Publicidade

 

Óleo de jojoba

9 Benefícios do Óleo de Jojoba – Para Que Serve e Dicas

O óleo de jojoba é um produto adquirido através do grão da jojoba, que é uma planta originária da América do Norte, sendo encontrada em países como os Estados Unidos e o México.

Publicidade

O óleo é obtido por meio de um processo de prensagem a frio e é composto por substâncias como vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina E e ceramida, que corresponde a 96% de sua composição. A ceramida é um tipo de lipídio encontrado naturalmente entre as escamas dos cabelos.

Para que serve? 9 benefícios do óleo de jojoba 

Não adianta muita coisa saber de onde o produto vem e do que ele é composto sem entender para que serve na prática, não é mesmo? Então, vamos conferir a seguir alguns dos benefícios do óleo de jojoba para a saúde dos cabelos e geral. Dê só uma conferida:

1. Hidratação da pele e dos cabelos

O óleo de jojoba apresenta uma estrutura muito parecida com o sebo, uma substância que é excretada pelas glândulas sebáceas da pele. Assim, um dos benefícios do óleo de jojoba é justamente exercer a função do sebo de hidratar a pele e os cabelos quando o corpo para de executar a tarefa naturalmente.

Durante a puberdade ou quando os níveis de hormônio estão muito altos, pode ocorrer a presença de sebo demais, algo que pode deixar a pele oleosa e causar a acne. Outra vantagem do óleo de jojoba é que ele também pode ajudar a remover o acúmulo ou excesso de óleo, contribuindo para que os níveis de óleo fiquem equilibrados.

A página também informou que o produto é classificado como um emoliente, ou seja, uma substância que além de hidratar a pele, previne irritações e que ela fique escamosa.

Publicidade

2. Pele seca

O óleo de jojoba pode ser utilizado em casos de ressecamento. Isso porque a pele seca surge em decorrência da perda de água na camada superior da pele e o produto atua justamente na formação de uma camada de óleo nesta parte superior da pele, prendendo a água na pele.

3. Aceleração do processo de cura de feridas

Uma pesquisa realizada pelo Departamento Ambiental e de Ciência da Vida da Itália mostrou que mais um dos benefícios do óleo de jojoba é acelerar o fechamento de feridas e estimular a síntese de colágeno, uma proteína que é utilizada na formação da pele.

O estudo em questão também identificou que o produto apresenta efeitos tóxicos extremamente baixos ao ser aplicado na pele.

Publicidade

4. Auxílio ao tratamento de lesões na pele

Uma pesquisa realizada na Alemanha no ano de 2012 analisou a habilidade do óleo de jojoba de diminuir lesões na pele e melhorar a sua condição geral em 194 participantes.

Essas pessoas aplicaram máscaras de argila com óleo de jojoba de duas a três vezes por semana. O resultado foi que 54% dos participantes relataram terem suas lesões na pele diminuídas de maneira significativa depois de seis semanas de uso do produto.

5. Saúde dos cabelos

Entre os benefícios do óleo de jojoba ainda estão os de ajudar a reabastecer a hidratação dos cabelos, melhorar a estrutura dos fios, tratar o couro cabeludo seco e combater a caspa.

Ele também é apresentado como algo que pode auxiliar em relação à suavidade e ao brilho dos cabelos, além de contribuir com a eliminação do frizz de maneira natural.

6. Ação antioxidante e diminuição da inflamação

Os benefícios do óleo de jojoba também estão associados ao fato dele servir como fonte de vitamina E. O nutriente age como um antioxidante que fortalece as paredes capilares da pele e melhora a sua hidratação e elasticidade, trabalhando como um agente natural de antienvelhecimento.

Estudos já mostraram ainda que a vitamina E contribui em relação à diminuição da inflamação na pele, ajudando para que ela tenha uma aparência jovem e saudável.

7. Auxílio ao tratamento de queimaduras solares

Graças ao teor de vitamina E encontrado no óleo de jojoba é que o produto pode auxiliar nos casos de queimaduras solares, que é uma das principais causas de câncer na pele. Isso acontece por meio da ação do nutriente de ser absorvida pela camada da epiderme da pele.

8. Regeneração celular

A vitamina E contribui ainda para benefícios do óleo de jojoba como o processo de aceleração da regeneração celular e auxílio no tratamento de cicatrizes, acnes e rugas.

9. Fonte de vitamina B5 

O óleo de jojoba também é fonte de vitaminas do complexo B, como é o caso da vitamina B5. O nutriente, que também é conhecido pelo nome de ácido pantotênico, ajuda no tratamento de reações na pele causadas pela radioterapia, além de poder acelerar o processo de cura de cortes e feridas.

O nutriente ainda é associado ao benefício de retardar o aparecimento de sinais do envelhecimento precoce como rugas e manchas escuras.

Considerações 

Se você tem algum tipo de problema na pele ou cabelo e acha que pode aproveitar os benefícios do óleo de jojoba listados acima, converse também com o seu dermatologista para se certificar de que o produto pode realmente ajudar.

O óleo de jojoba é seguro para a maioria das pessoas quanto aplicado na pele, inclusive para as mulheres grávidas e em processo de amamentação de seus bebês. Os efeitos colaterais que podem surgir em decorrência de seu uso são reações alérgicas e a erupção cutânea.

Entretanto, o produto não pode ser ingerido porque contém um composto chamado ácido erúcico que pode causar reações adversas graves como danos ao coração.

Segurança na hora de remover a maquiagem

Isso também pode ser classificado como um dos benefícios do óleo de jojoba, porque além de ser seguro e saudável para ser aplicado na pele, ele não possui as mesmas substâncias químicas que os removedores de maquiagem podem carregar.

O produto é capaz de retirar maquiagens, sujeiras e bactérias da pele ao ser aplicado.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já conhecia a maioria desses benefícios do óleo de jojoba listados acima? Pretende utilizar o produto para aproveitá-los? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Bom dia, meu cabelo anda muito ralo sem vida e quebra com facilidade nunca completa o crescimento porque nasce sem força. Ontem me indicaram a jojoba e vou começar usar no couro cabeludo, agora só aguardar o resultado.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×