Publicidade

 

Academia em casa

5 Dicas para Comprar um Aparelho de Academia Residencial

Todos sabem da importância da prática de exercícios para uma vida saudável. Seja exercício ao ar livre como caminhada, ciclismo ou corrida, ou exercícios na academia, como ginástica, musculação, treinos em aparelhos. Tudo é válido, basta que se encontre o mais adequado ao que buscamos.

Publicidade

A prática de exercícios melhora nosso condicionamento físico, melhora nosso sistema cardiorrespiratório,  reforça nossa musculatura, ajuda a prevenir muitas doenças, promove nosso bem estar e nos mantém em forma – entre muitos outros benefícios.

Mas para termos acesso a todos esses benefícios, precisamos ter em mente que é necessário o treino diário e nem sempre somos tão disciplinados – às vezes chegamos cansados em casa e não temos ânimo para ir à academia ou para sair e dar uma boa caminhada, outras vezes nos atrasamos no trânsito e não conseguimos chegar a tempo do nosso treino na academia, ou mesmo pelo estresse, que faz com que queiramos chegar em casa e não sair mais.

E como fazer para manter o treino diário nesses dias? Simples, leve a academia até sua casa! Um aparelho de academia residencial é a solução para que não fique um dia sem atividade física e nem use a desculpa de que não deu para ir à academia treinar ou ao parque caminhar.

Benefícios de exercitar-se em casa

Estando em casa, você pode malhar assistindo um filme ou o seu programa favorito na TV, ouvindo suas músicas preferidas ou seus clipes favoritos – você verá como o tempo passa e você nem se dá conta do quanto se exercitou. Outro benefício é que, salvo o dinheiro investido no aparelho, você economizará a mensalidade da academia e o combustível gasto para o deslocamento.

Certamente surgirá a dúvida sobre qual aparelho de academia comprar, por isso fizemos um apanhado com os tipos de aparelhos e para que servem e ainda dicas para comprar um aparelho de academia residencial – isso facilitará muito a sua decisão.

Tipos de aparelhos e qual a sua função

Decidir pela compra de um aparelho de academia não é como ir comprar uma blusa – chegar na loja, olhar a mais bonita, a que mais agrada e pronto. Você precisa saber quais os efeitos e ver se é o aparelho adequado para ter em casa. Por exemplo, se você costuma caminhar, não vai chegar na loja e comprar um aparelho de remo, certo? Agora vamos ao que interessa.

Esteira – A esteira é um dos aparelhos que mais queima calorias, por envolver mais grupos musculares. Estime-se que a cada 30 minutos de caminhada rápida, consiga-se queimar em torno de 350 calorias.

Publicidade

Bicicleta ergométrica – A bicicleta ajuda quem quer emagrecer, mas traz também outros benefícios, como melhora do condicionamento físico e definição dos músculos das pernas e glúteos.  Praticando 60 minutos na bicicleta ergométrica, você queimará em torno de 400 calorias. Há dois tipos de bicicletas ergométricas, as verticais e as horizontais, veja a diferença entre elas:

  • Vertical – trabalha mais a parte dos glúteos e pernas, deixando-os definidos e tonificados.
  • Horizontal – Esta é recomendada para quem quer enxugar a barriga e para quem tem problemas de dor nas costas, este modelo favorece a postura, e apesar da vertical trabalhar com mais intensidade os glúteos, o modelo horizontal também os trabalha, ajudando a tonificá-los.

Bicicleta de spinning – Pedalar em uma bicicleta de spinning exige um pouco mais de você, e queima um pouco mais de calorias em sessões de 60 minutos: 600 calorias. A bicicleta de spinning diferencia-se da ergométrica porque ela simula corridas com bicicletas comuns, com subidas e descidas. Com este aparelho, o abdômen também é fortalecido pelo exercício que faz ao sustentar o corpo, desde que na postura correta.

