Bergamota

7 Benefícios da Fruta Bergamota – Para Que Serve e Propriedades

A bergamota é uma fruta de casca fina e coloração alaranjada, que costuma ser consumida na região Sul do Brasil acompanhada do chimarrão.

Segundo o engenheiro agrônomo Derli Paulo Bonine, a fruta bergamota entra no grupo das tangerinas, ao lado de outros alimentos como é o caso pokan e da mexerica. 

7 benefícios da fruta bergamota – Para que serve e propriedades

1. Fonte de antioxidante

As tangerinas, grupo no qual a bergamota está incluída, são ricas em antioxidantes. Essas substâncias são importantes para a saúde do nosso organismo porque combatem os maléficos radicais livres, associados ao envelhecimento precoce e ao desenvolvimento de problemas graves de saúde como é o caso do câncer.

2. Fornece vitamina C

Outro dos benefícios da fruta bergamota é ser uma fonte alimentar rica de vitamina C. Essa é a principal vitamina que é encontrada na composição da bergamota.

De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, o nutriente é útil para o crescimento e reparação de tecidos em todo o corpo e para a absorção de ferro por parte do organismo.

A vitamina ainda ajuda na produção do colágeno, uma proteína utilizada para formar a pele, a cartilagem, os tendões, os ligamentos e os vasos sanguíneos, além de ser necessária para a reparação e manutenção dos ossos e dentes.

O Centro Médico da Universidade de Maryland ressalta o fato de que o corpo humano não armazena a vitamina C. Daí a importância de sempre incluir fontes do nutriente na alimentação como tomates, brócolis e as frutas cítricas, grupo do qual a bergamota faz parte.

3. Fonte de nutrientes

O nosso organismo precisa de nutrientes para sobreviver e funcionar adequadamente. Portanto, devemos incluir alimentos nutritivos na dieta para fornecer esses compostos ao nosso corpo.

A bergamota é um desses alimentos, porque além de ser rica em vitamina C, serve como fonte de outros nutrientes como carboidratos, fibras, cálcio, fósforo, vitamina A, vitamina B1 e vitamina B2, conforme informações do Ministério da Saúde, replicadas pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN).

4. Auxílio à saciedade 

Ainda de acordo com os dados do Ministério da Saúde, a cada 100 g de bergamota existem 0,9 g de fibras. Um dos benefícios da fruta bergamota trazidos por esse nutriente é o auxílio à promoção da saciedade no organismo.

Com isso, fica mais fácil controlar o apetite e não exceder no consumo de calorias, o que beneficia a manutenção da boa forma e até mesmo o processo de perda de peso. Obviamente, para ter efeitos significativos neste sentido, é importante que toda a dieta reserve um espaço para uma série de alimentos que servem como fonte de fibras.

Sem se esquecer que o emagrecimento é alcançado por meio de toda uma alimentação saudável, nutritiva, equilibrada e controlada e com a prática regular de exercícios físicos para maximizar a queima de calorias.

No entanto, saber que a fruta contribui com o fornecimento do nutriente ao organismo e pode dar uma força neste sentido é certamente um bom motivo para incluí-la na dieta.

5. Saúde do sistema digestivo

Mas não é somente em relação à saciedade que as fibras são importantes para o nosso organismo. De acordo com informações do Centro Médico da Universidade de Maryland, o nutriente também contribui com a manutenção da saúde do sistema digestivo e promove movimentos intestinais regulares.

6. Outras vantagens das fibras

O Centro Médico da Universidade de Maryland também informou que, de acordo com o que estudos sugeriram, consumir mais fibras na alimentação pode colaborar com o tratamento de condições como doença gastrointestinal, prisão de ventre, hemorroidas, colesterol alto, doença no coração, acidente vascular cerebral (AVC), diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer.

Mais uma vez, não estamos dizendo que a bergamota seja a solução do problema, somente que o seu consumo auxilia o aporte de fibras, que é o que está associado a esses benefícios da fruta bergamota.

7. Fonte de vitamina A

De acordo com as informações do Ministério da Saúde, replicadas pelo CFN, a bergamota também serve como fonte de retinol, que também é chamado de vitamina A.

O nutriente fornece ação antioxidante, é importante para aspectos do nosso organismo como a manutenção da saúde da visão, a função neurológica, a saúde da pele, a diminuição da inflamação, a construção de ossos fortes, a regulação dos genes, a facilitação da diferenciação celular e o suporte para o sistema imunológico.

Como fazer – Receitas de suco de bergamota

Agora que já conhecemos alguns dos benefícios da fruta bergamota, que tal aprendermos a preparar algumas receitas de suco com o ingrediente?

1. Receitas de suco natural de bergamota

Ingredientes:

  • 5 bergamotas frescas;
  • 1 xícara de chá de água gelada;
  • Gelo a gosto;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Remover a casca das bergamotas, lavar bem a fruta e separar os seus gomos;
  2. Bater a fruta no liquidificador durante alguns segundos com um pouco de água;
  3. Em seguida, bater novamente com o restante da água, o gelo e o açúcar ou adoçante. Após, servir-se imediatamente.

2. Receita de suco de bergamota com manjericão

Ingredientes:

  • 5 bergamotas frescas;
  • 1 xícara de chá de água gelada;
  • 3 folhas de manjericão;
  • Gelo a gosto;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Remover a casca das bergamotas, lavar bem a fruta e separar os seus gomos;
  2. Bater a fruta no liquidificador durante alguns segundos com um pouco de água;
  3. Em seguida, bater novamente com o restante da água, o gelo, as folhinhas de manjericão e o açúcar ou adoçante. Após, servir-se imediatamente.

Atenção: é importante tomar o suco natural de bergamota imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os benefícios da fruta bergamota para a saúde.

O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência. Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Você já imaginava todos esses benefícios da fruta bergamota para a saúde e boa forma? Tem costuma de consumi-la? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*