Lima-da-Pérsia

15 Benefícios da Lima-da-Pérsia – Para Que Serve e Propriedades

As limas são frutas cítricas frequentemente usadas para acentuar sabores em receitas mexicanas, vietnamitas e tailandesas. Esses frutos são cultivados o ano inteiro em climas tropicais e são usualmente menores e menos azedos que os limões.

Vamos mostrar abaixo como reconhecer essa fruta e discutir sobre suas propriedades e benefícios da lima-da-pérsia para a saúde.

Lima-da-Pérsia – O que é?

Lima-da-Pérsia é o nome usual para o fruto Citrus aurantium, um fruto da família do limão que apresenta diâmetro de cerca de 6 cm e é verde por fora, podendo ficar com a casca amarelada após o amadurecimento e polpa esverdeada por dentro. O aroma do fruto é peculiar e seu interior é amarelado quase sem sementes.

Esses frutos têm sua origem na Índia e no sul da Ásia. No Brasil, são encontrados facilmente em São Paulo.

Eles são bastante usados porque, em comparação com frutos da mesma família, têm um aroma mais forte, são maiores, duram mais tempo sem perder seus benefícios, são capazes de sobreviver em qualquer clima e não apresentam o gosto amargo de alguns limões e limas.

A lima-da-Pérsia pode ser facilmente confundida com uma laranja pelo seu grande tamanho. Também pode ser confundida com o limão tahiti, que é uma lima ácida. Já a lima-da-Pérsia é conhecida como lima doce.

Para que Serve?

Além de poder ser aliada no tratamento de doenças como diabetes e problemas no fígado, a lima-da-pérsia pode ser usada para preparar bebidas como suco de lima-da-Pérsia, no preparo de saladas como tempero e acompanhamento para frutas como abacate.

Também é muito usada em bebidas alcoólicas como no preparo de caipirinhas e as tradicionais limonadas sem álcool.

Propriedades nutricionais

O valor nutricional da lima-da-Pérsia é apresentado na tabela abaixo, que mostra uma grande quantidade de carboidratos e fibras. Um fruto de lima-da-Pérsia apresenta, em média:

Calorias20
Gorduras totais0,01 g
Gorduras saturadas0  g
Colesterol0 g
Sódio1,3 mg
Carboidratos totais7,1 g
Fibras1,9 g
Açúcares5,2 g
Proteína0,5 g

Além disso, de acordo com o US Department of Agriculture National Nutrient Database, o suco de apenas um fruto de lima-da-Pérsia contém cerca de 22% da recomendação diária de vitamina C.

Benefícios da Lima-da-Pérsia

Diversos estudos vêm sendo desenvolvidos para provar cientificamente os benefícios da lima-da-Pérsia. Dentre os que vêm sendo evidenciados, estão a diminuição no risco de obesidade, diabetes, doenças do coração e até melhora na saúde da pele e dos cabelos.

Estudos também mostram que a vitamina C é capaz de reduzir a mortalidade. E como a lima-da-Pérsia tem um alto teor de vitamina C, ela tem essa propriedade além da atividade antioxidante que previne diversos problemas de saúde.

Dentre os benefícios da lima-da-Pérsia, podemos citar os mais significativos abaixo:

1. Ajuda na prevenção do câncer

Devido à presença de substâncias chamadas bioflavonóides, a lima-da-Pérsia previne o desenvolvimento de alguns tipos de câncer devido ao seu poder antioxidante, que diminui a quantidade de radicais livres, que podem, eventualmente, gerar um câncer.

2. Contra resfriados

O alto teor de vitamina C e as propriedades antioxidantes presentes na lima-da-Pérsia ajudam o organismo a lutar contra resfriados e evitar complicações.

3. Digestão

A lima-da-Pérsia é uma ótima fonte de fibras solúveis. As fibras, em geral, apresentam diversos benefícios para a saúde, incluindo uma melhora no processo digestivo e ajuda na perda de peso. Como um benefício extra, elas ajudam na manutenção dos níveis de colesterol.

4. Reduz o risco de cálculos renais

Só quem já sofreu com pedras nos rins sabe o quão doloroso é ter esse problema. O cálculo renal pode se formar quando o seu organismo acumula minerais ou quando a urina está muito concentrada.

Uma das causas das pedras nos rins são baixos níveis de citrato na urina. Diversas frutas e vegetais como a lima-da-Pérsia podem ajudar a aumentar os níveis de citrato na urina, reduzindo assim o risco de desenvolver um cálculo renal.

5. Ajuda na prevenção e luta contra o câncer

Existem muitos estudos indicando uma relação entre o consumo de frutas cítricas a um risco reduzido de desenvolver certos tipos de câncer. Isso se deve às propriedades antioxidantes desses alimentos, que neutralizam os radicais livres no organismo que podem, eventualmente, desencadear a doença.

Os estudos já realizados indicam que há benefícios da lima-da-Pérsia pode proteger contra câncer de esôfago, estômago, mama e do pâncreas.

Além dos antioxidantes, frutas cítricas são ricas em flavonóides, substâncias que ajudam a proteger o corpo contra o câncer, já que são um tipo de antioxidantes capaz de bloquear a expressão de certos genes responsáveis pelo desenvolvimento de doenças degenerativas, incluindo o câncer.

