Publicidade

 

Leite de amêndoas

7 Benefícios do Leite Vegetal e Como Fazer Em Casa

Leite de coco, leite de amêndoas, leite de aveia, leite de arroz, leite de nozes e leite de soja são alguns dos exemplos de leite vegetal, uma bebida similar ao leite, mas, que não é feita a partir do leite da vaca, como na receita original da bebida tradicional.

Publicidade

Como o próprio nome já nos indica, ela é produzida por meio de um ingrediente vegetal e pode ser utilizada por pessoas que sofrem com intolerância à lactose, segue uma dieta específica que proíbe ou restringe o consumo de comidas e bebidas de origem animal ou simplesmente deseja experimentar outras formas de leite.

No artigo de hoje, nós falaremos um pouco mais sobre o leite vegetal, conheceremos alguns de seus benefícios e ensinaremos como fazer a sua própria receita em casa.

Benefícios do leite vegetal

Veremos a seguir os benefícios do leite vegetal para a saúde e boa forma.

1 – Número de calorias por porção

Uma porção de 200 ml de leite integral possui 124 calorias. Enquanto isso, os mesmos 200 ml de leite de soja trazem 82 calorias. Já uma porção igual de leite de amêndoas vem com 34 calorias, o leite de aveia contém 89 calorias e o de arroz tem 108 calorias.

Os dados mostram que para quem deseja emagrecer ou manter a boa forma, através do controle calórico, substituir o leite integral pelo leite vegetal é uma tática bastante vantajosa.

É claro que isso não garantirá o emagrecimento ou a perda de peso, porém, poderá auxiliar o processo, de maneira geral.

Publicidade

2 – Facilita a vida de quem sofre com restrições alimentares

Quem sofre com intolerância à lactose sabe como pode ser difícil encontrar alimentos e receitas que não tragam problemas à saúde. O fato de poder ter acesso a um leite vegetal – e poder prepará-lo em casa, controlando os ingredientes utilizados na bebida – facilita na hora de preparar as refeições, tendo em vista que o leite é utilizado em muitas receitas culinárias.

3 – É nutritivo

Alguns tipos de leite vegetal vem fortificados com cálcio, potássio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina D. Além disso, eles não possuem colesterol e não são fontes de gorduras ruins. No entanto, antes de levar o seu leite vegetal para casa, tenha certeza que ele foi realmente complementado com os nutrientes mencionados acima. A informação deverá estar presente na embalagem do produto. O leite de soja, por exemplo, ainda é fonte em proteínas.

4 – Auxilia a digestão

Tanto a lactose quanto a proteína do leite podem tornar a digestão mais complicada. Uma vez que o leite vegetal não possui essas substâncias em sua composição, ele contribui com a digestão ao mesmo tempo em que colabora com o combate a problemas como prisão de ventre e síndrome do intestino irritável, por exemplo.

Leites como o de amêndoa também trazem uma boa dose de fibras, um grupo de nutrientes que faz bem ao processo digestivo.

5 – Baixo índice glicêmico

O índice glicêmico é uma unidade que avalia a velocidade pela qual o consumo de um alimento promove o aumento das taxas de açúcar no sangue. Quanto maior for o índice glicêmico, maior é a velocidade pela qual a bebida ou comida em questão provoca picos de glicose no sangue. Já quando esse número é baixo, o nível de açúcar cresce aos poucos, de maneira consistente.

Publicidade

Para quem sofre com diabetes, o ideal é ingerir alimentos com baixo índice glicêmico, que ajudam a controlar a taxa de glicose sanguínea. Por que estamos falando tudo isso? É que o leite de soja, um tipo de leite vegetal, possui baixo índice glicêmico e pode contribuir neste sentido.

6 – Sem glúten

Para os portadores de doenças que impedem a ingestão de glúten ou as pessoas que seguem programas alimentares que não permitem o consumo da proteína, o leite de arroz é uma boa alternativa de leite vegetal, tendo em vista que ele não possui a substância em sua composição.

No entanto, é importante prestar atenção, pois o leite de arroz também não traz muitas proteínas e é rico em carboidratos.

7 – Fonte de antioxidantes

O leite de nozes é um leite vegetal que abastece o corpo com uma boa dose de antioxidantes. Estas substâncias são importantes porque auxiliam as células do corpo humano, combatendo as ações dos radicais livres que causam doenças e aceleram o processo de envelhecimento.

Um pouco mais sobre cada tipo de leite:

– Leite de soja:

Há algumas ressalvas quanto a ele: o excesso no consumo pode ser prejudicial para quem sofre com problemas na tireoide e uma pesquisa de 2008 da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, indicou que comer alimentos feitos à base de soja pode causar problemas de fertilidade e diminuir a contagem de espermas.

Mas não é só isso. Acredita-se também que suas proteínas possam ser reduzidas durante o preparo do leite e que ele seja feito com substâncias à base de petróleo, que são cancerígenas. A soja ainda pode aumentar a probabilidade de coagulação sanguínea e prejudicar a absorção de nutrientes.

Entretanto, além de ser fonte de proteínas, ele é pobre em gorduras saturadas e colesterol e é fonte de cálcio potássio e magnésio.

