Publicidade

 

Amaranto

8 Benefícios do Amaranto – Para Que Serve e Propriedades

A cada dia uma novidade. Quase não dá tempo de assimilarmos um novo alimento, e de repente, aparece outro. Ainda estamos falando de chia e quinoa, e já apareceu outro super grão: o amaranto.

Publicidade

Ainda pouco conhecido no Brasil, as pessoas ainda não sabem para que serve o amaranto. Essa semente de origem peruana vem ganhando espaço na mídia pelo seu alto teor nutricional, embora não se trate de um alimento recente, pois o amaranto fazia parte da dieta dos astecas e também era utilizado em suas cerimonias religiosas.

As sementes de amaranto brotam e crescem rapidamente. Estima-se que sejam cultivadas e consumidas de 6000 a 8000 anos atrás.

Por aí dá para se ver que o amaranto tem muita história. Vamos conferir a partir de agora os benefícios do amaranto para a boa forma e saúde, suas propriedades, bem como suas informações nutricionais e opções de consumo.

Benefícios do amaranto

  1. O amaranto não contém glúten. Essa é uma excelente opção para os celíacos, ou aquelas pessoas que apresentam intolerância a ele. A utilização da semente de amaranto aumenta o valor nutricional das receitas, sem agregar as inconveniências do glúten;
  2. O amaranto faz bem ao coração. Os estudos realizados até o momento mostram que o amaranto é rico em fitoesterois e tem ótimo potencial para reduzir o colesterol ruim;
  3. É uma fonte de lisina, um aminoácido extremamente importante. O teor de proteína do amaranto se compara ao do leite, porém, é muito mais facilmente digerido. Também apresenta albumina e globulinas (proteínas primárias), que quando comparadas às prolaminas do trigo, apresentam-se muito mais solúveis e digeríveis;
  4. Além de suas propriedades nutricionais, as sementes de amaranto contêm compostos fitoquímicos, entre eles a rutina, o nicotiflorin e peptídeos, que ajudam a reduzir a hipertensão, e estão sendo estudados em relação à sua possível aplicação nos tratamentos de câncer; porém, esses estudos ainda exigirão muito tempo e pesquisa para confirmar estes benefícios do amaranto;
  5. Por se tratar de um alimento funcional, testes realizados com o óleo de amaranto relataram a ajuda na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, tais como colesterol alto (hiperlipidemia), hipertensão, diabetes e obesidade;
  6. Reduz inchaços, por sua propriedade adstringente;
  7. Ajuda a emagrecer. Isso se deve ao seu alto teor de fibras, responsáveis pela saciedade, além do mais, as fibras ajudam o intestino a funcionar melhor, absorvendo parte da gordura, e conduzindo-a para fora do organismo; porém, o amaranto não deve ser a principal fonte de alimentação em nenhuma dieta.
  8. Auxiliar no ganho de massa muscular. Leia a seguir:

Amaranto e massa muscular

Não sendo ainda suficientemente divulgado, porém, já ganhando espaço entre os praticantes de exercícios pesados, há alguns importantes benefícios do amaranto no pós treino, promovendo regeneração da musculatura, que costuma ficar dolorida algumas horas após o treinamento.

Nosso organismo não produz aminoácidos essenciais, por essa razão, temos que adicioná-los à nossa dieta através de alguns alimentos e/ou suplementos.

Uma fonte natural e saudável para trazer esses aminoácidos é o amaranto, que também é rico em proteínas, o que o torna um grande aliado no ganho de massa muscular.

As sementes de amaranto poderão ser usadas em substituição ou complementação ao whey protein, albumina do ovo e proteína vegetal da soja.

Publicidade

Portanto, entre os benefícios do amaranto, seguramente, esse é de grande interesse aos praticantes de esporte.

Suco de amaranto para o pós-treino 

  • 50g de flocos de amaranto;
  • 300 ml de suco de abacaxi.

Nessa receita, além das propriedades e benefícios do amaranto já mencionados, agregam-se os do abacaxi, que é rico em bromelina, uma substância que ajuda a diminuir as dores musculares, e também acelera a recuperação das contusões adquiridas durante o treino.

