Publicidade

 

Abóbora

12 Benefícios da Abóbora – Para Que Serve e Propriedades

A abóbora é um alimento que contém, entre as suas propriedades, uma carga enorme de vitaminas e minerais, baixo índice de calorias, nada de colesterol e zero de gorduras saturadas. Além disso, é rica em fibras e fácil de ser incorporada ao cardápio diário devido à facilidade do seu preparo e à variedade de receitas nas quais sua polpa e suas sementes podem ser usadas.

Publicidade

Os benefícios da abóbora são muitos e o seu consumo é frequentemente recomendado por médicos tanto para o controle do colesterol e em programas para perda de peso, quanto no tratamento e prevenção de muitas doenças.

Propriedades nutricionais da abóbora

De acordo com o departamento de agricultura dos Estados Unidos, um copo de polpa de abóbora cozida contém 49 calorias, 1,76 gramas de proteína, 0,17 gramas de gordura, 0 de colesterol, 12 gramas de carboidratos, 3 g de fibras e 5.1g de açúcar.

Uma porção como esta concentra mais de cem por cento da necessidade diária de vitamina A para um adulto, além de 20% da necessidade de vitamina C e mais de 10% do que nosso corpo precisa de vitamina E diariamente. Ela também é rica em vitaminas do complexo B e fonte de minerais como cobre, cálcio, fósforo e potássio. Um copo de abóbora contém 564 mg de potássio, o que significa mais potássio que uma banana média. 

10 Maiores Benefícios da Abóbora – Para que serve exatamente?

Veremos agora as propriedades da abóbora podem ser benéficas para saúde e boa forma:

1 – Melhora a visão e a saúde dos olhos

A abóbora é um dos vegetais com maior concentração de betacaroteno. Uma vez ingerido, o betacaroteno se transforma em vitamina A, um antioxidante natural que age efetivamente na manutenção da integridade da pele e das mucosas e na qualidade da visão. Vale lembrar que o consumo de vitamina A também ajuda a manter a saúde da pele, dos ossos e dos dentes.

De acordo com o National Institutes of Health, o consumo frequente de abóbora é capaz de desacelerar algumas doenças degenerativas dos olhos que levam a cegueira.

A abóbora também possui zeaxantina, um antioxidante capaz de filtrar raios ultravioletas na retina dos olhos, o que oferece proteção contra as doenças musculares dos olhos, relacionadas ao envelhecimento.

Publicidade

2 – Previne doenças coronárias

A abóbora é rica em substâncias que dão suporte a saúde do nosso coração como as vitaminas A e C, as fibras, o magnésio e o potássio. Atualmente sabe-se que consumir potássio adequadamente é quase tão importante quanto diminuir o consumo de sódio no tratamento da hipertensão. Seu consumo também está associado à redução do risco de derrame, proteção contra a perda de massa muscular, preservação da densidade óssea e redução da formação de pedras nos rins.

Outros benefícios da abóbora para o coração são o relaxamento dos vasos sanguíneos e a prevenção do acúmulo de gordura nas suas paredes, evitando eventuais obstruções e a aterosclerose. A presença das fibras também previne o aumento do colesterol o que pode levar a diversas doenças cardíacas.

3 – Ajuda a perder peso

De acordo com o especialista em nutrição Dr. Jonny Bowden, a abóbora é um alimento ideal para quem precisa perder peso por conter poucas calorias e ser rica em fibras. E esse é um dos benefícios da abóbora mais buscados de fato. Um copo de abóbora contém 3g de fibras, aproximadamente 50 calorias e nenhuma gordura. Por ser nutritiva e conter fibras, o vegetal aumenta a sensação de saciedade e prolonga o processo de digestão, o que leva a pessoa a comer menos. Segundo o Dr. Bowden, consumir fibras na dieta diminui a taxa de absorção de glicose no organismo, o que mantém o nível de açúcar estável. Ele explica que se você está de dieta, é importante manter o seu nível de açúcar no sangue o mais estável possível, porque o aumento deste nível desencadeia a produção de insulina e o acúmulo indesejado de gordura no corpo.

