Fast Food

7 Razões Para Não Ter o Dia do Lixo e Nem Refeições Lixo na sua Dieta

Muitos planos de dieta por aí colocam o dia do lixo nas refeições como tendo benefícios importantes. Eles supostamente previnem que você se sinta privado, melhoram o metabolismo, aumentam as chances de sucesso em uma dieta, etc.

Bem, não precisamos concordar com isso. Não há que ter nada contra “refeições lixo” ocasionais – como comer mais carboidratos ou calorias do que o usual um dia.

Você pode chamar essas refeições lixo de trapaças saudáveis – elas não causam nenhum dano e podem até ser boas para você. Mas defender que é uma coisa benéfica se jogar em alimentos prejudiciais com açúcar, trigo refinado ou gorduras trans não faz muito sentido.

Você pode fazer o que quiser com seu próprio corpo, mas aqui daremos algumas razões para não ter o dia do lixo e nem refeições lixo durante a sua dieta.

1. Seu Corpo Não se Adaptará Completamente à Dieta Saudável

Quando você muda drasticamente a forma como come, um certo processo de adaptação precisa acontecer.

Por exemplo, se você está fazendo uma dieta cetogênica com poucos carboidratos, seu corpo precisa mudar certos hormônios e aumentar a produção de enzimas para usar gordura como fonte principal de energia.

Se você continuar tendo seu dia do lixo, você impedirá que essa adaptação metabólica se complete.

Além disso, quando você abandonar a dieta e começar a comer mais alimentos reais, pode levar algum tempo para o paladar se adaptar.

Se você já fez a dieta paleo por um período longo de tempo sem refeições lixo, você pode ter experimentado isso. Com o tempo, alimentos reais começam a ter um sabor muito melhor.

Se você trapacear e comer besteiras frequentemente, seu paladar não irá se adaptar completamente e você não conseguirá experimentar a mesma satisfação com alimentos reais.

2. Se Você Comer Besteiras, Pode Alimentar o Vício

Alimentos não saudáveis são extremamente viciantes, não se pode negar isso. Esse problema parece ser comum e as pessoas que têm problemas com vontades de comer e comer demais provavelmente devem se abster desses alimentos o máximo possível.

Se você continua ingerindo uma coisa à qual é viciado, isso só faz com que o vício continue. Nesse caso, comer “tudo com moderação” não é uma boa ideia, já que será quase impossível de manter.

Se você sente vontade de comer besteiras e cede a essas vontades, isso só fará com que as vontades fiquem mais fortes. Evite esses alimentos completamente e as vontades diminuirão com o tempo.

Abstinência é a única coisa que funciona para o vício, e ponto final.

3. Você Pode Acabar Comendo Demais

Algumas pessoas podem comer no seu dia do lixo como se não houvesse amanhã e arruinar uma semana de dieta de uma vez.

Após comer uma vez, pode ser que você descubra que tenha comido 5000 calorias de uma só vez, por exemplo. Isso são dois dias de calorias para um homem adulto e uma semana inteira (ou duas) de dieta arruinada.

4. Você Pode Se Sentir Culpado Depois

Já se sentiu inchado, culpado e miserável depois de comer besteira?

Isso é muito comum no dia do lixo, na verdade. As refeições lixo podem te dar um pouco de prazer enquanto você come, mas com certeza não te farão se sentir bem depois.

5. Dia do Lixo Não Aumenta o Metabolismo Nem Previne o “Modo de Fome”

O conceito do “modo passando fome” é um mito que não é apoiado por ciência real e não acontece a menos que você chegue a um nível extremamente baixo de percentual de gordura corporal.

Se você é um fisioculturista em preparação para uma exposição, realimentações podem te ajudar a prevenir efeitos adversos de fazer dieta por muito tempo. Mas mesmo nesse caso, escolher alimentos saudáveis ainda é uma ideia melhor.

