Alimentos com colágeno

15 Alimentos Ricos em Colágeno

Para garantir boa quantidade de colágeno no corpo devemos consumir alimentos ricos em colágeno? Ou o importante é garantir alimentos que contém nutriente para a formação do colágeno?

Constituído pelos aminoácidos Glicina, Prolina, Arginina e Hidroxiprolina, o colágeno representa a forma mais abundante de proteína que pode ser encontrada no corpo humano. Ele corresponde a 30% das proteínas presentes no organismo e pode ser encontrado nos ligamentos, ossos, tendões, vasos sanguíneos, trato digestivo, coração, bexiga, vesícula biliar, rins e tecido conjuntivo.

O componente é responsável por oferecer firmeza à pele, por renovar as células da pele e fornecer elasticidade a ela. Ele também é o maior elemento dos cabelos e das unhas, ajuda a manter as células e tecidos juntos, além de proteger a pele da absorção e propagação de substâncias danosas como toxinas, microrganismos e células cancerosas.

Além disso, o colágeno também pode ajudar a tratar a síndrome do intestino com vazamento, pode acelerar o metabolismo, fortalecer as unhas e os dentes, possui ação desintoxicante e pode ajudar a reduzir as marcas de celulite.

Com o passar dos anos e o envelhecimento, a partir dos 35 anos de idade, a produção de colágeno por parte do corpo diminui. O resultado disso é que o cabelo fica sem vida, a pele se torna flácida e enrugada, os tendões e ligamentos já não são tão elásticos como antes e as articulações e tornam mais rígidas.

A boa notícia é que dá para abastecer o corpo com a proteína ao integrar fontes da substância na dieta. Quer saber quais são elas? Confira na lista a seguir com os alimentos ricos em colágeno.

Mas antes, conheça os nutrientes que estimulam a sua produção

Antes de conhecermos os alimentos ricos em colágeno, é importante saber que não basta simplesmente ingerir comidas com colágeno para abastecer o corpo com a proteína, mas que também é fundamental consumir alimentos que tragam nutrientes que estimulam a produção da substância.

E quais são esses nutrientes? A vitamina C, a vitamina E, o cobre, o selênio, o zinco, o enxofre e o silício. Há ainda a vitamina A, que ajuda a consertar o colágeno que já sofreu danos.

Lista de alimentos ricos em colágeno (ou que estimulam a produção)

Vejamos quais alimentos você deve incluir na sua dieta para conseguir mais colágeno no corpo.

1 – Gelatina

Rica em colágeno, a gelatina traz a vantagem de ser uma sobremesa que não estimula o aumento de peso, ao mesmo tempo em que faz bem para as peles, unhas e cabelo.

2 – Carnes

Na lista dos alimentos ricos em colágeno, as carnes não podem deixar para aparecer. É que elas são fontes de proteínas, que estimulam a produção do elemento.

3 – Ovos

Assim como as carnes, os ovos possuem proteínas em sua composição, portanto também contribuem com o aumento da produção de colágeno no organismo humano.

4 – Frutas cítricas

Frutas cítricas como a laranja têm vitamina C, que contribuem com a síntese de proteínas, que depois será transformada em colágeno. A recomendação é comer de três a quatro porções de frutas cítricas por dia.

5 – Frutas vermelhas

Frutas vermelhas como o morango e a amora contêm vitamina C e flavonoides, que ao trabalharem juntos, possuem ação antioxidante, de maneira que combatem os radicais livres e o envelhecimento do corpo humano, que é um grande causador da diminuição dos níveis de colágeno no organismo.

Sozinha, a vitamina C ainda estimula a produção de colágeno, como afirmamos no tópico anterior.

6 – Castanhas, nozes e amêndoas

Além de serem fonte de vitamina E, que é importante para a formação de colágeno, as castanhas, nozes e amêndoas contêm ácidos graxos poli-insaturados que auxiliam na manutenção da vitalidade da pele. A orientação é consumir 1/3 de xícaras desses alimentos diariamente.

7 – Aveia

A aveia é fonte de silício, um dos nutrientes necessários para a formação de colágeno.

8 – Tomate, pimenta e beterraba

Esse grupo de vegetais contém o antioxidante licopeno em sua composição que protegem a pele contra danos, como se fosse um protetor solar natural, ao mesmo tempo em que faz com que os níveis de colágeno do organismo aumente.

9 – Vegetais de cor verde-escura

Os vegetais de cor verde-escura como o espinafre, o brócolis e a couve são compostos por vitamina C, que como já mencionamos aqui colaboram com a formação de colágeno. Além disso, sua ação antioxidante fornece proteção contra os radicais livres que podem enfraquecer o colágeno.

10 – Vegetais de cor laranja

Os vegetais de coloração laranja, grupo em que a cenoura e batata-doce se destacam, são fontes de vitamina A, que é capaz de restaurar e regenerar o colágeno que foi danificado.

11 – Soja

Seja o leite de soja, seja o tofu, seja um queijo feito à base de soja. Fato é que todos esses possuem um hormônio chamado genisteína em sua composição, que acelera a produção de colágeno e bloqueia enzimas que promovem o envelhecimento da pele.

12 – Chá branco

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Kingston, no Reino Unido, com a Neal’s Yard Remedies, uma empresa de produtos de beleza, também do Reino Unido, o chá branco pode proteger as proteínas presentes na estrutura da pele, em especial o colágeno.

