Óleo de linhaça dourada

9 Benefícios do Óleo de Linhaça Dourada – Para Que Serve e Dicas

A linhaça é conhecida por ser uma semente muito nutritiva e há algum tempo já faz parte da rotina de quem coloca a saúde em primeiro lugar. Existem dois tipos de linhaça, a marrom e a dourada, e é possível extrair o óleo de ambas.

O óleo de linhaça dourada é fácil de ser incorporado à alimentação diária e é ainda mais rico em alguns nutrientes do que a semente de linhaça, como é o caso dos ácidos graxos ômega 3, substâncias essenciais para a nossa saúde e muito abundantes no óleo de linhaça.

Vamos saber um pouco mais sobre os benefícios do óleo de linhaça dourada, descobrir para que serve, como utilizá-lo na alimentação, qual é a dose diária recomendada e que tipos de doenças o seu consumo pode evitar.

Para que serve o óleo de linhaça dourada?

Rico em ácido alfa linolênico, um dos ácidos graxos do ômega 3, o óleo de linhaça dourada é capaz de produzir os outros dois ácidos graxos do ômega 3, o DHA e o EPA. Isso quer dizer que este alimento vai proporcionar grandes doses destas três gorduras essenciais à nossa saúde.

Chamamos de nutriente essencial toda substância que o nosso organismo precisa para viver com saúde, mas que não consegue produzir sozinho. Isso quer dizer que os ácidos graxos do ômega 3 precisam ser consumidos diariamente através da nossa alimentação.

Sem dúvidas, o maior dos benefícios do óleo de linhaça dourada é a impressionante quantidade de ômega 3, que vai ajudar a diminuir inflamações, melhorar o humor, a pele, os cabelos e dar mais saúde ao cérebro e ao coração.

Diferenças entre a linhaça dourada e a linhaça marrom

O preço é, sem dúvidas, a maior diferença entre a linhaça dourada e a marrom. Isso porque a dourada é cultivada em climas frios e, por isso, não é produzida no Brasil. A linhaça dourada que se vende por aqui é importada e é isso que a deixa tão mais cara.

Em termos nutricionais, os valores são bastante similares, já que a linhaça marrom é composta de 22% de proteínas, enquanto a dourada possui 29%. A quantidade de óleo é ainda mais parecida entre as duas, com 44% para a marrom e 43% para a dourada.

Outra diferença mais marcante é no sabor. Por ter a casca mais fina, a linhaça dourada tende a ter um sabor mais suave, enquanto a linhaça marrom pode ser um pouco mais amarga.

Propriedades

Além de ser a melhor fonte vegetal de ácidos graxos ômega 3, substâncias essenciais para o nosso organismo e que trazem uma série de benefícios para a nossa saúde, como para diminuir a inflamação, o óleo de linhaça dourada também é abundante em outros nutrientes, como ácido fólico, manganês, cobre, fósforo e vitamina B6.

Dose recomendada

A quantidade de óleo de linhaça dourada que você deve consumir por dia vai depender de alguns fatores, mas, em geral, duas colheres de sopa do óleo por dia, uma durante a manhã e outra à noite, são o suficiente para melhorar a digestão e consumir as quantidades necessárias de ômega 3.

Benefícios do óleo de linhaça dourada

1. Perda de peso

Como todo óleo, o óleo de linhaça dourada pode ajudar o sistema digestivo, melhorando o fluxo intestinal e fazendo com que o organismo absorva mais nutrientes e elimine as toxinas através da digestão.

Um estudo publicado recentemente no Nutrition Journal aponta que incluir o óleo de linhaça dourada em uma alimentação saudável e rica em alimentos naturais pode ajudar no emagrecimento.

Mas é preciso tomar cuidado porque você pode estar adicionando calorias à sua dieta, e se nada mais mudar, você em teoria não sentirá um emagrecimento.

2. Combate a celulite

Todo mundo sabe que a celulite é algo que acontece uma hora ou outra, já que com a idade a produção de colágeno cai. No entanto, o consumo de óleo de linhaça dourada pode ajudar a combater a celulite de forma natural e de dentro para fora.

Ingerir o óleo de linhaça dourada pode impulsionar a produção de colágeno, substância essencial para a elasticidade da nossa pele, o que pode deixar menos visíveis as celulites.

3. Melhora no sistema digestivo

A constipação, além de ser muito incômoda, pode prejudicar a saúde e até mesmo a perda de peso. Um sistema digestivo preguiçoso pode diminuir a absorção dos nutrientes e causar inchaço, gases e cansaço.

Por isso, um dos principais benefícios do óleo de linhaça dourada é ajudar na lubrificação do cólon, agindo como um laxante leve e natural. Adicione uma colher de sopa de óleo de linhaça em um suco ou vitamina durante a manhã e isso será o suficiente para se livrar da constipação.

