bom sono

12 Melhores Dicas Para Dormir Bem

Tem dias que acordamos muito dispostos e outros que acordamos fracos, indispostos e com aquela cara amassada. Isso tudo acontece pois não é somente a quantidade de horas que dormimos que importa, mas também a qualidade do nosso sono.

Publicidade

A sua disposição depende muito de quão bem foi sua noite de sono. Da mesma forma, a cura para aquele dia que você acorda indisposto depende da sua rotina diária, como por exemplo o horário que você dorme, hábitos da hora de deitar, seu estilo de vida, etc. Isso tudo pode não parecer, mas faz uma enorme diferença na qualidade de seu sono.

As dicas para dormir bem que separamos e você verá a seguir ajudarão você a fazer do seu dia-a-dia mais produtivo e manter-se cheio de energia do começo ao final dele.

1. Tente dormir e acordar sempre no mesmo horário

Um dos fatores mais importantes que se deve levar em consideração para ter uma noite de sono produtiva é manter uma programação regular de seu sono, ou seja, deitar-se e levantar no mesmo horário todos os dias.

Dessa forma, você vai sentir-se mais disposto do que se você dormir o mesmo número de horas, mas em momentos diferentes, mesmo que você altere somente uma ou duas horas. Mantendo os mesmos horários, você ajustará o relógio interno de seu corpo e otimizará a qualidade de seu sono.

Uma boa dica é dormir quando se sentir cansado, que você deita e já dorme em poucos minutos. Acordar naturalmente no horário necessário é um bom sinal de que seu sono está equilibrado, caso isso não aconteça, tente ir mais cedo para a cama até equilibrar seu horário.

2. Evite dormir até tarde mesmo em dias de folga

É tentador saber que é seu dia de folga ou final de semana e que você pode dormir mais, mas principalmente se você possui dificuldade para dormir, isso é um problema, pois desregula seu relógio interno. Uma das mais importantes dicas para dormir bem é não cair nessa tentação.

Quanto mais horários diferentes você dormir, mesmo que seja em um dia no final de semana, mais você sofrerá de indisposição.

Se você precisar ficar acordado mais tempo uma noite por conta de alguma festa, formatura ou outros motivos, tente descansar em algum período durante o dia, é melhor do que dormir por mais tempo. Essa estratégia permite que você mantenha seu ritmo de sono atual, caso contrário, você poderá sofrer de insônia e depois se sentir cansado.

3. Faça dos cochilos uma solução e não um problema

Como mencionado acima, tirar um cochilo durante o dia é uma das boas dicas para dormir bem. Você poderá recarregar suas energias para não perder suas horas de sono. Entretanto, se você tem muitos problemas com insônias, os cochilos podem ser piores.

Se passar a noite acordado for frequente para você, elimine a opção de cochilos ou limite-os para somente 15 a 20 minutos no começo da tarde.

4. Lute contra o sono cedo demais

Se você se sentir muito sonolento antes da hora de dormir, levante-se do sofá e faça alguma atividade estimulante que não te deixe cair no sono. Tente algo como ligar para algum amigo, arrumar alguma parte da casa, deixar suas roupas separadas para o próximo dia, etc. Caso contrário, você poderá acordar no meio da noite, não conseguir voltar a dormir e ainda se sentir indisposto no dia seguinte.

5. Atenção ao que você come e bebe

Nunca vá para cama nem com fome e nem estufado. Seu desconforto com a comida pode mantê-lo acordado. Tente se alimentar algumas horas antes de ir para a cama para evitar que o jantar não cause indigestão. Se você ficar com fome durante a noite, coma algo leve (o que seja melhor para você), que não vá causar distúrbios de sono.

Preste atenção também na quantidade de líquido ingerido antes de deitar, para prevenir que você tenha que acordar no meio da noite para ir ao banheiro ou de acordar com sede.

