8 Benefícios da Couve-Flor – Para Que Serve e Propriedades

A couve-flor é um membro da família dos vegetais crucíferos, muitas vezes ofuscada por seu primo brócolis. Este é um vegetal que merece uma participação regular em sua dieta por suas excelente propriedades. Ela contém uma impressionante variedade de nutrientes, incluindo vitaminas, minerais, antioxidantes e outros fitoquímicos. Mas para que serve a couve-flor? Quais propriedades fazem dela uma boa opção para sua dieta? Vamos analisar os principais benefícios da couve-flor para boa forma e saúde.

Vale lembrar também do grande apelo da couve-flor, pela sua extrema versatilidade. Você pode comê-la crua, adicionando-a a saladas, ou usá-la em sua cozinha. Couve-flor pode até ser temperada e feita como purê, uma versão mais saudável que “purê de batatas.”

Propriedades e Benefícios da Couve-Flor: Para Que Serve Afinal?

Devido aos seus efeitos benéficos sobre numerosos aspectos de saúde, pode facilmente ser descrita como um super alimento. Veja esses benefícios da couve-flor mais impressionantes:

1. Luta contra o câncer

A couve-flor contém sulforafano, um composto de enxofre que combate as células-tronco do cancro, diminuindo desse modo o crescimento de tumores. Alguns pesquisadores acreditam que eliminar as células-tronco do câncer pode ser a chave para o controle do câncer.

Por exemplo, uma pesquisa mostrou que a combinação de couve-flor com curcumina (o composto ativo na especiaria cúrcuma) pode ajudar a prevenir e tratar o câncer de próstata.

Um estudo publicado em Carcinogenesis também encontrado sulforafano pode reduzir a incidência e taxa de tumores mamários induzidos quimicamente em animais.

2. Melhorar a saúde do coração

O sulforafano na couve-flor e outros vegetais melhora significativamente a pressão arterial e os rins. Os benefícios dessa substância estão relacionados à melhoria da metilação do DNA, o que é essencial para a função celular normal e a expressão do gene apropriado, especialmente no revestimento interno facilmente danificado das artérias, conhecido como endotélio.

3. É Anti-Inflamatória

Você precisa de algum nível de inflamação em seu corpo para se manter saudável. No entanto, também é possível, e cada vez mais comum, que a resposta inflamatória saia de controle.

Se o seu sistema imunológico erroneamente desencadeia uma resposta inflamatória quando há uma ameaça presente, ele pode levar a danos significativos relacionados à inflamação no corpo. Esta é uma condição associada ao câncer e outras doenças, dependendo de quais órgãos a inflamação está impactando.

Couve-flor contém uma grande quantidade de nutrientes anti-inflamatórios para ajudar a manter a inflamação na verificação, incluindo indole-3-carbinol ou I3C, um composto anti-inflamatório que pode operar a um nível genético para ajudar a evitar que as respostas inflamatórias atinjam uma nível ideal.

4. É rica em vitaminas e minerais

A maioria das pessoas estão seriamente carentes de nutrientes que fazem o corpo funcionar. E um dos benefícios da couve-flor é fornecer esses nutrientes tão necessários em seu corpo. Por exemplo, uma porção de couve-flor contém 77% do valor diário recomendado de vitamina C. É também uma boa fonte de K, proteína, tiamina, riboflavina, niacina, magnésio, fósforo, fibras, vitamina B6, ácido fólico, ácido pantotênico vitamina, de potássio, e manganês.

5. Impulsiona sua saúde cerebral

Couve-flor é uma boa fonte de colina, uma vitamina do complexo B conhecida pelo seu papel no desenvolvimento do cérebro. Ingerir colina durante a gravidez faz a atividade cerebral “super-carregada” no útero, o que indica que ele pode aumentar a função cognitiva, e melhorar a aprendizagem e memória. Ela pode até mesmo diminuir o declínio da memória relacionada com a idade e vulnerabilidade do seu cérebro a toxinas durante a infância, bem como a concessão de proteção na vida mais tarde.

6. Apoia a desintoxicação

Outro dos benefícios da couve-flor é aumentar a capacidade do seu corpo de desintoxicar de várias maneiras. Ela contém antioxidantes que suportam uma fase de desintoxicação, juntamente com nutrientes importantes para as atividades de desintoxicação contendo enxofre. Os glucosinolatos em couve-flor também ativam a desintoxicação nas enzimas.

