Água de gengibre

Água de Gengibre Emagrece Mesmo?

Publicidade

Considerado um superalimento, já há algum tempo o gengibre vem sendo utilizado nas dietas de emagrecimento por seus efeito termogênicos e desintoxicantes. Além disso, a raiz é anti-inflamatória e rica em benefícios para a saúde.

Mas será que a água preparada com a milenar raiz de origem asiática tem o mesmo efeito do gengibre in natura? Tomar água de gengibre emagrece mesmo ou não?

Propriedades do Gengibre

Mais de cinco mil anos atrás os chineses e indianos já utilizavam o gengibre para curar males digestivos, melhorar a circulação sanguínea e reduzir inflamações.

Essas propriedades do gengibre se devem sobretudo à presença de gingerol e shogaol (produto da quebra do gingerol), óleos essenciais que conferem o sabor pungente à raiz e que ainda possuem ação bactericida e antifúngica.

Outros benefícios do gengibre que também podem ser obtidos através da combinação da raiz com água:

  • Reduz a dor muscular resultante da prática de atividade física;
  • Diminui as taxas de glicose no sangue e pode prevenir o diabetes;
  • Baixa a pressão arterial;
  • Controla alguns dos sintomas da TPM- sobretudo as cólicas;
  • Pode baixar o colesterol e assim auxiliar na prevenção de doenças cardíacas;
  • Ajuda a reduzir as dores reumáticas causadas pela inflamação das articulações;
  • Combate o câncer;
  • Melhora o funcionamento cerebral e previne doenças degenerativas como o Alzheimer.

Perda de Peso

Agora que você já conhece os benefícios do gengibre, vamos saber se a água de gengibre emagrece mesmo ou é apenas mais uma ideia bizarra sem fundamento científico.

Primeiramente, é importante ressaltar que não existem milagres, mas dentro das propriedades do alimento é possível perder peso com a água de gengibre.

Ou seja, a água de gengibre emagrece desde que venha acompanhada de bons hábitos à mesa e de atividade física – mas isso você provavelmente já sabe.

Então como funciona a água de gengibre para emagrecer?

– Efeito termogênico

Um dos principais benefícios do gengibre é a sua capacidade de elevar a temperatura corporal graças à ação dos gingerois. Os óleos voláteis encontrados na raiz estimulam o metabolismo através de um aumento do diâmetro das artérias, o que por sua vez promove uma elevação do fluxo sanguíneo.

O aumento do fluxo de sangue pelos vasos se traduz em um pequeno acréscimo da temperatura corporal – ou o que conhecemos como uma aceleração do metabolismo.

Esse efeito termogênico do gengibre obriga o corpo a queimar mais calorias para regular a temperatura do corpo, o que pode resultar em um déficit calórico ao longo do dia.

Isso significa que você pode começar a gastar algumas calorias a mais apenas por conta da atuação do gengibre.

– Digestão

A água de gengibre emagrece também ao aumentar a secreção de bile e poder estimular a produção de sucos gástricos, dois efeitos que melhoram a digestão e aumentam a quantidade de energia disponível para uso do metabolismo.

Ao estimular o sistema digestivo, a água de gengibre também promove a liberação de toxinas e reduz o inchaço, outros fatores que contribuem para a redução do peso.

– Saciedade

Além dos efeitos do gengibre sobre o metabolismo, a água de gengibre emagrece porque ajuda a preencher o estômago e reduz a sensação de fome. Tomar um copo de água de gengibre 1- 2 horas após a refeição é uma boa maneira de regular o apetite e ainda por cima manter um nível adequado de hidratação.

– Glicemia

Nada pior do que estar fazendo dieta e sentir aquela vontade de comer doce no final da tarde – sobretudo quando você acabou de se alimentar.

Essa fome indesejada surge quando há uma queda nas taxas de açúcar na circulação: para obter mais glicose, o cérebro envia um sinal para você consumir uma fonte de energia quase instantânea. Ou seja: carboidratos refinados!

A água de gengibre pode ajudar a estabilizar a glicose sanguínea, prevenindo variações drásticas que causam vontade de comer e fome exacerbada.

De acordo com um estudo publicado em 2015 no Iranian Journal of Pharmaceutical Research, participantes que consumiram gengibre diariamente durante 12 semanas apresentaram uma redução nos níveis de glicose em jejum.

