Publicidade

 

Perder peso

22 Dicas para Emagrecer Comprovadas Cientificamente

Muitas pessoas sonham dia e noite com um corpo perfeito de capa de revista e isso as fazem seguir as dietas mais malucas que a criatividade humana é capaz de criar.

Publicidade

Quem quer emagrecer conhece uma enorme variedade de dietas e truques milagrosos para perder peso que muitas vezes não passam de mitos e até mesmo receitas que podem colocar a sua saúde em risco.

É por isso que pesquisadores de todo o mundo realizam estudos com o intuito de descobrir quais são os alimentos e estratégias que realmente podem ajudar a emagrecer de forma saudável e sem sofrimentos.

Dicas para emagrecer cientificamente comprovadas

Foi pensando em dar informações confiáveis que fizemos esta lista com dicas para emagrecer que são comprovadas cientificamente e que vão te ajudar a perder peso com saúde.

1. Não faça dietas, coma de maneira saudável

Muitas pessoas que, por algum motivo, saem da dieta, percebem que ou não ganham muito peso ou até mesmo emagrecem quando não estão controlando absolutamente tudo o que comem. O segredo está em como nosso cérebro se comporta.

Diversas pesquisas científicas apontam que o que mais influencia no ganho de peso não é o metabolismo ou como nosso organismo funciona, mas sim como o nosso cérebro age sobre as nossas decisões.

Intuitivamente, nós sabemos que nossas decisões sobre o que comemos vai influenciar no ganho ou perda de peso. No entanto, com o tempo, nossas escolhas se tornam um padrão e se você criou um comportamento do tipo comer em excesso ou comer alimentos que não são saudáveis, isso vai te acompanhar com o passar dos anos.

Pesquisas apontam que quem faz dieta tem maiores chances de engordar a longo prazo. Por isso, não vai ser uma dieta que vai te fazer emagrecer se o seu cérebro já está condicionado a querer comer muito e a comer alimentos que não são saudáveis.

Publicidade

Então, o ideal é que você faça uma reeducação alimentar para emagrecer, que indique ao seu cérebro que os antigos padrões não são mais bem vindos. Isso pode levar algum tempo, é claro, mas os resultados serão mais eficazes no emagrecimento do que uma dieta que promete milagres e que, no final das contas, só vai te proporcionar o temido efeito sanfona.

2. Coma mais frutas e vegetais

A melhor forma de emagrecer é comendo alimentos naturais, como frutas e vegetais, já que eles possuem grandes quantidades dos nutrientes que nosso corpo necessita para perder peso com saúde.

Em geral, as frutas e os vegetais possuem baixas calorias e muitas fibras, uma combinação perfeita para manter o seu corpo saciado por mais tempo. Além disso, são ricos em água, uma ótima aliada para quem quer perder peso.

Estudos científicos comprovam que pessoas que comem frutas e vegetais regularmente têm maior tendência a perder peso e menores chances de adoecer, já que, através deles, consomem vitaminas e minerais benéficos à saúde.

3. Mastigue mais devagar

Outro item cientificamente comprovado para a nossa lista de dicas para emagrecer é que as pessoas que comem muito rápido têm maior tendência a engordar. Isso acontece porque o cérebro demora algum tempo para acusar que você já comeu o suficiente.

Estudos apontam que quem mastiga devagar acaba consumindo menos calorias, já que comem menos do que as pessoas que comem muito rápido. Além disso, alguns especialistas afirmam que mastigar bastante aumenta a produção de hormônios ligados à perda de peso.

4. Beba bastante água

A maior parte do corpo humano é feita de água e não é à toa que precisamos sempre nos hidratar. Além da água ser essencial para melhorar a digestão dos alimentos, ela também faz parte das nossas dicas para emagrecer por colaborar para acelerar o metabolismo, principalmente antes das refeições.

