Publicidade

 

Amassando cigarros

24 Benefícios de Parar de Fumar

É sabido que o cigarro é um dos vícios mais difíceis de largar. Porém, os benefícios de parar de fumar começam a aparecer nos primeiros minutos após largar o vício. Vamos conhecer quais são todos eles nessa lista abaixo. Você pode conferir aqui também algumas dicas de como parar de fumar naturalmante.

Publicidade

1. Melhora do ritmo cardíaco

Nos primeiros vinte minutos: Ritmo cardíaco volta para níveis normais.

2. Normalização da temperatura

Duas horas depois: As pontas dos dedos das mãos e pés podem ficar quentes e a temperatura pode normalizar. Os sintomas da abstinência começam a aparecer, como: desejo de fumar intenso; ansiedade, tensão e frustração; sonolência ou perturbação do sono e aumento de apetite.

3. Redução da nicotina no corpo

Oito horas depois: A nicotina no sangue cai para 6,25% dos níveis diários de pico normais, ou seja, há uma redução de 93,5%.

4. Aumento do oxigênio

12 horas depois: O aumento do nível de oxigênio no sangue é um dos principais benefícios de parar de fumar. O nível de oxigênio se normaliza, e os níveis de monóxido de carbono baixam. O monóxido de carbono em excesso pode ser tóxico e é liberado com o fumo.

5. Menor risco de ataque cardíaco

24 horas depois: A chance de ataque cardíaco é 70% maior em fumantes do que não fumantes; em apenas um dia, o risco de ataque cardíaco já começa a cair. Além disso, há aumento de ansiedade que começa a se estabilizar após duas semanas.

6. Aumento da sensibilidade

48 horas: As terminações nervosas danificadas começam a regredir e a sensibilidade de olfato e paladar começam a voltar ao normal. Pode haver sensação de raiva e irritabilidade.

Publicidade

7. Sem nicotina no corpo

72 horas depois: A nicotina sai completamente do corpo. Infelizmente, isso significa que os sintomas físicos de abstinência começam a aparecer com mais intensidade, como dores de cabeça, náuseas e cólicas. Sintomas emocionais também começam a aparecer, uma boa dica para isso é gastar o dinheiro do cigarro em alguma recompensa.

A partir de agora, a respiração começa a se torna mais fácil e os benefícios de parar de fumar ficam mais claros através das habilidades funcionais dos pulmões, que começam a aumentar.

8. Melhora de antioxidantes protetores no organismo

Uma semana depois: Agora, o ex-fumante possui níveis mais altos de antioxidantes protetores como a vitamina C.

9. Normalização da circulação

De dez dias a duas semanas depois: A circulação do sangue nas gengivas e dentes estão parecidas às de não fumantes.

10. Fôlego extra

Duas a três semanas depois: Nessa fase, o ex fumante consegue se exercitar e realizar atividades físicas sem se sentir sem fôlego e cansado. Isso acontece graças aos processos regenerativos que começaram a ocorrer dentro do corpo. Além disso, a circulação e a função pulmonar irão ver os benefícios de parar de fumar significativamente.

Publicidade

Depois de duas a três semanas sem fumar, os pulmões começam a ficar mais claros. Na maioria dos fumantes, os sintomas de abstinência começam a desaparecer cerca de duas semanas após largar o cigarro.

11. Risco de ataque cardíaco diminui

Duas semanas a três meses depois: O risco de ataque cardíaco cai drasticamente.

12. Melhora do sistema imunológico

Dois meses depois: A tosse aparece com menos frequência, o sistema imunológico começa sua recuperação, fazendo com que o corpo combata com mais intensidade as infecções.

13. Mais calma

Seis meses depois: O sentimento de estresse está agora bem menos frequente do que antes.

14. Normalização dos pulmões

Entre o primeiro e o nono mês depois: No primeiro mês os pulmões já começam a se recuperar, fazendo com que seu funcionamento comece a se normalizar. A tosse e falta de ar diminuem drasticamente. Mesmo em ex-fumantes há anos e que fumam mais cigarros por dia, os sintomas de abstinência podem já ter parado. Vale mencionar que a normalização dos pulmões não significa que os danos causados pelo fumo não estejam presentes fortemente ainda.

