Celular na academia

13 Coisas que Você Nunca Deve Fazer na Academia

Seja você um aluno novato da academia, que ainda não sabe como as coisas funcionam direito no local, ou frequentador assíduo há tempos, que já ficou mais relaxado quanto ao que deve e não deve ser feito durantes os treinos, provavelmente há uma coisinha ou outra que você faz errado e não sabe ou não se importa com isso, mas que deveria deixar de fazer, para o seu bem e dos colegas que estão ao seu redor… Como um desses 13 itens da lista de coisas que você nunca deve fazer na academia:

Publicidade

1. Não use um colchonete ou banco sem limpá-lo antes

Por mais que você esteja na correria ou ávido para começar logo o seu treino, não se esqueça de limpar o colchonete ou o banco que será usado no exercício que você está prestes a fazer, antes de começar efetivamente a executá-lo.

Isso porque em uma academia, os equipamentos são de uso comunitário, e provavelmente os colegas que os utilizaram antes de você deixaram vírus, bactérias e fungos como resquícios de suas passagens por ali. E nem sempre dá para garantir que a pessoa que usou o material antes teve a boa vontade de higienizá-lo para você.

Sem fazer a limpeza, a sua pele entra em contato com esses organismos e você corre o risco de contrair uma infecção.

A maioria das academias disponibiliza aos seus alunos toalhinhas, sprays e antissépticos. Mas caso o local que você frequenta não possua, a opção é trazer esses produtos de casa e, é claro, reclamar na recepção pelo fato deles não distribuírem esses materiais de higiene aos alunos.

2. Não dê conselhos sem que os outros peçam

A intenção pode até ser boa, entretanto, o resultado pode não ser aquele que você espera. Por mais que você ache que se intrometer no que o colega está fazendo e dizer o que ou como ele deveria fazer o exercício o ajudará, ele pode não gostar da sua crítica, ficar na defensiva e te mandar uma resposta atravessada.

Mesmo que isso não aconteça, e partindo da suposição de que você não é um treinador qualificado, o seu conselho pode não ser lá muito bom e você pode acabar mais atrapalhando do que ajudando a pessoa.

As academias têm profissionais de Educação Física que estão ali justamente para ensinar os alunos. Então, caso você ache que seu colega está fazendo algo muito errado, deixe que o próprio personal trainer o corrija. Se foi o próprio colega quem te perguntou algo, aconselhe-o a chamar o treinador. Mesmo que você ache que tenha certeza do que deve ser feito, o que serve para você pode não servir para ele.

3. Não se exercite em áreas muito movimentadas

Malhar próximo a áreas como a entrada e os corredores da academia é praticamente pedir para que um acidente aconteça. Isso porque você provavelmente ficará muito focado no que está fazendo e não perceberá a passagem de pessoas no ambiente, podendo esbarrar nelas, se machucar e machucá-las.

4. Use os aparelhos de ginástica corretamente

Não tente mudar a função para a qual um equipamento de ginástica foi fabricado. Se o aparelho foi feito trabalhar os ombros, então você não deve usá-lo para malhar os glúteos.

Além de impedir que outro frequentador da academia que queira treinar corretamente utilize o aparelho que precisa, você corre o risco de se machucar ou quebrar o aparelho.

5. Utilize um prendedor de anilhas

Quando for levantar peso, não esqueça de prender bem as anilhas nos halteres. Dessa maneira, você não corre o risco de derrubá-los enquanto treina, o que pode fazer com que você quebre alguma coisa, se machuque ou acabe ferindo outra pessoa.

6. Não caminhe próximo a uma pessoa que esteja se exercitando

Pode não aparentar, mas levantar peso não é coisa das mais simples e, mesmo sem querer, o praticante pode perder o equilíbrio e derrubar os equipamentos. Caso você esteja caminhando muito próximo dela, corre o risco de ser atingido por um desses aparelhos e se machucar.

O mesmo serve para outros tipos de treinamento, em que a pessoa se movimenta bastante. Ela pode não perceber a sua presença, esbarrar em você e te derrubar.

