Publicidade

 

Mamão

12 Benefícios do Mamão – Para Que Serve e Propriedades

Não é de se admirar que o mamão era chamado de “fruto dos anjos” pelo conquistador Cristóvão Colombo. Seu sabor doce e refrescante, sua consistência macia e a polpa de cor laranja vibrante são atrativos para os olhos e também para o paladar.

Publicidade

Para a nossa sorte, aqui no Brasil encontramos esta fruta exótica ao longo de todo o ano. As sementes gelatinosas de mamão também são comestíveis, embora o seu sabor seja um pouco amargo e picante.

A fruta, bem como as outras partes do mamoeiro, contém papaína, uma enzima que ajuda a digerir as proteínas. Esta enzima é especialmente concentrada na fruta ainda verde e serve para fazer suplementos digestivos e também é usada como um ingrediente em algumas gomas de mascar.

O mamão é uma fonte natural de vitaminas e minerais e pode beneficiar imensamente a saúde e a vitalidade do nosso corpo porque é muito saudável.

Entre os benefícios do mamão para a saúde podemos listar o suporte a digestão, ao sistema imunológico e à saúde do coração, entre muitos outros.

Propriedades do mamão

Além do sabor delicioso e da cor do sol dos trópicos, há uma série de benefícios do mamão para a saúde de quem o consome. A fruta é uma fonte rica de nutrientes.

Mamões possuem antioxidantes como os carotenoides, vitamina C e flavonoides; vitaminas do complexo B, ácido fólico e ácido pantotênico; e os minerais potássio, cobre e magnésio, além de fibras. Juntos, estes nutrientes promovem a saúde do sistema cardiovascular e também fornecem proteção contra o câncer de cólon. Além disso, contém a enzima digestiva papaína, que é usada para o tratamento de lesões desportivas, traumas, e alergias.

Muitos estudos sugerem que o aumento do consumo de alimentos vegetais como o mamão diminui o risco de obesidade, diabetes, doenças do coração e traz outros benefícios como pele e cabelo saudáveis, aumento da energia e diminuição do peso.

Publicidade

Composição nutricional do mamão

Um mamão papaia médio tem cerca de 120 calorias, 30 gramas de carboidratos (incluindo 5 gramas de fibra e 18 gramas de açúcar) e 2 gramas de proteína.

Mamão é uma excelente fonte de vitamina C e um único fruto médio pode fornecer o dobro das necessidades diárias do nosso organismo.

A fruta é uma boa fonte de ácido fólico, vitamina A, magnésio, cobre, ácido pantotênico e fibras. Ele também tem vitaminas B, alfa e betacaroteno, luteína e zeaxantina, vitamina E, potássio, vitamina K e licopeno, o poderoso antioxidante mais comumente associado aos tomates.

Propriedades das sementes e das folhas de mamão

Pesquisas feitas pelo departamento de agricultura dos Estados Unidos mostraram que as sementes de mamão são ricas em gordura e proteína e podem ser uma boa fonte de cálcio, magnésio e fósforo.

As sementes são indicadas também para o controle de parasitas no intestino.

Por causa de seu alto teor de gordura, pesquisadores aconselham consumir sementes de mamão com moderação. Uma porção de duas colheres de sementes de mamão é equivalente a uma porção de proteína.

Quanto ao chá ou suco das folhas de mamão, ainda há poucas pesquisas que atestem sua eficácia e segurança, mas muitas pessoas especialmente na Índia e na Malásia estão tomando-o para aumentar a sua contagem de plaquetas quando são acometidas pela febre causada pela dengue. Alguns médicos também acreditam que o suco da folha do mamão pode chegar a evitar a necessidade de transfusão de plaquetas em casos graves da doença.

12 benefícios do mamão para a saúde

Veja a seguir como as propriedades do mamão proporcionam benefícios para saúde e boa forma. Então, para que serve o mamão afinal?

1. Consumir mamão previne enjoos e ajuda no tratamento da constipação

Tomar suco de mamão e comer a fruta madura ajuda na digestão dos alimentos. A presença de ácido fólico, vitamina C e vitamina E no mamão também previnem enjoos porque produzem um efeito tônico no estômago e nos intestinos.

As fibras trazem benefícios do mamão como o aumento dos movimentos intestinais, melhora da evacuação e alívio da passagem das fezes, reduzindo assim os efeitos da constipação.

Publicidade

2. Protege contra doenças cardíacas

Comer mamão pode ser muito útil para a prevenção da aterosclerose e doenças do coração. A fruta é uma excelente fonte de antioxidantes, vitamina C e vitamina A. Estes nutrientes ajudam a evitar a oxidação do colesterol. Quando oxidado, o colesterol é capaz de aderir e acumular-se nas paredes dos vasos sanguíneos, formando placas perigosas que podem, eventualmente, causar ataques cardíacos ou derrames.

O mamão também é uma boa fonte de fibra, o que pode reduzir os níveis elevados de colesterol.

