Suco de arando

8 Benefícios do Suco de Arando – Como Fazer, Receitas e Dicas

O arando, que também é conhecido como uva-do-monte ou cranberry, que é o seu nome em inglês, é uma frutinha vermelha e ácida que vem de um arbusto pequeno originário da América do Norte.

Vamos conhecer melhor uma receita preparada com a fruta – o suco de arando – e vamos saber quais são alguns de seus benefícios, além de aprender como fazer a bebida? 

8 benefícios do suco de arando

1. Prevenção de infecção do trato urinário

O arando é composto por substâncias chamadas proantocianidinas. Acredita-se que elas podem contribuir com a prevenção deste tipo de infecção ao impedir que a bactéria se ligue ao revestimento do trato urinário.

Porém, as pesquisas em relação os efeitos do suco de arando em relação à infecção do trato urinário são divergentes. Enquanto algumas mostraram que a bebida é eficiente para diminuir o risco de desenvolvimento da condição, outras identificaram que o tratamento com o suco não é eficaz.

Assim, para quem já sofre com uma infecção no trato urinário, recomendamos que continue a seguir as indicações do médico e utilizar os medicamentos passados por ele.

2. Ação anti-inflamatória

Graças aos fitonutrientes que carrega, é que afirma-se que o suco de arando pode fornecer um efeito anti-inflamatório ao organismo. Isso é importante porque a inflamação participa da danificação dos vasos sanguíneos ao longo do tempo.

Uma vez que encontram-se danificados, os vasos sanguíneos atraem a placa, o que causa a aterosclerose.

3. Efeito antioxidante 

O arando tem fitoquímicos que atuam como antioxidantes. Os antioxidantes são importantes para o combate aos radicais livres, substâncias prejudiciais ao organismo e que estão associadas ao surgimento de doenças crônicas como câncer e problemas no coração, além do envelhecimento precoce.

4. Auxílio à prevenção da placa dentária

Existem evidências de que o suco de arando pode contribuir com a prevenção de placa dental que se desenvolve nos dentes e causam a gengivite.

A publicação Journal of the American Dental Association (Jornal da Associação Odontológica Americana, tradução livre) relatou que o arando apresenta promessas preliminares em relação ao auxílio da prevenção da doença periodontal por prevenir que a bactéria oral grude nos dentes.

A doença periodontal pode afetar desde a gengiva até o osso que envolve e suporta o dente. A condição apresenta três estágios: gengivite (que é o menos grave), periodontite e periodontite avançada (que é o mais grave).

Porém, por questões de segurança, vale a pena conservar com seu dentista a respeito desse benefício associado à bebida.

5. Saúde digestiva

Os fitonutrientes do arando também podem beneficiar a saúde do nosso sistema digestivo. A justificativa apresentada é que eles podem prevenir o crescimento e a multiplicação da bactéria H. pylori no revestimento do estômago.

Qual a serventia disso? É que essa bactéria pode causar a gastrite e o seu crescimento fora do controle pode resultar na formação de úlceras.

6. Saúde do coração

Um estudo piloto apresentado em um encontro do ano de 2003 da Sociedade Americana de Química indicou que o consumo do suco de arando colabora em relação ao aumento dos níveis do colesterol bom – também conhecido como HDL – o que oferece suporte para a saúde do coração.

7. Auxílio ao funcionamento da vesícula biliar 

O mineral potássio, que está presente no suco de arando, contribui com a função adequada da vesícula biliar porque garante que ela consiga liberar a bile e facilita o processo de digestão, de maneira geral.

A bile é um fluido produzido pelo fígado e que fica armazenado na vesícula biliar. Suas funções referem-se à digestão de gorduras e à absorção de nutrientes oriundos da alimentação.

8. Ajuda a prevenir a pré-eclampsia

A condição está associada à pressão arterial alta e ao aumento da quantidade de proteína na urina de mulheres grávidas. Quando não tratada, a pré-eclampsia pode provocar um parto prematuro.

O suco de arando é fonte de vitamina C, um nutriente que pode ser eficiente no para ajudar a diminuir as chances de desenvolvimento da doença em mulheres que têm alto risco de apresentá-la, de acordo com o que sugeriu o Centro Médico da Universidade de Maryland. 

Como fazer – Receitas de suco de arando

1. Receita de suco de arando com laranja e limão 

Ingredientes:

  • 2 litros de água;
  • 8 xícaras de arando (cranberry) fresco ou congelado;
  • Açúcar ou adoçante que possa ir ao fogo a gosto;
  • ½ xícara de suco de limão;
  • ½ xícara de suco de laranja.

Modo de preparo:

Colocar os arandos e a água em uma chaleira e levar para ferver. Após, diminuir o fogo, tampar e cozinhar em fogo brando durante 20 minutos ou até as frutinhas começarem a estourar; Com o auxílio de uma peneira fina, peneirar o conteúdo, pressionando-o com uma colher; Então, devolver o suco de arando à chaleira e misturar o açúcar, o suco de limão e o suco de laranja; Levar à fervura, cozinhar e mexer até que o açúcar tenha sido dissolvido. Tirar do fogo, deixar esfriar, passar o suco para uma jarra e servir-se imediatamente. Acrescentar gelo caso queira uma bebida mais geladinha.

2. Receita de suco de arando com morango

Ingredientes:

  • 1 xícara de morangos congelados;
  • 2 colheres de sopa de arando (cranberry) desidratado;
  • 1 colher de sopa de biomassa de banana verde ou de farinha de amora;
  • 4 folhas de espinafre.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador; Bater tudo durante dois a três minutos. Na sequência, servir-se imediatamente, sem coar.

Atenção: é importante tomar o suco de arando natural imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência. Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Cuidados com o suco de arando

O suco de arando é considerado seguro, no entanto, o consumo da bebida em excesso pode traz efeitos colaterais como perturbação estomacal leve, diarreia e picos de açúcar no sangue. Recomenda-se consumir menos que 1 l de suco de arando diariamente.

A ingestão de mais de 1 l do suco de arando por dia durante um longo período aumenta a chance de desenvolver cálculos renais. Assim, as pessoas que têm histórico de cálculos renais devem evitar tomar produtos feitos a partir do arando ou consumir muito o suco da fruta.

Mulheres grávidas e que estejam em processo de amamentação dos seus bebês são aconselhadas a não consumirem a fruta porque não existem informações confiáveis de que ela seja segura nesses casos.

A cranberry possui quantidades significativas do ácido salicílico, que é uma substância parecida com a aspirina. Portanto, para quem sofre com alergia à aspirina, recomenda-se evita tomar muito suco de arando.

A bebida também pode prejudicar quem sofre com a inflamação do revestimento do estômago (como na gastrite) e baixa acidez estomacal (hipocloridria). E para quem sofre com diabetes, recomenda-se rejeitar os sucos de arando lotados de açúcar e dar preferência às versões da bebida que sejam sem açúcar ou tragam adoçantes, tomando-as em porções pequenas.

O arando pode interagir com alguns medicamentos como os diluentes de sangue. Portanto, caso você esteja usando algum remédio, converse com o seu médico para saber se não existem riscos de interação entre a fruta e o medicamento em questão.

E antes de usar o suco ou a fruta para auxiliar o tratamento de alguma condição de saúde, também fale com o médico para saber se isso é realmente apropriado para você, tendo em vista as particularidades do seu caso.

Referencias adicionais:

Você já tinha ouvido falar no suco de arando? O que achou dos benefícios que essa bebida pode nos proporcionar? Pretende aprender como fazer as receitas para aproveitar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*