5-HTP

5-HTP – Para Que Serve, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar

O que é o 5-HTP? quais benefícios ele pode proporcionar? Como tomar sem efeitos colaterais?

5-HTP é a sigla em inglês para 5-hidroxitriptofano. Essa é uma substância obtida pelo organismo humano a partir do triptofano, um dos aminoácidos essenciais, ou seja, que devem ser obtidos pela alimentação pois não são produzidos pelo próprio organismo. Uma vez que o triptofano foi convertido a 5-HTP, este é então, convertido a serotonina, um neurotransmissor diretamente relacionado ao controle do sono, do apetite e do humor. Muitas doenças como ansiedade, depressão, esquizofrenia, enxaquecas entre outras, têm como característica baixos níveis de serotonina. Além da serotonina, o 5-HTP pode também ser convertido a melatonina, um outro neurotransmissor, envolvido diretamente na regulação do sono.

A ingestão de triptofano entretanto, não leva diretamente a um aumento significativo dos níveis de 5-HTP e consequentemente de serotonina e melatonina. Por isso o 5-HTP geralmente é ingerido diretamente na forma de suplemento. Ele pode ser obtido a partir das sementes da planta Griffonia simplicifolia, de origem africana.

A seguir vamos entender para que serve o 5-HTP, quais os seus benefícios para a saúde, quais seus possíveis efeitos colaterais e como tomar adequadamente.

Para que serve o 5-HTP e quais os seus benefícios?

Uma vez que é um precursor da serotonina e melatonina, o 5-HTP pode ser utilizado para alcançar todos os resultados de uma melhora nos níveis desses neurotransmissores como redução da ansiedade, melhora no ânimo e disposição, redução da fome, regulação do sono, entre outros.

Veremos a seguir quais os benefícios do 5-HTP:

1) Perda de peso

Estudos em humanos têm associado a suplementação com 5-HTP a uma ajuda na perda de peso. Os cientistas acreditam que o 5-HTP pode levar a uma maior saciedade após as refeições, fazendo com que comam menos e consumam menos calorias.

Em dois estudos, pessoas que tomaram 5-HTP perderam mais peso do que pessoas tomando placebo, estando ou não em uma dieta. Ainda que os resultados sejam discretos, indicam que o 5-HTP pode ser um auxiliar no processo de emagrecimento, porém vale sempre lembrar que um plano alimentar adequado e exercícios devem estar sempre presentes caso seu desejo seja uma perda de peso saudável.

2) Insônia

Estudos mostraram que pessoas tomando 5-HTP conseguem dormir mais rapidamente, ter um sono mais profundo e dormir por mais tempo do que pessoas que tomaram placebo. O efeito é melhor quando associado à ingestão de ácido gama-aminobutírico (GABA).

A dose de 5-HTP recomendada para insônia é de 200 a 400 mg e os efeitos podem aparecer apenas após algumas semanas de suplementação adequada.

3) Ansiedade

Apesar de os resultados dos estudos sobre os efeitos do 5-HTP sobre a ansiedade ainda não serem conclusivos, existem evidências de que ele pode ajudar os pacientes que sofrem com esse doença.

A administração do extrato das sementes de G. simplicifolia diretamente a ratos exerceu efeitos ansiolíticos contra o estresse gerado pela exposição dos animais a determinados testes.

Estudos em humanos mostraram ainda que o 5-HTP protege contra ataques de pânico em indivíduos saudáveis, quando comparados ao placebo.

Em crianças com terror noturno, a administração de 2mg de 5-HTP por quilo por dia, no horário de dormir levou a uma redução de 50% nas ocorrências do distúrbio.

4) Depressão

Os benefícios da serotonina no tratamento da depressão já são bastante conhecidos e muitos dos medicamentos utilizados envolvem uma ação direta sobre o aumento nos níveis desse neurotransmissor.

Uma vez que o 5-HTP é um precursor da serotonina, acreditou-se que poderia também ser auxiliar no tratamento da depressão. Estudos ainda estão em andamento, mas já indicam que tem alguma ação nos casos de depressão leve a moderada, entretanto mais pesquisas com maior duração e mais voluntários são necessárias.

5) Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença caracterizada por dor em músculos, tendões e ligamentos, sendo uma condição crônica e generalizada. A ingestão de 5-HTP parece ser um auxílio no tratamento da doença, reduzindo os sintomas como dor, insônia, fadiga, ansiedade e rigidez matinal.

Esse resultado não ocorre em todas as pessoas portadoras de fibromialgia e mais estudos são necessários para uma conclusão mais assertiva sobre o assunto.

6) Enxaquecas e dores de cabeça

Os estudos são divergentes sobre a ação de 5-HTP no tratamento sobre dores de cabeça e enxaqueca. Enquanto alguns mostraram que a substância é capaz de reduzir os sintomas, outras não encontraram associação positiva.

Investigações mais profundas são necessárias.

Quais os possíveis efeitos colaterais e cuidados ao tomar 5-HTP?

5-HTP em geral pode ser considerado seguro quando ingerido via oral. Entretanto, alguns riscos estão associados ao seu consumo, veja quais são na sequência:

  • Ocorrência da Síndrome de Eosinofilia-Mialgia, caracterizada por sensibilidade muscular e alterações nas células sanguíneas, uma condição grave. Acredita-se que esse efeito adverso foi causado por contaminantes em alguns suplementos de 5-HTP, ou outros fatores. Desde a década de 90 não foram mais reportados casos, porém nada foi completamente provado. Portanto, deve-se ter cautela nesse aspecto e sempre estar sob supervisão médica quando consumir o suplemento. Pacientes que já sejam portadores de eosinofilia não devem fazer uso de 5-HTP;
  • Efeitos possíveis incluem problemas musculares, fadiga, queimação, dor estomacal, náusea, vômito, diarreia, distúrbios sexuais, sonolência, suprimir o sangramento menstrual, agitação, euforia, agressividade, ansiedade, gases e muitos outros. Suspenda o uso e consulte um médico caso esses sintomas se manifestem;
  • Há registros de ocorrência de convulsões em portadores de Síndrome de Down que consumiram 5-HTP por longo período, chegando a 15% de incidência.
  • Grávidas e Lactantes não devem fazer uso de 5-HTP, pode não ser seguro.
  • Medicamentos aplicados durante cirurgia podem alterar os níveis de serotonina, assim antes de uma cirurgia, não é recomendado ingerir 5-HTP por pelo menos duas semanas, sob risco de elevar muito os níveis desse neurotransmissor com graves consequências.
  • 5-HTP pode interagir diretamente com alguns medicamentos, causando sérios riscos. Alguns são: antidepressivos tricíclicos, inibidores da MAO, inibidores da recaptação de serotonina e outros que interfiram nesse neurotransmissor, pois também aumentam níveis de serotonina; medicamentos que reduzem a pressão sanguínea, pois o 5-HTP também pode reduzi-la; além de medicamentos para o câncer, antipsicóticos, anticonvulsivantes, anti-inflamatórios, medicamentos contra o colesterol e muitos outros;
  • Pode acontecer alergia ou hipersensibilidade ao 5-HTP, os sintomas são coceira, erupção cutânea, falta de ar, etc;
  • Pacientes com esquizofrenia e outras distúrbios mentais devem utilizar com bastante cautela ou evitar o uso, pois os sintomas podem ser piorados;
  • Pacientes com distúrbios que causam convulsões devem utilizar com cuidado pois há risco de desencadear convulsões;
  • Pessoas utilizando medicamentos que causam depressão do sistema nervoso central, como por exemplo benzodiazepínicos e barbituratos, devem ter atenção, principalmente se operarem máquinas ou dirigirem, pois podem aumentar a sedação e sonolência;
  • Pacientes com Doença de Parkinson fazendo tratamento com inibidores da descarboxilase, devem utilizar 5-HTP com bastante cautela;
  • Pessoas com bradicardia devem ter supervisão médica caso queiram utilizar 5-HTP;
  • Há registros de tentativas de suicídio após consumo de 5-HTP, pessoas com pensamentos suicidas não devem fazer uso da substância.
  • O uso concomitante à droga ilícita ecstasy pode piorar os seus efeitos adversos;
  • Crianças não devem consumir 5-HTP;
  • Pacientes com encefalopatia mitocondrial também não devem ingerir 5-HTP;
  • Caso faça uso de outros suplementos, fitoterápicos,       produtos naturais e medicamentos, informe o seu médico antes de utilizar 5-HTP;
  • Pacientes diabéticos também devem consultar seu médico antes de qualquer consumo de 5-HTP;
  • Portadores de doenças hepáticas não devem ingerir 5-HTP.