Para que o uso da abóbora seja realmente efetivo na dieta para perder peso, é preciso que o vegetal entre como um substituto de algum alimento mais calórico que normalmente é ingerido, desta forma você queimará mais calorias do que consome diariamente. Se você optar por comer um copo de purê de abóbora com canela para sobremesa, o que equivale a 80 calorias, ao invés de comer um pedaço de torta também de abóbora, mas com 300 calorias, você terá eliminado 220 calorias da sua dieta diária.

Vale lembrar também que obter mais fibras na dieta pode ajudar a diminuir o risco de diversas doenças e condições de saúde.

4 – Auxilia no tratamento da hiperplasia e do câncer da próstata

Desde o início do século 20 que sementes de abóbora são usadas no tratamento do aumento, ou hiperplasia da próstata. De acordo com o especialista em fitoterápicos, Douglas Schar, a semente contém componentes chamados fitoesteróis que podem auxiliar na diminuição da próstata se ingeridas em boa quantidade três vezes por semana. Pesquisadores no Taiwan descobriram que óleo extraído a partir da prensagem das sementes da abóbora também possui alta concentração de zinco, o que contribui para a saúde sexual masculina e pode bloquear o crescimento maléfico das células da próstata.

De acordo com um estudo conduzido pela Harvard School of Public Health’s Department of Nutrition, dietas ricas em betacaroteno mostraram um efeito positivo no tratamento do câncer de próstata. A abóbora é um dos alimentos com maior concentração de betacaroteno encontrado na natureza.

5 – Trata vermes intestinais

Há registro do consumo de sementes de abóbora para tratar infestação de parasitas do intestino em humanos e animais de estimação, tanto entre índios americanos, quanto entre nativos africanos e mesmo por populações do interior do Brasil.

Publicidade

As sementes de abóbora contêm um aminoácido chamado cucurbitina, ele é o responsável por paralisar e eliminar os vermes, especialmente a tênia, do trato digestivo.

6 – Abaixa a pressão arterial

Pesquisas mostram que o óleo de semente de abóbora é cheio de fitoestrógenos, substâncias benéficas para a prevenção da hipertensão. Em estudos de laboratório, o consumo do óleo ajudou a baixar a pressão cardiovascular em apenas 12 semanas.

7 – Melhora a saúde sexual do homem

O zinco, presente em quantidade significante nas sementes de abóbora, é um mineral fundamental na saúde sexual do homem porque regula a produção de hormônios masculinos determinantes para a fertilidade, ereção e desejo sexual.

8 – Melhora a qualidade do sono

Sementes de abóbora são ricas em triptofano, um aminoácido responsável por auxiliar na produção de serotonina no nosso corpo. Um neurotransmissor que melhora o humor ajuda a relaxar e a dormir melhor.

9 – Beneficia o Sistema imunológico

Vegetais como a abóbora, ricos em betacaroteno e vitamina C combinados, oferecem um reforço ao sistema imunológico devido à complementação ponderosa entre tais nutrientes.

10 – Melhora a saúde da mulher da fertilidade à menopausa

Segundo publicações da Harvard Medical School, o consumo de vegetais ricos em ferro como a abóbora, melhora o nível de fertilidade nas mulheres. Estudos também mostram que a vitamina A, também presente na abóbora em forma de betacaroteno, é essencial para a síntese de hormônios durante a gravidez e o período de amamentação.

Já o óleo da semente de abóbora é rico em estrógenos naturais. Estes estrógenos podem levar a um aumento significativo no colesterol bom (HDL), juntamente com a diminuição da pressão arterial, o que influencia na ocorrência de dores de cabeça, dores nas articulações e outros sintomas da menopausa nas mulheres.

11 – Previne rugas

Esse não está entre os benefícios da abóbora mais conhecidos mas é muito interessante. Especialistas afirmam que a abóbora é uma ótima fonte de vitamina A, um anti-idade que estimula o processo de renovação celular e aumenta a produção de colágeno diminuindo a formação de rugas e deixando a pele mais macia e com uma aparência mais jovem.