Esse resultado confirma outra pesquisa de 2014 desenvolvida por pesquisadores iranianos que observaram uma redução nas taxas de glicose em diabéticos que fizeram uso diário do gengibre por oito semanas.

– Anti-inflamatório

Quando se expandem para armazenar mais gordura, nossos adipócitos (células específicas para o acúmulo de energia na forma de ácidos graxos) liberam substâncias inflamatórias que acabam por promover um ganho ainda maior de peso.

Um estudo britânico de 2008 demonstrou que a inflamação crônica está diretamente ligada ao excesso de peso, o que acaba por gerar um círculo vicioso: o corpo inflama, há um aumento da gordura armazenada, e esta gera mais inflamações.

Sendo um poderoso anti-inflamatório natural, o gengibre fortalece o sistema imunológico e combate as inflamações, ajudando assim a neutralizar o efeito causado pelos adipócitos “inchados”.

– Antioxidante

Além de desintoxicar os tecidos, a água de gengibre serve como um antioxidante que bloqueia a ação nociva do excesso de radicais livres no organismo.

Isso significa menos inflamação e também uma melhora do funcionamento dos órgãos em geral (um sistema digestivo que está em ordem é energeticamente mais eficiente e dificulta o ganho de peso).

Afinal, a água de gengibre emagrece mesmo?

Estudos desenvolvidos em animais têm demonstrado que o gengibre pode ser um coadjuvante do processo de emagrecimento.

Em um deles, publicado em 2014 no Journal of the Science of Food and Agriculture, cientistas testaram o efeito do gingerol sobre o peso corporal de ratos obesos.

Ao final de 30 dias de experimento, observou-se que os animais haviam eliminado uma porcentagem significativa do peso e ainda apresentavam níveis mais equilibrados de leptina, o hormônio que atua na sinalização da saciedade.

Um ano antes pesquisadores haviam divulgado um estudo no European Review for Medical and Pharmacological Sciences comparando os efeitos de um suplemento à base de gengibre com o Orlistat (medicamento utilizado para emagrecer).

Após quatro semanas constatou-se que o gengibre apresentava resultados semelhantes ao Orlistat na perda peso, o que pode ajudar a comprovar que o consumo de água de gengibre emagrece mesmo.

Como fazer a água de gengibre para emagrecer

Para utilizar a água de gengibre para emagrecer você só precisa adicionar duas colheres de gengibre ralado a um litro de água e misturar bem. Se preferir utilizar gengibre em pedaços, corte uma porção de 5 cm da raiz em cubinhos e deixe de molho de um dia para o outro (a água com gengibre ralado pode ser preparada no dia).

Uma dica para variar o sabor da água de gengibre é acrescentar algumas gotas de limão ou folhas de hortelã picada.

Como o objetivo da água de gengibre é desintoxicar e emagrecer, evite o uso de açúcar ou adoçante, e prefira a raiz fresca ao gengibre em pó.

Como tomar

A melhor maneira de tomar água de gengibre para emagrecer é ingerir um copo da bebida entre as refeições, de modo a estimular a saciedade e melhorar o controle da glicose no sangue.

Tomar um copo de água de gengibre ainda em jejum é também uma boa maneira de reequilibrar as taxas de glicose e ao mesmo tempo estimular o funcionamento do intestino.

Contraindicações

Gestantes, pessoas que sofrem com pressão baixa e diabéticos não devem fazer uso da água de gengibre sem orientação médica.

Como a raiz aumenta o risco de sangramento, quem faz uso de medicamentos anticoagulantes também deve se manter afastado da água com gengibre.

Devo tomar?

Como se trata de um produto natural que traz muitos benefícios à saúde, a resposta é sim, você pode tomar o gengibre sem maiores preocupações – a menos, é claro, que se encaixe nas contraindicações mencionadas logo acima.

É importante que você também tenha em mente que a água com gengibre irá ajudar você a emagrecer, mas ela não pode fazer todo o trabalho sozinha.

Continuar se alimentando da mesma maneira e simplesmente acrescentar a água à sua rotina trará muitas vantagens, mas a perda de peso pode não ser uma delas – sobretudo se você não acompanhar a bebida de uma dieta hipocalórica e que inclua exercícios físicos.

Portanto, encare a água com gengibre como uma amiga da dieta, e não como uma pílula milagrosa que fará com que a gordura derreta automaticamente.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você conhece alguém que tenha esse hábito e afirme que consumir água de gengibre emagrece? Tem vontade de experimentar isso para comprovar os resultados? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Publicidade

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*