Cabelo liso

6 Benefícios da Vitamina E para o Cabelo

Os nutrientes como as vitaminas e minerais já são bastante conhecidos por seus inúmeros benefícios para a saúde e também por suas funções fundamentais ao metabolismo. Muitos destes nutrientes também podem atuar de forma expressiva na melhoria de aspectos físicos, ajudando a dar mais vida e mais saúde para pele e cabelos, por exemplo. Usar a vitamina E para o cabelo é uma poderosa arma, fazendo parte de muitos produtos na área de beleza.

Conheça abaixo 6 benefícios da vitamina E para o cabelo e saiba mais sobre esta vitamina que possui diversas propriedades para melhorar sua saúde e bem-estar.

O que é a vitamina E? 

A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel que é essencial para o organismo e que está presente em muitos alimentos, sendo bastante abundante na natureza. Esta é absorvida no trato gastrintestinal, unindo-se, posteriormente, às betalipoproteínas presentes no sangue e sendo armazenada em todos os tecidos do corpo humano, em especial os tecidos adiposos. Esta vitamina possui um metabolismo hepático, sendo eliminada pelas vias biliar e renal.

A deficiência de vitamina E é bastante rara, mas pode acontecer em função de problemas nutricionais, em casos de síndrome de má absorção, em crianças com distúrbios congênitos como a fibrose cística ou a atresia biliar, além de ser bastante comum em crianças prematuras e com baixo peso. Os distúrbios no fígado ou na vesícula biliar também podem comprometer a absorção deste nutriente, aumentando os riscos de desenvolvimento da carência desta vitamina.

A vitamina E possui inúmeras funções e propriedades, participando dos mais variados processos metabólicos. Veja, a seguir, algumas das suas principais funções:

  • Tem ação antioxidante: A vitamina E é uma das vitaminas com ação antioxidante mais importantes. Ela atua na eliminação dos radicais livres, inibindo a formação dos mesmos e também evitando seus efeitos nocivos sobre o organismo, atuando como antioxidante. Ela também ajuda a evitar a oxidação das gorduras do corpo, participando do sistema de proteção do organismo, principalmente na defesa realizada pelas membranas plasmáticas nas células, ajudando a manter todas as funções celulares.
  • Previne doenças cardiovasculares: Esta vitamina também é fundamental para melhorar o sistema circulatório, prevenindo diversas doenças cardiovasculares. A vitamina E auxilia na formação dos glóbulos vermelhos no sangue, protegendo-os da hemólise, além de atuar na dilatação dos vasos sanguíneos, prevenindo a formação de coágulos dentro do sistema circulatório.
  • Fortalece o sistema imunológico: Entre os muitos benefícios da vitamina E, está a manutenção do sistema imunológico. Diversas pesquisas mostram a importância deste nutriente na recuperação de pacientes com a imunidade debilitada por diversas doenças ou mesmo devido ao envelhecimento.
  • Melhora a saúde da pele: A vitamina E é um poderoso antioxidante que atua bloqueando os radicais livres que causam o envelhecimento precoce. Utilizada em cosméticos para aplicação na pele, esta vitamina pode evitar a formação de rugas, tanto com a redução dos radicais livres nas células quanto com o aumento da produção de colágeno, ajudando a aumentar a elasticidade da pele.

Quais os benefícios da vitamina E para o cabelo?

A vitamina E possui enorme aplicação em produtos cosméticos devido às suas propriedades para a pele e para os cabelos. Esta vitamina abrange um grupo de oito compostos que incluem os tocoferóis e os tocotrienois. Alguns alimentos ricos em vitamina E são o azeite, o óleo de coco, o espinafre, as sementes de girassol, o abacate, o gérmen de trigo, as nozes e os grãos integrais.

A vitamina E pode ser comprada como óleo puro ou em cápsulas, que podem ser usados nos tratamentos caseiros. Além disso, a vitamina E pode ser encontrada em diversos produtos, entre eles cremes, protetores solares, hidratantes, entre muitos outros.