7. Não dê cantada nas garotas

Essa vai para os homens. Nada impede que entre um exercício e outro, você comece a conversar com uma garota bacana, perceba que os dois possuem afinidades em comum e a relação parta para algo a mais. Entretanto, você não deve forçar a barra. Passar cantadas baratas, assediar, dar olhares que incomodam e insistir em conversar com uma mulher que não está a fim de papo com você é furada.

Além de você correr o risco de ficar conhecido como o “chato da academia”, com quem nenhuma mulher quer conversar, se as moças ficarem muito irritadas podem reclamar sobre isso com os diretores do local e você ainda pode ser convidado a cancelar a sua matrícula por lá.

8. Não pegue um equipamento que está sendo usado sem pedir

Dia de academia lotada realmente pode ser bem chato. Mas isso vale tanto para você quanto para os seus colegas. Se você está cansado de esperar para subir na esteira, eles também tiveram que passar por isso. Se você está há um tempão aguardando pelo aparecimento de um halter livre, eles também.

Não deixe que a falta de paciência se torne uma desculpa para ser rude. Ao ver uma pessoa próxima a um equipamento livre, pergunte se ela está usando e se você pode utilizá-lo. Se estiver desocupado, certamente ela liberará para você e algum tipo de constrangimento será evitado.

9. Não cuspa no bebedouro

O bebedouro é utilizado por todo mundo e cuspir nele após tomar água não é só nojento como também nada higiênico e ninguém deve apreciar observar a sua saliva passeando por ali. Se você não conseguir aguentar, procure o banheiro e cuspa no vaso sanitário. Se não der tempo, faça isso na lata de lixo, mas passe bem longe do bebedouro.

Apostamos que você não quer ficar conhecido como o porquinho da academia, não é mesmo?

10. Não use o celular enquanto caminha pelo ambiente

Hoje em dia é difícil encontrar alguém que não vive grudado no seu smartphone. Nada impede que você o leve para a academia, especialmente se for ouvir música enquanto malha. Entretanto, é importante que você tome cuidado e não use o aparelho enquanto caminha pelo ambiente.

Isso evita que em um dia lotado você esbarre sem querer nas pessoas e as atrapalhe em seus exercícios, que interfira na musculação de alguém ou que esbarre e derrube algum equipamento. Não custa nada esperar até que você fique parado para dar uma olhadinha no celular, certo?

11. Não queira copiar o exercício de alguém

Você está lá fazendo o seu treinamento, numa boa, quando vê um treinador ensinando um exercício para um aluno. Na hora, você percebe que ele seria excelente para você. O que faz então? Você tenta copiar, fazendo do seu jeito.

Quer um conselho? Não faça isso. Será pouco provável que você consiga fazer o exercício corretamente e pode se machucar. Sem contar que isso não é lá muito respeitoso com o treinador e o cliente, tendo em vista que o aluno pagou para aprender um treinamento que você está pegando de curioso e de graça.

Espere até que o treino do seu colega termine e converse com o personal trainer sobre o exercício. Diga que se interessou e peça para saber mais sobre ele. Se for mesmo aquilo que você imaginava, basta contratar os serviços dele e aprender a fazer da maneira correta.

12. Não tire a camisa durante o treinamento

Pode até parecer que não tem nada de grave com isso, mas por se tratar de um lugar público, é preciso pensar que os outros usuários do local podem não se sentir tão à vontade com quem gosta de exibir seus músculos. Então, por que não respeitar e manter a roupa no corpo?

13. Não tome banho sem chinelo

É sério. Se você precisa tomar banho na academia, jamais entre no boxe sem um chinelinho de dedo. Por mais que a limpeza do local seja feita regularmente, sempre existem bactérias e até coisas piores no chão do banheiro – como os resquícios de necessidades fisiológicas que os colegas sem noção têm a coragem de fazer por ali mesmo.

Reserve um par especialmente para isso e sempre mantenha-o na sua mochila da academia.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você comete algum desses erros ou inconveniências durante o tempo que fica na academia? Já aconteceu algo chato por consequência disso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*