comendo frango

15 Alimentos Que Dão Saciedade e Ajudam a Emagrecer

Publicidade

Quem nunca resolveu fazer dietas loucas para emagrecer rapidamente? O problema é que ela tem validade, ou seja, quando menos se espera não aguentamos mais fazer essa dieta e acabamos devorando todas as besteiras que estão ao nosso redor, e acabamos engordando o dobro do que perdemos.

Por conta disso, é necessário fazer uma dieta balanceada e procurar alimentos nutritivos e saudáveis, que nos proporcionem mais saciedade para matar a fome.

Como optar pelo melhores alimentos que dão saciedade?

Alguns alimentos, como salgados e comidas gordurosas, muitas vezes fornecem somente metade da saciedade do que outros. E neste caso, a saciedade que eles proporcionam não compensa, porque vem acompanhada de muitas calorias.

Os componentes químicos das comidas são um dos fatores que determinam esse índice. Em uma visão superficial, os alimentos que contêm mais fibras, proteínas e água mais irão das saciedade, mas deve-se olhar particularmente para cada alimento e analisá-lo com cautela.

Vale lembrar ainda que geralmente pensamos que vegetais e produtos integrais são mais satisfatórios, mas depende do ponto de vista. Por exemplo, uma banana satisfaz menos que uma maçã e uma laranja, enquanto o pão integral é tão satisfatório como o pão branco.

Alimentos gordurosos não satisfazem como outros. A gordura é vista pelo organismo como um alimento que deve ser usado somente para emergências, e por isso acaba acumulando nas células em vez de usar imediatamente. Você deve sempre priorizar as gorduras boas, que são benéficas para o corpo.

Abaixo você encontrará alguns alimentos nutritivos e que nos auxiliam a emagrecer que proporcionam uma saciedade maior por mais tempo. Confira:

1. Batata doce

Mesmo sendo vista como um alimento rico em carboidrato, a batata está repleta de fibras e de acordo com pesquisas é um dos alimentos que mais satisfazem, mantendo três vezes mais do que a média de tempo de saciedade dos outros alimentos.

Mas vale lembrar que se for consumida de forma frita ou chips ela não terá o mesmo resultado e aumentará consideravelmente as calorias. Uma dica seria fervê-las para obterseus melhores benefícios e consumir frango sem pele como acompanhamento.

2. Feijão

O feijão possui uma quantidade de fibras fundamentais. De acordo com pesquisas feitas,alimentos ricos em fibras são processados mais lentamente e duram mais tempo no estômago deixando a pessoa com saciedade por mais tempo.

3. Sopas e cremes light

A sopa sempre foi a queridinha de muitas dietas, e realmente as pessoas que consomem sopa duas vezes por dia, perdem e mantêm peso com mais sucesso.

Lembre-se que a sopa leva muita água em seus ingredientes, e se estiver com quantidade excessiva de água, você poderá sentir fome rapidamente; por isso, opte por sopas e cremes à base de carne, frango e vegetais, que irão preencher melhor o estômago.

As Proteínas

Se for medir quais alimentos mais proporcionam saciedade, as proteínas estão entre as mais indicadas.

Incluir uma proteína magra em todas as suas refeições e lanches beneficia sua dieta e te mantém mais saciado até a próxima refeição. Tente ovos no café, iogurtes, queijo cottage e peito de peru nos lanches e frango, peixe e carne vermelha magra no almoço e na janta.

Veja com mais detalhes sobre cada um deles:

4. Carne

O bife de carne oferece micronutrientes como ferro e zinco. Esse alimento é uma guarnição de um prato que pode ser acompanhado com arroz, feijão e uma salada. Um prato completo típico brasileiro, que oferece saciedade e vai te ajudar em sua dieta. Mas lembre-se de optar por carnes magras.

5. Ovos

Mesmo sendo conhecido como vilão por muitos, essa opção saudável é conhecida como a “proteína perfeita”, e como você já sabe proteína tem um papel importante na saciedade.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Washington comprovou que pessoas que comeram 30% de proteína em suas dietas consumiram 441 calorias menos a cada dia do que aqueles que consumiram somente 15% de proteína na dieta.