Além disso, uma pesquisa publicada em 2015 no Journal of Ethnopharmacology indica que o óleo de linhaça também é efetivo no combate à diarreia, agindo duplamente como um benfeitor do sistema digestivo.

4. Ajuda a combater o câncer

Em outro estudo realizado em 2015 foi descoberto que o ácido alfa linolênico, o ALA, encontrado em abundância na sementes de linhaça dourada, é capaz de reduzir o crescimento das células de câncer de mama. Outro estudo indicou que o consumo regular de óleo de linhaça dourada é uma forma complementar de terapia natural para controlar o câncer de mama.

Por isso, diversos especialistas já afirmam os benefícios do óleo de linhaça dourada para o tratamento e a prevenção de alguns tipos de câncer, principalmente o de mama.

5. Ajuda na prevenção da artrite

Especialistas indicam que os ácidos graxos ômega 3 podem ser responsáveis por benefícios do óleo de linhaça dourada para reduzir a rigidez e o inchaço nas articulações em pessoas que sofrem de doenças autoimunes, como a artrite reumatóide.

Em geral, uma colher de sopa de óleo de linhaça dourada já pode ajudar a melhorar os sintomas da artrite, mas para algumas pessoas, esta dose deve ser maior. Faça o teste, começando com uma colher de sopa por dia durante algumas semanas. Recomenda-se tomar o óleo juntamente com as refeições, dividindo em duas porções por dia. Você pode usar o óleo de linhaça dourada para temperar saladas ou misturar com sucos.

6. Reduz o eczema

O eczema é uma forma de inflamação cutânea que causa problemas de pele, como a desidratação extrema, vermelhidão, coceira e descascamento. Em geral, o eczema pode ser uma reação alérgica a comidas ou químicos em cosméticos.

Uma forma de evitar ou reduzir os sintomas do eczema é consumindo óleo de linhaça dourada, que é rico em ácidos graxos e melhora a elasticidade e textura da pele.

7. Diminui os níveis de colesterol

Outro benefício que a grande quantidade de ômega 3 no óleo de linhaça dourada traz é o de diminuir os níveis do colesterol ruim, o LDL, além de manter os níveis do bom colesterol, o HDL.

Para obter melhores resultados, é fundamental manter uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos integrais e fazer exercícios regulares para melhorar ainda mais os níveis de colesterol e a saúde em geral.

8. Melhora a saúde do coração

Algumas pesquisas indicam que consumir alimentos ricos no ALA, como também é conhecido, pode ajudar a prevenir e até combater algumas doenças do coração.

Isso acontece porque este ácido graxo tem o poder de diminuir a pressão arterial, ajudar a equilibrar os níveis de colesterol e também pode regular os batimentos cardíacos. Por isso, o consumo regular de ALA já foi associado à diminuição de riscos de ataque cardíaco e doenças no sistema cardiovascular.

9. Cabelos bonitos e saudáveis

O óleo de linhaça dourada também é um ótimo produto cosmético, já que sua composição é cheia de vitaminas e minerais que podem ajudar na hidratação dos seus cabelos de forma natural.

Fazer massagem com o óleo de linhaça dourada no couro cabeludo vai beneficiar o crescimento, fortalecer os fios e dar maior hidratação ao cabelo. Outra opção é adicionar duas colheres de óleo de linhaça dourada no condicionador.

Contraindicações

Apesar de ser um produto natural e de todos os benefícios do óleo de linhaça dourada, ele pode ter alguns efeitos indesejados, por isso é importante se atentar para as contraindicações.

Alguns estudos apontam que o óleo de linhaça dourada pode estar associado a partos prematuros. Por isso, mulheres não devem consumir este óleo se estiverem grávidas.

Pessoas que sofrem de algum tipo de problema no sangue também devem ficar atentos com o consumo do óleo de linhaça dourada e consultar um médico antes de iniciar o uso deste produto.

Pessoas com problemas hormonais ou diabetes também devem conversar com um médico especialista antes de começar a consumir o óleo de linhaça dourada.

Dicas

O melhor tipo de óleo de linhaça dourada é o prensado a frio e preferencialmente orgânico. É importante se atentar para a embalagem, já que o ideal são as escuras e opacas, que reduzem a oxidação do óleo.

O óleo de linhaça dourada pode ser usado em praticamente qualquer receita. Seu sabor é amendoado, mas não muito forte. Pode ser utilizado para temperar saladas, em molhos, vitaminas e sucos.

Você já conhecia a maioria desses benefícios do óleo de linhaça dourada para a saúde e boa forma? Já experimentou ou pretende utilizar este óleo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 4,47 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*