15. Menos chances de doenças cardíacas

Um ano depois: Depois de um ano sem fumar, o risco de doenças cardíacas é reduzido em 50%. Ou seja, um fumante tem o dobro de chance de sofrer com doenças cardíacas.

16. Menos risco de acidente vascular cerebral

Cinco anos depois: Um grande número de substâncias liberadas quando se fuma – como o monóxido de carbono – fazem com que os vasos sanguíneos se estreitem, o que aumenta o risco de um acidente vascular cerebral. Depois de 5 a 15 anos após parar de fumar, o risco de ter um acidente vascular cerebral se torna o mesmo que não fumantes.

Em mulheres, após cinco anos parada de fumar, o risco de desenvolver diabetes é igual ao de um não-fumante.

17. Menor risco de câncer

10 anos depois: Fumantes são muito mais propensos a terem cânceres do que os não fumantes, e o câncer mais comum é o câncer de pulmão. O tabagismo é responsável por 90% de mortes de câncer do pulmão do mundo todo. Nesse caso, um dos principais benefícios de parar de fumar pode levar até 10 anos após largar o cigarro, mas é nesse período que o risco de morte por causa de cânceres, diminui para a metade para quem fumava até um maço por dia.

18. Diminuição significativa de riscos diversos

15 anos depois: O risco de doença cardíaca agora é o mesmo que um não-fumante. Outros riscos como ataque cardíaco, doença arterial, arritmias, entre outros, também diminuem.

19. Melhora da atividade sexual

Ao parar de fumar, o fluxo do corpo do sangue melhora, fazendo com que a sensibilidade melhore junto.

Homens que largam o vício podem ter melhores ereções, e as mulheres têm a libido aumentada. Foi descoberto ainda que não-fumantes têm atração física três vezes mais do que fumantes.

Vale lembrar que o tempo e a qualidade da melhora e da reação do corpo também dependem do número de cigarros que normalmente a pessoa fumava e quanto tempo ela foi fumante. Além disso, pode já haver alguma doença relacionada ao tabagismo que pode atrapalhar esses benefícios de parar de fumar ligados à vida sexual.

20. Melhora da fertilidade

Mulheres que não fumam podem achar mais fácil ficar grávidas. Parar de fumar melhora o revestimento do útero e deixa os espermatozoides dos homens mais potentes.

Largar o cigarro ainda reduz a chance de um aborto espontâneo e melhora a probabilidade de o bebê nascer saudável.

21. Ação rejuvenescedora

Foi descoberto que o cigarro pode ajudar no envelhecimento precoce. Ao parar com o vício, pode ocorrer o retardamento do envelhecimento facial e aparecimento de rugas.

A pele de pessoas que não têm o vício possui mais nutrientes, sendo assim mais saudável.

22. Dentes mais brancos e hálito fresco

Fumantes possuem os dentes amarelados e manchados, além disso, possuem hálito pesado de tabaco. Ex-fumantes e não-fumantes são menos propensos a terem doenças e perder os dentes precocemente.

23. Viva mais

Metade dos fumantes morrem cedo por conta de doenças causadas pelo cigarro. Homens que param de fumar com 30 anos podem ter uma adição de 10 anos a mais em suas vidas.

Pessoas que param com 60 anos, podem aumentar três anos de suas vidas. Ou seja, nunca é tarde para parar de fumar e viver mais, além disso, você não só aumenta seu tempo de vida, como fica menos propenso a muitas doenças e aproveita todos esses benefícios de parar de fumar que já listamos até aqui.

24. Maior proteção a quem você ama

Pessoas que convivem com fumantes também podem aumentar o risco de câncer do pulmão, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral, isso porque de certa forma a pessoa é um fumante passivo, ou seja, inala a fumaça de quem está fumando.

Outro ponto a se considerar é que crianças que observam adultos fumando tendem a aumentar sua chance de fazer igual, ou seja, de se tornarem viciadas em cigarros.

