Publicidade

 

Bananas

5 Sinais de Que Você Precisa Ingerir Mais Potássio na Dieta

Você provavelmente sabe que as bananas são cheias de potássio, mas você pode não perceber o papel vital que este mineral desempenha no corpo. Potássio auxilia na contração muscular, na regulação de fluidos e no equilíbrio mineral do organismo.

Publicidade

Além disso, o potássio atenua os efeitos do excesso de consumo de sódio – um problema que a maioria dos ocidentais tem. Por exemplo, o adulto americano consome em média 3.400 miligramas de sal por dia, quase 50% a mais do que o limite recomendado de 2.300 miligramas.

Uma dieta rica em potássio ajuda o corpo a eliminar o sódio. Também ajuda a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos e, por sua vez, baixar a pressão arterial. Aumentar a sua ingestão de potássio enquanto reduz a ingestão de sódio pode reduzir o risco de AVC em 21%, e também pode diminuir suas chances de doença cardíaca, de acordo com um estudo de 2011 publicado no Journal of the American College of Cardiology.

Se você consome muitos alimentos embalados, que vêm em uma sacola ou uma caixa, você muito provavelmente não consome a quantidade correta de potássio, diz Lauren Blake, RD, uma nutricionista no The Ohio State University Wexner Medical Center.

Aumentar a ingestão de frutas e vegetais integrais irá ajudá-lo a atingir as 4.700 miligramas de potássio recomendadas por dia; Experimente estes alimentos ricos em potássio. Você também deve entrar em contato com seu médico se suspeitar que tem uma deficiência no mineral. Aqui estão os 5 maiores sinais de que você precisa ingerir mais potássio:

Você está sempre cansado

Se você não consegue descansar o suficiente e seus níveis de energia estão baixos, você pode estar deficiente em potássio, diz Blake. “Toda célula do seu corpo precisa da quantidade certa de potássio para funcionar”, explica.

“Se você está cada vez mais exausto e sabe que está dormindo o suficiente, o potássio pode ser a causa disso.”

Publicidade

Dito isto, outros problemas com sua dieta, estresse ou privação de sono também podem deixar você se sentir cronicamente lento, então você não deve assumir que a deficiência de potássio é a culpada.

Você tem fraqueza muscular ou cólicas

O potássio desempenha um papel fundamental na contração muscular, tanto no coração como em todo o corpo. Então, quando os níveis do mineral são baixos, você pode experimentar “dores e espasmos” ao longo do dia ou durante o exercício, diz Blake.

Você se sente fraco, tonto e tem formigamento

O potássio pode flutuar ao longo do dia, e uma grande queda pode diminuir os batimentos cardíacos, o que faz com que você sinta que vai desmaiar. “Isso não é comum, e muitos outros fatores podem ser a causa, mas é importante visitar seu médico se você sentir isso”, diz Blake. Formigamento nos braços ou pernas é outro sinal que você não deve ignorar.

Você tem pressão alta ou palpitações

Sem a quantidade suficiente de potássio, as paredes dos vasos sanguíneos podem se contrair, o que resulta na hipertensão, diz Blake. Observe também as palpitações cardíacas; o músculo cardíaco tem mais dificuldade em bombear quando o balanço de sódio e potássio está fora do golpe.

Você está inchado o tempo todo

Quando você tem baixo teor de potássio, seu corpo luta para regular seus níveis de sódio e pode causar inchaço induzido pelo sal.

Publicidade
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você sente algum destes sinais de que pode estar com deficiência de potássio com frequência? Acredita que precisa aumentar a ingestão do mineral? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,17 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. atualmente pratico corrida 5 km e toda vez tem me dado caimbras pode está relacionado a esta faltade potassio.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×