O ácido fólico encontrado na fruta serve para fazer a conversão de uma substância chamada homocisteína em aminoácidos benignos, como a cisteína ou a metionina. Se não convertida, a homocisteína pode danificar diretamente as paredes dos vasos sanguíneos e, se seus níveis ficarem muito elevados, é considerado um fator de risco significativo para um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

3. Dá suporte ao sistema imunológico

A vitamina C e a vitamina A, que são desenvolvidas no organismo a partir do betacaroteno, presente em abundância no mamão, são necessárias para o bom funcionamento do sistema imunológico. As prevenções de doenças infecciosas como dores de ouvido recorrentes, constipações e gripes, entre outras, portanto, são mais alguns dos benefícios do mamão para nossa saúde.

O sistema imunológico age como um escudo contra várias infecções que podem fazer você realmente doente. Um único mamão pode cobrir mais de 200% da necessidade diária de vitamina C, que o torna excelente para construir um sistema imunológico mais forte.

4. Atua como anti-inflamatório

O mamão contém várias enzimas que digerem proteínas específicas, incluindo a papaína e quimopapaína. Estas enzimas servem para ajudar a reduzir a inflamação e para melhorar a cicatrização de queimaduras. Além disso, os nutrientes antioxidantes encontrados no mamão, incluindo a vitamina C e o betacaroteno, são bons para reduzir a inflamação.

Estas propriedades explicam por que as pessoas com doenças que são agravadas por inflamação, como asma, osteoartrose e artrite reumatoide, costumam sentir melhora quando comem mamão.

5. Protege contra a degeneração macular

A degeneração macular é uma doença do olho relacionada à idade e é a principal causa de perda de visão em adultos mais velhos. Nesta condição, as células oculares se degeneraram, o que resulta em visão turva e pode causar cegueira.

Há benefícios do mamão para reduzir o risco de desenvolvimento de degeneração macular por causa da presença do antioxidante betacaroteno, responsável pela cor alaranjada da fruta. Assim como as cenouras, o mamão ajuda a melhorar a saúde dos olhos e a qualidade da visão.

Publicidade

De acordo com um estudo publicado no Archives of Ophthalmology, o consumo de três ou mais porções de frutas diariamente pode reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Em um estudo envolvendo mais de 100 mil mulheres e homens, os pesquisadores avaliaram o efeito do consumo de frutas e legumes contendo carotenoides antioxidantes em pacientes e acompanharam o desenvolvimento precoce da degeneração macular na forma mais grave da doença, associada com a cegueira. Os resultados mostraram que a ingestão de frutas foi definitivamente protetora contra a forma grave desta doença que destroi a visão.

6. Pode proteger contra a artrite reumatoide

Enquanto um estudo sugere que altas doses de suplementos de vitamina C podem causar osteoartrose, um tipo de artrite degenerativa, outro indica que o consumo de alimentos ricos em vitamina C, tais como o mamão, pode proteger contra poliartrite, uma forma de artrite reumatoide que envolve várias articulações.

Pesquisas mostraram que a quimopapaína é a responsável pelos benefícios do mamão sobre o controle da artrite reumatoide e da osteoartrose.

7. Ajuda a diminuir o colesterol

Mamões são ricos em fibras, vitamina C e antioxidantes que impedem a acumulação de colesterol nas artérias. Acúmulo de colesterol pode bloquear as artérias completamente, causando diversas doenças no coração e no sistema vascular.

8. Ajuda a emagrecer

Mamão é uma fruta que não pode faltar na dieta de quem está planejando perder peso. Ele possui poucas calorias, tem uma quantidade considerável de fibras que ajudam a controlar a fome e tem propriedades que trazem benefícios do mamão ao funcionamento do intestino.

9. É bom para diabéticos

Embora o mamão seja naturalmente doce, ele tem baixo teor de açúcar (8,3 g em um copo de mamão cortado). Esta propriedade faz da fruta uma excelente escolha para diabéticos. As vitaminas e fitonutrientes que ele possui impedem o desenvolvimento de doenças do coração advindas do diabetes.

Além disso, as pessoas que não têm diabetes podem comer mamão como um preventivo.

10. Previne sinais de envelhecimento

Hábitos saudáveis como comer um mamão diariamente podem retardar o processo de envelhecimento. O mamão é rico em vitamina C, vitamina E e antioxidantes como betacaroteno, que ajudam a proteger a pele de radicais livres, diminuindo a incidência de rugas e o ressecamento da pele.

11. Promove o crescimento do cabelo

Além de manter a pele saudável, mais um dos benefícios do mamão é sua importância para a saúde dos cabelos. A vitamina A em si é utilizada na produção de sebo, um composto que é crucial para manter os cabelos lisos, brilhantes e hidratados. A aplicação externa de extrato de mamão no couro cabeludo pode ajudá-lo a se livrar da caspa, causadora da queda de cabelos em muitas pessoas.

Os nutrientes presentes no mamão ajudam a evitar a perda de cabelo e têm propriedades que impulsionam o crescimento e o fortalecimento dos fios.