– Leite de arroz:

Como já vimos, ele é rico em carboidratos, pobre em proteínas e é o que apresenta menores propensões de desenvolvimento de alergias, além de ser fonte de vitaminas do complexo B. 

– Leite de amêndoas:

É fonte de fibras e pode ser fortificado com cálcio, vitamina D e vitamina E e não possui colesterol ou lactose. Suas propriedades são benéficas para quem sofre com problemas hepáticos, anemia, fraqueza, desnutrição ou excesso de colesterol ruim.

– Leite de aveia:

Rico em carboidratos, fibras e proteínas, o leite de aveia é bom para saciar e fornecer energia. Apesar de conter glúten, ele é fonte de ácidos graxos essenciais e vitamina E e oferece benefícios como diminuição do colesterol e melhoria do sistema digestivo.

– Leite de nozes:

É bom para quem sofre com diarreia, possui antioxidantes, vitamina E, ômega 3, ômega 6, zinco, cobre, selênio e magnésio e previne doenças cardiovasculares e diabetes.

Como fazer o seu leite vegetal caseiro

Nós mostraremos algumas receitas de como preparar o leite vegetal em casa, mas antes preste atenção em algumas dicas:

Publicidade

1 – Lavar sempre as sementes e os grãos;

2 – Deixar na geladeira por no máximo três dias;

3 – Coar com uma peneira fina;

4 – Adoçar o leite, se achar necessário, com açúcar mascavo, mel ou melaço.

Receita de leite de amêndoas

– Ingredientes: 

  • 1 punhado de amêndoas frescas mergulhadas na água durante a noite;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
  • 2 colheres de sopa de mel orgânico.

– Modo de preparo:

1 – Enxaguar e escorrer as amêndoas. Levar ao liquidificador e cobrir 2/3 das amêndoas com água;

2 – Bater até adquirir uma substância branca e com uma consistência similar ao leite;

Publicidade

3 – Com um filtro de papel bem fini, filtrar o leite para se livrar da polpa;

4 – Servir-se e bom apetite!

Receita de leite de aveia

– Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de aveia em flocos;
  • 3 xícaras de chá de água;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
  • Açúcar mascavo a gosto, se necessário.
  • Modo de preparo:

1 – Colocar a aveia em flocos de molho em um porte com água durante aproximadamente uma hora;

2 – Juntar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem. Coar, servir-se e guardar o restante do leite na geladeira.

Receita de leite de arroz

– Ingredientes: 

  • 1 l de água;
  • 1 xícara de qualquer tipo de arroz cru;
  • 1 pitada de sal, se assim desejar.

Modo de preparo:

1 – Misturar os ingredientes em uma panela e levar ao fogo durante 15 minutos;

2 – Após, bater a mistura no liquidificador para quebrar os grãos;

3 – Coar o leite em uma peneira, servir-se e armazenar o resto na geladeira.

Receita de leite de coco

– Ingredientes:

  • 1 polpa de coco;
  • 5 copos de água quente.

– Modo de preparo:

1 – Levar tudo ao liquidificador e bater;

2 – Coar e servir-se.

Receita de leite de nozes

– Ingredientes:

  • 2 xícaras de nozes;
  • Água.

– Modo de preparo:

1 – Colocar as nozes de molho em uma vasilha com água durante oito a 12 horas;

2 – Escorrer a água do molho e lavar as nozes com água corrente;

3 – Levar as nozes ao liquidificador junto com uma xícara de água filtrada até obter a consistência deseja. Se quiser deixar mais consistente, adicionar mais água;

4 – Coar o leite com uma peneira forrada com uma fralda de pano e servir-se.

Receite de leite de soja

– Ingredientes:

  • 1 xícara de soja;
  • 1 ½ l de água.

– Modo de preparo:

1 – Lavar bem os grãos de soja e deixar de molho de um dia para o outro;

2 – Escorrer e lavar mais uma vez;

3 – Bater no liquidificador com o 1 ½ l de água e coar com um pano de prato;

4 – Levar o leite ao fogo em uma panela até levantar fervura. Quando isso acontecer colocar em fogo baixo e deixar assim por 10 minutos;

5 – Deixar esfriar e levar para a geladeira.

Atenção! Caso você sofre de alguma condição específica de saúde, não deixe de conversar com o seu médico antes de escolher qual tipo de leite vegetal é mais apropriado para você.

O vídeo abaixo, do blog Chubby Vegan, aponta algumas sugestões de receitas para alguns leites vegetais.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já experimentou algum leite vegetal? Tem a vontade de trocar o consumo do leite de vaca por essas opções acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 4,42 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Boa noite

    Sim li as receitas e fiquei muito interessado em trocar o leite animal pelo vegetal, achei muito interessante o de Soja e Amêndoa, passarei a usá-los no lugar do leite vaca, o qual está vindo com grande quantidade de soda caustica.

    Agradeço pela receita.

    Abs

    Jorge

    • rosely da penha telles pego

      Boa noite!

      Sou fã de sites e programas que trabalham a nutrição funcional, orgânica,vegana, etc. Estou fazendo uma experiência de abolir leite e derivados, após ouvir palestras de dra. Savioli e por esses dias dra. Katia Haranaka. Acho muito interessante tudo que é colocado sobre o efeito do leite de vaca no nosso organismo. Agradeço as informações e receitas .

      Rosely

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×