Como você pode ver a lista de efeitos colaterais e restrições ao 5-HTP é grande. Nunca inicie o tratamento sem um acompanhamento de um profissional de saúde.

Como tomar 5-HTP?

Não existe uma diretriz completamente confiável que defina as doses adequadas de 5-HTP. Além disso as doses corretas podem variar de acordo com a idade, sexo, estado de saúde e uma série de outros fatores. É importante lembrar que por ser natural não necessariamente um produto é seguro, e as quantidades ingeridas de 5-HTP são sim importantes.

Nos casos de depressão, são geralmente recomendadas doses de 150 a 300mg ao dia, enquanto para fibromialgia, de 100 mg três vezes ao dia por um mês.

Para melhora do sono a dose de 5-HTP deve ser tomada 30 minutos antes do horário de deitar, podendo ser de 50 ou 100 mg. Nos casos de insônia, podem ser doses de até 400mg.

Para auxiliar na perda de peso e nas enxaquecas e dores de cabeça, a quantidade necessária de 5-HTP parace ser muito mais alta, como 900mg por dia.

Preferencialmente, as doses, exceto para melhora no sono, devem ser tomadas de forma fracionada ao longo do dia, para evitar os sintomas estomacais.

Entretanto, o médico é o profissional mais indicado para fazer essas recomendações.

Caso esqueça uma dose a ser tomada, tome-a assim que possível ou se já estiver próximo à próxima dose pula a que foi esquecida, nunca tome uma dose dupla para compensar uma esquecida.

Uma vez que a vitamina B6 é necessária à conversão de 5-HTP a serotonina, uma dica legal é tomar um suplemento que contenha uma associação entre as duas substâncias, garantindo o suprimento de vitamina B6.

Referências adicionais

  1. Robert R. Freedman, “Treatment of menopausal hot flashes with 5-hydroxytryptophan“, Maturitas, Volume 65, Issue 4, April 2010, Pages 383-385, ISSN 0378-5122.
  2. Nadia Iovieno, Elizabeth D. Dalton, Maurizio Fava, David Mischoulon, “Second-tier natural antidepressants: Review and critique“, Journal of Affective Disorders, Volume 130, Issue 3, May 2011, Pages 343-357, ISSN 0165-0327.
  3. Andolina, Diego, et al. “5-Hydroxytryptophan during critical postnatal period improves cognitive performances and promotes dendritic spine maturation in genetic mouse model of phenylketonuria.” The International Journal of Neuropsychopharmacology 14.04 (2011): 479-489.
  4. Sauer, Helene, et al. “The Effects of 5-Hydroxytryptophan in Combination with Different Fatty Acids on Gastrointestinal Functions: A Pilot Experiment.” Gastroenterology research and practice 2014 (2014).
  5. Abdala-Valencia, Hiam, et al. “Inhibition of allergic inflammation by supplementation with 5-hydroxytryptophan.” American Journal of Physiology-Lung Cellular and Molecular Physiology 303.8 (2012): L642-L660.

Você já conhecia o 5-HTP? Conhece alguém que tenha tomado suplementos com esse composto e obtido bons resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (442 votos, média: 3,77 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

120 comentários

  1. A t e n c a o. Por favor, alguem me ajude! Toda manhã acordo horrível, choro muito,sem ânimo,sem vontade de fazer nada , muita ansiedade. Alguém já passou por isso ? Qual a melhor dosagem desse medicamento? Qual horários que posso tomar? Muito obrigado pela retorno de algum de vcs,!!!!!!

    • Valter, procure um medico sua saude está em risco. Depressão acaba com a vida da gente. eu tomo Bup ou Bupropiona e me faz muito bem, não é tarja preta, mas precisa receita.

    • Querem viver com saúde, limpe o intestino de vcs. Pesquisem na Internet sobre candidíase intestinal, Probioticos e flora intestinal, intestino e depressão, intestino e doenças Auto-Imunes. Tomem vitamina D3 10mil Ui diariamente, cloreto de magnésio e Probioticos, alimentação alcalina. Gratidão.

