Vitamina D

5 Benefícios da Vitamina D para a Pele

Responsável por regular a absorção de fósforo e cálcio no organismo, a vitamina D é muito importante para o bem estar do sistema imunológico e desenvolvimento dos ossos, além de se mostrar eficaz na prevenção e tratamento de doenças como osteoporose e depressão.

Ela também se destaca por se comportar menos como uma vitamina comum e mais como um hormônio – pois pode ser sintetizada a partir da exposição aos raios ultravioleta.

Essa substância não apresenta somente benefícios internos, mas também oferece vantagens que se fazem visíveis na aparência com os benefícios da vitamina D para a pele, afinal, beleza e saúde andam de mãos dadas.

Benefícios da vitamina D para a pele

As vitaminas e minerais são importantes para o bom funcionamento do corpo e frequentemente têm grandes impactos na nossa aparência. Veremos a seguir quais são esses benefícios da vitamina D para a pele.

1. Minimiza a ocorrência de acne

Sabemos que a acne pode ter diversas causas que podem estar relacionadas aos hormônios ou à higiene, mas você sabia que um sistema imunológico fraco pode resultar na ocorrência de acne? A vitamina D não só fortalece o sistema imunológico, como também possui propriedades antimicrobianas, ajudando a tratar e prevenir a acne e outros tipos de infecção.

2. Ajuda a tratar feridas da pele

As propriedades anti-inflamatórias e regenerativas da vitamina D para a pele são eficazes ao tratar feridas, queimaduras e até mesmo estrias. Os sintomas de doenças como a psoríase (erupção de escamas na pele) também são amenizados quando os níveis de vitamina D no organismo aumentam.

3. Reduz o risco de Eczema

Eczema é uma doença que causa inflamação da pele quando a mesma não produz óleo o suficiente, o que faz com que ela tome um aspecto seco e avermelhado, que pode apresentar crostas e coceira.

Não se pode afirmar com certeza que a vitamina D seja eficaz na cura do eczema, mas sabe-se que a doença é um sintoma de deficiência dessa vitamina. Ou seja, o equilíbrio na quantidade de vitamina D oferece benefícios para a prevenção dessa inflamação.

4. Ameniza as rugas

A vitamina D é eficaz em amenizar rugas e linhas de expressão, uma vez que possui propriedades antioxidantes e combate a ação de radicais livres (moléculas que agem no envelhecimento). Ou seja, ao absorver vitamina D, você garante que agentes como fumaça, poluição, cigarro e radiação tenham menor impacto sobre sua pele.

5. Revitalização da pele 

Talvez o maior dos benefícios da vitamina D para a pele seja seu poder de regular o crescimento de novas células epidérmicas. O processo de sintetização da vitamina D a partir da exposição à luz solar forma calcitriol. Isso faz com que uma reação química ocorra nas células diferenciadas do tecido epitelial (queratinócitos), que passam a se dividir e diferenciar constantemente, renovando-se. Essa renovação faz com que os contornos da pele pareçam mais definidos e melhora a elasticidade da pele.

Sintetizando a Vitamina D

Ao contrário da maior parte das vitaminas – que precisam ser obtidas a partir da dieta -, a vitamina D consegue ser sintetizada pelo nosso organismo a partir de exposição adequada à luz solar. Parece fácil, então, obter quantidades suficientes de vitamina D para a pele todos os dias, afinal, é só tomar sol!

Mas é importante lembrar que, por mais que a absorção dos raios ultravioleta seja benéfica para a síntese da vitamina D, ela também apresenta um risco muito real ao bem estar da pele. Exposição ao sol em excesso pode causar danos como envelhecimento precoce, apoptose celular (morte das células da pele) e aumento do risco de câncer de pele.

Por isso, dez a quinze minutos de luz solar direta por dia, de preferência pela manhã, devem bastar – se a sua pele começar a mudar de cor (queimar), você já obteve o suficiente! Vale lembrar que quanto mais escura a pele, mais tempo leva para a absorção dos raios ultravioleta.

Meios alternativos de se obter vitamina D 

Com o passar do tempo, a habilidade do nosso organismo de sintetizar a vitamina D a partir da exposição ao sol vai diminuindo, mas isso não quer dizer que precisamos abrir mão dos benefícios da vitamina D para a pele e o resto do organismo.

É possível complementar os níveis de vitamina D através da sua dieta! Peixes como salmão, sardinha e atum são ricos em vitamina D, assim como ovos e o leite e seus derivados (queijo, manteiga). Se você passa muito tempo do seu dia dentro de casa ou do escritório e se preocupa a respeito de não tomar sol o suficiente, essa é uma boa estratégia pra você também.

Alternativamente, existem suplementos de vitamina D que você pode tomar. Mas é recomendável que você faça uma visita ao médico antes de começar a tomar pílulas, afinal, tudo em excesso faz mal e o excesso de vitamina D pode resultar em intoxicação.

A vitamina D realmente faz a diferença quando o assunto é pele saudável e bonita e os benefícios que ela oferece além disso são inúmeros. Você só tem a ganhar ao cuidar da manutenção dos níveis de vitamina D em seu organismo!

Referências adicionais:

Você já conhecia todos esses benefícios da vitamina D para a pele? Acredita que precisa aumentar sua obtenção dessa vitamina para melhor aproveitá-los? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*