Alimentos detox

22 Alimentos Que Desintoxicam o Corpo

Publicidade

Todos sabemos que uma alimentação saudável nos mantém com mais disposição, faz com que nos sentimos melhor e a saúde agradece. Além disso, manter uma dieta equilibrada pode inclusive nos manter longe de doenças e a imunidade aumenta. Manter-se livre de toxinas, radicais livres e outros alimentos pobres em nutrientes é essencial para uma vida mais saudável.

Abaixo fizemos uma lista de alimentos que desintoxicam o corpo, ajudando com a limpeza do fígado quando está sobrecarregado de toxinas e traznedo vários benefícios duradouros para o corpo.  Confira:

1. Abacate

Por conta de sua quantidade de fibras e de seus componentes antioxidantes, o abacate está cada dia mais presente nas listas de alimentos que desintoxicam. No começo, muitos eram rigorosos com sua ingestão, pois ele é rico em gordura, mas a partir do momento que viram as diferenças entre as gorduras boas e as gorduras ruins, ele ficou ainda mais conhecido e respeitado.

Uma boa dica é optar por abacates orgânicos e consumi-los com qualquer outro alimento para conseguir todos os benefícios que ele tem a oferecer.

2. Açafrão

O açafrão é uma erva que de acordo com muitos estudos tem uma relação direta com o fígado.

Dizem que é possível fazer o processo de desintoxicação em uma semana, utilizando somente chá de açafrão. Mas não se esqueça de manter uma dieta regular.

3. Água

A água é a bebida e o componente mais rico no processo de desintoxicação.

Ela é importante para todos os órgãos e para a liberação de toxinas do corpo. Caso você faça exercícios físicos ou passe um tempo na sauna, a água é mais que fundamental para mantê-lo hidratado.

Caso você não tenha o hábito de consumir muita água, acrescente-o ao seu estilo de vida aos poucos, para não se sentir inchado e nem pesado. Além disso, os órgãos não estarão acostumados com a ingestão repentina de muita água, podendo ser prejudicados.

4. Agrião

Com a ingestão do agrião, o fígado ganhará um grande impulso para sua limpeza com um dos melhores alimentos que desintoxicam.

É possível adicioná-lo em bebidas para programas de desintoxicação ou na salada, opte pela opção que mais atenda seus gostos.

5. Alcachofras

A alcachofra pode auxiliar na função do fígado e na eliminação de toxinas das quais o organismo não precisa. Além disso, ela aumenta a produção da bile no fígado, que atua na digestão de gorduras.

Além de auxiliar o fígado, a alcachofra é fonte de fibras, proteínas, magnésio, folato e potássio, sendo um excelente alimento para acrescentar na dieta com inúmeros benefícios.

6. Algas

Algas marinhas são dificilmente encontradas no cardápio de muita gente, geralmente somente quando a pessoa gosta de comida japonesa, mesmo assim a ingestão desse tipo de comida geralmente não é frequente.

No entanto, algas marinhas são ricas em nutrientes e antioxidantes, sendo excelentes alimentos que desintoxicam. Uma boa dica seria acrescentá-las em sopas, fazendo com que ela esteja mais frequente no cardápio e forneça seus inúmeros benefícios, inclusive no programa de desintoxicação.

7. Alho

Muitas dietas de desintoxicação utilizam o alho como uma das peças mais fundamentais. Isso acontece pois ele estimula o sistema imunológico.

Outro ponto positivo é que ele pode adicionar ainda mais sabor à comida e servir como um tempero que pode ser usado sempre. Caso você não goste do sabor do alho, é possível encontrá-lo em forma de suplementos alimentares.

8. Amêndoas

Após se alimentar de diversas comidas gordurosas e bebidas alcóolicas, há um aumento de risco de câncer de fígado. Porém, apenas um punhado de amêndoas uma vez ao dia pode ajudar a limpar esse excesso de acordo com o “Journal of the National Cancer Institute”.