Além de todos os benefícios de parar de fumar mostrados acima, há outros fantásticos. De acordo com a “American Heart Association”, pessoas que não fumam, podem viver até 14 anos mais do que fumantes.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você chegou a se surpreender com todos esses benefícios de parar de fumar para a sua saúde e organismo em geral? Já tentou e não conseguiu largar o vício ainda? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (16 votos, média: 4,13 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

49 comentários

  1. Tenho 62 anos à 2 anos que venho tentado parar de fumar. Outra vez 8 dias eem fumar.

    • Fique firme jorje, estou com 59. anos e também estou a 5 dias sem fumar, fumei por 45 anos e agora não dá mais pra continuar fumando pois já apareceu em mim uma doença relacionada ao fumo, estou em tratamento,ainda bem q foi descoberta a tempo de cura., Abcs a todos dessa página.d

      • Legal, João Afonso,

        Você vai conseguir!!! Força!!!! Já estou sem fumar há 01 mês e 20 dias e a vontade quase não existe mais, mas sei que não posso vacilar. Me sinto ótimo sem o cigarro. Torço por você!!!!

    • legal meninos, estou com 56 anos, fumando desde os meus 13 anos, e tb há 5 dias, sem cigarro…vamos conseguir… eu creio

    • Não desiste que vc consegue como ja comentei anteriormente fumei por 37 anos fiz de tudo para parar e Nada gastei com adesivos da pele e remedios ai um belo dia as 7:00 horas da manha a qual era o abito Antes de sair para o trabalho um cafezinho e um cigarrinho fumei 2 3 tragada olhei para ele e pensei não vo Fuma mais vo para tez meses por ai e não tenho vontade quando me vem a vontade penso para mim não Me faz falta se eu quero viver mais nunca mais fumarei E TO AQUI FELIZ SEM FUMAR
      Graças a deu pareiiii to muito feliz com isso

  2. Tenho 46 anos e fumo há 25 anos. Resolvi parar de fumar há 02 dias atrás e estou indo bem. Já noto diferença no fôlego. Espero conseguir. Abs.

  3. Tenho trinta e um anos fumava desde os dezesseis e agora faz onze dias que não fumo. Já tinha tentado várias vezes. Tá difícil mais cada dia que passa me sinto uma vencedora.

  4. Fumo há mais de 10 anos, estou tentando novamente parar de fumar. Estou há 4 dias, não está sendo fácil mas vou conseguir!

  5. Parei de fumar to com 37 anos quero viver pelo menos mais uns 30 hoje vim determinado e parei ……. não existe vicio maior do que o nosso amor proprio quando descobrimos e damos a valor as pequenas coisas da vida então começamos a viver de verdade e nenhum vicio pode nos parar a auto estima é a melhor receita para qualquer vicio ou sofrimento boa sorte e força a quem resolveu parar porque meu ciclo de uma vida nova e sem vicios começa hoje………….

    • tenho 39 anos e parei de fumar a 7 dias estou indo bem,
      as vontades vem e vão com muita rapidez então acho que minha determinação e o amor de Deus por mim esta fazendo a maior difereça Deus sempre em primeiro lugar

  6. Após 59 anos de idade e 45 como fumante, decedi largar o vício, estou usando (BUP) ajuda muito, tira a ansiedade e o nervosismo.

  7. 59 anos de idade, 45 como fumante, decidi para de fumar, estou firma, está dando certo.

  8. Estou a 5 dias sem fumar, após 45 anos fumando,estou firme,decidi não fumar mais nenhum cigarro, é difícil mas não impossível
    .

    • joão Afonso fazendo as conta aqui acho que paramos no mesmo dia hj faz 7 dias sem cigarro e ja vejo vario beneficio como paladar,respiração e folego

      • Boa noite tenho 46anos fumei 33anos e estou a 4 dias sem estou muito feliz é difícil mas não tanto assim as vezes vem a fissura chego a delirar mas passa rápido

        • Beleza Silvia. Continue firme. Já estou há 02 meses e 04 dias sem fumar e agora está moleza. A vontade é mínima. Só volto a fumar se realmente eu for um bobão. Continuo me policiando, porque a gente sabe que quem já fumou alguma vez, não pode facilitar. Mas está cada vez mais fácil. Força pra você!!!!

