Publicidade

 

Óleo de krill

6 Benefícios do Óleo de Krill – Para Que Serve e Propriedades

Os números de mortes causadas por doenças cardiovasculares estão aumentando de forma bastante expressiva ao redor do mundo, gerando enorme preocupação para as autoridades de saúde, principalmente em função do aumento dos gastos públicos com internação e também com a perda de produtividade dos trabalhadores afetados.

Publicidade

De acordo com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), em 2016 ocorreram 349 mil óbitos por doenças cardiovasculares no Brasil, com um aumento de 1,39% em relação ao ano de 2015. Portanto, é importante que existam formas de prevenção e também de redução de riscos destas doenças, principalmente com a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e também como uso de suplementos que podem ajudar a prevenir muitas doenças.

Conheça abaixo 6 benefícios do óleo de krill para a saúde, saiba para que serve este alimento e aprenda sobre as inúmeras propriedades deste óleo que pode ajudar a prevenir diversas doenças.

O que é o óleo de krill? 

O krill é um dos crustáceos encontrados no continente antártico que vive em mar aberto, chegando ao tamanho de 7 a 8 cm de comprimento e com características interessantes como a emissão de uma luz azul esverdeada. Este animal é bastante utilizado como fonte de alimento, principalmente na parte da cauda, sendo muito valioso para a população local. O krill é muito parecido com o camarão e se alimenta de pequenas algas, sendo encontrado tanto na superfície até 2000 m de profundidade.

O krill também é fonte de alimento para muitos animais da região, como baleias, peixes, pinguins, cetáceos e alguns mamíferos, possuindo alto valor biológico e nutricional. Sua carne é rica em vitaminas como as vitaminas A, do complexo B (B2, B3, B5, B6, B9 e B12), vitaminas C, D, E, H, contendo também muitos minerais, como o cálcio, selênio, zinco, sódio, manganês, potássio, cobre, fósforo, iodo, flúor, magnésio, entre outros.

Este alimento é uma ótima fonte de proteínas e possui inúmeras propriedades importantes, ajudando na melhoria do sistema cardiovascular, no controle da pressão arterial, na redução dos riscos de esclerose, trombose e infarto.

Entre os muitos produtos que podem ser obtidos através do krill, está o óleo de krill, que é considerado um excelente suplemento de gorduras saudáveis, trazendo benefícios diversos para a saúde.

Publicidade

Quais são os benefícios do óleo de krill?

Este animal é rico em ácidos graxos ômega 3, contendo em torno de 60% a 80% desta gordura saudável em sua composição. Os benefícios do óleo de krill são inúmeros e este pode ser encontrado como suplemento nutricional, em cápsulas ou líquido.

Este óleo é formado, basicamente, por três ácidos graxos principais: o ácido alfa-linolênico (ALA), o ácido eicosapentaenoico (EPA), ácido docosa-hexaenoico (DHA).

O ácido alfa-linolênico é um ácido essencial do grupo ômega 3 que não pode ser sintetizado pelo organismo e que, portanto, é essencial para a alimentação. Grande parte das sementes e também dos óleos e azeites vegetais contêm este ácido graxo, entre elas as sementes de chia, linhaça e as nozes, existindo também em pequenas quantidades em vegetais como o agrião, couve, alface e espinafre. Estudos mostram que o ALA está associado a menores riscos de doenças cardiovasculares e também do câncer de próstata.

Os ácidos eicosapentaenoico e ácido docosa-hexaenoico são obtidos de animais marinhos, como peixes e frutos do mar, possuindo maiores estruturas que o ALA e também maior eficiência na absorção. Estes dois ácidos graxos fazem parte do grupo de gorduras saudáveis do ômega 3 e trazem inúmeros benefícios à saúde. Por serem ácidos graxos essenciais, estes não são produzidos pelo organismo e devem ser obtidos através da alimentação.

Veja, a seguir, 6 benefícios do óleo de krill e saiba para que serve este óleo:

Publicidade

1. Auxilia no emagrecimento e no controle de peso

Ao fazer alguma refeição, nosso corpo libera um hormônio chamado de leptina, produzido nos tecidos adiposos, e também libera um hormônio chamado insulina, que é produzido pelo pâncreas.

