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7 Benefícios da Castanha do Pará – Para Que Serve e Propriedades

Castanhas do Pará também conhecidas em outros países como castanhas do Brasil, são as sementes da castanheira do Pará (Bertholettia excelsa, família Lecythidaceae), uma árvore típica da floresta Amazônica, que pode alcançar até 60 metros de atura. Além de saborosa, a castanha do Pará é um alimento que proporciona muitos benefícios para a saúde. O texto a seguir mostra os benefícios da castanha do Pará para a nossa saúde, para que serve, e propriedades nutricionais.

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Para que serve a castanha do Pará?

A castanha do Pará serve como alimento, “remédio” e matéria-prima para a indústria. As sementes podem ser consumidas in natura, torradas ou usadas como ingrediente de pratos doces e salgados.

Muito nutritiva, a castanha do Pará proporciona diversos benefícios para a saúde humana, atuando na prevenção e no tratamento de algumas doenças.

Das sementes ainda pode ser extraído um óleo, utilizado na produção de tintas e cosméticos.

Propriedades da Castanha do Pará

100 g de castanhas do Pará fornecem 656 calorias. As sementes têm um elevado teor de gorduras (66g), mas boa parte deste conteúdo lipídico traz benefícios para o organismo (38% de gordura monoinsaturada, 32% de poli-insaturada e 23% do tipo saturada). Com relação aos teores de carboidratos e proteínas, em 100g encontramos 12 e 14g, respectivamente.

A castanha do Pará é a principal fonte alimentar de selênio, 100 g das mesmas possuem 1917 µg desse mineral, o que representa 3485% das nossas necessidades diárias.

As sementes ainda contêm quantidades significativas de magnésio (106%), fósforo (104%), manganês (58%), vitaminas do complexo B (especialmente a tiamina, 54%), zinco (43%), vitamina E (38%) e fibras (30%). Estas porcentagens também têm como base 100g de castanhas e uma correlação com as recomendações diárias para um indivíduo adulto. Elas contêm ainda, cálcio, potássio e ferro. Considerando as propriedades mencionadas vejamos quais são os benefícios da castanha-do-pará para a saúde.

Benefícios da castanha do Pará

Veremos a seguir como as propriedades da castanha do pará impactam a saúde e boa forma:

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1) A castanha do Pará ajuda a proteger o coração

Apesar de ser muito gordurosa, e apresentar uma parcela significativa de gorduras do tipo saturada (22% da composição de gorduras), a castanha do Pará possui ácidos graxos (oleico e palmitoleico) que ajudam a aumentar os níveis de colesterol HDL e a diminuir os de colesterol LDL. O colesterol do tipo HLD ajuda a evitar doenças cardíacas, já o excesso de LDL está muito associado à ocorrência de aterosclerose, processo inflamatório nas artérias que pode provocar infartos. Um estudo feito com jovens obesos constatou que a ingestão diária de 15 a 25 g de castanha do Pará diminui os níveis de colesterol total e LDL.

A castanha do Pará também possui um considerável teor do aminoácido arginina (100 g de sementes têm 2,148 g), que nosso corpo utiliza para a síntese do gás óxido nítrico, um potente vasodilatador, ajudando no tratamento da hipertensão.

2) A castanha do Pará ajuda a combater o câncer

Os benefícios da castanha do Pará contra o câncer são decorrentes, sobretudo, dos efeitos do selênio em nosso organismo.

Existe uma enzima do sistema de defesa antioxidante do nosso organismo chamada glutationa peroxidase, que precisa do selênio para desempenhar suas funções. Quando em excesso, os agentes oxidantes podem induzir mutações que promovem o surgimento de células cancerígenas.

Além dessa ação preventiva, o selênio também parece ser eficaz no tratamento de alguns tumores. Um estudo, publicado na revista Cell Biology and Toxicoly, mostrou que o mineral estimulou o processo de apoptose, ou morte celular programada, em células de câncer do colo do útero. Outra pesquisa publicada na Cancer Research, também revelou que o selênio ajudou a reduzir a proliferação de células cancerígenas da próstata.

3) A castanha do Pará ajuda a emagrecer

A incorporação de castanhas do Pará na dieta ajuda no processo de emagrecimento. Pode parecer contraditório, mas não é só o seu conteúdo de fibras e proteínas que promovem uma sensação de saciedade: as próprias gorduras insaturadas da semente também proporcionam este efeito, o que fará você consumir uma menor quantidade de alimentos.