Valores nutricionais do amaranto (em flocos)

Fatores nutricionaisPorção de 30 gramas
Valor calórico112 calorias
Carboidratos20 g
Proteínas4.3 g
Gorduras1.9 g
   Gordura saturada0,5 g
   Gordura trans0
   Gordura monoinsaturada0.4 g
   Gordura poli-insaturada0.9 g
Colesterol0 mg
Fibras2.1 mg
Sódio0 mg
Potássio110 mg

A semente versátil

Na verdade, embora chamado de grão, popularmente, o amaranto é tecnicamente uma semente da planta amaranto. Cada plantinha consegue produzir até 60.000 novas sementes.

O amaranto pode ser preparado e consumido de várias formas: cozido como milho, cozido como o arroz ou macarrão, moído em forma de farinha…

Cozinhá-lo é relativamente simples, bastará para isso uma xícara de sementes de amaranto e seis xícaras de água. Dentro de 15 a 20 minutos estará cozido. Mexa para não queimar durante o cozimento. Aí é só escorrer a água e comer.

Quando colocado em uma panela sobre o fogo, sem óleo, o amaranto estoura como minúsculos grãos de pipoca, e revelam um sabor muito parecido com nozes.

As folhas do amaranto também são comestíveis, e bastante utilizadas na Ásia. Como podemos observar, os benefícios do amaranto não se resumem às sementes, a planta toda é utilizável.

Quem não deve consumir

A princípio, não há contraindicações ao consumo das sementes de amaranto, porém, alguns casos devem ser avaliados com mais critério. São eles:

Publicidade
  • Diabéticos: O amaranto é um alimento que apresenta alto índice glicêmico, dessa forma, os diabéticos ou pessoas propensas a desenvolver a doença deverão consumi-lo em moderação;
  • Doentes renais: A alta concentração de proteínas poderá sobrecarregar os rins;
  • Mulheres grávidas: Não há informações suficientes e confiáveis que assegurem a segurança do consumo do amaranto nessa fase, e também durante a amamentação;
  • Reações alérgicas ao alimento: Embora não seja alergênico, cada caso é um caso, portanto, qualquer alteração observada após o consumo, interrompa imediatamente.

Para todos os casos acima e outros, converse com seu médico.

Como consumir o amaranto

Já conhecemos os benefícios do amaranto, mas como podemos utilizá-lo no dia a dia?

Além da pipoquinha de amaranto citada anteriormente, podemos agregá-lo à nossa dieta de diversas maneiras, como por exemplo em saladas, sucos, vitaminas, sucos, bolos e pães.

A seguir, vamos conhecer uma dessas deliciosas receitas:

Granola funcional de amaranto

Ingredientes: 

  • ½ xícara de amaranto em flocos;
  • 1/3 de xícara de flocos de arroz;
  • 1 xícara de flocos de milho;
  • 1 colher de sopa rasa de óleo de coco;
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem;
  • 4 colheres de sopa de coco ralado;
  • 30g de amêndoas laminadas;
  • 30g de nozes picadas;
  • 30g de castanhas do pará;
  • 30g de damascos picados;
  • 30g de goji berry;
  • 30g de uva passa;
  • Mel de agave para adoçar ou açúcar mascavo.

Preparo:

  • O óleo de coco e o azeite deverão ser misturados ao mel ou açúcar mascavo. Reserve.
  • A seguir, misture o amaranto, os flocos de milho e de arroz. Nesse momento, jogue a mistura de óleo de coco e incorpore bem. Leve tudo isso ao forno pré aquecido (180º), numa assadeira, por aproximadamente 10 minutos, ou até que adquira um tom dourado.
  • Retire do forno e adicione os demais ingredientes. Misture bem e leve novamente ao forno. Deixe por mais 10 minutos. Mexa os ingredientes durante esse procedimento, para dourarem por igual.
  • Retire do forno, deixe esfriar, armazene em pote de vidro com tampa.

Agora você tem uma granola super saudável, com todos os benefícios do amaranto e dos demais ingredientes, feita em casa, com a possibilidade de agregar outras frutas secas e oleaginosas, a seu gosto.

Essas substituições poderão ser feitas, inclusive, a inclusão de outros grãos como quinoa e/ou chia.

Se você está numa dieta para perda de peso, esteja atento aos valores nutricionais.

Essa é somente uma das possibilidades de incluir o amaranto à sua dieta. Há muitas outras receitas disponíveis, fáceis, incluindo essa saudável semente. Vale a pena provar!

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já conhecia esta semente e todos os benefícios do amaranto para a saúde? Conhece alguém que a consuma para melhorar a performance na academia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 4,18 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

5 comentários

  1. Ricardo Felicio dos Santos

    Quero receber suas reportagens.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×