  9. Luís Carlos M Pinto

    Olá pessoal sou Luís Carlos,tenho 54 anos e fumava desde os 13 anos, fumava pouco uns 15 cigarros por dia acho que é pouco + era todo dia.,o cheiro do cigarro já estava me dando nojo o preço também kkkkkk,resolvi pedir ajuda no posto de saúde aqui do bairro que moro no RJ,fui muito bem recebido no grupo de tabagismo,com palestras e o mais importante com carinho e atenção,usei pastilhas após as refeições e adesivo todo dia, já são 72 dias sem fumar, estou conseguindo,foi a maior decisão da minha vida.,

  10. Bom….quero que saibam que foi muito bom ler o artigo e também (e principalmente) o depoimento de cada um de vcs.
    Fumo desde meus 22 anos, estou com 46 e há vários anos tenho tentado parar com esse vício maldito sem conseguir sucesso…
    Dessa vez, acho que vou conseguir pois tenho mais apoio da minha família e meus alunos que tem me dado o maior apoio.
    Hoje é Terça-feira e estou sem cigarro desde a noite de Domingo. São poucos dias, mas tenho percebido que a ansiedade não tem sido tão forte como nas outras vezes que tentei parar em vão com o vício.
    ESPERO MESMO CONSEGUIR DESSA VEZ, pois preciso muito regular meu organismo. Sei que não será fácil….mas to com fé, foco e força de vontade!!!
    Boa sorte a todos nós que precisamos abandonar esse vício….

  11. Sou o Marcello, tenho 36 anos, 22 deles fumando e estou com o folego de um doente e sentindo pequenas dores no peito (bem esporadicamente). Não sei se as dores tem a ver com o fumo mas me levaram a tomar a decisão de parar. Essa é a primeira vez que tento de verdade (das outras não passei das 6 horas sem o palheiro).
    Meu ultimo cigarro foi ontem as 23:00 (domingo dia 9/07/2017), após esse trago tomei um bom banho, coloquei meu primeiro adesivo de 21mg e fiz sexo com minha amada esposa (ótima substituição, pena que não dá pra ser na mesma frequência do fumo rsrs).
    Acordei do nada de madrugada e custei a voltar a dormir, ao longo do dia não tem um segundo que eu não pense no cigarro. Não aguento mais beber água (a noite vou tomar uma cerveja artesanal pra ver no que dá).
    Sentimento de P*** Mer** com Deus me livre e vou me morder ate sangrar…
    Parabéns aos que conseguiram pois a batalha é dura. Espero que eu chegue lá…

  12. Parabéns aos que conseguiram parar de fumar. Tbm estou nesse caminho ha dois meses sem cigarro e creio q Deus vai me dar força e determinação pra não voltar a fumar nunca mais

  13. Tenho 40 anos fumei desde os 16. 24 anos de cigarro estou sem fumar a 1 dia e 4 horas to pensando em cigarro toda hora mais vou continuar lutando.

  14. Olá a tds tenho 28 anos comecei a fumar com 16 anos,meu maior problema tenho bronquite asmática junta com o cigarro é uso frequente de bombinha de aerolin,encherguei q minha vida é mais importate do q o cigarro fiz uma troca e na verdade acho q essa troca q esta facilitando parar com o cigarro.
    Estou a 15 dias sem o cigarro desde o primeiro dia sem cigarro comecei a fazer caminhadas de 30 minutos hj já estou praticando corridas diárias de 50 minutos benefícios em apenas 15 dias meu uso CONTINUO de bombinha de aerolin caiu drasticamente quase a zero e juro usava a bombinha muito durante o dia,estou muito feliz e contente por está sendo fácil e contente pelos exercícios diários q acredito esta me proporcionando deixar o cigarro.
    Agradeço a tds por poder compartilhar minha experiência com tds espero q posso ter ajudado de alguma forma e desejo forla a tds vamos vencer esse vício.

  15. Vou vencer esse vício maldito, hoje inicio e depois volto com o resultado.Torcam por mim. Abraços.

  16. Acho que vou indo bem: 18 dias sem fumar, depois de 38 anos fumando.
    Como diz a minha filha: ‘Se o vício do cigarro está dentro de vc, sinal que é menor que vc. Dá pra superar e vc é melhor e maior que isso.’