O selênio das castanhas também protege a glândula tireoide e previne o hipotireoidismo, um desequilíbrio hormonal que leva ao ganho de peso. A enzima deiodinase, que atua na transformação de tiroxina (T4) em triiodotironina (T3), isto é, participa da síntese do hormônio ativo, é dependente de selênio. O T3 acelera o metabolismo como um todo, evitando também o sobrepeso.

Veja também: Castanha do Pará Engorda ou Emagrece?

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4) A castanha do Pará promove o crescimento muscular

Para o crescimento e reparação do tecido muscular é fundamental a ingestão de alimentos que sejam fontes de proteínas. Levando-se em conta a quantidade diária de proteínas recomendada para um homem adulto (56 g), as sementes já ajudam a cumprir uma boa parte dessa meta (um copo de castanhas do Pará fornece cerca de 19 g de proteínas).

As gorduras e o selênio das castanhas também são importantes para a síntese da testosterona, hormônio que promove o aumento da massa muscular.

5) A castanha do Pará é boa para os ossos

Os benefícios da castanha do Pará também refletem na saúde dos ossos. Os minerais magnésio e fósforo, encontrados em quantidades significativas nessas sementes, são importantes para o processo de construção óssea. O magnésio, por exemplo, é imprescindível para a fixação de cálcio nos ossos, bem como nos dentes.

6) A castanha do Pará ajuda a preservar o cérebro

Uma pesquisa feita pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP demonstrou que a ingestão diária de castanha do Pará ajuda a preservar o cérebro de danos oxidativos relacionados com a idade.

No estudo, homens e mulheres idosos, 20 no total, que apresentavam deficiência de selênio e comprometimento cognitivo leve (CCL), foram divididos em 2 grupos: dos que comeram uma castanha diariamente e daqueles que não fizeram o consumo da mesma.

Todos os participantes foram submetidos a uma análise neuropsicológica, antes e ao final do estudo. Após um período de 6 meses, os voluntários que consumiram as sementes, não apresentaram mais deficiência do mineral e também tiveram uma melhora da função cognitiva.

A pesquisadora Bárbara Cardoso esclareceu que existe uma relação entre a quantidade de selênio no organismo e o estresse oxidativo, para os casos de CCL, uma condição que antecipa, por exemplo, a ocorrência do mal de Alzheimer. Ela relata que conforme envelhecemos, os neurônios passam a produzir mais radicais livres durante a síntese de energia e que nossas defesas antioxidantes também vão se tornando ineficientes.

7) A castanha do Pará é uma aliada do sistema digestório

Os benefícios da castanha do Pará para o sistema Digestório incluem um aperfeiçoamento da sua funcionalidade, facilita o peristaltismo que é a movimentação para empurrar os alimentos, e melhora de absorção de nutrientes, além de um efeito preventivo contra a constipação intestinal e até mesmo o câncer de cólon. As fibras da semente são as responsáveis por tais atividades.

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

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Atenção!

  • Evite o consumo exagerado das sementes. Para adultos, recomenda-se uma ingestão diária de 55 microgramas de selênio, tendo como limite máximo o valor de 400 microgramas. Isto significa que a ingestão de apenas uma castanha por dia é o suficiente para suprir as necessidades do corpo humano. O excesso de selênio é toxico para o organismo, podendo causar fadiga, queda capilar, unhas quebradiças, erupções na pele, náuseas e vômitos.
  • Alérgicos a nozes não podem consumi-las.
  • As castanhas do Pará podem apresentar pequenas quantidades de rádio, um elemento radioativo, que é captado pelas extensas raízes da castanheira. Embora o teor de rádio das castanhas possa ser superior do que as concentrações do mesmo em outros alimentos, acredita-se que boa parte dele não seja absorvido pelo organismo.
  • Devido às condições de umidade, secagem e armazenamento, as castanhas do Pará produzidas no Brasil estão sujeitas a uma contaminação por aflatoxinas, substâncias cancerígenas produzidas por alguns fungos do gênero Aspergillus. Enquanto no Brasil a quantidade máxima de aflatoxina permitida é de 10 partes por bilhão, na Europa tolera-se até 4 partes por bilhão (e dependendo do país e do tipo de aflatoxina o limite é ainda menor). Como resultado, a União Europeia restringiu a importação das sementes brasileiras. Estudos indicam que a aplicação de práticas que otimizem o processo produtivo, desde a redução do tempo armazenagem até o beneficiamento, diminuem a quantidade de aflatoxinas nas castanhas. A pesquisadora da Embrapa Daniela Bittencourt relata que pelo fato dos bolivianos terem investido mais na qualidade das castanhas, eles superaram nosso país nas exportações.
  • Os benefícios da castanha do Pará são mais evidentes se você as consumir sem sal.

