Publicidade

 

Manjericão

13 Benefícios do Manjericão – Para Que Serve e Propriedades

O consumo de Manjericão está sendo cada vez mais associado a uma série de benefícios à saúde. Mas para que serve o Manjerição? Quais são suas propriedades para boa forma e saúde? Além de sua função gastronômica, como tempero utilizado frequentemente em diversos alimentos, ele ainda protege o corpo a ataques bacterianos, estimula a memória, melhora a pele e a visão e alivia o estresse. Conhecida desde a Grécia Antiga, a especiaria desempenha ainda as funções de desintoxicante, antisséptico e ajuda a reestabelecer o organismo de todo o tipo de infecção.

Publicidade

Nativa da Índia e de outras áreas tropicais da Ásia, a erva contém uma grande variedade de óleos essenciais, tais como eugenol, citronelol, linalol, citral, limoneno e terpineol. Estes compostos são conhecidos pelas propriedades do manjericão anti-inflamatórias e anti-bacterianas.

Além disso, o Manjericão também oferece nutrientes essenciais para o corpo e a mente, como as vitaminas A, C e K, além de manganês, cobre, cálcio, ferro e gorduras omega-3. É uma ótima fonte de magnésio, que proporciona melhor fluxo sanguíneo. Vamos conhecer os principais benefícios do manjericão para a saúde? É hora de entender para que serve esse alimento especial.

1. Tratamento de resfriados

Um dos benefícios do manjericão é a melhora do sistema imunológico. Suas folhas são utilizadas no tratamento de resfriados. É recomendável mastigá-las para o alívio de resfriados e gripes. As fortes propriedades do manjericão antibióticas protegem o organismo contra bactérias e as infecções causadas por elas.

2. Alívio de tosse

O Manjericão é ingrediente de xaropes e expectorantes. Dores de garganta também podem ser aliviadas com um gargarejo com água fervida com folhas da planta. A erva é ainda eficaz para outros problemas respiratórios, tais como asma e bronquite.

3. Melhorar o sistema imunológico

A melhora do sistema imunológico também é um dos benefícios do manjericão. Estudos mostram que vários componentes químicos da planta aumentam a produção de anticorpos em até 20%. Ao fortalecer o sistema imunológico a planta protege contra asma, alergias, artrite, câncer, gripes e resfriados. Para melhores resultados, recomenda-se dar preferência à folha fresca e não seca.

4. Anti-estresse

As folhas de Manjericão também são apontadas por diminuir o estresse. Especialistas recomendam mascar 10 a 12 folhas de Manjericão, duas vezes por dia, para prevenir o estresse e os problemas decorrentes deste mal.

5. Melhora da visão

A Vitamina A presente no manjericão possui propriedades antioxidantes, altamente benéficas à saúde ocular. Apenas 100g de manjericão fresco correspondem à dose diária recomendada de Vitamina A ao organismo.

Publicidade

6. Melhorar a pele

Outros benefícios do manjericão são a prevenção do surgimento de acnes e aceleração o processo de recuperação de feridas na pele. O seu extrato ajuda a eliminar as bactérias presentes na derme, que resultam no entupimento dos poros, a principal causa da acne.

Propriedades do manjericão reduzem a inflamação da pele e são utilizadas no tratamento de outros problemas, como micose, psoríase e picadas de insetos. A erva é considerada excelente na prevenção e tratamento do câncer de pele.

7. Melhora a saúde bucal

Estudos apontam que as propriedades do Manjericão também são eficazes no combate ao mau hálito e doenças periodontais.

8. Elimina pedras nos rins

O Manjericão tem poderoso efeito no funcionamento dos rins. Para otimizar o órgão, é indicado o consumo de 6 folhas frescas com água, em jejum. Para quem sofre de pedras nos rins é bom misturar suco extraído de manjericão com mel e tomar a mistura diariamente durante aproximadamente 6 meses. O procedimento facilita a eliminação das pedras nos rins pela urina. A planta ainda é benéfica para a cura de diversos problemas urinários.

9. Tratar problemas de estômago

O consumo de Manjericão também faz bem para o sistema digestivo. O suco extraído de suas folhas pode tratar dores de estômago ou cãibras. Seu chá ainda é utilizado para tratar outros problemas comuns de estômago, como prisão de ventre, indigestão, pilhas e acidez. Suas propriedades medicinais ajudam ainda a curar úlcera gástrica e úlcera péptica, além de melhorar o funcionamento do fígado.

10. Alívio de dor de cabeça

Mais um dos benefícios do Manjericão é sua função de relaxante muscular. A planta pode ser mastigada, ingerida como chá ou ainda ser aplicada como óleo diretamente no corpo para aliviar a tensão nos músculos e as dores de cabeça.

11. Sistema cardiovascular

Os poderosos componentes antioxidantes encontrados na erva ajudam a baixar o nível de colesterol e reduzir as chances do desenvolvimento da doença da artéria coronária. Propriedades do manjericão como o magnésio auxiliam relaxando os músculos e melhorando o fluxo sanguíneo no organismo.

12. Sistema respiratório

A erva também favorece a saúde respiratória, pois ajuda a melhorar o desempenho dos pulmões. Os óleos essenciais de Manjericão são bons para curar a bronquite e congestão dos pulmões. A planta também é muito útil no tratamento da tuberculose.