  17. Parabéns a todos que conseguiram vencer esse vício , eu estou na batalha ainda ,tenho 21 anos e fumo desde os 12 anos de idade!
    também estou tentando parar , mas sei que nada é impossível , boa sorte a todos !

  18. Parabéns a todos pela decisão. Tenho 49 anos, fumei por 30 anos, decidI a 2 dias atrás parar bruptalmente, porém o nem caí em tentação de bobeira. Estou tendo apoio médico e usando adesivos, não me adaptei a medicamentos para ansiedade, porém a meditação tem me auxiliado melhor. Hoje não fumei mais e não tive ansiedade, quando a fissura pensava em me pegar, logo minha mente dizia que EU mando no meu corpo e sou dona das minhas vontades. A luta continua e nunca mais coloco essa porcaria na boca, mesmo pq amo perfumes. Boa sorte a todos! Abraços

    • Parabéns Sandra G. Estou nessa luta também. Hoje faço 04 meses e 07 dias sem fumar. Nunca imaginei ficar todo esse tempo sem o cigarro. Ainda não o esqueci 100%, mas estou a caminho de conseguir. Abs.

  19. Luís Carlos M Pinto

    Hoje faz 120 dias sem fumar, é só alegria,foi á decisão mais maravilhosa da minha vida,já não uso adesivos todos os dias me deu alergia estou só na pastilha,estou fazendo academia e ando de bicicleta, não sinto mais aquele cansaço de antes, está muito bom sem Fumar.,vou continuar no tratamento até o fim e ter á certeza de que parei de vez,um abraço á todos.

  20. Hoje está fazendo 24 dias que parei ,no começo foi um pouco difícil,muita dor de cabeça, moleza no corpo ,tontura,mas agora estou bem melhor,sempre pedindo forças A Deus ,estou me sentindo bem agora a vontade é bem pouca,estou no caminho certo é so prosseguir e nunca esquecer o que me levou a parar.Boa sorte a todos nós.

  21. Estou sem fumar desde o dia 08 de agosto de 2017, quase um mês. Muito difícil. Na primeira semana coloquei adesivo na pele, tive muitos pesadêlos. Parei o adesivo e passei para chiclete comum. Mastigo essa porcaria todo dia, melhora a fissura. Continuo irritado, sono prejudicado, e um pouco pessimista. Alguem pode me dizer quanto tempo dura os males da abstinência? Boa sorte à todos.

    • acredito que os males da abstinência dura no minimo 6 meses , mas diminui com o passar dos dias , na hr que me da vontade penso nos beneficios de parar e nos males de continuar, me ajuda

  22. PAREI DE FUMAR DIA 08 DE AGOSTO. MUITO DIFÍCIL.

  23. ola , fui fumante durante 25 anos , tenho 41, parei com o cigarro à 67 dias , fumava duas carteiras por dia, ainda sinto muita vontade de fumar mas a vontade de não fumar é muito maior, estou me sentindo muito bem e muito cheiroso, rs,não é fácil mas da para parar , usei adesivos niquitin por tres semanas , acredito que me ajudou , mas o mais importante e querer parar, abçs.

  24. Força á todos os guerreiros que estão conseguindo parar de fumar, já estou á 5 meses já não uso adesivos só pastilhas as vezes,o gosto do cigarro ainda vem na minha boca, mais estou suportando bem,fumei desde os 13 anos de idade, estou com 55 anos, engordei um pouco, é muito bom sem esse tal “cigarro”, força á todos.

  25. Olá, pouco mais de 15h sem fumar.
    Estou parando definitivamente.
    Tenho 54 anos, fumo desde 16 anos, com duas paradas, de menos de um ano cada.

  26. Obrigado, Suamir Donato pella tua resposta. Realmente o esforço é grande, mas os ganhos são maiores. Estou conseguindo contando com minha força de vontade. Abraço.

