Publicidade

 

Aeróbica

Aero HIIT Emagrece? O Que é, Benefícios, Aula e Dicas

Para quem deseja perder peso, as atividades físicas podem dar uma boa força, pois promovem uma queima calórica maior do que o gasto que acontece somente em decorrência das atividades básicas e rotineiras do dia a dia.

Publicidade

Na hora de escolher qual modalidade praticar, é importante optar por alguma que você esteja apto a praticar e que seja agradável, para que o treino não se torne algo chato, apenas por obrigação. Outro ponto relevante na hora dessa escolha é conhecer o exercício em questão, saber do que se trata e certificar-se de que ele realmente pode ser útil em relação aos seus objetivos.

Tendo isso em mente, vamos entender abaixo se o exercício aero HIIT emagrece mesmo e quais são os seus benefícios para a busca da boa forma?

O que é aero HIIT? E quais os seus benefícios?

O aero HIIT é uma variação do HIIT, também conhecido como Treino Intervalado de Alta Intensidade. O treino HIIT é um tipo de treinamento em que intervalos de atividades de alta intensidade são intercalados com intervalos de exercícios de intensidade de nível leve a moderado.

Existe uma variedade de exercícios que podem compor um treino HIIT. Alguns deles são: caminhada, corrida, pedalada, pular corda, remada e avanço com salto, por exemplo.

O treino HIIT está associado a benefícios como a queima maior de calorias em comparação com os tradicionais exercícios aeróbicos, a melhora da saúde do coração, a preservação dos músculos e a aceleração do metabolismo, que torna o processo de queima de gorduras e calorias pelo corpo mais eficiente.

A ideia do aero HIIT é que sejam executados movimentos com as mesmas intensidades que o HIIT tradicional. Entretanto, a diferença é que as aulas são acompanhadas por música, de modo que os exercícios acabem tornando-se uma espécie de coreografia.

Publicidade

Isso favorece a coordenação motora e torna o treino mais dinâmico. O objetivo dessa versão do treinamento HIIT é fazer com que ele seja mais atrativo para os praticantes.

O aero HIIT promete benefícios como a melhoria da resistência, o aumento da flexibilidade e a eliminação de calorias. As aulas da modalidade são divididas em quatro níveis de dificuldade, podem ter duração de 11 a 20 minutos ou mais de 21 minutos e prometem queimar de 101 calorias até 400 calorias.

O aero HIIT emagrece?

Em vez de dizer que o aero HIIT emagrece, podemos afirmar que ele ajuda a emagrecer.

Se o aluno fizer aulas durante vários dias da semana, ele acrescentará uma quantidade que pode ser significativa ao seu já habitual gasto de calorias. Isso sem contar a vantagem em relação à aceleração do metabolismo que um treino HIIT traz.

Sendo o aero HIIT uma vertente desse tipo de treinamento, espera-se que ele replique os mesmos benefícios.

Publicidade

Entretanto, não podemos nos esquecer de um fator importante no que se refere à perda de peso – a alimentação. E é justamente por ela que não podemos afirmar com toda a certeza que o aero HIIT emagrece, pelo menos por si só.

Não adianta muita coisa queimar 400 calorias em uma aula, não cuidar da dieta e, logo em seguida, comer em um restaurante fast food ou se entupir de guloseimas, certo?

Com isso, as 400 calorias eliminadas poderão ser facilmente recuperadas e não será possível observar o emagrecimento. Portanto, para que você realmente perceba que a prática do aero HIIT emagrece, além de praticá-lo com frequência para maximizar a sua perda calórica, é fundamental cuidar da alimentação, de modo que ela seja controlada do ponto de vista das calorias, ao mesmo tempo em que seja saudável, nutritiva e equilibrada.

Uma boa alternativa em relação à dieta é contar com o apoio de um nutricionista. O profissional é apto para ajudar a encontrar o programa alimentar adequado para os seus objetivos, saúde e estilo de vida.

Cuidados com o aero HIIT

Antes de começar a praticar qualquer tipo de atividade física, inclusive o aero HIIT, é fundamental fazer uma avaliação médica para saber se está realmente apto a praticar o exercício em questão e em que nível deve treinar.

Isso é importante para identificar qualquer problema de saúde ou impedimento que você possa ter e que poderia ser agravado ou causar complicações caso você não os conheça e realize o treino.

Se você aderir ao programa da modalidade que é uma espécie de academia online, em que o aluno acessa as aulas de maneira virtual, por meio de seu computador, tablet ou smartphone, não havendo a presença pessoal dos professores, é importante que seja bastante cuidadoso em relação às recomendações que os instrutores passam e que assista os vídeos e os pause quantas vezes forem necessárias, para que saiba corretamente como cada movimento deve ser executado. Isso é importante para se prevenir contra machucados e lesões.

Também vale a pena fazer o treinamento em um local espaçoso e sem muitos móveis ou obstáculos, de modo que não esbarre ou caia enquanto estiver malhando.

E caso venha a sofrer um machucado ou lesão durante o treinamento, é importante buscar logo uma ajuda médica para verificar a gravidade do problema, já que não terá auxílio pessoal do instrutor que poderia dar os primeiros socorros.

Outra possibilidade é contratar o auxílio de um personal trainer e sugerir a ele que aproveite a ideia do aero HIIT, de fazer o seu treino HIIT com músicas ao fundo como em uma coreografia. Assim, você terá um profissional ao vivo para te orientar quanto às técnicas, definir com você a quantidade de séries e repetições ideais para o seu caso e te prestar socorro imediato caso ocorra algum problema.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você conhece alguém que tenha aderido ao programa e afirme que a prática do aero HIIT emagrece? Tem curiosidade de experimentar a aula e aproveitar seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×