Foi isso que apontou um estudo recente feito com pessoas que tomavam meio litro de água cerca de meia hora antes das refeições. Além de consumir menos calorias, essas pessoas aumentaram a taxa de perda de peso em 44%.

Mesmo longe das refeições, a água é muito benéfica para o metabolismo, já que ela consegue acelerar esta função em até 30% por cerca de uma hora depois do consumo da água.

5. Alimente-se bem no café da manhã

Comer bem no café da manhã pode te ajudar a perder peso. Pelo menos foi isso o que apontou uma pesquisa feita pelo American Journal of Clinical Nutrition. Pessoas que não se alimentam durante a manhã têm maior tendência ao ganho de peso do que pessoas que consomem um café da manhã nutritivo.

Publicidade

Isso acontece porque comer bem no café da manhã ajuda a manter os níveis hormonais e de açúcar no sangue e isso pode ajudar a acelerar o metabolismo, queimando mais calorias.

Estudos apontam que um café da manhã saudável pode incluir ovos, aveia, queijo, pão integral e outros tipos de alimentos saudáveis e ricos proteínas, já que são elas que ajudam a manter o nível de açúcar no sangue e dão maior sensação de saciedade.

6. Não fique mais do que 4 ou 5 horas sem comer

Muita gente acredita que comer menos vezes ao dia pode ajudar a perder peso, já que o consumo de calorias seria menor. Mas isso, além de ser prejudicial à saúde, pode te fazer engordar ainda mais.

Ficar muitas horas sem comer vai aumentar o seu apetite e isso pode fazer com que você coma ainda mais na próxima refeição. Comer três refeições ao dia e fazer um lanchinho saudável entre as refeições é uma das importantes dicas para emagrecer, pois é a melhor forma de controlar a fome e se alimentar de forma correta durante o dia.

7. Corte alimentos com alto teor de açúcar

O açúcar, seja para adoçar alguma bebida ou alimentos industrializados com grande adição do produto, é o vilão de qualquer pessoa que quer emagrecer e ter uma boa saúde.

Estudos apontam que o açúcar ou os xaropes de milho, xarope de malte, maltose ou outros tipos de açúcar que são adicionados aos alimentos são muito prejudiciais e aumentam os riscos de obesidade, diabetes, doenças do coração, entre outros.

Se você quer perder peso com saúde, uma das importantes dicas para emagrecer é prestar atenção nos rótulos dos alimentos para estes diferentes nomes que o açúcar pode ter, principalmente nos alimentos que dizem ser zero açúcar.

8. Evite os alimentos feitos de grãos refinados

Outra forma de ingerir açúcar é comendo alimentos ricos em refinados, como qualquer produto feito de farinha branca (como pão, bolo, macarrão), arroz branco, açúcar, entre outros.

Os grãos refinados passaram por processos que retiram sua parte mais fibrosa e nutritiva e depois da digestão viram basicamente açúcar em seu organismo. Estudos apontam que estes alimentos aumentam o nível de açúcar no sangue e fazem aumentar a sua fome em poucas horas.

Publicidade

Estes alimentos estão muito associados à obesidade, por isso dê preferência a alimentos feitos de grãos integrais e utilize formas mais naturais de adoçar, como usando mel, melado de cana ou açúcar mascavo.

9. Diminua a quantidade de carboidratos

Os carboidratos são importantes para promover energia ao nosso corpo e isso pode ser muito benéfico caso você faça exercícios regularmente. No entanto, quem leva uma vida mais sedentária ou que pratica exercícios ocasionalmente, deve tomar cuidado com o carboidrato.

Diversos estudos apontam que manter uma alimentação baixa em carboidratos pode te ajudar a diminuir de duas a três vezes mais peso do que uma alimentação que só é baixa em gordura, por exemplo.

Ao comer carboidratos, uma das importantes dicas para emagrece é preferir os feitos com grãos integrais, já que estes alimentos vão exigir mais na hora da digestão, oferecendo maior saciedade do que um carboidrato simples, como pão branco ou macarrão.