Elíptico – Este aparelho de academia é muito indicado a quem sofreu algum tipo de lesão e está se recuperando e a quem não quer parar de se exercitar e também para quem está muito acima do peso. Ele trabalha os músculos da perna, peitoral, bíceps e tríceps. A média de calorias perdidas durante uma sessão de 60 minutos é de 500 a 700 calorias.

Aparelho de ginástica multifuncional – A variedade de exercícios que o aparelho dispõe é uma grande vantagem, pois você pode trabalhar várias partes do corpo. Considere apenas que um aparelho desses requer um amplo espaço disponível.

Simulador de caminhada – Este aparelho trabalha a musculatura das pernas e dos braços e auxilia no fortalecimento da resistência cardiorrespiratória. Ajuda a queimar aproximadamente 240 calorias em 60 minutos de exercício.

Qual aparelho queima mais calorias

Os valores indicando a quantidade de calorias queimadas durante o treino em cada aparelho são referências, pois a queima de calorias vai variar bastante de pessoa para pessoa. Cada um tem o seu próprio metabolismo, uns favorecem a queima rápida e de mais calorias enquanto outros são mais lentos.

Há que se considerar também se a prática de exercícios está associada a uma alimentação saudável, por exemplo. De um modo geral, entre os aparelhos que listamos, a esteira e a bicicleta de spinning demonstram uma maior eficiência, o que não significa que os outros não sejam tão bons quanto.

Dicas para comprar um aparelho de academia residencial

Na hora de escolher qual aparelho de academia comprar para sua casa, alguns pontos devem ser considerados:

  1. O espaço que você tem em casa destinado ao equipamento – principalmente se pretende comprar mais de um. Encontre um local de fácil acesso ao aparelho e nem pense naquele local onde você quase nunca vai . Às vezes temos uma sala de guardar coisas, onde eventualmente vamos – esqueça. Deixe o aparelho onde você veja todos os dias e lembre do seu compromisso de manter-se em forma.
  2. Ao escolher o local, não esqueça que ventilação é um fator importante. Tente encontrar um local perto de uma janela ou de uma sacada. A própria varanda, quem sabe?
  3. Destine um local onde tenha acesso ao som, à TV e se conseguir, com acesso à vista da rua – tudo que lhe proporcionar algo para ver e ouvir será bem-vindo. Como já foi dito, entreter-se enquanto se exercita fará com que não se aborreça e afasta o tédio.
  4. Não acredite em aparelhos milagrosos, que normalmente são mostrados na TV – aqueles que com dois abdominais fazem sua barriga desaparecer, ou que com quatro steps tonificam e modelam as pernas. Informe-se com quem trabalha na área, como um personal trainer, que é a pessoa adequada a te dar dicas sobre os aparelhos de academia.
  5. Faça uma boa pesquisa de mercado antes de comprar o seu equipamento. Alguns aparelhos têm o preço um pouco alto, mas lembre-se de que o investimento vale a pena.  Os preços variam de um tipo para o outro, mas certamente você encontrará um que é acessível e vai de encontro ao que você busca.

Observações importantes

Antes de começar a praticar qualquer exercício, consulte um médico e descubra quais são as atividades indicadas para que você pratique.

Não faça nada por conta própria, antes de começar peça ao seu personal um programa de exercícios. Caso não frequente academia, o ideal é que contrate uma pessoa para lhe ajudar, mesmo que eventualmente e para montar o seu roteiro.

Publicidade

Disciplina é o grande problema quando nos propomos a fazer algo em casa. Por isso tenha foco – só olhar para os equipamentos todos os dias não resolverá, nem te deixará mais saudável.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Qual aparelho de academia residencial você acha que mais vale a pena comprar, na sua situação? Você já teve algum em casa? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média: 3,93 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Tenho uma Academia Residencial Eco Power 2021 da Athletic. muito bom, recomendo.

  2. Eu ainda não comprei nenhum. Por eu morar em apartamento pequeno, ser sedentário, pensei em comprar uma ergométrica dobrável, o que vocês acham? Ou comprar uma spinning. O ruim desta última é o tamanho ser grande em relação a uma ergométrica. O que é melhor?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×