Mulher doente

8 Formas de Aumentar a Imunidade

O sistema imunológico é parte fundamental do nosso organismo, já que é composto por células, órgãos, proteínas e tecidos que juntos trabalham protegendo o corpo humano contra a invasão de substâncias como germes e micro-organismos, que podem causar infecções e doenças.

Logo, para não sofrer com problemas que afetam a saúde e nem ter que pausar a vida e deixar os compromissos de lado para tratá-los, o ideal é que o sistema imunológico seja forte. E você sabia que existem alguns hábitos e atitudes que podem contribuir para aumentar a imunidade? Confira quais são eles na lista a seguir:

1. Alimentar-se adequadamente

Engana-se quem associa a alimentação somente à manutenção da boa forma ou ficar longe dos quilinhos em excesso. Além de definir o físico de uma pessoa, a dieta também afeta diretamente a sua saúde, o que inclui o sistema imunológico.

Incluir comidas e bebidas como laranja, kiwi, maçã, couve, uva tinta, cenoura, cebola batata-doce, sopa de frango, cogumelo shiitake, brócolis, pimentão vermelho, cúrcuma, alho, gengibre, espinafre, iogurte, amêndoas, chá verde e uma variedade de frutas e vegetais ricos em vitaminas e minerais nas refeições é uma boa alternativa para quem deseja fortalecer o sistema de defesa do seu organismo.

Em contrapartida, exagerar no consumo de carboidratos e açúcar reprime a ação das células do sistema imunológico que combatem as bactérias. Esse efeito de redução do poder de defesa é experimentado até algumas horas depois da ingestão de alimentos ricos nessas substâncias.

Outra recomendação é ter cuidado com o mineral zinco. É que segundo publicação da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, enquanto consumir níveis adequados do nutriente – de 15 a 25 mg diariamente – é essencial para as células do sistema imunológico, ingerir doses além da conta do componente deixa a imunidade mais fraca.

2. Dormir bem

Não dormir bem deixa o corpo menos protegido contra doenças. Pesquisas científicas já confirmaram que pessoas com boa qualidade de sono conseguiram aumentar a imunidade e tiveram uma proteção mais forte contra a gripe.

Por outro lado, não descansar o necessário durante a noite pode aumentar os níveis do hormônio do estresse no organismo, algo que é fator de risco para o surgimento de inflamações.

Logo, se você deseja aumentar a imunidade e evitar ficar alguns dias de cama por conta de uma doença, durma um número suficiente de horas, de modo que você consiga levantar descansado no outro dia.

Não há como definir uma quantidade exata de tempo que todos precisam dormir, mas esse número costuma ficar entre sete e nove horas.

3. Praticar exercícios físicos 

Aquela sessão na academia e a corrida no parque não servem exclusivamente para você ganhar uma forcinha na hora de emagrecer. Tais atividades também contribuem para aumentar a imunidade.

Um exercício simples e moderado como uma caminhada diária de 30 minutos já pode ajudar o sistema de defesa do seu organismo a combater infecções.

A prática de atividade física estimula as substâncias químicas presentes no corpo que trazem a sensação de bem estar e melhora a qualidade do sono, dois aspectos que colaboram com a eficiência do sistema imunológico. 

4. Livrar-se do estresse

É bem verdade que nos dias atribulados e corridos que vivemos atualmente fica bem difícil não se estressar. São tantos compromissos com o trabalho, contas a pagar, problemas familiares e conjugais para lidar e trabalhos de faculdade para entregar que tem hora que o estresse parece dominar o nosso corpo.

Entretanto, não dá para se conformar com essa situação, visto que ficar estressado por muito tempo nos deixa mais propensos a ficarmos doentes e o estresse crônico enfraquece o sistema imunológico.

Então, se você perceber que anda muito estressado ultimamente, é importante para aumentar a imunidade tentar algumas táticas como meditar, tirar um tempo para relaxar a mente e desacelerar, conversar com as pessoas e praticar alguma atividade física regularmente para livrar-se ou ao menos controlar o problema.

Se nada disso funcionar, procure um especialista para te ajudar a mandar o problema para bem longe. De qualquer modo, não deixe que o estresse consuma a sua vida pois além de atrapalhar a sua saúde, como acabamos de ver, ele ainda pode prejudicar o seu relacionamento com as outras pessoas.

5. Cuidar da saúde

O estilo de vida também é outro ponto que influencia a eficiência do sistema de proteção do corpo de uma pessoa. Atitudes saudáveis como não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, manter um peso adequado, controlar a pressão arterial, lavar as mãos com frequência, cozinhar completamente as carnes e fazer consultas regulares com o médico também ajudam a aumentar a imunidade.

6. Meditar

Estudos também já comprovaram que a meditação auxilia a aumentar a imunidade. Em um experimento específico, pessoas que praticaram a meditação ao longo de oito semanas produziram um número maior de anticorpos que os indivíduos que não meditaram.

E essa consequência foi consistente, tendo em vista que os que meditaram continuaram com a melhora no sistema imunológico mesmo quatro meses depois da realização do teste.

7. Não isolar-se dos outros 

Ter amigos já é algo excelente, se pensarmos em como dá para rir e se divertir com eles e contar com sua ajuda nos momentos de dificuldade da vida. Mas e se você soubesse que se cercar de um grupo de pessoas queridas também pode fazer bem para a sua imunidade?

Uma pesquisa feita com estudantes calouros identificou que aqueles que eram solitários apresentaram uma reação imunológica mais fraca a uma vacina de gripe do que aqueles que já tinham feito amizade com outras pessoas.

8. Ter senso de humor

Você com certeza já deve ter escutado alguém dizer que rir é o melhor remédio. E isso pode ser mais verdade do que você imaginava. O ato de dar risada diminui a quantidade de hormônios estressantes no organismo e aumenta a taxa de um tipo de célula sanguínea que combate infecções.

O mais bacana é que até mesmo saber que vai assistir ou presenciar um fato engraçado já traz efeitos positivos. Um estudo identificou que ao terem conhecimento com três dias de antecedência que veriam um filme engraçado, um grupo de homens experimentou uma redução em seus níveis de hormônios do estresse.

O que você acha que precisa melhorar ainda no seu dia a dia para aumentar a imunidade? Tem se sentido fraco e contraído muitas doenças ultimamente? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




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