Entretanto, a maioria das pessoas não está se preparando para uma competição de fisioculturismo ou de boa forma e não precisa tomar ações drásticas para melhorar o metabolismo ou prevenir o modo de fome, o que quer que seja isso.

Para pessoas saudáveis tentando continuar saudáveis ou perder um pouco de peso, o dia do lixo é desnecessário e pode ser prejudicial.

Se você está preocupado com sua taxa metabólica diminuindo durante um período de perda de peso, levante peso. Isso foi realmente provado para manter tanto sua taxa metabólica quanto sua massa muscular.

6. Besteiras São Ruins Para Você

Besteiras são ruins para você e provavelmente é por isso que você desistiu delas em primeiro lugar.

Comer fast food ou uma pizza com um sorvete uma vez por semana pode não parecer muita coisa comparada a pessoas que comem esse tipo de coisa todos os dias. Mas ter um dia do lixo para comer essas besteiras ainda é claramente pior do que não comer.

7. Esses Ingredientes Ruins Nunca Deixarão seu Corpo Completamente

Gorduras trans, óleos e glúten… esses ingredientes ruins continuam no seu corpo por um tempo e é preciso um longo tempo para se recuperar dos seus efeitos.

Se você continuar comendo-os, eles nunca deixarão seu corpo completamente.

Você costuma separar um dia do lixo para você durante uma dieta? Qual a sua opinião sobre essa escapadinha? Você acredita que ela faz bem? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (24 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

15 comentários

  1. Ah tá?! A gente tem que viver para SEMPRE longe de pizza e hamburgueres?! Eu emagreci 12 kilos e tinha o “dia do lixo”. Dieta não é UM SACRIFÍCIO!!!! Pode sim comer besteiras no dia do lixo, porém só em uma refeição, não o dia inteiro e em um só dia da semana…..

    • Marcelo Rais de Castro

      Concordo plenamente com vc Thaís… E vou além: Dependendo do estágio da dieta vc pode fazer um DIA INTEIRO DE DELÍCIAS e continuar emagrecendo mesmo assim…. Inclusive acelera o processo pois de fato o metabolismo aumenta… Nem acho certo que chamem comida de lixo, ainda mais se tratando das mais gostosas… Se for pra “xingar” alguma comida de lixo, que xinguem os pratos naturebas sem graça do dia-a-dia da dieta….rsrrsrrs….um abraço

    • Lol quem fez essa postagem tem um olhar muito superficial sobre alimentacao e nutrição o dia do lixo é de extrema importância em uma dieta sim.
      Quando se faz muito tempo de dieta seu organismo tende a se acostumar com o baixo teor calórico ingerido diariamente então como uma forma de proteção seu corpo passa a gastar menos calorias do que habitualmente isso se chama estado de homeostase o seu corpo se hadapta e se condiciona a gastar menos calorias, o dia do lixp é o dia onde você ira exceder a quantiadade de calorias que você ingere diariamente para que com isso saia do estado de homeostase e possa voltar a queimar calorias

  2. Primeiramente o correto eh reeducação alimentar e não “dieta” Quando vc reeduca seu cérebro e corpo vc pode sim ter seu dia do lixo aliás dia do lixo não dia de comer oque gosta, afinal ninguem vive só de alface e tambem só de besteiras e esse dia faz com que a pessoa tenha mais força de vontade pois ela sabera q vai ter um dia q podera comer oq deseja entao se mantera na linha durante a semana emagrecendo e sendo feliz! 🙂 Equilíbrio eh td nessa vida em todos sentidos.

  3. O glúten é um ingrediente “ruim” para os alérgicos ou intolerantes a ele.
    Para quem não tem alergia ou intolerância, não faz mal algum.