13. Sistema nervoso

A melhoria das funções cerebrais ainda é outro dos benefícios do manjericão, uma vez que ele normaliza os níveis de neurotransmissores no cérebro. O seu extrato funciona como um tônico cerebral e ajuda a aguçar a memória.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Quais benefícios do manjericão servem mais para ajudar sua saúde? Você costuma utilizá-lo com frequência em suas refeições? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (87 votos, média: 4,10 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

34 comentários

  1. Coloco as folhas dentro do azeite doce, além de compater algumas doenças deixa as refeições mais saborosas.

  2. Emilia Thereza Arantes

    vou esperimentar para afta na boca e para caimbras, pois tenho muito.

  3. Utilizo na TPM um santo remédio

  4. Eu uso diariamente em feijões é tomo muito o chá é uma delícia eu mim sinto muito bem tomando o chá de manjericão ^_^

  5. Noadia Barbosa de Souza

    Amei saber das utilidades , pois resolvi fazer uma horta só de majoração pois gosto muito do molho pesto, e pastas alho óleo e majericao .

  6. Mangericao faz parte do meu dia a dia,amo cosomir tds os dias ,nas refeições e chás .faça um misto de pão integral e coloque 10 folhas d Mangericao,depois me diz.

  7. gostei da dica do manjericao nao sabia do benificio da planta

  8. Ricardo fraga da paz

    Gostei bastante do beneficio do manjericão é uma planta milagrosa.

  9. Terezinha Alves de Oliveira

    amei saber dos beneficios do majericão,já usava no môlho Italiano que é uma delicia!!!!!

  10. É incrivel tomo chas e uso p molho de macarrão , sabor inconfundivel
    São tantos o benefícios que parece milagre

  11. Tenho na horta e está lindo. Mas não sabia das propriedades medicinais. Usava apenas como tempero. Valeu as dicas

  12. Tenho a planta mas não uso….. Depois de ver tantos benefícios viu começar a usar……serve para muitas coisas. …..deve ser muito bom……GOSTO MESMO É DO CHEIRO. …KKKK

  13. como tambem como antiinflamatorio.

  14. NEUSA MARIA SILVA DO VALE

    Neusa Maria Silva do vale eu gosto de manjericao eu gosto muito e e gostoso na comida agora nao vai falta no meu cardápio a dorei amei
    Nao vai mais falta

  15. Uso como antiinflamatório e na alimentação

  16. Adorei saber os benefícios dessa planta milagrosa!

  17. Nossa, eu tenho aqui em casa uma planta linda e nem dava importância, apenas cuidava porque gosto do cheiro e sua beleza. Agora sabendo de todos esses benefícios, vou passar a tomar chá diariamente e aplicar como tempero. Obrigado pelas informações!

  18. Andava estressado e muito agitado, tinha bronquite asmática e falta de ar, agora estou livre! Comecei a esfregar 09 folhas pequenas de manjericão em meio copo com água e açúcar a gosto, duas vezes ao dia.

  19. uso com frequência como a folha todos os dias adoro.

  20. ANTONIO NAPOLEÃO DA HORA

    uso manjerião na salada para ajudar a digestão tem efeito bastante esperado tambem e otimo para previnir grastite azia ,o chá tambem e eficas para problemas no aparelho urinario por sua ação diuretica !

    • Boa tarde todos dias faço uma vitamina pela manhã com 03 frutas diferentes, uma colher de leite em pó, uma colher de estetato de soja, e aproximadamente 100g de manjericão e 02 colheres de sopa de mel passo no lidificador e tomo e dpois só as 9:h como fruta no caso uma maçã e as 12:h o almoço normal estou me sentindo muito bem.

  21. comecei a usar para gengiva e pedra nos rins

  22. Jair Sebastião de Azevedo

    Amei gostei muito das dicas de como utilizar o manjericão a partir de agora vou utilizar ainda mais obrigado.

  23. Eu não conhecia as vantagem
    de usar o manjericão
    Vou a dotar estas erva nos meu pratos também
    .

  24. Tenho muito aqui em casa a anos e não sabia do quão era bom. Vou usar a partir s hoje.

  25. meu esposo tem hernia de disco,quando ele sente as dores ….um milagre é instantâneo,para as dores .muito bom remedio….

    • Bom dia Evelin..Eu sofro de mais c dores lombares e vou fazer uma ressonância,pois o médico acredita ser hérnia de disco ..Mim fale como faço o chá?
      Obrigado!
      Maria Lúcia.

  26. Tenho 3 arbustos grande mas nao utilizava o Manjericāo como remedio

  27. Outro benefício do manjericão é que ele espanta as formigas da cozinha, basta espalhar uns galhinhos*. Muito bom!

  28. Q maravilha é o manjericão.
    Vou usar tbm o chamado.
    Amo este aroma.
    Obg. Pela dica de q espanta formigas.

  29. Uso em saladas, fica uma delícia, ainda não tinha experimentado o chá, mas vou tomar.

  30. Adoro os beneficios do manjericão, plantei no quintal de casa!

  31. Temos um pé lindo! Uso bastante em molho e nas saladas , mas não sabia de td que ele faz. vou começar a fazer o chá. Obrigada pelas dicas

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*