10. Coma mais fibras

O consumo de alimentos ricos em fibras é fundamental para perder peso, já que, além de aumentar a sensação de saciedade, as fibras também ajudam a emagrecer a longo prazo.

Estudos apontam que uma alimentação rica em fibras pode ajudar a controlar o peso, já que elas são importantes para regular o sistema digestivo, melhorando até mesmo na absorção dos nutrientes.

11. Invista em fontes saudáveis de proteína

Muito se diz sobre o aumento do consumo da proteína para emagrecer, mas poucos se atentam a qual é o tipo de proteína que se deve comer mais para poder perder peso com saúde.

A Universidade de Illinois realizou uma pesquisa que indica que comer mais proteínas de boa qualidade ajuda a manter a massa muscular ao mesmo tempo em que reduz as gorduras. Isso se deve a um tipo importante de aminoácido, chamado leucina, que ajuda a manter os músculos e queimar gordura, ajudando na perda de peso.

Os alimentos abundantes em leucina são as carnes magras, leite, atum, derivados da soja, feijão, ovo, amendoim, a semente de abóbora, entre outros. É importante investir em proteínas de boa qualidade, já que muitas fontes de proteína, principalmente as de origem animal, também são ricas em gorduras e isso afeta negativamente na perda de peso.

Além disso, comer proteína em todas as refeições é uma das melhores dicas para emagrecer, pois isso vai ajudar a manter os níveis de açúcar do sangue, diminuindo a vontade de comer. Um estudo recente apontou que uma dieta rica em proteínas pode evitar o consumo de cerca de 440 calorias por dia. Além disso, as proteínas vão ajudar o metabolismo a queimar até 100 calorias a mais diariamente.

12. Evite tomar bebidas adoçadas e sucos de fruta

O açúcar em sua forma líquida é ainda mais prejudicial do que sua versão sólida. É o que apontam alguns estudos em que as calorias do açúcar líquido se mostram como um dos alimentos mais capazes de engordar.

Evite o consumo de bebidas prontas, como refrigerantes, sucos e qualquer bebida industrializada, pois elas contêm muita adição de açúcar. Além disso, evite também os sucos naturais, pois, em geral, você não está consumindo a fibra da fruta, apenas o açúcar natural dela.

13. Deixe disponíveis alimentos saudáveis em casa e no trabalho

Planeje-se com antecedência e deixe alimentos saudáveis em sua casa e no seu trabalho, pois isso vai evitar que você se renda a algum alimento que engorde quando a fome apertar, prejudicando o seu emagrecimento.

Tenha sempre à mão frutas, mix de castanhas, iogurte, saladas, ovos cozidos, entre outros alimentos naturais e que vão te dar a saciedade necessária entre uma refeição e outra.

14. Coma alimentos picantes

As pimentas são alimentos termogênicos que diversos estudos já comprovaram que podem ajudar na perda de peso, já que sua ação acelera o metabolismo, facilitando a queima de calorias.

Além disso, especialistas indicam que a pimenta caiena possui em sua composição uma substância que, além disso, pode fazer com que o seu apetite reduza um pouco depois de seu consumo.

15. Coma alimentos de cores diferentes e integrais

Os alimentos naturalmente coloridos e também os integrais são fontes abundantes de carboidratos complexos, vitaminas, fibras, proteínas e minerais. Quanto mais forte for a cor de um alimento, mais nutrientes ele vai oferecer.

Lembre-se que muitos dos alimentos naturais armazenam a maior parte de seus nutrientes nas cascas, por isso uma das dicas para emagrecer mais importantes é evitar desperdiçá-las.

É importante também dar preferência aos alimentos integrais, já que estes são mais ricos em nutrientes e também são digeridos mais lentamente, melhorando o fluxo intestinal, a absorção dos nutrientes e a perda de peso.

