é e quais são os benefícios do sorgo para a saúde? Pretende experimentar algumas receitas que o utilizam? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




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