Publicidade

12 – Enriquece a dieta de bebês

O purê de abóbora pode ser introduzido já no primeiro ano do bebê. Por ser um alimento rico em vitaminas, betacaroteno, potássio, proteína e ferro, ele é altamente recomendado por pediatras. O seu sabor adocicado e a textura cremosa faz com que o bebê o aceite com facilidade. Outra vantagem da abóbora na alimentação dos bebês é que o creme pode ser congelado e guardado para ser usado posteriormente.

Dica: Depois de congelado o purê pode oxidar um pouco e apresentar uma cor mais escura, mas isso não indica que tenha perdido sua qualidade.

As sementes de abóbora – Propriedades e benefícios

Grande parte parte dos benefícios da abóbora está nas sementes. As sementes de abóbora são verdadeiros tesouros escondidos. Elas são ricas em fibras e ácidos gordos monoinsaturados que contribuem para a proteção do aparelho cardiovascular e da pele. Elas também são fontes de proteínas, minerais e vitaminas.

Estudos sugerem que o consumo diário de apenas 30 gramas de sementes de abóbora podem trazer inúmeros benefícios à saúde devido à sua concentração de proteínas, magnésio, potássio e zinco. Benefícios como redução do crescimento da próstata, relaxamento dos vasos sanguíneos, diminuição do risco de pedras nos rins e bexiga, e prevenção à depressão. Pesquisas também mostram que as sementes possuem alta concentração de fitoesteróis, substâncias que reduzem a absorção de colesterol e podem prevenir alguns tipos de câncer. As sementes de abóbora também contém um aminoácido chamado triptofano, ele ajuda na formação da serotonina, hormônio essencial para manter o bom-humor, controlar o sono, o estresse, a depressão e a ansiedade.

As sementes de abóbora podem ser consumidas cruas para se preservar todas as suas gorduras saudáveis. Para tanto, espalhe as mesmas em uma forma e deixe secar ao sol. Caso prefira assa-las ou tostá-las, realize o processo dentro de 15 a 20 minutos e lembre-se de mexer constantemente as sementes para não queimarem. Mantenha o fogo ou o forno em temperatura baixa. 

Dicas para preparar abóbora

Basta usar a criatividade e você encontrará inúmeras formas para aproveitar os benefícios da abóbora na sua dieta. Ela pode ser usada em sobremesas, sopas, saladas, geleias e pratos principais. Experimente levar pedaços de abóbora sem sementes ao micro-ondas por 4 a 5 minutos (o tempo varia de acordo com a quantidade) e veja como fica fácil fazer um purê da polpa. O purê pode receber um toque de canela e noz-moscada e ser usado como geleia, ou ser temperado com sal, azeite e condimentos e servir como acompanhamento para carnes. Experimente ainda adicioná-lo ao seu iogurte favorito o na massa de bolos e bolachas.

Você também pode adoçá-la um pouco, polvilhar com canela, jogar noz-moscada e algumas amêndoas e, assim, torná-la um dos melhores lanches para de perda de peso.

Veja algumas receitas práticas:

Publicidade

Geleia de Abóbora

Uma receita fácil e muito nutritiva. A geleia é deliciosa para ser comida com bolacha de água e sal, ricota ou sobre uma fatia de queijo branco.

Ingredientes:

  • Uma abóbora grande (aproximadamente 8Kg)
  • Água
  • Açúcar
  • Sal
  • Canela

Modo de preparo:

  • Abra a abóbora e remova as sementes com cuidado para não tirar também as fibras que envolvem as sementes, pois elas dão textura à geleia.
  • Lave bem as sementes e reserve-as.
  • Remova a casca da abóbora e corte a polpa da abóbora em cubos. Coloque os pedaços em uma panela grande com pouca água (o suficiente para não queimar), adicione açúcar a gosto e uma pitada de sal e deixe ferver até que a abóbora fique macia.
  • Amasse com um amassador de batatas ou bata no liquidificador se preferir a geleia mais cremosa. Adicione canela em pó a gosto.

