Folha de beterraba

7 Benefícios da Folha de Beterraba – Para Que Serve e Propriedades

Estamos acostumados a utilizar e ver outras pessoas fazendo uso da beterraba em receitas de saladas, sucos e sopas, por exemplo. Mas você já parou para pensar no que pode ser feito com as folhas do vegetal? Será que elas têm algum tipo de serventia? Quais são os benefícios da folha de beterraba?

Para que serve – 7 benefícios da folha de beterraba 

Veremos a seguir como a propriedades da folha de beterraba pode beneficiar a saúde:

1. A folha da beterraba é rica em nutrientes

As folhas de beterraba possuem fibras, fósforo, zinco, magnésio, potássio, cobre, manganês, cálcio, ferro, vitamina A, vitamina B6, vitamina C e vitamina K.

2. Fonte de antioxidantes

O fato dela ser recheada de antioxidantes traz muitos benefícios da folha de beterraba para a saúde.

Segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland, os antioxidantes bloqueiam parte dos danos causados pelos radicais livres, substâncias conhecidas por danificar o DNA. A instituição informou ainda que o acúmulo de radicais livres no organismo ao longo do tempo contribui com o processo de envelhecimento e com o desenvolvimento de problemas de saúde como câncer, artrite e doença no coração.

3. Fonte de vitamina C

Não é pouca vitamina C que a folha de beterraba contém: ½ xícara do ingrediente cozido fornece 30% do teor diário do nutriente que uma pessoa deve consumir.

Mas por que a vitamina C é importante para o nosso organismo? Precisamos dela para produzir colágeno, uma proteína utilizada pelo nosso organismo na formação da pele, da cartilagem, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos.

O nutriente também é necessário para o processo de cura de feridas e para reparar e manter os ossos e os dentes, além de contribuir com a absorção de ferro. As informações são do Centro Médico da Universidade de Maryland.

4. Fonte de vitamina A

A especialista em nutrição do serviço de extensão da Universidade do Maine, dos Estados Unidos, Nellie Hedstrom, explicou que as folhas de beterraba também são ricas em vitamina A.

Essa vitamina atua na absorção de luz nos bastonetes e cones da retina e é necessária para a boa visão, para a diferenciação celular, a imunidade a saúde da pele.

O nutriente costuma ser indicado por médicos aos seus pacientes com risco de desenvolver a cegueira noturna e o teor de vitamina A que é encontrado na composição das folhas de beterraba também estimula a produção de anticorpos e glóbulos brancos do sangue.

5. Fonte de vitamina K

Um dos benefícios da folha de beterraba é ser fonte de vitamina K, já que uma xícara do ingrediente cru fornece 152 mcg do nutriente.

O organismo precisa da vitamina K para auxiliar o controle dos fatores de coagulação do sangue. Estudos já mostraram que o nutriente também auxilia a evitar a osteoporose, trabalha ao lado do cálcio para estimular o fortalecimento dos ossos e pode colaborar com o combate à doença de Alzheimer.

6. Fonte de fibras

Uma porção de 100 g de folha de beterraba crua apresenta 3,7 g de fibras, enquanto a mesma quantidade do ingrediente cozido é composta por 2,9 g do nutriente.

É importante incluir alimentos que sirvam como fonte de fibras nas refeições do dia a dia porque o nutriente contribui com o trânsito intestinal, além de atuar na promoção da saciedade do corpo.

Conforme informações do Centro Médico da Universidade de Maryland, as fibras também ajudam a manter a saúde do sistema digestivo.

7. Poucas calorias

Para quem deseja e/ou necessita emagrecer ou apenas quer manter o seu peso, vale a pena incluir nas refeições alimentos que sejam, ao mesmo tempo, nutritivos e pouco calóricos.

Esse é um dos benefício da folha de beterraba: já vimos aqui que ela fornece uma série de nutrientes importantes para o nosso organismo funcionar corretamente, e ela também possui poucas calorias – o vegetal cru possui 3,3 calorias em uma porção equivalente a uma colher de sopa e 22 calorias em 100 g; enquanto as folhas de beterraba cozidas apresentam 5,4 calorias em uma colher de sopa cheia e 27 calorias em uma porção de 100 g.

Cuidados com as folhas de beterraba

A vitamina K presente nas folhas pode afetar a ação dos medicamentos anticoagulantes. Portanto, pessoas que fazem uso desse tipo de remédio não devem consumir as folhas de beterraba.

O alimento deve ser evitado por pessoas que têm predisposição genética para ter ou já foram diagnosticadas com condições como cálculo renal, problemas de vesícula, artrite reumatoide ou gota.

O vegetal possui uma substância chamada ácido oxálico que pode se ligar a minerais como o cálcio e formar sais insolúveis que colaboram com a formação de pedras nos rins e que, por isso, o seu consumo deve ser feito de maneira moderada.

O ácido oxálico é neutralizado quando as folhas de beterraba são cozidas e fervidas. Entretanto, isso também faz com que o ingrediente perca os seus nutrientes benéficos.

Como usar as folhas de beterraba na cozinha 

Recomenda-se lavar as folhas de beterraba e cortar fora os seus talos antes de cozinhá-las. Outra dica é cozinhar as folhas em um pouco de água ou caldo e, depois, refogar com óleos e temperos.

Como alertamos acima, cozinhar as folhas de beterraba faz com que ela sofra uma perda de nutrientes, por conta disso, recomenda-se consumir o alimento cru, que pode aparecer em receitas de saladas e sucos, por exemplo.

As folhas de beterraba caem bem com ingredientes como azeite de oliva, alho e cebola, por exemplo. Para quem gosta de queijos, pode servir as folhas com um pouco de queijo parmesão por cima.

Você já tinha conhecimento de todos esses benefícios da folha de beterraba para a saúde e boa forma? Tem curiosidade de experimentá-la? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*