Veja, a seguir, 6 benefícios da vitamina E para o cabelo:

1. Estimula o crescimento dos cabelos

A vitamina E é um poderoso antioxidante que pode atuar reparando e reconstruindo os tecidos. Quando é aplicada no couro cabeludo, ajuda a reduzir a inflamação e promove a reparação dos danos nos folículos. Quando os folículos estão mais saudáveis, isto favorece o crescimento dos novos fios.

2. Melhora a circulação sanguínea

Um dos grandes benefícios da vitamina E para o cabelo é a melhoria da circulação sanguínea na região capilar. Ela ajuda a aumentar os vasos sanguíneos, evitando problemas de circulação e prevenindo o desenvolvimento de coágulos. Quando há melhor circulação do sangue, os cabelos passam a receber mais nutrientes, garantindo folículos pilosos mais saudáveis e melhorando o crescimento dos cabelos.

3. Ajuda a equilibrar o pH

Uma das principais causas da queda do cabelo é a produção excessiva de óleo e o desequilíbrio do pH no couro cabeludo. Quando o tecido do couro cabeludo está ressecado, as glândulas sebáceas produzem mais óleo do que o normal, causando a obstrução dos folículos capilares, gerando queda de cabelo e caspa. Tomar a vitamina E para o cabelo melhora a umidade do tecido, reduzindo a produção de óleo pelas glândulas e equilibrando os níveis de pH.

4. Tem ação antioxidante

A vitamina E é um excelente antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres que podem causar danos ao couro cabeludo e aos cabelos, mantendo os folículos livres de qualquer dano, evitando as quebras e fissuras no fio.

5. Ajuda a recuperar os fios danificados

Com o uso abusivo de pranchas térmicas e produtos químicos para tratamentos, o cabelo pode ficar bastante danificado e com pontas duplas. A vitamina E pode reverter o dano ao cabelo, funcionando com um condicionador, ajudando a hidratar e nutrir os fios, além de tratar as pontas duplas.

6. Aumenta a hidratação e maciez dos fios

Com alto poder hidratante, a vitamina E pode ser utilizada em máscaras capilares e em conjunto com outros produtos para hidratação, mantendo a saúde dos fios e também auxiliando na maciez e na recuperação dos fios danificados.

Como usar a vitamina E para o cabelo?

Existem muitas formas de se aproveitar os benefícios da vitamina E para o cabelo, seja melhorando a alimentação e incluindo fontes deste nutriente, ou mesmo usando produtos que contenham esta vitamina para realizar aplicações nas áreas afetadas. Veja, a seguir, algumas dicas de como usar a vitamina E para o cabelo:

– Coma alimentos ricos em vitamina E

Os alimentos como brócolis, espinafre, nozes e pasta de amendoim são ricos em vitamina E podem ser facilmente inseridos nas refeições. Estudos sugerem uma ingestão diária de pelo menos 15 mg desta vitamina para que se obtenham maiores benefícios, ajudando tanto na reparação dos cabelos quanto na melhoria da saúde.

– Faça um tratamento capilar com vitamina E

Pesquisas mostram que a aplicação do óleo de vitamina E pode ajudar a tratar os cabelos secos e a reparar os fios danificados. Utilize uma ou duas cápsulas, dependendo do comprimento do cabelo. Ela pode ser mistura com cremes de hidratação para facilitar a aplicação nos fios. Espalhe de forma homogênea e deixe por pelo menos 30 minutos, removendo depois com água.

– Use diariamente a vitamina E

Também é possível fazer uso de produtos contendo vitamina E no dia a dia. Existem shampoos, condicionadores, cremes de hidratação, todos contendo este nutriente. Isto facilita a utilização do mesmo e a aplicação deste pode ser intercalada com a realização de um tratamento mais profundo uma vez por semana.

Conclusão

A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel que é essencial para o organismo e que está presente em muitos alimentos, sendo bastante abundante na natureza. Ela possui inúmeros benefícios para o corpo humano e é bastante utilizado na área cosmética devido às suas propriedades.

A vitamina E para o cabelo pode ser aplicada através de produtos específicos ou de forma caseira, ajudando no crescimento dos cabelos, na reparação dos fios e também promovendo maior hidratação.

Você já utilizou algum produto de vitamina E para o cabelo? O que acha dos benefícios da vitamina nesse sentido? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,40 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*