12. Pode prevenir o câncer

O mamão é rico em antioxidantes, fitonutrientes e flavonoides que previnem as células de sofrer danos pela ação dos radicais livres. Um estudo realizado pelo Departamento de Saúde da Harvard School mostrou que o betacaroteno, encontrado em abundância no mamão, protege contra o câncer de próstata e atua contra o crescimento do câncer de cólon.

As fibras presentes no mamão também são capazes de se ligar às toxinas causadoras de câncer no cólon e a mantê-las longe das células saudáveis. Além disso, o ácido fólico, a vitamina C e a vitamina E também foram associadas a um risco reduzido de cancro do cólon.

Aumentar a ingestão desses nutrientes através do consumo de mamão é uma atitude especialmente boa para os indivíduos em risco de câncer de cólon.

Comer regularmente frutas ricas em licopeno, como mamão, pode reduzir significativamente o risco de um homem desenvolver câncer de próstata, sugere uma pesquisa publicada no Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition, uma revista de nutrição asiática.

O referido estudo envolveu 130 pacientes com câncer de próstata e 274 em fase de controle hospitalar, e apontou que os que consumiam frutas e vegetais ricos em licopeno, como tomate, damascos, toranja, melancia, goiaba e mamão, eram 82% menos propensos a ter câncer de próstata em comparação aos que não os consumiam.

A pesquisa também sugeriu que o consumo de chá verde concomitante com alimentos ricos em licopeno resultou em um efeito protetor ainda mais forte nos homens.

Dicas para usar melhor o mamão no preparo das refeições

Aqui no Brasil é tradicional consumir mamão maduro puro, em vitaminas ou saladas de fruta, mas saiba que ele também serve para ser usado de outras maneiras.

Depois de lavar a fruta, cortá-la longitudinalmente e reservar as sementes, experimente espremer suco de limão antes de comer a fruta.

Apesar da maioria das pessoas descartarem as sementes, saiba que elas são comestíveis, possuem um sabor apimentado e também trazem os benefícios do mamão para a saúde. Elas podem ser mastigadas ou misturadas em molhos e saladas para dar um sabor picante.

No México, o mamão cortado é misturado com coentro, gengibre e pimenta jalapeño para fazer um creme que eles servem para comer com camarão e outros frutos do mar.

Em alguns países da Ásia o mamão é batido no liquidificador com morango e iogurte e servido como uma sopa fria para abrir uma refeição.

Na Tailândia, o mamão mais verde é fatiado finamente e temperado com limão, sal, azeite e hortelã e servido como salada.

Possíveis reações alérgicas

O látex é uma substância que se desenvolve naturalmente no mamão e é utilizado comercialmente como amaciante para carnes, na fabricação de vários cosméticos para a pele e em certas gomas de mascar.

No entanto, se uma pessoa for alérgica ao látex, ela possivelmente também poderá ser alérgica ao mamão.

Assim como o abacate e a banana, o mamão contém uma substância chamada quitinase, uma enzima associada à síndrome de alergia ao látex da fruta.

Embora não seja um fenômeno comum, pesquisas indicam que a quitinase causa reação alérgica ao reagir com o látex natural das frutas em indivíduos com propensão a tal.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

O que achou dos benefícios do mamão? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (41 votos, média: 4,24 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

11 comentários

  1. Obrigado pelas maravilhosas dicas sobre os mais variados assuntos.
    Nos ajudam muito ampliando nossos cohgecimentso sobre saúde. Parabéns pelo Site.
    Levy

  2. Muito bom as informações sobre o mamão, fruta que como diariamente.

  3. Como Mamão todos os dias, adorei saber e aprender Tanto sobre ela . Irei consumi-la com mais satisfação que antes !

  4. Incrível amei essa matéria como mamão todos os dias

  5. Gostei bastante de tudo que ouvi, pois como mamão todos os dias. É minha primeira refeição. Antes do café da manhã. Eu coloco um pouco de gergelim, ou granola, assim alguma semente integral. Estou certa ou não precisa/ Obrigada.

  6. Olá,eu gostaria de saber se o mamão baixa a pressão dos hipertensos?Obrigada.

  7. Mamão também e minha primeira refeição para poder tomar minha medicação matinal ,mas como mamão desde jovem ,pois tinha o intestino preso e passei a consumir esta fruta como a ameixa ,pessego etc .
    O intestino funcionou e eu adorei e já passa dos 45 anos . E agora com muito atraso comecei ler esta coluna é fiquei muito satisfeito com a decisão tomada antes , pois as orientação e muito construtiva . Obrigado.

  8. A publicação deste meu comentario eu autorizo sua pubicação ficando a criterio deste otimo site MUNDO BOA FORMA

  9. Como mamão papaya todos os dias. Tinha problemas de acido úrico na urina, alem de barrigudo. Perdi peso e a barriga sumiu. Bom demais mamão papaya. Prefiro gastar r$ 5 de mamão todos os dias do que um refri.

  10. Obrigado, pelo artigo.
    Didático e esclarecedor, acrescenta-nos conhecimento para encontrarmos no mamão mais do que prazer em saboreá-lo.
    Que postem mais comentários sobre muitas outras frutas comuns à nossa mesa.
    Até a próxima.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×