Publicidade

 

Aipo

Aipo Emagrece ou Engorda?

Ao sabermos que o aipo é composto por nutrientes importantes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio, é possível concluir que se trata de um alimento que faz bem à saúde. Afinal, o organismo humano precisa de todas essas substâncias para trabalhar corretamente, não é mesmo?

Publicidade

Mas será que além de ser saudável, o aipo emagrece? Ou podemos dizer que o alimento engorda? É sobre isso que nós vamos falar abaixo.

O aipo emagrece ou engorda?

Vamos começar a nossa análise partindo do ponto de vista da quantidade de calorias encontradas na verdura, que também é utilizada como planta medicinal. Ela é dotada de 16 calorias a cada 100 g e um talo médio com 19 a 20 cm do alimento possui somente seis calorias.

Pelo fato de ser pobre em calorias ao mesmo tempo em que é nutritivo, podemos afirmar sim que o aipo emagrece, ou ao menos favorece a perda de peso. É vantajoso para quem deseja emagrecer adicionar alimentos com poucas calorias e muitos nutrientes na alimentação, já que eles suprem as necessidades do corpo sem provocar o acúmulo de calorias.

Por exemplo, quem está de dieta para perder peso pode trocar um lanchinho da manhã como um salgadinho de milho, que possui 115 calorias por porção de 25 g, por 200 g de aipo picadinho, por exemplo. Além de ter uma economia no número de calorias ingeridas, a pessoa ainda ganhará por fazer uma refeição bem mais nutritiva.

O aipo cru tem uma textura crocante e isso pode ajudar a aliviar os desejos por lanchinhos do tipo. Obviamente não é a mesma coisa, porém, é uma forma de amenizar a vontade de comer o salgadinho crocante, calórico e nada nutritivo.

Além disso, dá para cortar o aipo em pedacinhos pequenos, armazenar em um potinho e guardar na bolsa ou mochila para comer em qualquer lugar quando a fome apertar. Isso ainda ajuda a evitar cair na tentação de consumir uma guloseima ou besteirinha como um pacote de balas ou uma coxinha, por exemplo, pelo fato de não ter uma opção de lanche saudável por perto.

Outra vantagem pela qual o aipo emagrece é que por ser rico em água e fibras, o vegetal ajuda a promover a sensação de saciedade no organismo. E uma vez que a pessoa está com a sensação de barriga cheia, ela é capaz de controlar o apetite, comer menos e assim consumir um número menor de calorias, o que é bastante importante para eliminar os quilos em excesso.

Publicidade

Isso sem contar que o aipo é considerado um alimento que contém calorias negativas, ou seja, que possui uma quantidade mais baixa de calorias do que o valor calórico que o corpo gasta para digeri-lo.

Entretanto, é importante saber que não basta incluir o aipo nas refeições para perder peso. Não se trata de um alimento mágico, mas que colabora com o emagrecimento. Para livrar-se dos quilos em excesso, é necessário que o vegetal apareça inserido em uma dieta saudável, controlada e equilibrada e que a pessoa pratique exercícios físicos com frequência.

Aipo no ganho de massa muscular

Pesquisas já mostraram que o aipo contribui com o ganho de massa muscular em homens devido ao fato de estimular os testículos a produzirem mais testosterona. O hormônio trabalha na elevação de massa magra, no aumento de força e na hipertrofia muscular.

Uma pesquisa realizada com ratos e divulgada na publicação Food and Function no ano de 2011 indicou que a quantidade de vitamina K ingerida pode influenciar a produção de testosterona. Como o aipo é uma boa fonte de vitamina K, a associação feita foi que incluir o alimento com frequência na dieta pode contribuir com o aumento da produção de testosterona por parte do organismo.

No entanto, como não existem estudos feitos em seres humanos que comprovem os efeitos positivos da vitamina K em relação aos níveis do hormônio, não dá para confiar exclusivamente na ingestão do nutriente para melhorar os seus níveis de testosterona.