Uma boa dica seria acrescentar os ovos no café da manhã.

6. Peixe

É comprovado que o peixe branco cozido pode mantê-lo saciado por um bom tempo. Opte por consumi-lo feito no vapor ou grelhado. Outros peixes também podem ser úteis na sua dieta.

7. Saladas

A salada possui pouquíssima caloria e aumenta o volume do prato, parecendo que tem muita comida (ótima dica, encha seu prato de salada e vegetais para enganar ainda mais sua fome). Além disso, é comprovado que pessoas que comem primeiro a salada antes da refeição principal ingerem menos calorias durante todo o dia do que aqueles que não as comem.

8. Legumes

Todos os tipos de legumes e saladas saciam facilmente. Por esse motivo não precisa escolher muito qual acrescentar no prato no almoço e na janta. Você pode variar para ter maior prazer na sua alimentação. Escolha os que têm mais fibra e menos calorias, como a berinjela e abobrinha, e terá grandes benefícios.

Frutas

Mesmo que nem todas as frutas tenham grande poder da saciedade, existem algumas, como maçãs, uvas e bananas, que podem deixar você saciado. Essa é a razão para também inseri-las como sugestão em seus lanches.

9. Figos

Essa fruta é rica em fibras (a cada 37 calorias há um grama de fibra), o que retarda a liberação de açúcar no sangue.

10. Maçãs

Consumir uma maçã por dia pode mantê-lo mais saudável e mais satisfeito, isso graças ao alto volume de água. Alimentos que possuem mais água possuem menos calorias em sua propriedade (e nem precisa comentar sobre a fibra).

11. Pipoca

É difícil encontrar quem não goste de pipoca, e ela é uma opção para um ótimo lanche que te proporcione saciedade. A pipoca é excelente para pessoas mais compulsivas que precisam mastigar o tempo todo, ou seja, manterá sua boca movimentando e oferece menos calorias que outros lanches como salgadinhos. Mas vale lembrar que a pipoca com manteiga e outros molhos pode aumentar subitamente as calorias, e o acréscimo de sal pode aumentar a retenção de líquidos.

12. Aveia

É o cereal que mais satisfaz, proporcionando mais proteína e fibras do que qualquer outro grão.

Uma boa dica para aumentar sua saciedade seria incluir laticínios como acompanhamento, como iogurte ou leite desnatado, e pode-se comer durante o café da manhã ou lanches.

13. Leite Desnatado

Em vez de se encher de um copo de suco de fruta (que provavelmente é feito com frutas em excesso), opte por tomar leite desnatado pela manhã.

Uma boa dica para aumentar sua saciedade seria comer leite com uma tigela de mingau de aveia, isso ajudará a comer menos na hora do almoço.

14. Macarrão integral

O macarrão integral contém menos amido e carboidratos do que os normais, mas ainda faz você sentir-se satisfeito depois de uma refeição. Para melhores resultados para emagrecer, tente usar temperos leves que possuam menos calorias.

15. Castanhas

Castanhas como amendoins e nozes são calóricas e ricas em gorduras boas, mas consumindo dentro da medida pode ser benéfica para quem quer emagrecer.

Em pesquisas realizadas sobre o consumo de castanhas, foi comprovado que quem consome essas amêndoas tende a comer menos durante o resto do dia.

E como esses alimentos ajudam a emagrecer?

Manter uma dieta com alimentos que proporcionam maior saciedade automaticamente ajuda no emagrecimento, pois eles evitam que as escolhas sejam por comidas gordurosas como fast food, salgadinhos, doces e outros.

Tente colocar os alimentos acima em sua dieta e verá que eles te ajudarão muito a se manter saciado, pois, alguns alimentos podem te deixar saciado por horas e outros deixam seu estômago roncando em menos de uma hora.

Comer alimentos com valores nutricionais ricos é uma maneira fácil de comer o que se gosta, de não atrapalhar sua dieta e ainda controlar a ingestão calórica total, impedindo que você coma demais.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você tem problemas com a saciedade durante o seu dia a dia? Acredita que precisa melhorar a ingestão destes alimentos listados? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Publicidade

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*