Não só a prevenção é observada. Também pode ocorrer a supressão de um câncer já existente, já que as substâncias cítricas conseguem bloquear a formação de novas células cancerosas.

6. Melhora o sistema imunológico

A vitamina C é conhecida por ser um antioxidante potente. Suas propriedades antioxidantes são capazes de ajudar o sistema imune a lutar com germes que causam o resfriado ou a gripe, por exemplo. Assim, o consumo constante de vitamina C ajuda a manter seu organismo livre de doenças.

Uma dieta rica em vitamina C é especialmente importante nos meses do inverno, em que tais doenças são mais recorrentes devido ao mau tempo.

Além disso, outras vitaminas e minerais importantes para o organismo estão presentes em várias frutas cítricas como a lima-da-Pérsia, como vitaminas do complexo B, potássio, fósforo, magnésio e cobre. A fruta também contém uma série de substâncias com efeitos anti-inflamatórios além dos antioxidantes.

7. Saúde da pele

A vitamina C, quando consumida em sua forma natural, ou seja, em produtos frescos como frutas e vegetais, pode ajudar a combater os danos causados pela exposição excessiva ao sol e à poluição, além de reduzir problemas como rugas e melhorar a textura e saúde geral da pele. Além das propriedades antioxidantes que lutam contra esses problemas na pele, a vitamina C também é necessária para a produção e manutenção de colágeno, principal constituinte estrutural da pele e cabelos.

8. Saúde do coração

Em um estudo publicado pela revista científica ARYA Atherosclerosis, o suco da lima-da-Pérsia e sua casca possuem propriedades que diminuem a gordura acumulada nas artérias coronárias que causam diversas doenças cardiovasculares e diminuem também a arritmia cardíaca.

9. Diminui o risco de acidente vascular cerebral

Assim como ajuda na saúde geral do coração e a reduzir os níveis de colesterol, há benefícios da lima-da-Pérsia para a redução do risco de desenvolver um acidente vascular cerebral, já que estudos indicam que baixos níveis de vitamina C estão diretamente associados ao aumento do risco de AVC. De acordo com a American Heart Association, ingerir altas quantidades de frutas cítricas pode reduzir o risco de AVC em até 19%.

10. Atividade antimicrobiana

O suco da lima tem atividades antibacterianas e antifúngicas. Um estudo publicado pela revista científica Tropical Medicine & International Health mostrou que a lima foi capaz de inibir o crescimento da Vibrio cholerae, bactéria responsável pela transmissão da cólera.

11. Prevenção da asma

Assim como atua em resfriados, o risco de desenvolver doenças como a asma é muito menor em pessoas que consomem uma grande quantidade de vitamina C.

12. Aumenta absorção de ferro

A deficiência em ferro é uma das deficiências nutricionais mais comuns hoje em dia, que pode levar à anemia. A inclusão de alimentos ricos em vitamina C e ricos em ferro na dieta ao mesmo tempo maximizam a capacidade do corpo de absorver o ferro.

Uma ideia de misturar os dois nutrientes é usar a lima-da-Pérsia no tempero de saladas que contêm espinafre ou grão de bico, ambos ricos em ferro.

12. Combate a diabetes

Assim como rica em vitaminas, a lima-da-Pérsia também é rica em minerais. Existem alguns médicos que indicam dietas que incluem a lima-da-Pérsia para diabetes. Isso ocorre porque os minerais presentes na fruta, como potássio, por exemplo, ajudam a regular os níveis de insulina no organismo, o que, consequentemente, reduz o acúmulo de açúcar no sangue.

13. Ajuda a tratar doenças do fígado

Pessoas com doenças hepáticas como acúmulo de gordura no fígado já devem saber dos benefícios lima-da-Pérsia para o fígado. Devido ao alto teor de vitamina C e de vitaminas do complexo B como as vitaminas B2 e B5, a fruta é capaz de limpar o sistema linfático, ou seja, ela consegue eliminar as toxinas presentes no sangue e desintoxicar o fígado doente.

14. Saúde do cérebro

Os flavonóides presentes na lima-da-Pérsia são capazes de ajudar a diminuir a incidência de doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson, ambas causadas pela degradação das células do sistema nervoso. As propriedades anti-inflamatórias dos flavonóides conseguem ajudar a proteger as células neurais de eventos que causam a deterioração do sistema nervoso, diminuindo o risco de doenças degenerativas e melhorando a função cerebral.

Dicas

– Escolhendo o melhor fruto

Para escolher o melhor fruto de lima-da-Pérsia, é indicado escolher o de cor verde bem brilhante e armazenar o mesmo na geladeira para manter o frescor por mais tempo.

– Incorporando mais limas na dieta

É muito fácil incorporar limas na dieta através do tempero. É possível usar o suco da fruta para temperar peixes brancos, saladas ou adicionar gotas em chás ou até na água que você costuma tomar para saborizá-la.

Referências adicionais:

Você já tinha conhecimento de todos esses benefícios da lima-da-Pérsia para a saúde? Pretende incluí-la em sua dieta para aproveitar as propriedades? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*