Isso acontece, pois, as amêndoas são alimentos que desintoxicam ricos em vitaminas, principalmente a vitamina E, que ajuda diretamente nessa “limpeza”. Estudos ainda mostram que aqueles que consumiam em torno de 15 amêndoas por dia apresentaram 40% de risco de câncer no fígado se comparados com àqueles que não consumiam.

9. Aspargos

O aspargo ocupa um lugar privilegiado entre os alimentos que desintoxicam. Além de ajudar na desintoxicação, ele batalha contra o envelhecimento e é um anti-inflamatório geral.

10. Azeite

Algumas pessoas utilizam o azeite misturado com suco de frutas com o objetivo de expurgar cálculos biliares.

Assim como o abacate, o azeite é fonte de gorduras boas e pode ser utilizado como tempero. Vale lembrar que ao aquecê-lo a fogo alto ele pode perder suas propriedades.

11. Beterrabas

Beterrabas são raramente consumidas, geralmente são colocadas pequenas porções em saladas. Porém, ela deve ser mais incluída no menu, principalmente para quem procura alimentos que desintoxicam.

A beterraba oferece inúmeros benefícios, e é considerada um alimento potencial. Na desintoxicação ela vai ajudar na eliminação total das toxinas. Ela é fundamental e muitos detox prometem a remoção de todas as toxinas utilizando esse vegetal. Além disso, ela luta contra os radicais livres e contra o câncer.

12. Brócolis

O brócolis entra na lista de alimentos que desintoxicam pois ele trabalha com as enzimas do fígado na transformação de toxinas em algo que o corpo consiga eliminar facilmente.

Se você não tem ideias de como prepará-lo, confira algumas receitas com brócolis diferentes, e considere também comê-lo cru para manter ainda mais seus nutrientes. Porém, nunca o faça no micro-ondas, pois ele mudará suas propriedades de desintoxicação.

13. Chá branco

Também conhecido como bloqueador de gordura abdominal, o chá branco pode ser realmente infalível no ataque à gordura acumulada na região da barriga.

Um estudo publicado na revista “Nutrition and Metabolism” mostra que ele pode aumentar a lipólise (a quebra de gordura) e bloquear a adipogênese (formação de células de gordura).

14. Chá verde

O chá verde é muitas vezes visto como um complemento em um programa de desintoxicação, graças ao seu alto valor antioxidante. Propriedades antioxidantes são úteis pois ajudam na luta contra radicais livres, antes mesmo que eles possam fazer algum dano no organismo.

Por conta de suas propriedades, é possível tomá-lo todos os dias e é recomendado que ele entre como substituto de sucos com alto índice de açúcar e refrigerantes.

15. Couve

Nada melhor como misturar a couve em um shake detox após um longo final de semana cheio de comidas gordurosas. Além disso, ela oferece inúmeros benefícios pois é rica em nutrientes e atua como uma ajuda extra na lavagem dos rins.

Esse vegetal é tão potente que muitas vezes é recomendado por médicos para pacientes que lutam contra doenças renais. Além de todos os benefícios dito acima, ele também possui componentes antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias, vitaminas e minerais.

16. Dente de leão

A raiz da planta de dente de leão pode ajudar no funcionamento do fígado diariamente. Além disso, ela tem diversas propriedades curativas, sendo assim ideal para a desintoxicação.

A planta é utilizada há anos para tratamento de problemas do fígado, mas você não precisa esperar ter algum tipo de problema com esse órgão para adicioná-la à sua dieta.

17. Erva Cidreira

Essa erva é muito usada na Tailândia e outras partes do mundo com o intuito de limpar vários órgãos em apenas um alimento. Ou seja, ela não só ajuda o fígado como auxilia os rins, bexiga, e trato digestivo. Ele também vai ajudar na melhora da aparência, melhor circulação e melhor digestão.

Em programas de desintoxicação ela é mais utilizada como chá, mas também pode ser utilizada com temperos. Veja a melhor maneira de consumi-la e aproveite.