O que achou dos benefícios da castanha do pará? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá inclui-la mais no seu cardápio? Comente abaixo!

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32 comentários

  1. Não sabia de tal informação , eu ja estou consumindo a 3 dias pq vi uma reportagem na TV , espero que me traga bons resultados , principalmente emagrecer

    • Pelo amor de Deus! eu fico tonta em ver que as pessoas acham que comer isso ou aquilo vai fazer com que elas emagreçam!!

      Entenda uma coisa: você só vai emagrecer se fizer dieta e treinar!!! Diminua a sua comida, faça um exercício físico ao invés de acreditar em milagres sentada na cadeira!!

      Poxa vida!!! Não existe milagre!!! Quer emagrecer? Levanta a bunda da cadeira!

      • CONCORDO COM VOCÊ ANA CLARA !!! E NÃO ADIANTA TAMBÉM FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS E NA HORA DA REFEIÇÃO COMER UMA MONTANHA !!!

        • Parece que os dois de cima conhecem bem a REGINA BARRETO para dizer se ela faz ou não exercícios. E se vc’s sabem tanto das coisas saberiam que os nutricionistas indica o consumo da castanha do pará para ACOMPANHAR a dieta, por causa de todos os benefícios. E não vi ninguém escrever que é só a castanha do pará (de alimento saudável) que está incluso na dieta.

        • pode comer um montanha sim, desde que seja alimentos bons, pois para perder peso precisa-se de deficit calorico, ou seja gastar mais do que consume, agora com sua montanha tendo menos caloria do que vc gastas esta ok.

      • Não julgue as pessoas,se você é animada, mas tem gente que não tem animo pra nada, se você pensa assim não devem ser gorda, você deve ter alguma fraqueza, reaja com elas já que acha que é muito fácil.

      • Não existe esse ou aquele alimento que emagrece, o que faz emagrecer de verdade é uma alimentação balanceada e movimento! Seja um aeróbico na academia, natação, ciclismo, caminhada. Isso sim ajuda a emagrecer e ainda ajuda a prevenir muitas doenças, mas a tecnologia proporciona muita comodidade e acaba atrapalhando as pessoas de se movimentarem.

        • Adenor Ferreira dos Santos Rodriguesc

          Eu concordo com o sr, Marcelo, eu fui criado na fazenda ate os 14 anos, não tinha as tendências de ser gordo, depois foi para Salvador, lá foi conhecer outros tipos de alimentação completamente diferente do nosso lá na fazenda, de lá foi para São Paulo, ao chegar por lá achei muito mais estranhas as alimentações, era mais macarrão com pão, e outros tipos de alimentação, que não condizia os nossos costumes lá da fazenda, depois voltei de São Paulo, para Salvador, lá foi incorporado na areia Militar como Soldado, lá alimentação era completamente diferente de todos os lugares onde eu passei, café da manhã um copo com leite e café e pão, depois muitos exercícios, descanso só na hora do almoço que era composta de arroz, feijão batatas carnes de segunda sobremesa banana ou laranja doce chá mate, o um melhorado como bife frango peixes só era servido para os oficiais Sargentos, os Soldados quando algum colega igual a eles foram destinado trabalhar no rancho para lavar as bandeixas os pratos os garfos e depois limpar todas as alas que voce for responsável, depois de dar baixa vim para Brasilia, aqui mudou toda a minha alimentação fui para o tal de Sapés, um pouco parecida com da vida Militar já tinha algumas mudanças comer as saladas, depois mudei para outro tipo de Alimentação no Restaurante da Imprensa Nacional, lá já era boa, logo seguida mudei para Restaurante do GTB, lá já era uma alimentação acompanhada e balanceada porque ali almoçava varias Autoridades, depois depois casei ai alimentação passou ser toda no nosso ex/ estilo da fazenda, porque a minha esposa veio de fazenda do Interior da Bahia, Mãe dela foi proprietária uma Pensão familiar composto dormitórios, com Refeições Café Almoço Janta, ate hoje aos 80 anos, o meu peso foi controlado, o meu resumo de tudo isso que eu descrevi as duas melhores fazes, para efeito de manutenção de peso 1% época como Militar porque alimentação era balanceada e fazíamos muitos exercícios, depois foi as outras que eu já não fazia mais nada só dirigir porisso estou com um pesinho a mais uns 87 não estou fazendo mais exercícios de vez em quando umas fisioterapias, estou com deficiência na coluna depois de uma operação mal sucedida, não sei se alguma Pessoa ira gostar do meu comentário verdadeiro, conclui sofri 05 acidentes 01 de Lambreta, com escoriações, 02 Kombi só tontura, 03 Camionete Chevrolet mais grave sofri varias escoriações, este fiquei licenciado do meu Órgão ate ser AP/, 04 outra Kombi, 05 Caminhão Basculante, todos me causaram muitos prejuízos financeiros, mais Deus continua me concedendo coisa melhor do que o dinheiro a vida!!