A justificativa para a ocorrência de tal fato é que a bebida previne a ação de enzimas que destroem o colágeno.

13 – Alho

O alho possui enxofre, que é necessário para a formação de colágeno no corpo humano. Mas não é somente isso: ele também possui a taurina e o ácido lipoico, dois compostos que são capazes de reconstruir as fibras de colágeno que foram danificadas.

14 – Ostras

As ostras são fontes de zinco, um mineral que é essencial para a formação de colágeno no corpo humano.

15 – Colágeno hidrolisado

A partir dos 35 anos de idade, a suplementação de colágeno é considerada essencial, tendo em vista que neste período os níveis da proteína presentes no corpo tendem a cair. Uma das formas de fazer isso é consumir o colágeno hidrolisado, um produto que carrega uma alta concentração de colágeno puro, que pode ser totalmente absorvido pelo organismo.

Como manter os nutrientes dos alimentos

Para aproveitar bem os nutrientes disponíveis nos alimentos que você consome, é importante prestar atenção ao modo como elas são preparadas, pois isso pode fazer com que esses nutrientes se percam.

E as táticas para evitar que isso aconteça são: cozinhar no vapor, não fatiar muito, cozinhar com a casca, não cozinhar por muito tempo, utilizar pouca água, preparar tudo no fogo alto, não armazenar os alimentos por muito tempo na geladeira e reutilizar a água usada no cozimento para preparar outro alimento, pois essa água pode reter vitaminas, que em vez de serem perdidas, serão reaproveitadas em outro prato.

Você acredita estar consumindo na quantidade correta estes alimentos ricos em colágeno? Devido à idade, pensa que precisa aumentar sua ingestão desta proteína? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (37 votos, média: 4,03 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

18 comentários

  1. sandra maria pereira da silva

    MUITO BOA A REPORTAGEM SOBRE COLAGENO E IMPORTANTE ESTARMOS COM UMA ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL GUITO OSTEI M

  2. sandra maria pereira da silva

    muito boa a reportagem afinal somos o que comemos e colageno e tudo para o nosso corpo e pele

  3. DEVIDO A EXPOSIÇÃO DE MINHA PELE AO SOL POR MTS ANOS,NO TRABALHO,NÃO USAVA PROTEÇÃO ALGUMA.
    HOJE MINHA PELE É MT RUIM,TIPO CASCA DE LARANJA OU MAÇÃ QD MURCHA,TBM MTS RUGAS.
    ME SINTO TRISTE,POR NÃO TER CUIDADO,E TBM NÃO TINHA CONDIÇÕES PRA ISTO.
    ACHO Q NESTA REPORTAGEM APRENDI UM POUCO,E VOU TENTAR FAZER ALGUMA COISA.
    VOU TENTAR REPARAR O ERRO DE MTS ANOS,COM A ALIMENTAÇÃO.
    OBRIGADA!!!!

  4. É muito bom ter onde buscar conhecimento, principalmente quando ja estamos um tanto desgastados,precisando de ajuda. ótimo site, parabéns. tenho 62anos e quero me cuidar, e com ajuda fica mais fácil. Percebi capacidade e grande conhecimento nos assuntos aqui tratados,gostei. Muito obrigado.

  5. Gostei pois e muito bom saber quais os alimentos ricos em colageno!!!!!

  6. Muito grata também.
    Estou com 42 anos, minha pele na face está ficando com aspecto flácido e descaído.
    Os cremes reafirmantes e de efeito lifting, ajudam um pouco mas rapidamente quando os deixo de usar tudo volta ao mesmo.
    Fiquei elucidada. Vou procurar introduzir mais estes nutrientes na minha alimentação e procurar também um suplemento de colagéneo.

  7. ola doutora patrisci leite meu nome francisco diassis tenho 41 e des meses sinto nessecidade do colagino pois pratico musculasao jafas algum tenpo epercebo que o meu corpo nao desenvove pensso que e porcalsa da falta de colagino e elastina cinto minha pele nao ter elsticidade pode me ajuda? tenha um esselente final de cemana deus abençoe

  8. ótimo,aprendi muito sobre colágeno e alimentos que o contém.

  9. Gostei de saber de tudo, mais gostaria de entender!?
    A pele do pescoço pode melhorar com colágeno puro?

  10. O google é o meu anjo da guarda! Meus e avós moravam em fazenda! Eles curavam a gente com remédios caseiros. Encontro esses remédios no google. Curei recentemente a dupla visão com o remédio ensinado pelo google: suco de cenora e alho mais pingando gotas de mel nos olhos. O oftalmologista queria operar-me, dizendo que só podia ser catarata. Papo furado!

  11. Gostei muito estou precisando de mudar a alimentacao por conta de artrite reumatóide vai me ajudar muito obrigada

  12. jorge lucimar neri neri

    Curei um forte lagrimejamento nos olhos, pingando mel nos olhos e passando óleo de hortelã e menta embaixo dos olhos. O médico do meu plano de saúde não sabia o que receitar para mim.

  13. Quero saber se pode fazer uma dieta a base desses alimentos?

  14. Muito cuidado com suplementação de colágeno. Ela sobrecarrega os rins. Prefira consumi-la a partir de alimentos

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*