A leptina ajuda na regulação do apetite e a insulina transporta a glicose presente na corrente sanguínea para dentro das células. Estes dois hormônios trabalham em conjunto e são responsáveis por controlar o apetite e sinalizar para o cérebro que nosso corpo está satisfeito.

Quando temos uma alimentação pouco saudável, causamos um processo de inflamação nas células nervosas que são responsáveis por transmitir estas informações e o corpo perde a capacidade de controlar o apetite de forma adequada, causando aumento do peso e obesidade.

O óleo de krill é rico em ômega 3, que auxilia na redução do processo inflamatório e ajuda a restabelecer a atividade celular do cérebro. O óleo de krill estimula o controle dos níveis de leptina, favorecendo o controle do apetite e ajudando a regular a queima dos depósitos de gordura.

2. Promove a redução do colesterol ruim

O colesterol é uma substância produzida de forma natural no corpo e que tem um papel fundamental na manutenção do funcionamento das células. No entanto, quando esta substância está em excesso, podem acontecer muitos problemas.

O colesterol ruim, chamado de LDL, deve ser mantido sempre em níveis menores do que o colesterol bom, chamado de HDL, pois pode se depositar nas artérias, causando o entupimento das mesmas e provocando o aumento da pressão arterial e desencadeando inúmeras doenças cardiovasculares.

Diversos estudos mostram que o ômega 3 ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos e os níveis de colesterol ruim, promovendo também o aumento do colesterol bom no organismo. Ele também promove a redução da viscosidade do sangue e a diminuição da pressão arterial através da dilatação dos vasos sanguíneos. Isto significa que o ômega 3 é fundamental para reduzir os índices de doenças cardiovasculares, configurando-se mais um dos benefícios do óleo de krill.

3. Ajuda na prevenção de diversos tipos de câncer

Muitos estudos associam o consumo de suplementos de ômega 3 à prevenção e à redução dos diversos tipos de tumores, como o câncer de mama, de próstata, do cólon, do pulmão, entre outros. Acredita-se que estas gorduras tenham a capacidade de inibir a metástase do tumor para outros tecidos do organismo. Além disso, o ômega 3 também estimula o controle da atividade dos estrógenos que favorecem o surgimento do tumor mamário e sua proliferação para outros órgãos através da circulação sanguínea.

4. Possui propriedades anti-inflamatórias

Entre os muitos benefícios do óleo de krill, está o auxílio na redução da inflamação e a diminuição dos sintomas de muitos problemas, como as artrites, reduzindo a dor e melhorando a mobilidade no local.

Um estudo publicado com 90 participantes com doença cardíaca ou artrites, e que utilizaram o óleo de krill por 30 dias, apresentou uma redução considerável dos níveis de inflamação no organismo, além da redução significativa de dor e nível de rigidez na região afetada.

5. Ajuda a combater os sintomas da tensão pré-menstrual

O efeito do óleo de krill no combate aos sintomas da TPM também já foi avaliado em alguns estudos. Uma destas pesquisas mostrou um grupo de mulheres que utilizou o óleo de krill e que teve redução significativa nos sintomas da TPM, entre eles as dores nas mamas, o inchaço, as dores nas articulações, além dos sintomas de estresse, ansiedade, depressão, irritabilidade e de descontrole emocional. Acredita-se que este efeito esteja relacionado à influência dos ácidos graxos sobre a função cerebral.

6. Ajuda a combater os sintomas da esteatose hepática

A esteatose hepática é caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado, sendo acompanhado de uma inflamação das células hepáticas. Um estudo mostrou que pacientes com doença hepática crônica e que utilizaram o óleo de krill mostraram uma redução significativa na quantidade de gordura total presente no fígado, em função da quantidade de ácidos graxos presentes em sua composição e também em função da sua ação anti-inflamatória.

Conclusão

Produto obtido de crustáceos, há inúmeros benefícios do óleo de krill para a saúde, podendo auxiliar em muitos aspectos, ajudando na redução do colesterol, no processo de emagrecimento, na redução da inflamação, prevenindo diversas doenças como o câncer e também auxiliando na redução dos sintomas da TPM. Sua utilização deve ser sempre acompanhada de uma alimentação saudável e também de atividade física adequada.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já conhecia o suplemento e os benefícios do óleo de krill para a saúde e boa forma? Pretende experimentar para aproveitar suas propriedades? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×