16. Coma alimentos de apenas um ingrediente

Se você reparar na embalagem da maioria dos alimentos que consumimos diariamente, vai notar que na lista de ingredientes estão alguns aditivos que não sabemos nem o que são. Conservantes, corantes, adoçantes, emulsificantes, intensificadores de sabor e outras substâncias são adicionadas aos alimentos e prejudicam a nossa saúde e dieta.

Por isso, a melhor de todas as dicas para emagrecer referente à alimentação é comer alimentos de apenas um ingrediente. Esses alimentos são naturalmente mais saciantes, possuem diversos nutrientes e vão ajudar no emagrecimento se forem a base da sua alimentação.

17. Use pratos menores

Como dissemos no início, o nosso cérebro tem parte importante quando queremos perder peso, e mudar alguns pequenos hábitos pode nos ajudar a comer menos e emagrecer sem sofrimento.

Estudos indicam que, ao colocar menos comida em um prato que você sempre via cheio antes da dieta, o seu cérebro entenderá aquela refeição como deficiente, indicando que você vai precisar comer mais, aumentando a fome depois das refeições.

Por isso, use pratos menores do que os que você está acostumado, pois assim, mesmo colocando menos comida nele, o seu cérebro vai identificar que você está comendo um prato cheio e passará a informação de que você está comendo o suficiente para se saciar.

18. Beba café ou chá verde

Outro alimento que já foi comprovado pela ciência que pode ajudar na perda de peso é o café. Sem açúcar, é claro. Além de trabalhar como termogênico, o café possui alta dose de antioxidantes muito benéficos para a nossa saúde.

A ajuda para perder peso vem da cafeína, também muito presente no chá verde, outra ótima bebida para otimizar o emagrecimento. Pesquisas apontam que a cafeína pode acelerar o metabolismo em até 11%, melhorando a queima de gordura entre 10% e 29%.

19. Faça exercícios diariamente

A alimentação influencia muito na hora de perder peso, mas todo mundo sabe que para emagrecer é preciso gastar mais calorias do que consumir. Por isso, além de todas as dicas para emagrecer com a alimentação, saiba que fazer atividades físicas é essencial para perder peso com saúde.

Fazer exercícios diariamente, além de ser a melhor forma de queimar calorias e gorduras extras, vai diminuir o seu apetite. A National Academy of Sciences recomenda pelo menos uma hora de exercícios todos dias, mas só 30 minutos deve ser de exercícios pesados, a outra metade você pode pode usar subindo escadas em vez de usar o elevador ou fazendo uma caminhada leve.

20. Levante peso

Fazer dieta e perder peso pode enfraquecer os músculos e até mesmo diminuir o metabolismo, dependendo de quão restritiva for a sua. Por isso, é muito importante fazer exercícios para não perder massa muscular.

Levantar pesos aumenta a resistência do corpo e ajuda a manter o metabolismo acelerado. Isso vai colaborar com uma perda de peso com mais saúde e até mesmo de forma mais rápida.

21. Durma bem

Dormir é essencial para manter uma boa saúde física e mental, mas uma série de estudos apontam que dormir também é muito importante para perder peso com saúde.

Dormir pouco ou mal é um dos maiores fatores de risco de obesidade, sendo que as noites mal dormidas são associadas a 89% dos casos de obesidade infantil e 55% dos casos em adultos.

22. Motive-se com outras pessoas

Ter o apoio de outras pessoas é uma ótima maneira de se focar em uma reeducação alimentar com o intuito de ganhar mais saúde e perder peso de maneira saudável.

Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association aponta que as pessoas que contam com a ajuda e o apoio de pessoas próximas e com os mesmos objetivos têm maiores chances de perder peso de forma saudável e até mais rápida.

Por isso, motive-se a seguir essas dicas para emagrecer e melhorar os seus hábitos com outras pessoas que também querem perder peso, e faça disso uma parceria de sucesso.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já conhecia a maioria dessas dicas para emagrecer comprovadas cientificamente que separamos acima? O que falta ainda mudar em seus hábitos para atingir seus objetivos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×