    • Amigo, espero que você esteja melhor. se não procurou tratamento, faça-o, pois a depressão tem controle. Você precisa procurar um médico para o tratamento adequado. NÃO se auto medique.

      Boa sorte!

    • valter bom dia, sofri com depressão 17 anos devido fatores srios fisicos, tratei com muitos psiquiatras e psicologos, tomei muitos ansiolíticos e antidepressivos quem em nada me ajudaram, são paleativos que não fazem efeito algum quando nos entregamos a estes sintomas, eu tinha a impressão que ia morrer no minuto seguinte e vivia dopada
      exercicios fisicos, com uma boa alimentação balanceada e pensamentos muito positivos ajudam bastante, um nutricionista me auxiliou em boa alimentação e como não gosto de academia, passei a fazer caminhadas com meus cachorros, leio muito e ouco boas musicas.
      lembrando que este estado emocional não é falta de DEUS, pois ele habita em nós, mas… buscar estar mais perto dele ajuda bastante.
      Agora tomo apenas o 5htp que meu madico mandou manipular e mais nenhum tipo de medicamento , tomo ao acordar e antes de dormir, estou muito bem gracas a deus, o sintoma que sinto e muita azia e sensação de estar cheia, mas muito melhor que ansiedade e desepero que sentia.

  2. Gente eu tomei durante duas semanas 50 md de 5-htp com 250 mg de morosil e 300mg de picolinato de cromo e todos os dias após uma hora depois de ter tomado me dava muita muita cólica por duas a três horas, então pesquisei sobre o morosil e diz que não tem efeitos colaterais o picolinato já tomei várias vezes e nunca me deu nada, só restou o 5-htp que diz ter muitos efeitos, então quero saber se mais alguém teve alguma coisa. Um outro fato ocorrido é que estou menstruando há 25 dias desde que comecei

  3. Maria Heloisa Vilibor

    Nada de tomar medicamento por conta própria! Sofro com depressão desde criança e como já tenho 77 anos meu caso é cronico e tenho mesmo que tomar medicamento. Já tomei todos os possíveis e é preciso estar sempre assessorada por um profissional. Os medicamento nos dão um bom intervalo de bem estar qdo tomados com parcimônia porque as xx já não fazem mais o mesmo efeito e é necessário serem trocados e também demoram a fazer efeito as xx mais de um mês depois de trocados.(mas este é meu caso) vc se jovem terá cura com certeza se fizer o tratamento direitinho, lembre-se, custei muito a descobrir o que tinha pois naquela época ninguém sabia o que era depressão. PROCURE UM PROFISSIONAL -PASSEIE bastante, mesmo que não ache graça no passeio.ANDE procure um local adequado e ande bastante, mesmo que sem vontade. NÃO VÁ PRA CAMA durante o dia, peça uma receita ao seu médico para tomar um medicamento que o ajude a dormir (dormir é muito importante para uma pessoa depressiva. A Ajuda de um profissional é o que mais poderá ajuda-lo (a)

  4. Li os comentários acima, e gostaria de partilhar minha experiência com alguém que precise.
    Eu estive por algum tempo com a tal depressão devido uns ocorridos em minha vida profissional e financeira.
    E depois de Deus o que me curou foi o cloreto de magnésio em pó
    Tomei durante seis meses, duas vz ao dia.
    Em jejum e antes do almoço (mas pode ser também antes do jantar. E agora estou bem.
    Dissolve se 30 grande ou uma colher de sopa do pó em um litro de água em uma jarra de vida e deixa na geladeira e vá bebendo até acabar e foi assim que fiz.
    Espero ter ajudado alguém e que Deus esteja contigo

  5. Minha medica me receitou o extrato de G.Simplicifloria e o triptofano. O que acha ?

  6. Alguém já tomou 5htp sub-lingual? Pois assim não precisa passar pelo aparelho digestivo.

    • tomo este e não sinto nada de diferente
      mas não tenho mais depressão os sintomas foram embora, graças a deus , passei 22 anos sofrendo com esta prega”DEPRESSÃO” nunca mais deixo se tomar…

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*