Queda de cabelo

9 Melhores Alimentos Para Queda de Cabelo

Publicidade

A queda capilar é um problema que afeta homens e mulheres cuja causa pode ser das mais diversas possíveis. Conhecer e consumir os melhores alimentos para queda de cabelo é uma forma mais natural de se evitar esta condição que compromete tanto nossa autoestima.

O que é o Cabelo?

Os cabelos são filamentos de proteína que crescem a partir de folículos pilosos presentes na derme (camada da pele). Eles têm como função básica a de conferir proteção à cabeça.

Diariamente, esses folículos pilosos produzem queratinócitos, células produtoras de queratina, a proteína constituinte dos fios.

Pequenas quantidades de cabelo costumam cair de maneira natural, mas isto passa a ser preocupante quando ocorre de forma excessiva.

Publicidade

São várias as causas que promovem a queda dos fios, envolvendo desde fatores genéticos (calvície hereditária), problemas de saúde física (dermatite seborreica, micose, diabetes, hipertensão arterial, hipotireoidismo, etc) e psicológicos (estresse, transtornos alimentares, etc) a uso de medicamentos como os da terapia contra o câncer, tratamentos químicos, dentre outros.

Melhores Alimentos para Queda de Cabelo

Vejamos agora quais são os melhores Alimentos para queda de cabelo:

1. Ovo

A proteína é o macronutriente mais relevante em termos de saúde capilar, até porque, como vimos, os fios são basicamente constituídos pela mesma. Uma alimentação com um baixo conteúdo de proteínas deixa os cabelos mais fracos, secos e quebradiços.

Os ovos são uma excelente fonte de proteína, que reabastece o organismo de aminoácidos essenciais. E, segundo uma pesquisa publicada no “Journal of Nutrition”, a melhor forma de se aproveitar esse nutriente dos ovos é através do seu cozimento: o estudo revelou que com a ingestão de ovo cozido, nosso corpo absorve seu conteúdo proteico a uma taxa de 91%, ao passo que cru, o valor é de 50% (dentro de um período de 24 horas).

Outros exemplos de alimentos ricos em proteína são: iogurte (sobretudo do tipo Grego), carnes (peixe, frango, peru), leguminosas (lentilha, feijão, ervilha), tofu e couve.

2. Espinafre

O espinafre, assim como outras folhas verdes escuras, é uma importante fonte de ferro, um mineral cuja deficiência parece contribuir para a queda de cabelo. Os médicos têm observado que o tratamento para a anemia do tipo ferropriva estimula o crescimento dos fios.

Brócolis, carne vermelha, ostras, mariscos, mexilhões, cereais integrais, frutas secas bem como a própria gema do ovo, o tofu, a lentilha e o feijão, são bons alimentos para queda de cabelo que também contêm boas reservas de ferro.

3. Acerola

A acerola, assim como a laranja, a goiaba, o limão, o abacaxi, o melão, o kiwi, o blueberry, o tomate, o pimentão e as folhas verdes escuras são alimentos ricos em vitamina C que, além de aumentar a absorção de ferro, combate a fragilidade capilar.

Uma pesquisa publicada no “Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology” avaliou os efeitos da suplementação oral de ácido ascórbico em mulheres que apresentavam queda de cabelo. O estudo, do tipo duplo-cego e controlado por placebo, mostrou que essa suplementação de fato propicia o crescimento dos fios.

4. Cenoura

Outros exemplos de melhores alimentos para queda de cabelo são aqueles que possuem quantidades significativas de vitamina A ou do seu precursor betacaroteno.

A vitamina A ajuda no processo de renovação celular, inclusive das células do couro cabeludo. Ela também auxilia na produção de sebo, um composto que previne a secura dos fios.

A cenoura, a batata-doce, a abóbora, o melão, manga, o damasco e o próprio espinafre são boas fontes dessa vitamina.

5. Carnes, verduras, legumes e cereais

Os alimentos fontes de vitaminas do complexo B são também alimentos para queda de cabelo.

A biotina e o ácido pantotênico, por exemplo, parecem evitar a perda como o envelhecimento dos fios. A pirdoxina, a riboflavina e o ácido fólico ajudam a formar a hemoglobina, proteína das hemácias responsáveis pela oxigenação dos tecidos em geral, como o couro cabeludo.

6. Morango

A sílica, também designada como dióxido de silício, combate a queda de cabelos. Sua ingestão garante força aos cabelos, além de impulsionar o crescimento dos mesmos.

Os morangos contêm boas quantidades de sílica, que também pode ser encontrada no pepino, na cebola, nos aspargos, na aveia, no trigo, no arroz, no milho e no broto de feijão.

7. Castanha do Pará

A castanha do Pará é rica em selênio, um mineral essencial para os queratinócitos e que ameniza os casos de caspa.

Podemos citar como outras fontes de selênio as ostras, o camarão, o atum, a sardinha, o salmão, o linguado, o farelo de trigo e o fígado de boi.

8. Amêndoas

O magnésio é um dos minerais mais importantes para o nosso organismo. Sua deficiência também vem sendo relacionada com a perda de cabelo em homens e mulheres.

As amêndoas, por serem boas fontes deste mineral, são também bons alimentos para queda de cabelo. O magnésio também está presente na castanha de caju, no alabote e no espinafre.

9. Ostras

As ostras são ótimas fontes zinco, cuja falta no organismo também promove a perda dos fios e torna o couro cabeludo escamoso e seco.

O zinco auxilia no crescimento e na reparação dos tecidos como um todo e contribui para a manutenção das glândulas secretoras associadas aos folículos pilosos.

As sementes de abóboras, as carnes de boi, de vitela, de cordeiro e o fígado de frango são outros alimentos para queda de cabelo que possuem o mineral.

Considerações finais

  • É muito importante saber a origem da queda capilar, para que se possa encontrar a melhor solução para a mesma;
  • Os excessos de vitamina A e de selênio no organismo causam a perda dos cabelos. Evite a ingestão exagerada de alimentos ricos nesses nutrientes;
  • O excesso de vitamina C favorece o surgimento de fungos que complicam ainda mais os problemas de ptiríase e caspa (condições que também fazem os cabelos caírem). Faça o consumo moderado de alimentos que sejam fontes de ácido ascórbico;
  • O tratamento do solo e o processamento dos alimentos reduzem o conteúdo de sílica nos mesmos. Dê preferência aos exemplares orgânicos.
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você acredita que precisa aumentar a ingestão destes alimentos para queda de cabelo? Tem sofrido muito com essa condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,60 de 5)
Loading...
Publicidade

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*