Sementes de abóbora torradas

Um tira-gosto saudável e com muitas possibilidades de variação.

Deixe as sementes de abóbora já limpas secarem bem e espalhe-as em uma assadeira. Leve ao forno pré-aquecido com os temperos que preferir. Tradicionalmente elas são tostadas com azeite e sal, mas você pode usar mel, açúcar e canela, orégano, manteiga e alho e até mesmo um pouco de pimenta.

Dica: As sementes de abóbora torradas podem ser moídas e transformadas em uma farinha nutritiva para ser adicionada a vitaminas, saladas e molhos.

Sopa cremosa de abóbora

Ingredientes:

  • 4 copos de abóbora em cubinhos – Escolha uma bem alaranjada para a sopa ficar mais apetitosa
  • 6 copos de água
  • 1 cubo de tempero de galinha
  • 1 cebola pequena cortada
  • 1 dente de alho amassado
  • Azeite
  • Sal
  • Gengibre
  • Creme de leite
  • Salsinha

Modo de preparo:

Publicidade

Refogue o alho e a cebola em um fio de azeite. Coloque água e deixe ferver. Adicione então os cubos de abóbora, o gengibre ralado ao seu gosto e o sal. Deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo e com a panela destampada. Bata a sopa aos poucos no liquidificador e volte o creme na panela. Deixe ferver por mais 30 minutos em fogo baixo e, ao final, misture creme de leite a gosto. Distribua em porções individuais para servir e salpique salsinha sobre cada prato.

Referências adicionais: 

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

  1. Bermudez, Odilia I., et al. “Hispanic and non-Hispanic white elders from Massachusetts have different patterns of carotenoid intake and plasma concentrations.” The Journal of nutrition 135.6 (2005): 1496-1502.
  2. Choi, Hyounjeong, et al. “A water-soluble extract from Cucurbita moschata shows anti-obesity effects by controlling lipid metabolism in a high fat diet-induced obesity mouse model.” Biochemical and biophysical research communications 359.3 (2007): 419-425.
  3. De Stefani, Eduardo, et al. “Dietary patterns and risk of gastric cancer: a case-control study in Uruguay.” Gastric Cancer 7.4 (2004): 211-220.
  4. Duangjai, Acharaporn, Kornkanok Ingkaninan, and Nanteetip Limpeanchob. “Potential mechanisms of hypocholesterolaemic effect of Thai spices/dietary extracts.” Natural product research 25.4 (2011): 341-352.
  5. Jayaprakasam, Bolleddula, Navindra P. Seeram, and Muraleedharan G. Nair. “Anticancer and antiinflammatory activities of cucurbitacins from Cucurbitaandreana.” Cancer letters 189.1 (2003): 11-16.
  6. Nara, Kazuhiro, et al. “Antioxidative activity of water soluble polysaccharide in pumpkin fruits (Cucurbita maxima Duchesne).” Bioscience, biotechnology, and biochemistry 73.6 (2009): 1416-1418.
  7. Quanhong, L. I., et al. “Effects of protein-bound polysaccharide isolated from pumpkin on insulin in diabetic rats.” Plant Foods for Human Nutrition 60.1 (2005): 13-16.
  8. Xia, Tao, and Qin Wang. “D‐chiro‐Inositol found in Cucurbita ficifolia (Cucurbitaceae) fruit extracts plays the hypoglycaemic role in streptozocin‐diabetic rats.” Journal of pharmacy and pharmacology 58.11 (2006): 1527-1532.
  9. The World’s Healthiest Foods.

Você já conhecia todos esses benefícios da abóbora para a saúde e boa forma? Gosta deste vegetal e o consome com certa frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,38 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. America Maria Gonzaga flores

    Achei muito interessante! vou adotar 👏👏

  2. gostei das dicas e espero receber mais informações sobre abóbora.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×