7. Benefícios digestivos

Couve-flor é uma importante fonte de fibra dietética para a saúde digestiva. Mas isso não é tudo. Está de acordo com alimentos mais saudáveis ​​do mundo ao poder ajudar a proteger o revestimento do estômago. O sulforafano recebe este benefício para a saúde, impedindo o crescimento excessivo de bactérias no estômago. Por fim, ela é baixa em calorias e dá uma sensação de plenitude e de saciedade. Esta capacidade dos legumes é ideal para pessoas que querem perder peso. Uma porção de couve-flor vai lhe dar apenas 25 calorias.

8. Os antioxidantes e fitonutrientes

Comer couve-flor é como ganhar na loteria antioxidantes e fitonutrientes. É repleto de vitamina C, beta-caroteno, kaempferol, a quercetina, rutina, ácido cinâmico, e muito mais. Os antioxidantes são a maneira da natureza de fornecer suas células com defesa adequada contra ataques de espécies reativas de oxigênio.

Contanto, se você tem esses micronutrientes importantes, seu corpo será capaz de resistir ao envelhecimento causado por sua exposição diária aos poluentes, o estresse crônico, e muito mais. Se você não tem uma oferta adequada de antioxidantes para ajudar a reprimir os radicais livres, então você pode estar em risco de estresse oxidativo, o que leva ao tecido acelerado e danos em órgãos.

Outros vegetais da mesma família

Se couve-flor não é o seu vegetal favorito, não se preocupe. Você pode obter muitos desses mesmos benefícios da couve-flor por comer demais membros da família de vegetais crucíferos. Brócolis é uma delas, mas há outros também, incluindo brotos de brócolis, nabos, couve de bruxelas, repolho chinês, rúcula, couve, rabanetes, mostarda e agrião.

Quanto mais vegetais que você come a partir dessa lista, melhor será para sua saúde. Cada um oferece benefícios únicos e maravilhosos para a sua saúde. Por exemplo, apenas uma xícara de couve contém mais de 10.000 UI de vitamina A, o equivalente a mais de 200% do valor diário. Repolho, por sua vez, é rico em vitamina K1 e vitaminas do complexo B, que muitos são deficientes, e foi mostrado para ajudar a curar úlceras de estômago e oferece benefícios para a digestão.

Além disso, o valor de 100 calorias de vegetais crucíferos pode fornecer até 40% de sua necessidade diária de fibras. Os vegetais crucíferos contêm proteínas, com 25% do valor diário em três xícaras. Especialmente, a couve fornece quantidades elevadas de vitamina K, que pode ter benefícios para a luta contra o câncer e inflamação.

Como escolher a couve-flor

Ao escolher uma cabeça de couve-flor, procure uma sensação firme, sem manchas amarelas ou marrons macios. Se ela está cercada por folhas verdes, é provável que esteja especialmente fresca.

Portanto, não subestime o valor nutritivo e os benefícios da couve-flor. Se já faz um tempo desde que você a consumiu pela última vez, dê-lhe uma nova tentativa!

Você já conhecia todos esses benefícios da couve-flor para a boa forma e saúde? Gosta do sabor desse crucífero, ou prefere algum dos substitutos que listamos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

5 comentários

  1. Nicodemos F. Miranda

    Agradeço penhoradamente as informações inseridas na mensagem, posto que revelam conhecimento dos efeitos medicinais da CÚRCUMA, pois por paradoxal que pareça, não conseguia dormir sem o uso de um analgésico, e, ao tomar a segunda dose, (uma colher de chá), já despresei o analgésico.

  2. boa tarde, fiquei encantada com os beneficios do couve flor pulicada neste. e espero receber outros. quero agradecer pelas pessoas que dedicam seu tempo ajudando as pessoas que teem interesse pelo assunto.

  3. BOA TARDE. GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER SUCO COM AS FOLHAS DE COUVE FLOR PLANTADAS NA MINHA HORTA?

  4. Vi Agora os Benifios da Couve Flor, ja estava consumindo, nao como uma Dieta e sim uma Reeducacao alimentar, Pq pra mim Dieta e so para Otarios, esse negocio d vai e vem, HUummm nada a ver, portanto reeeducao alimentar e pro resto da Vida,e e isso que interessa pra saude,… Com certeza depois de ler essa materia o Couve Flor, que eu gosto muito, agora faz parte das minhas refeicoes..

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*