Publicidade

 

Suco de rúcula

7 Benefícios do Suco de Rúcula – Como Fazer, Receitas e Dicas

Pouco calórica, cada porção de 100 g possui somente 25 calorias enquanto cada porção equivalente a uma xícara carrega apenas míseras 4 calorias, a rúcula é um alimento que fornece uma série de nutrientes importantes para o nosso organismo.

Publicidade

As folhas da verdura servem fonte de proteínas, fibras, potássio, ferro, cobre, enxofre, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina C e vitamina K.

Mas não é somente na salada que o alimento pode ser utilizado. Também podemos preparar o suco de rúcula e é justamente dele que conheceremos alguns benefícios e aprenderemos algumas receitas de como fazer.

7 benefícios do suco de rúcula

1. Efeito antioxidante

Um dos importantes benefícios associados à rúcula é a sua ação antioxidante, que combate os radicais livres associados a doenças graves como o câncer e ao envelhecimento precoce e contribui com o sistema imunológico do organismo.

2. Saúde dos ossos

A vitamina K encontrada no suco de rúcula possui propriedades anti-inflamatórias e estimula as atividades osteotrópicas nas células. Isso significa que o nutriente contribui com a saúde dos ossos e o seu fortalecimento.

Publicidade

Além disso, níveis baixos de ingestão de vitamina K já foram associados a um maior risco de fratura nos ossos.

3. Saúde cerebral

A mesma vitamina K colabora com a regulação do mineral cálcio no cérebro, o que pode auxiliar a combater danos neuronais (nos neurônios) e pode contribui com a saúde cerebral.

4. Fonte de vitamina C

A vitamina C presente na rúcula é um nutriente importante para a produção de colágeno, que, por sua vez, é utilizado para fazer tendões, ligamentos, vasos sanguíneos e pele.

Publicidade

O nutriente também é importante para a formação do tecido de cicatrização, algo importante para o processo de cura de feridas, além de agir como um antioxidante natural.

A vitamina C presente no suco de rúcula também será muito positivo para manter eleva sua imunidade.

5. Fonte de vitamina A

A vitamina A também é encontrada na composição do suco de rúcula. O nutriente é um antioxidante poderoso, que auxilia a função imunológica, o crescimento celular, a visão noturna e a saúde dos olhos, além de ajudar na manutenção das funções dos rins, do pulmão e do coração.

6. Saúde do sistema digestivo

A rúcula é um dos vegetais verdes folhosos que são classificados como alimentos alcalinos e que ajudam a restaurar o pH ideal do organismo, o que é importante para a saúde digestiva.

Além disso, a rúcula também é um alimento hidratante, que ajuda a nutrir o trato digestivo e contribui com a remoção de resíduos e toxinas do sangue e do sistema digestivo.

7. Emagrecimento

Por ser um suco altamente nutritivo e pouco calórico, o suco de rúcula é uma boa adição a qualquer dieta de emagrecimento. Ele vai ajudar seu organismo a funcionar melhor para ajudar seu metabolismo, assim como irá contribuir para te deixar saciado sem tantas calorias.

Como fazer – Receitas de suco de rúcula 

1. Receita de suco de rúcula com melão

Ingredientes: 

  • 1 ramo de rúcula;
  • 1 fatia fina de melão sem a casca;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem o ramo da rúcula e retirar as sementes do melão; Colocar o melão e a rúcula no liquidificador e bater. Passar para um copo, adicionar gelo e servir-se imediatamente.

2. Receita de suco de rúcula com laranja e limão

Ingredientes:

  • 5 laranjas;
  • 10 folhas de rúcula sem o caule;
  • ½ limão;
  • Gelo a gosto (opcional);
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

Espremer as laranjas e o limão no liquidificador; Adicionar as folhas de rúcula e o mel e bater; Finalizar com o gelo, se assim desejar, e servir-se imediatamente.

3. Receita de suco verde de rúcula com abacaxi e hortelã

Ingredientes:

  • 150 ml de água de coco;
  • 8 a 10 folhas de rúcula;
  • 3 rodelas de abacaxi;
  • 3 ramos de hortelã fresco;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Com exceção do gelo, colocar todos os ingredientes no liquidificador; Bater, passar para um copo e servir-se imediatamente. Se desejar, adicionar o gelo para deixar a bebida refrescante. 

Cuidados com a rúcula 

A rúcula deve ser consumida moderadamente por pessoas que possuem histórico de cálculo renal.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já experimentou alguma vez o suco de rúcula? Pretende aprender como fazer essas receitas para aproveitar seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×