  27. Estou na luta também mas vou conseguir fumei por 20 anos estou com 34 decidir largar estou mim sentido muito bem fumava 2 carteira em 3 dias mas vou conseguir

  28. Há mt tempo q tenho o desejo de parar de fumar. Hj resolvi tentar mais uma vez, me sinto um pouco mais decidido do q das outras vezes, tenho mt vontade de me livrar desse vício maldito! Boa sorte a tds nós!

  29. Boa Noite,
    Fumei 2 carteiras por dia durante vinte anos, parei há 05 dias (após ler o livro “easyway” – o método fácil de parar de fumar. Tenho achado realmente fácil. Por enquanto nem vontade, nem irritabilidade. Nenhum sintoma da síndrome de abstinência. O legal é não fumar! Boa sorte a todos!!!

  30. OLA FUMEI POR 37 ANOS MEU ULTIMO CIGARRO QUE FUMEI EXATAMENTE AS 7.30 DA MANHÃ A 45 DIAS ATRAS GRAÇAS A DEUS LARGUEI DESSA PORCARIA QUE SO FAZ MAL A SAUDE MUTAS PESSOAS FALAVAM PARA MIM E SO TER VERGONHA QUE VC PARA DE FUMAR! EU TINHA SEMPRE UMA DESCULPA E ERA E DIFICIL PARA MAS NÃO E NADA E SO TER VERGONHA MESMO E PARAR PAREI TO FELIZ ENGORDEI 4 Kg ACHO QUE EM 30 DIAS VLWSSS PESSOL TO MUITO FELIZ

  31. Ola em primeiro lugar Boa noite a todos e Parabens a todos vcs que Deixaram ou estão tentando deixar Esse vicio e isso ai
    Meu nome e Luis carlos correa tenho 50 anos fumo desde os 13 sempre que tentei parar não consegui
    Sempre que alguem falava para mim e facil deixar de fumar e so ter vergonha na cara eu respondia
    Não e muto dificil para porque fumo a tanto tempo e para minha surpresa eu tava enganado e +ou-
    A uns 45 dias atraz fumei meu ultimo cigarro depois de 37 Anos fumando qua coisa boa maravilhosa
    Estou muito feliz gente posso ate sentir o cheiro do cigarro que não tenho vontade e sabe oque me motivo
    A fazer isso a propia vontade e vergonha na cara que tanto me falavam foi so isso
    Um abraço a todos vcs e boa sorte para a queles que estão tentando
    To muito felizzzzzzz

  32. Vai fazer Dois anos que parei de fumar,depois de 15 anos fumando decidi parar…

    • Hoje faz 64 dias sem cigarro. É difícil mas não é impossível. Sinto muita falta. Penso em marcar um dia e fumar um cigarro. Só prá sentir…. Sei que não volto. Sou obstinado e parei mesmo. Alguém pode me responder… Alguém fumou um único cigarro depois de 2 meses sem fumar? Como foi?

      • Fiz essa bobagem da outra vez que parei… putz foi terrível sentir os efeitos da intoxicação…
        Antes não tivesse tido essa ideia brilhante rsrsrs.
        Fique firme aí!

        92 dias sem tabaco !!!

      • SEI QUE VC NÃO IRA FAZER ISSO EU TBM SINTO MAS AI PENSO PRA QUE USAR ESSA PORCARIA QUAL BENEFICIO ME TRAZ E AI QUE NÃO FUMO E PARA FALAR A VERDADE ATE GOSTO DO CHEIRO DA FUMAÇA MAS FUMA NUNCA MAIS VAMO LA PESSOA A BOA VONTADE DE VCS APROVEITEM QUE PARARAM E NÃO VOLTEM

        sei que conceguem

      • Fuma não cabra macho tira essa tentação de perto de vc vc consegue cupa uma balinha de ortelã mas não faz isso não bom se vc fizer isso tara enganando a vc mesmo boa sorte meu irmão

  33. Obrigado, Marcelo Martins, por responder.

  34. AGRADEÇO TUA OPINIÃO, LUIS CARLOS. OBRIGADO À TODOS. ESTOU FIRME NO MEU PROPÓSITO DE NÃO FUMAR MAIS. QUERO QUE ESSE VÍCIO VÁ PRO INFERNO. É DIFÍCIL MAS VOU CONSEGUIR.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×