Publicidade

 

Suco de cacau

6 Benefícios do Suco de Cacau – Como Fazer, Receitas e Dicas

O cacau é bastante conhecido como um ingrediente que dá origem ao chocolate, entretanto, a fruta também pode ser utilizada de outras maneiras. Por exemplo, é possível usar o ingrediente em receitas de doces, geleias, licores e sucos.

Publicidade

Vamos conhecer agora alguns dos benefícios que estão associadas à bebida preparada a partir o ingrediente – o suco de cacau. Mas antes de entrarmos nessa questão, vamos analisar um pouco melhor a própria fruta.

Certos pesquisadores afirmam que quando os primeiros índios chegaram ao continente americano, o cacau era cultivado pelos astecas, incas e maias na América Central. Já uma outra vertente, baseada em uma pesquisa realizada por cientistas franceses e equatorianos, conclui que a fruta é originária da Amazônia.

De qualquer forma, desde esses tempos antigos, o alimento já era bastante apreciado. Tanto que os astecas tinham o cacau como algo de origem divina e seu cultivo era feito com cerimônias religiosas e solenes.

Além disso, o botânico sueco Carolus Linneu chamou a planta do cacau de manjar dos deuses.

6 benefícios do suco de cacau 

Agora que já estamos um pouco familiarizados com a história do ingrediente que dá origem à bebida, chegou a hora de conhecermos alguns dos benefícios de são atribuídos ao suco de cacau:

1. É fonte de nutrientes

Publicidade

Beber o suco de cacau preparado a partir da polpa da fruta beneficia a saúde do organismo porque ela serve como fonte de alguns nutrientes que o corpo humano necessita para funcionar adequadamente.

Isso inclui vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina C, ferro, fósforo e cálcio.

2. Efeito antioxidante

A polpa do cacau também serve como fonte de antioxidantes para o organismo humano. Consumir bebidas e alimentos que oferecem antioxidantes é importante porque esses compostos combatem a ação de substâncias maléficas chamadas radicais livres, que são conhecidos por causarem doenças graves como o câncer e por promoverem o envelhecimento precoce.

3. Controle do colesterol

Publicidade

Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, identificou alguns dos benefícios que os flavonoides (substâncias antioxidantes) encontrados no cacau podem trazer. O experimento analisou 21 estudos a respeito do ingrediente que contaram com a participação de 2.575 pessoas.

Em relação ao colesterol, os pesquisadores entenderam que os flavonoides do cacau ajudam a diminuir os níveis do colesterol ruim, também conhecido como LDL, e a aumentar as taxas do colesterol bom, o HDL, entre pessoas com menos de 50 anos de idade.

Além disso, a pesquisa ainda indicou que o consumo do cacau rico em flavonoides contribui com a diminuição da pressão arterial e a melhoria da saúde dos vasos sanguíneos.

4. Prevenção da diabetes e saúde do coração

O mesmo estudo de Harvard identificou ainda que a resistência à insulina foi reduzida em pessoas que consumiram os flavonoides por meio do cacau.

Isso é relevante porque a insulina trabalha no controle da quantidade de glicose (açúcar) encontrada no sangue e a diabetes é desenvolvida quando o organismo não é capaz de produzir o hormônio ou não consegue utilizar adequadamente a insulina produzida pelo corpo. Ou seja, a resistência ao hormônio é um fator de risco para o surgimento de diabetes.

Além disso, o estudo determinou ainda que o consumo dos flavonoides por meio do cacau foi associado a uma diminuição de fatores de risco para a condição.

E o que tudo isso tem a ver com a saúde do coração? A própria diabetes é considerada um fator de risco grande para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Ou seja, ao prevenir a diabetes, ajuda-se também a prevenir o aparecimento de problemas cardiovasculares.

5. Saúde do cérebro

Pesquisadores também já afirmaram que os flavonoides do cacau podem estender os seus benefícios à manutenção de saúde do cérebro, em uma espécie de efeito neuroprotetor.

Acredita-se que isso pode traduzir em efeitos benéficos para a aprendizagem e funções da memória. A hipótese é que a ingestão de produtos à base do cacau (como é o caso do suco de cacau) podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro. 

6. Melhoria do humor

A ingestão de extratos do cacau proporciona ainda efeitos antidepressivos em determinados tipos de processos psicológicos. Estudos já mostraram que o alimento pode ajudar a melhorar o humor, combater a depressão e melhorar a cognição em períodos de exaustão mental persistente.

Acredita-se que a presença de uma substância neuroquímica conhecida pelo nome de feniletilamina na composição do cacau ainda colabora com a elevação de sentimentos de contentamento.

Como fazer – Receitas de suco de cacau 

1. Receita de suco de cacau sem açúcar

Ingredientes: 

  • 200 g de polpa de cacau;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Colocar a polpa e a água no liquidificador; Bater bem e servir.

2. Receita de suco de cacau com mel 

Ingredientes:

  • 100 g de polpa de cacau;
  • 200 ml de água filtrada;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador; Bater tudo e servir.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já tinha ouvido falar do suco de cacau e seus benefícios para a saúde e boa forma? Qual dessas receitas pretende fazer em casa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×