18. Folhas Verdes

Verduras de folhas escuras podem ser acrescentadas de diversas maneiras à dieta, como em sopas, caldos, sucos e saladas que podem ser temperadas com azeite.

As folhas verdes podem aumentar o nível de clorofila no sistema digestivo, o que ajuda a livrar o organismo de toxinas ambientais como poluição e herbicidas.

19. Gengibre

O gengibre é conhecido como raiz medicinal há anos, além de ter sido utilizado muito pela civilização chinesa. Ele tem propriedades adstringentes e ainda auxilia o fígado em sua função, sendo um dos alimentos que desintoxicam mais importantes.

Algumas dietas de desintoxicação acreditam que a melhor forma de consumo é mastigar um pedaço da raiz, mas é possível utilizá-lo em chás e com água quente. De qualquer forma, ele será benéfico à saúde, especialmente se você sofre com gorduras no fígado ou outros problemas causados por excesso de álcool e alimentos gordurosos.

20. Limão

Essa fruta é frequentemente mencionada entre os alimentos que desintoxicam, pois além de ajudar no sabor, ela ajudará também na eliminação de toxinas do corpo. Outro ponto positivo é que ele ajuda na digestão.

Vale lembrar que ao fazer uma limonada, muitos colocam açúcar, porém, a adição do açúcar não é recomendada para efeitos de desintoxicação. Além disso, muitos acrescentam o sumo do limão em água quente a fim de auxiliar o trabalho do sistema digestivo.

21. Repolho

O repolho pode ajudar o fígado a diminuir o colesterol e pode manter o intestino funcionando, ideal para eliminar toxinas.

22. Toranja

As fibras e nutrientes presentes na toranja são excelentes para a desintoxicação. Além disso, ele possui muitos pontos positivos na perda de peso, sendo um dos principais motivos que ele ajuda o fígado a queimar gordura.

Alimentos que prejudicam o processo de desintoxicação

Mesmo consumindo alimentos que desintoxicam e ajudam no funcionamento do nosso corpo, há diversos outros que podem atrapalhar e gerar problemas de saúde que devemos evitar ao máximo. Entre eles estão:

  • Álcool: O álcool possui um efeito tóxico sobre o fígado e pode desfazer todo o trabalho de desintoxicação feito anteriormente. Ele pode ainda gerar diversos problemas de fígado. Vale lembrar que quando o fígado fica comprometido, todos os outros órgãos podem sofrer junto. Corte ou diminua o álcool de sua dieta durante um processo de desintoxicação;
  • Bebidas com cafeína: A cafeína pode ter um efeito de desidratação o corpo e pode fazer com que o fígado dobre seu trabalho para processar a cafeína. Quem consome muita bebida à base de cafeína precisa tomar muito mais água para neutralizar os efeitos de desidratação, por conta disso, talvez seja mais fácil evitá-los;
  • Doces e chocolates: A ingestão em excesso de alimentos com açúcar pode gerar sobrecarga para o fígado e deixar em vão todo o processo de desintoxicação;
  • Excessos: Se alimentar com excesso de qualquer alimento pode sobrecarregar o sistema digestivo e fazer com que ele trabalhe lentamente, acumulando mais toxinas. Uma dica para isso é parar de comer quando você começar a se sentir satisfeito e comer fibras e nutrientes. Caso contrário, o processo de desintoxicação pode ser em vão.

Não se esqueça que uma dieta equilibrada com alimentos ricos em fibras e nutrientes é fundamental para manter sua saúde em dia.

Caso você tenha problemas como não gostar de certos alimentos citados anteriormente, encontre uma receita ou um jeito que você coma e sinta mais prazer. Analise o melhor método para seu processo de desintoxicação e adapte-o com o que você deseja.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você costuma consumir estes principais alimentos que desintoxicam o corpo? Quais deles você pretende adicionar à sua dieta agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*