lesao-academia-620x330

7 Dicas Para Evitar Lesões Mais Comuns na Academia

Publicidade

Convenhamos, sofrer uma lesão e ter que ficar uns dias sem frequentar a academia é uma situação muito irritante. Como se não bastasse a dor e o incômodo causados pelo machucado, você precisa interromper os treinamentos e atrasar todo o seu cronograma.

Seja por conta de uma queda ou tropeção na esteira ou uma batida ou encontrão com os halteres de um colega distraído, fato é que todos correm o risco de sofrer um acidente enquanto malham. As entorses e tensões musculares estão entre as lesões mais comuns na academia. Elas representam 46% dos casos, dos quais 90% estão relacionados com exercícios de pesos livres.

Entretanto, há uma boa notícia. Se por um lado, não há como prever quando um acidente ou lesão ocorrerá ou eliminar totalmente as chances que eles aconteçam, por outro, é bem possível tomar alguns cuidados e evitar casos como esse.

Na lista a seguir você confere uma série com sete dicas para evitar lesões comuns na academia:

1. Ter alguém para te ajudar no levantamento de peso

Pode até parecer meio chato ter alguém ao seu lado observando o seu treinamento, mas essa pessoa pode te ajudar no decorrer do levantamento de peso, seja para corrigir uma posição que esteja equivocada ou para te ajudar a colocar a barra de peso no lugar, caso você tenha dificuldades em executar o exercício.

Isso evita que você derrube os equipamentos e impede que você se machuque ou acabe atingindo alguém que esteja passando pelo local que você está naquele momento.

Caso não tenha ninguém que possa te acompanhar na hora do exercício, certifique-se de levantar um peso que você tem completa certeza que consegue alcançar e prenda bem os pesos na placa, para evitar que eles saiam do lugar e caiam e que alguém se lesione com eles.

2. Mantenha o foco na esteira

Por mais que malhar na esteira possa parecer um exercício que permite que você relaxe um pouco ao fazê-lo ao mesmo tempo em que ouve música, conversa com o colega do lado, lê um livro ou assiste à televisão da academia, é importante manter o foco e a concentração enquanto está em cima do aparelho.

Isso porque você pode se distrair, pender mais para um lado o outro, tropeçar e cair… Além disso, caso o seu fone de ouvido ou celular caiam, não se abaixe para pegá-los. Você corre o risco de perder o equilíbrio e ser jogado para fora da esteira. Em vez disso, peça para que alguém que esteja passando pegue o objeto para você e mantenha-se em segurança.

3. Delimite o seu espaço

Use a sua bolsa de academia, a garrafinha de água e a toalha para marcar o seu espaço na academia. Assim, você saberá onde não deve ultrapassar e tem menos chances de esbarrar e machucar alguém. Se isso não for possível, escolha um cantinho mais tranquilo e evite se exercitar em áreas mais lotadas da academia. 

4. Devolva os halteres e anilhas com cuidados

Depois que terminar de levantar peso, tenha certeza de que está colocando os equipamentos no lugar adequado – deixá-los em qualquer canto pode fazer com que alguém não os perceba, tropece neles e se machuque – mas também tome cuidado com a maneira que eles são guardados.

Posicione os halteres e as anilhas de modo que eles estejam bem seguros no local de armazenamento e solte-os somente depois que tiver certeza que eles estão na posição apropriada. Não fazer isso é se colocar em risco de derrubá-los nos dedos ou no pé, o que pode causar uma fratura.

5. Preste atenção nas outras pessoas

Não, isso não é uma desculpinha para copiar o treino que os outros estão fazendo. Mas sim um ato de educação e cuidado com os colegas de academia. Ao caminhar pelo local, preste atenção nas pessoas e evite passar muito perto de alguém que esteja realizando um exercício.

Isso é importante porque nem sempre dá para saber exatamente de quanto espaço a pessoa precisa para fazer o seu exercício e nem prever se ela perderá o equilíbrio ou derrubará um peso. Tomando esse cuidado, você evita um esbarrão, foge de ser atingido por um equipamento e impede que você e o colega em questão se machuquem.

Outro ponto fundamental é ficar atento em relação às trocas de mensagem nos celulares. Se você anda de cabeça baixa, olhando para o aparelho, enquanto caminha pela academia lotada, as chances de que tenha um encontrão e se lesione ou machuque alguém não são pequenas.

6. Faça um aquecimento adequado 

Fazer um aquecimento fraco e rápido e logo partir para a musculação coloca os músculos do seu corpo em risco de sofrerem com tensões. Sendo assim, não vá com muita sede ao pote e dedique o tempo necessário ao seu aquecimento.

Faça uma série dinâmica de alongamentos para abrir as articulações, melhorar o seu alcance de movimento e aquecer o corpo. Também não deixe de lado os exercícios de ativação, para estimular áreas musculares mais frágeis – como os glúteos e o serrátil anterior (que se origina nas oito costelas superiores ao lado do peito e se localiza na região lateral do tórax) -, que geralmente são as responsáveis pelas puxadas nos músculos e a má postura.

7. Escolha seus exercícios com sabedoria 

Uma vez que você já se machucou em determinado local do corpo, as chances de que uma nova lesão aconteça nessa mesma região são maiores. Por isso, na hora de escolher a sua série, seja esperto e não force essas áreas.

Se o seu problema está nos ombros, passe longe de exercícios que exijam esforço dessa região como o supino (bench press), por exemplo. Já se a sua lesão anterior foi na região lombar e você ainda sofre com dores nessa região, evite os agachamentos de costas.

Converse com o seu treinador sobre essas questões antes de montar uma série e verifique junto com ele quais exercícios são melhores para o seu caso e quais devem ser evitados para não agravar o seu problema.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já se lesionou alguma vez na academia por cometer algum desses erros que foram listados acima? Comente abaixo como foi!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...

Publicidade
RECOMENDADOS PARA VOCÊ

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*