Nicotina, cafeína e álcool também merecem atenção. O efeito estimulante da cafeína pode demorar oito horas para passar. Líquidos com cafeína incluem: Coca-Cola, chá e café.

A nicotina também pode levar horas para passar, o que pode atrapalhar a qualidade do seu sono. E embora o álcool possa te deixar relaxado no primeiro momento, seus efeitos podem interromper seu sono.

6. Opte por fazer exercícios no horário certo

Exercícios ajudam a fazer com que você caia no sono mais rapidamente e durma de forma mais profunda, mas para que isso aconteça você precisa praticá-los no horário certo.

Uma das boas dicas para dormir bem é finalizar seus exercícios pelo menos três horas antes de ir para a cama ou se exercitar na parte da manhã, para que você não fique agitado na hora de dormir.

7. Deixe seu espaço confortável

Planeje seu espaço de acordo com que você se sinta confortável, ou seja, fresco, escuro e silencioso.

Seu colchão e travesseiro também contribuem com uma boa noite de sono, escolha os que mais deixem seu corpo relaxado e não te deixem dolorido.

8. A cama é sem animais

Se você tiver animais de estimação, estabeleça limites da frequência com a qual eles podem dormir com você, e considere deixá-los do lado de fora para não atrapalhar você com nenhum barulho no meio da noite.

9. Desligue aparelhos eletrônicos

Em caso de aparelhos eletrônicos, confira se não possuem nenhuma luz que pisque ou fique minimamente acesa, desligue-os para que não te façam acordar no meio da noite e mantenha um ambiente mais escuro possível.

10. Encape seu colchão

Espirros, tosses e irritabilidade de olho e nariz podem ser uma alergia causada por seus travesseiros e colchão. Isso acontece pois com o passar do tempo o colchão junta mofo, ácaros e outros ativadores que podem lhe causar alergia.

Uma das dicas para dormir bem importantes é encapar o colchão com plásticos ou alguma capa protetora contra poeira.

11. Tente não manter os olhos fixos no relógio

Não fique encarando o relógio quando estiver para dormir ou quando acordar no meio da noite, isso pode aumentar seu estresse dificultando que o sono reapareça. Mantenha seu relógio longe de seu alcance visual.

Caso você acorde no meio da noite e não consiga voltar a dormir em 20 minutos, tente fazer algo que o acalme, como ler um livro e escutar uma música calma. Ao fazer isso, mantenha as luzes baixas, pois ao ascender completamente, a luz pode estimular seu relógio interno. Assim que o sono reaparecer, retorne rapidamente para a cama.

12. Vá para a cama somente se for dormir

Seu quarto deve ser o local onde você relaxa. Tente não sentar na cama para trabalhar, navegar na internet ou assistir TV.

13. Regule a temperatura do quarto

Um quarto muito quente ou muito frio pode comprometer a sua noite de sono e até te levar à insônia. Alguns especialistas afirmam que a temperatura ideal seria entre 15° C e 20°C. Por conta disso, o ar condicionado pode ser um aliado para melhorar suas noites de sono.

14. Utilize a luz natural a seu favor

Luzes naturais mantêm seu relógio natural funcionando em um perfeito ciclo. Então, tente abrir a cortina de seu quarto assim que acordar pela manhã para entrar luz natural, e tente sair do escritório em algumas horas do dia para pegar um pouco da luz solar.

Siga corretamente as dicas e melhore seu sono

Algumas dicas para dormir bem são mais fáceis de incluir na sua rotina do que outras. No entanto, se você colocar em prática o máximo das dicas acima, seu sono irá melhorar.

Vale lembrar que nem todos os problemas de sono são facilmente tratados com as dicas acima, e dependendo do caso, pode ser constatado algum distúrbio do sono como apneia, narcolepsia e outros problemas. Caso sua dificuldade para dormir não melhore, tente consultar um especialista.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já segue a maioria dessas dicas para dormir bem? Quais são suas maiores dificuldades? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,80 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*