É importante lembrar que o crescimento de massa muscular é benéfico para o emagrecimento, visto que quando maior é a quantidade de músculos no corpo de uma pessoa, maior é a quantidade de calorias e gorduras que ela queima ao longo de um dia, seja nos períodos de treinamento, seja nos momentos de descanso.

Outros benefícios do aipo 

Como já vimos, o aipo emagrece realmente, e além disso o vegetal traz os seguintes benefícios:

1. Diminuição da pressão arterial 

Isso acontece graças ao fato do aipo ser dotado de um composto que relaxa os músculos das artérias, o que resulta em uma maior dilatação dos vasos sanguíneos e na redução da pressão arterial. Ele ainda é dotado de potássio, cálcio e magnésio, nutrientes que também atuam na diminuição da pressão arterial, além de poderem auxiliar a melhoria do sono.

2. Anti-inflamatório

Publicidade

O alimento também possui propriedades anti-inflamatórias, graças à presença de antioxidantes fenólicos e flavonoides em sua composição, o que significa que ele ajuda a minimizar as chances de desenvolvimento de problemas de saúde como a artrite, por exemplo.

3. Recuperação das células

O vegetal também possui antioxidantes e, assim, contribui com a recuperação das células do organismo humano, além de ajudar na eliminação de radicais livres, que podem causar danos às células e trazer doenças como câncer.

4. Redução do colesterol

Por estimular a secreção do ácido biliar, o aipo também colabora com a diminuição dos níveis de colesterol no corpo. Isso porque o processo de síntese de ácido biliar é o principal mecanismo para a eliminação de colesterol do organismo.

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Saúde da Universidade de Cingapura mostrou que ratos que seguiam uma dieta rica em gordura por oito semanas e consumiram extrato de aipo registraram reduções significativas das taxas de gordura no sangue em comparação aos outros bichinhos que não ingeriram o extrato de aipo.

5. Combate a úlceras

Um estudo de 2010 publicado no Journal of Pharmaceutical Biology (Jornal de Biologia Farmacêutica, tradução livre) revelou que o aipo é dotado de um extrato de etanol que ajuda a proteger o revestimento do trato digestivo contra as úlceras.

Acredita-se ainda que o extrato de aipo é capaz de reconstituir o muco gástrico que é necessário ao revestimento do estômago para evitar a formação de pequenos buracos e aberturas.

6. Reduz o inchaço

O vegetal é diurético por conta da presença de um composto oleoso em sua composição, o que ajuda a aumentar a quantidade de urina, eliminando o excesso de água no corpo e reduzindo o inchaço. Uma pesquisa realizada com ratos mostrou que os animais que receberam extrato de aipo registraram aumento no seu volume de urina.

Cuidados com o aipo

Pessoas que possuem alergia ao pólen de bétula e artemísia são propensos a desenvolverem reações alérgicas ao aipo como coceira, erupção cutânea, inchaço da língua, boca, garganta e rosto, tontura, perturbação estomacal e até mesmo uma reação anafilática.

Por conter um composto chamado de furanocumarinas, o aipo pode causar fotossensibilidade na pele. Isso é mais comum em pessoas que manuseiam bastante o alimento, como agricultores, entretanto, existem relatos de pessoas que tomaram sopa de aipo e depois saíram no sol ou foram a um salão de bronzeamento e sofreram graves queimaduras solares.

O vegetal é rico em água e funciona como um diurético natural, portanto, pessoas com problemas renais devem tomar cuidado com a quantidade de aipo que consomem, pois o exagero na ingestão do alimento pode resultar em uma sobrecarga a mais nos rins.

Mulheres grávidas também devem evitar comer muito aipo ou sementes de aipo porque eles podem induzir o sangramento e contrações no útero.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já imaginava que, acompanhado de uma dieta equilibrada e prática de exercícios o aipo emagrece? Tem o costume de consumi-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×