        • Muitas pessoas não praticam atividades físicas por comodidade, não querem sair da zona de conforto, suor, cansar, ter dores musculares, ou está muito quente ou muito frio. É melhor se intupir de remédios para emagrecer e ficar sentado na frente da TV ou fazer algumas caminhadinhas que não contribuem para a perda de peso. Acredite está é a realidade no Brasil.

      • Ela faz parte da dieta so pra te alenbrar😙😙😙

  2. já estou consumindo duas castanhas por dia…ja sabia dos benefícios sim.Espero que realmente seja benéfico pra minha saúde.Muito bom esse artigo.

  3. Também já estou consumindo a 5 dias, já sinto menos fome, meu nutricionista passou 1 por dia. Conheço melhor os benefícios lendo este site! 👍👍

  4. tenho problema de hipotireoidismo e a castanha realmente funciona pra melhorar o t3 e o t4 por conta do selenio…muito bom! amei a materia tambem.

  5. Francisco Ivan Leite

    Perfeito, Ana Clara! sua colocação. A preguiça mata.

  6. Médico diz que é bom pra depressão e realmente estou melhor bem mais

  7. Benonir Pereira Vieira

    Fiquei satisfeito com todas as ricas informações concernente a castanha do pará
    Obrigado.

  8. COMO É LINDO VER, OS POSSUIDORES DA “LUZ”, DIFUNDI-LA AOS QUE SE ENCONTRAM NO LIMIAR DA PENUMBRA!!!

  9. Meu HDL sempre variou de 60 a 62. Venho comendo 2 castanhas por dia e semana passada fiz o exame de novo e meu HDL foi pra 75!!!! Vou comer 2 castanhas por dia pra sempre.

  10. tony ctba 19 de agosto 2016 17:30

    como tres por dia de castanha , me sinto super bem

  11. vou comer a castanha do pará para os ossos porque tem calcio, e tenho problema de artrose e dendenite e problema nas arterias vascular,e com certeza vou melhorar

  12. Se as castanhas no Brasil são contaminadas, vão é fazer mal Que lena!

  13. Na verdade a castanha do pará é excelente para a saúde, tudo que está escrito acontece, pois aconteceu comigo. Tenho 71 anos de idade com plena saúde. Gosto muito de comer duas castanhas do pará por dia antes das refeições.

  14. EU NÃO CONSIGO COMER SOMENTE UMA CASTANHA POR DIA, ELA É MUITO GOSTOSA. ENTÃO, PREFIRO NÃO COMPRAR.

  15. valdelange silva de souza

    Gosto muito de castanha, e nunca ouvi falar das mesmas contaminadas…conheço seus benefícios.

  16. Pena que aqui em Minas é R$70,00 o kg

  17. “Um medico me indicou a castanha do pará ,só não disse a quantidade a ser consumida, agora já sei,basta uma castanha.Entre o benefício e o malefício, fiquei preocupado,pois não sei se as que estouu ingerido me oferece perigo. Obrigado pelas informações!

  18. Voce pode emagrecer sem fazer ezercicios! se voce e igual a mim que detesta ezercicios…tirando caminhada e nataçao (nao tenho tempo) obvio que existe medicamentos, doenças e estados mentais que fazem voce engordar( procure medico se estiver engordando rapido bom fazer exames pra ver..) eu pesava 60 quilos e resolvi chegar aos 50/48kls, ai parei de comer! janta> iogurte natural com chia, cafe da manha> suco de limao sem açucar,as 10 hs > fruta, almoço normal legumes? verduras, feijao, carne, galinha ou peixe( grelhado ou cozido) diminui a guatidade que colocava no prato em 80% , nada de frituras, açucar, liguido junto as refeiçoes,doces, salgadinhos, pizza..etc..etc..nao e dificil! como o povo fala, feche a boca! ha cheguei aos 48 ks em 4 meses…

  19. Não criei ainda o meu site necessito de orientações para curar o meu site mui grato pelas informações sobre as castanhas .

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