Publicidade

 

6 Alimentos Saudáveis Que Você Pode Estar Comendo em Excesso

Incluir alimentos comprovadamente saudáveis na alimentação é algo fundamental para a saúde e a boa forma. Entretanto, existem algumas dessas comidas que se consumidas em excesso podem ter o efeito contrário e atrapalhar em vez de ajudar o organismo.

Publicidade

A nutricionista Keri Glassman apresenta seis desses alimentos saudáveis que podem estar sendo equivocadamente usados de maneira exagerada e explica porque é preciso manter o controle em sua ingestão, como você confere na lista a seguir:

1 – Abacate

Abacates

O abacate não é somente uma fonte saudável de gorduras – que o corpo necessita como fonte de energia – como também oferece benefícios para o coração, a digestão, a pele e os cabelos. No entanto, como cada unidade da fruta possui 322 calorias e 29 g de gordura é preciso tomar cuidado com a quantidade consumida.

De acordo com Glassman, 1/3 do abacate é suficiente para obter a gordura que o corpo necessita e os outros benefícios que ele proporciona.

Veja também: Abacate Engorda ou Emagrece?

2 – Coco

Coco

O coco é uma ótima opção alternativa para o lanche, seja como ingrediente em uma batida ou acompanhando uma aveia ou mingau. Afinal, ele possui diversos nutrientes importantes como potássio e fibra. Porém, também é preciso tomar cuidado com a quantidade ingerida do alimento: duas colheres de chá são necessárias, tendo em vista que uma porção de 100 g contém 354 calorias.

Veja também: Calorias do Coco – Tipos, Porções e Dicas

Publicidade

3 – Sementes de chia

Sementes de Chia

Composta por nutrientes como o ácido graxo ômega-3, fibra, antioxidantes e proteínas, as sementes de chia são uma ótima alternativa para acompanhar o iogurte ou uma saladinha. Mas é bom manter a porção em uma colher de sopa para não fazer mal ao sistema digestivo.

Veja também: Como Tomar Chia Para Emagrecer

4 – Banana

Bananas

A banana fornece nutrientes fundamentais para o nosso organismo como potássio, fibras e proteínas, porém é recomendado prestar atenção na quantidade que se come da fruta e não consumi-la em excesso, a fim de evitar problemas no trato gastrointestinal, carboidratos e calorias em excesso.

A recomendação da nutricionista para impedir essas situações é comer no máximo duas bananas.

Veja também: Banana Engorda ou Emagrece? 

Publicidade

5 – Quinoa

Quinoa

A semente de quinoa é uma ótima fonte de proteínas e fibras que tem 110 calorias em uma porção equivalente a meia xícara. O problema com ela é que por ser vista como um alimento extremamente saudável, as pessoas tendem a exagerar na quantidade e não pensar no tanto de calorias que estão consumindo, especialmente se pensarmos que ela pode ser usada para acompanhar outros alimentos.

Desse modo, a sugestão de Glassman é limitar o consumo a meia xícara. Essa quantia é suficiente para obter os benefícios da semente sem extrapolar o número de calorias.

Veja também: Quinoa Emagrece ou Engorda?

6 – Batidas e Shakes

8fboaforma

Quando se troca um alimento sólido por um líquido a impressão que se tem é que está consumindo menos calorias, o que nem sempre é verdade. Por exemplo, as batidas do tipo smoothie: dependendo do modo como ela é feita, as calorias podem não ser tão baixas quanto se pensa.

A bebida vendida pela rede de fast-food Mc Donald’s nos prova essa teoria. O smoothie de banana e morango da marca possui quase 300 calorias e 67 g de carboidratos em uma porção de 500 ml, o que é mais que uma banana média – com 105 calorias e 27 g de carboidratos – e uma xícara de morangos – com 49 calorias e 12 carboidratos.

O melhor jeito de beber um smoothie é preparando-o em casa. A receita que a nutricionista indica leva ingredientes como uma xícara de gelo, uma xícara de leite, uma fruta e um complemento como menta, canela ou extrato de baunilha.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Que outro alimento saudável você também acha arriscado comer demais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×