  4. sim e verdade concordo com meus colegas ,tentei emagrecer restringindo muitos alimentos através de Dietas e emagrecia e Depois voltava a engorda , Através reeducação alimentar e fazendo corrida três vez por semana perdi 9 quilos com saudade em Dois meses ,Acredite e Possivel…

  5. Jesus, jamais vou abrir mão de uma besteirinha de vez em quando. Emagreci 14 kilos já e pretendo perder mais 13.
    Quero manter minha alimentação atual pra sempre e não só até emagrecer, então pensa se eu corto tooodas as coisas que gosto de comer? posso cortar os pulsos também né?

    matéria totalmente equivocada

  6. Matéria equivocada. Tecnicamente pobre e não considerou os fatores psicológicos relacionados ao dia do lixo ou refeição do lixo. Na minha opinião foi publicada precipitadamente e deveria ser revista.

  7. Então comer besteirasem não pode??? E morrer fazendo dieta sim….pare que coisa idiota….Quem vive só de alface.

  8. Eu treino há muito tempo , gosto de fazer dieta, amo alimentos saudáveis, refeições corretas em horas certas! Porém não deixo de tomar um sorvete no domingo, ou comer uma pizza! Jamais vou me privar de coisas q eu sinto prazer. Acho que primeiramente vc tem Q etar feliz com seu corpo e sua mente. Uma pessoa Q vive em tortura, Q vive para o “perfeccionismo” , não consegue ser feliz de verdsde. Tudo wh questão de dosagem. Tudo ao extremo prejudica. Achei o texto bem fútil, porém a opinião wh sua e eu a respeito muito! mas ao meu ponto de vista, não eh assim Q as coisas funcionam !

  9. péssima matéria, nao recomendo essa leitura…

  10. “Dia do Lixo” eu não sei, mas comer moderadamente uma ou outra coisinha que te dê prazer de vez em quando não faz mal a ninguém quando se tem hábitos alimentares saudáveis e prática de exercícios físicos. Seu corpo vai ter proteínas e energia o suficiente para se livrar dos efeitos adversos causados por alguns alimentos. Claro, existem coisas que o ideal é que fossem completamente evitadas. Mas, se não puder evitar, reduza o consumo ao máximo que puder. Também, não precisa virar uma pessoa maluca que vai numa festa de aniversário e não come nem um pedaço de bolo. Perdi 10 kg com reeducação alimentar, caminhadas e bicicleta e nunca abandonei completamente as besteirinhas que sempre gostei de comer (ex.: chocolate, pizza, lanches, doces e salgados). O que eu abandonei completamente foi o refrigerante. Cerveja eu praticamente não bebo.

  11. Tem gente que não gosta de viajar, tem gente que não gosta de fazer sexo e tem gente que não gosta de comer. Essas pessoas não são menos felizes do que nós. Para quem tem uma relação menos sensitiva com a comida é descartável ‘dia do lixo’. Para mim fazia mal porque me deixava muito ansiosa para que o dia chegasse logo, me deixando deprimida nos dias que se antecediam. Passei a comer comidas gordurosas só em festas ou em saídas com família e amigos, que no geral acontecem de 1 a 3 vezes no mês, sem dia fixo. Quando eu fazia dia do lixo eu comprava comida ruim na venda e comia sozinha no domingo e nos programas sociais que acontecia no meio da semana eu me sentia culpada por comer fora do dia previsto.

  12. As pessoas só sentem prazer em comidas ruins, não conseguem saborear uma fruta. Pra ela frutas são objetos auxiliadores de magreza e para matar a fome somente e não um momento gostoso do dia. Se torturam a semana inteira comendo alimentos saudáveis sem sentir prazer neles ansiosos para que chegue o dia do lixo. Infeliz para mim é só ter prazer numa pizza e se privar dela para se manter magro. Se ama pizzas coma-as regularmente em vez de se torturar cortando-as para ficar magro. Isso tudo se chama gordura mental e dá margem a voltar a engordar após dietas.

  13. Um dia de dieta é capaz de emagrecer? Logo um dia de lixo ou uma refeição lixo vai te engordar? Kkkkkk para ne ? A pessoa leva uma vida comendo errado pra engordar ai um dia a cada 15 dias ou um dia do mês ( como eu faço, vai mesmo engordar? ) so usar a inteligência.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*